31 de outubro de 2010

18 - O GIGANTE Deitado

     Recordo-me de minha avó materna chegando de São Paulo para dormir em nossa casa, em São José dos Campos, pois no dia seguinte juntamente de minha mãe iriam até a casa de nossa vizinha : Maria Luiza Freire (a Lú) e sua mãe Dona Benedita, ver e ouvir Jerônimo Mendonça, exemplo de paciência e amor ao próximo, coragem e determinação no bem.
     
     Paralisado numa cama ortopédica por 30 anos, movendo apenas a boca e os olhos – embora também cego – tornou-se conhecido como o Gigante Deitado, face ao tamanho de seus exemplo e à extensão de suas obras em torno do ideal espírita e do amor ao próximo. Embora com extrema limitação física publicou vários livros, fundou instituições e percorreu o Brasil proferindo palestras, concedendo entrevistas em rádio e televisão, consolando almas e fazendo amigos; nossa vizinha foi uma dessas que ele conquistou, acabando por acompanhá-lo e cuidá-lo nos últimos anos de sua vida aqui na Terra, que foi em 26 de novembro de 1989, 25 dias depois de completar 50 anos.

     Luiza, a mesma da 1ªfoto desta postagem (durante uma entrevista de Jerônimo á extinta Rede Manchete) e sua mãe, é nossa vizinha até hoje e é uma pena que quando o "Gigante Deitado" desencarnou, eu possuía apenas 8 anos e não tenho nenhuma memória dele, apenas uma vaga lembrança dos automóveis e pessoas chegando em nossa rua, mas dou graças á Deus por mesmo sem recordar, tê-lo conhecido pessoalmente, pois hoje sou um admirador de suas obras e ensinamentos (na próxima postarei publicaremos um video raro dele proferindo uma palestra em Maringá-PR).

     Este vulto espírita fundou diversas casas e obras por todo o Brasil, iremos relacionar aqui apenas algumas : uma é a Comunidade Espirita Maria João de Deus (onde Luíza participa) e a Casa da Sopa Jerônimo Mendonça (ambas em São José dos Campos-SP). Em Ituitaba-MG, sua terra natal, destacamos o Lar Espirita Pouso do Amanhecer, o Centro Espirita Seareiros de Jesus, a Gráfica Espirita Cairbar Schutel e dentre outros.

     Sobre os livros, foram seis : Crepúsculo de um Coração, Cadeira de Rodas, Nas pegadas de um Anjo, Escada de Luz, De mãos dadas com Jesus e Quatorze anos depois (em co-autoria). Por sua vez, Jane Martins Vilela publicou a importante obra biográfica "O Gigante Deitado", pela Editora 'O Clarim', onde cujas 3 fotos desta postagem foram retiradas deste livro. E Maria Gertrudes assinou "Jerônimo Mendonça – Sua Vida e sua Obra", tendo organizado também "Flores do Coração", de autoria de Jerônimo. Recentemente, a Petit Editora lançou o excelente "Asas da Liberdade", na psicografia de Célia Xavier Camargo e assinado pelo mesmo e querido Jerônimo, continuando sua missão além túmulo.



      O escritor e palestrante Jamiro dos Santos Filho, de Araguari-MG, lançou mais uma obra alusiva a esse expressivo vulto do movimento espírita: "Chico Xavier e Jerônimo Mendonça – a Fórmula da Felicidade", pela Mythos Books. Para aquele em que a felicidade seria virar de lado (em resposta à pergunta sobre o que seria a felicidade para ele), a obra apresenta a fórmula da felicidade, revelada por Chico Xavier a Jerônimo, quando ambos ainda se encontravam encarnados, e que este último citou numa palestra. Agora o escritor Jamiro publica a fórmula no referido livro.


     Sua voz forte, seu ânimo inquebrantável, apesar das dores que sentia em função de problemas cardíacos e da própria paralisia total dos membros, fizeram-no conhecido, respeitado, querido e sempre requisitado para palestras e diálogos com grandes ensinamentos, incentivando obras de causas sociais e de divulgação do Espiritismo.
    
     Para qualquer pessoa que o tenha conhecido, tornou-se impossível esquecê-lo, especialmente porque a bondade de suas palavras, a confiança em Deus que transmitia, os exemplos de fé sempre foram contagiantes.

     Neste mês de novembro onde se tem as datas de seu nascimento e desencarne (01 e 26), queremos mostrá-lo á quem ainda nunca ouviu falar dele e relembrar áqueles que talvez esqueceram de que existe um "Gigante Deitado" no mesmo patamar evolutivo espiritual de muitos espiritas exemplares por aí que sempre são comentados em nosso meio, com apenas uma diferença : ele não movia nem o pescoço, paralisado por 30 anos e cego por quase 20 anos.

     É de muita utilidade relembrar sua biografia, sua história, seus exemplos e seus livros para que o público mais jovem e mais recente no movimento espírita tenha conhecimento desse vulto extraordinário que esteve conosco e que em tão pouco tempo retornou, agora livre das amarras de um corpo em dificuldades.

     Muitas instituições o homenageiam com seu nome, em justa homenagem. Eis o momento de novamente divulgar e relembrar os feitos e exemplos de um homem incomparável.

   ACESSEM 
www.gigantedeitado.blogspot.com

30 de outubro de 2010

17 - TERESA de Liseux e o MOSTEIRO


     Todo o meu respeito ao espirito de Teresa de Liseux, a famosa Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face.
    
     Enquanto católico, o mês de outubro para mim era mais do que especial, pois além de comemorar logo no início do mês, o dia de dois dos meus santos de devoção: Sta Teresinha e São Francisco de Assis, era também o Mês Missionário.

Cartão que recebi de frei Rothmans
     E foi também neste mês acompanhando de perto a comissão da Visita das Relíquias de Santa Teresinha, que vendo seus restos mortais e ficando muito emocionado, passei á respeitar mais ainda a sua figura, o que ela representa para o mundo, para os religiosos e principalmente á sua congregação : o Carmelo.
      Postei aqui uma das lembranças que recebi de frei Rothmans e de seus postulantes, quando passei por Mogi das Cruzes-SP, há exatamente 12 anos quando conhecí na vivência do dia a dia o Convento dos Carmelitas Descalços. Um mosteiro exemplar, onde aprendí muito sobre esta congregação belíssima e também sobre a vida, e seus ensinamentos os trago comigo até hoje em minha vida cristã. E para homenageá-los aí está o cartão que recebí, com a foto de Santa Teresinha na frente, e no verso uma frase dela com o timbre da Comissão.
 
Cela Onde Irmão Fabiano e eu dormimos


     Na foto ao lado, está a cela (quarto) onde o irmão Fabiano e eu dormíamos. O nome soa estranho, mas era mais no sentido de ser um local onde não se devia sair por qualquer coisa. Ali era o canto íntimo de recolhimento do postulante.
    
     Pela foto não parece, mas era muito aconchegante. O postulante ficava em preces e estudando nela, pois havia hora pra tudo e quando a sineta tocava no corredor da clausura, todos saiam pra fora de suas celas e se dirigiam ao local designado de acordo com o horário.


    Eis as fotos do corredor
do claustro e do grande
frei Rothmans (á direita)
com os postulantes, mãe e
irmã de um deles em um
dia de visita ao Mosteiro.

   As pessoas pensam que a vida em um convento é
monótona, mas lá ríamos
muito, principalmente nos dias de visitas.


     Existia por lá também um biblioteca com livros raríssimos, principalmente de filosofia e teologia católica, eu adorava aquele canto.
     Era maravilhoso tirar a poeira daqueles livros, abrí-los e viajar no tempo, esquecia de tudo ali.
     Neste local ocorreu algo comigo que na época eu não entendi, mas hoje estudando o Espritismo, consegui compreender o que fora aquilo.
     Um fenômeno mediúnico que um dia eu relato em detalhes aqui no blog, mas nada de tão fenomenal, foi algo comum, mas que naquele tempo para um jovem católico, foi algo sobrenatural.

A Horta do Mosteiro
     O ambiente proporcionava muitas ações espirituais, pois habitados pelos mesmos, você não precisava ser muito sensitivo para perceber a presença e boa vibração deles. Que local maravilhoso, onde aprendi a ser responsável.

     Por lá havia uma horta onde todos tinham que ajudar, quem não sabia mexer com as ervas, aprendia.

     E havia uma escala para todos poderem participar, ninguém ficava de fora!

A sala de aula do Convento
    
    O legal era que ninguém precisava sair do Convento, todos os carmelitas faziam seus trabalhos ali dentro, seria na horta, cozinha ou na sala de estudos.
   
     A sala de aula era pequena, mas o suficiente para acomodar todos os postulantes.

     Dentro do claustro havia uma pequena capela onde todos faziam as preces do ofício. E quando ocorria as missas na Catedral, também não era necessário sair do convento, pois por dentro do mosteiro se podia chegar até a Igreja por detrás do altar, fiquei surpreendido com aquilo.


     Os freis assistiam as missas numa parte alta da igreja acima do altar, de onde o povo não conseguia ver os rostos dos jovens candidatos ao sacerdócio, assim os postulantes só tinham uma visão : o altar, não podendo ver o povo, uma forma de os prevenir de tentações na parte celibatária.

     Agora estariam se perguntando "Por que tudo isso em um blog de espiritismo?"
     Hoje quero homenagear uns daqueles (os carmelitas de Mogi das Cruzes, as carmelitas de Jacareí, as pequenas missionárias de São José dos Campos, os diocesanos de São José dos Campos, os franciscanos de Caçapava, os redentoristas de Aparecida, os claretianos de Lavras, etc) que ensinaram-me um pouco de como "Ser Cristão"
    
     E quero mostrar á você que está lendo esta postagem, que mesmo se você um dia esteve em uma outra religião, se pisou eu um outro templo, não se arrependa, não a critique, não "pise no prato que comeu", tudo foi um aprendizado, Deus é um só, o que muda são a forma de entendê-lo, a religião não salva ninguém.

     Chico Xavier certa vez disse que se Allan Kardec houvesse dito "Fora da religião não há salvação" ele não seria espirita, mas o nosso codificador afirmou "Fora da caridade não há salvação".

    Mantenha a mente sã e o coração aberto, compreenda os outros irmãos diferentes e veja o que eles tem de bom pra ensinar á você ou eles aprenderem contigo.

     Paz e Bem á todos, eis aqui a minha homenagem e gratidão!

     PS: Teresa nasceu em Alençon (2 jan 1873) e desencarnou em Liseux (1 out 1897)
           Seu pai queria ser padre e sua mãe freira, ambos tiveram 5 filhas freiras : Maria, Paulina, Leônia, Celina e Teresa, além de uma sobrinha (todas no mesmo Convento Carmelita)
           Teresa teve sua mãe desencarnada quando possuía apenas 4 anos de idade; tornou-se freira aos 15 e desencarnou aos 24 anos. Um ano depois de sua morte, foi publicado seus manuscritos autobiográficos. 
           Em 29 de abril de 1923 Pio XI a beatifica e em 17 de maio de 1925 a canoniza sob a assistência de 500.000 peregrinos na Praça de São Pedro, ganhando o nome de Santa Teresinha. E em janeiro de 1927 ela torna-se a Padroeira dos Missionários. Foi tudo muito rápido no processo que a Igreja chama de Canonização, mostra-se assim o carisma e evolução que esta alma possui. 

29 de outubro de 2010

16 - Divulgação ESPIRITA

     Queremos hoje divulgar os dois programas espiritas que temos em nossa região, um pelo rádio e o outro pela televisão. Por serem regionais, tornam-se ainda mais importantes, pois através deles ficamos sabendo de tudo o que acontece no meio espirita por aqui. Acessem os sites de ambos e explorem cada espaço nele disponibilizado, principalmente o link "Programas" onde podemos assistir e ouvir todos os programas, desde os primeiros. Um fraterno abraço á todos amigos e irmãos que fazem como Emmanuel disse, a Divulgação ser uma das maiores contribuições para o Espiritismo.

26 de outubro de 2010

15 - O Irmão X

     Três meses apenas de desencarnado, Humberto de Campos retornou do Além, através do jovem médium Chico Xavier, este, com 24 anos de idade somente, e começou a escrever, sacudindo o País inteiro com suas crônicas de além-túmulo. O fato abalou a opinião pública. Os jornais do Rio de Janeiro e outros estados estamparam suas mensagens, despertando a atenção de toda gente. Os jornaleiros gritavam. Extra, extra! Mensagens de Humberto de Campos, depois de morto! E o povo lia com sofreguidão... Agripino Grieco e outros críticos literários famosos examinaram atenciosamente a produção de Humberto, agora no Além. E atestaram a autenticidade do estilo. "Só podia ser Humberto de Campos!" - afirmaram eles.
    
     Começou então uma fase nova para o Espiritismo no Brasil. Chico Xavier e a Federação Espírita Brasileira ganharam notoriedade. Vários livros foram publicados. Aconteceu o inesperado. Os familiares de Humberto moveram uma ação judicial contra a FEB, exigindo os direitos autorais do morto!
     Tal foi a celeuma, que o histórico de tudo isto está hoje registrado num livro cujo título é "A Psicografia ante os Tribunais", escrito por Dr. Miguel Timponi. A Federação ganhou a causa. Humberto, constrangido, ausentou-se por largo período e, quando retornou a escrever, usou o pseudônimo de Irmão X.

     Nas duas fases do Além, grafou 12 obras pelo médium Chico Xavier. "Crônicas de Além-Túmulo", "Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho", "Boa Nova", "Novas Mensagens", "Luz Acima", "Contos e Apólogos" e outros foram livros que escreveu para deleite de muitas almas.

24 de outubro de 2010

14 - A Ficha

     Extraído do Livro "Contos e Apólogos", do espirito Irmão X, psicografado por Francisco Cândido Xavier.
     Na próxima postagem mostraremos o porque deste nome "Irmão X", que na realidade é o espirito do escritor Humberto de Campos.
     Vejamos então abaixo o capítulo "A Ficha":

     João Mateus, distinto pregador do Evangelho, na noite em que atingiu meio século de idade no corpo físico, depois de orar enternecidamente com os amigos, foi deitar-se para um merecido descanso. Sonhou que alcançava as portas da Vida Espiritual e, deslumbrado com a leveza de que se via possuído, intentava alçar-se, para melhor desfrutar a excelsitude do Paraíso, quando um funcionário de Passagem Celeste se aproximou, a lembrar-lhe solícito:


“João, para evitar qualquer surpresa desagradável no avanço, convém uma vista d’olhos em sua ficha...”

E o viajante recebeu primoroso documento, em cuja face leu, espantadiço:

- João Mateus
- Renascimento na Terra em 1.904                            
- Berço manso
- Pais Carinhosos e amigos
- Inteligência preciosa
- Cérebro claro
- Instrução digna
- Bons livros
- Juventude folgada
- Boa saúde
- Invejável noção de conforto
- Sono calmo
- Excelente apetite
- Seguro abrigo doméstico
- Constante proteção espiritual
- Nunca sofreu acidentes de importância
- Aos 20 anos de idade, empregou-se no comércio
- Casou-se aos 25 anos, em regime de escravização da mulher
- Católico romano até os 26
- Presenciou, sem maior atenção, 672 missas
- Aos 27 anos de idade, transferiu-se para as fileiras espíritas
- Compareceu a 2.195 sessões de Espiritismo, sob a invocação de Jesus
- Realizou 1.602 palestras e pregações doutrinárias
- Escreve cartas e páginas comoventes
- Notável narrador
- Polemista cauteloso
- Quatro filhos
- Boa mesa em casa
- Não encontra tempo para auxiliar os filhos na procura do Cristo
- Efetuou 106 viagens de repouso e distração
- Grande intolerância para com os vizinhos
- Refratário a qualquer mudança de hábitos para a prestação de serviços aos outros
- Nunca percebe se ofende ao próximo, através de sua conduta, mas revela extrema suscetibilidade ante a conduta alheia
- Relaciona-se tão somente com amigos do mesmo nível
- Sofre o horror às complicações da vida social, embora destaque incessantemente o imperativo da fraternidade entre os homens
- Sabe defender-se com esmero em qualquer problema difícil
- Além dos recursos naturais que lhe renderam respeitável posição e expressivo reconforto doméstico, sob o constante amparo de Jesus, através de múltiplos mensageiros, conserva bens imóveis no valor de Cr$ 600.000,00 e guarda em conta de lucro particular a importância de Cr$ 302.000,00.
- Para Jesus, que o procurou na pessoa de mendigos, de necessitados e doentes, deu durante toda a vida 90 centavos
- Para cooperar no apostolado do Cristo, já ofereceu 12 cruzeiros em obras de assistência social
- Débito.....

     Quando ia ler o item referente às próprias dívidas, fortemente impressionado, João acordou.

     Era manhãnzinha...

     À noite, bem humorado, reuniu-se aos companheiros, relatando-lhes a ocorrência.

     Estava transformado, dizia. O sonho modificara-lhe o modo de pensar. Consagrar-se-ia doravante ao trabalho mais vivo, no movimento espírita: Pretendia renovar-se por dentro, reuniria agora palavra e ação.

     Para isso, achava-se disposto a colaborar substancialmente na construção de um lar, destinado à recuperação de crianças desabrigadas que, desde muito, desejava socorrer.

     A experiência daquela noite inesquecível era, decerto, um aviso precioso. E, sorridente, despediu-se dos irmãos de ideal, solicitando-lhes novo reencontro para o dia seguinte. Esperava assentar as bases da obra que se propunha levar a efeito.

     Contudo, na noite imediata, quando os amigos lhe bateram à porta, vitimado por um acidente das coronárias, João Mateus estava morto.

     GOSTARAM do TEXTO de IRMÃO X? Então NÃO deixem para fazer AMANHÃ, o que você pode fazer HOJE!!! Um abraço á todos e até a próxima postagem!!!

20 de outubro de 2010

13 - As Drogas

      Nesta postagem de hoje, iremos informar sobre locais em que ocorrem reuniões destinadas á usuários de entorpecentes e ás suas familias também.
     O Brasil é o segundo maior consumidor de cocaína do mundo; 70% dos crimes no estado de SP têm alguma relação com o uso ou tráfico de drogas; mas de 60% dos jovens que estão na cadeia usavam drogas ou faziam tráfico; a dependência de drogas tornou-se uma epidemia nacional; crianças, pais e professores são aterrorizados devido ás drogas; jovens que fazem uso intenso de crack geralmente morrem após 5 anos; só os ricos conseguem pagar pela recuperação dos filhos dependentes de drogas; o uso de drogas acaba com a vida dos jovens e destrói a familia ameaçando a sociedade. Comecemos hoje a mudar isto!
     Veja alguns locais em nossa cidade (S.José dos Campos) para procurar ajuda, você usuário ou que tenha algum em sua familia, sejam bem vindos :

     - Projeto AMA-TE: Grupo de Apoio e Ajuda a Carências e Dependências
     Todas as 6ª feira - 19:30H (Grupo Espirita Anjo Ismael)
     Rua Scorpius, 1610. Jd. Satélite Tel 3018-5024 http://www.anjoismael.org/

     - Palestras sobre Drogas e Prevenção - Usuários, Amigos e Familia
     Toda segunda e terceira 4ªfeira do mês - 20H (Tenda de Umbanda Pai Benedito da Guiné)
     Rua Arequipa, 231. Jd. América Tel 3931-7457

     - Projeto Cura-Te! Grupo de Ajuda Espírita a Familiares e Amigos de Dependentes Químicos
     Todas as 2ª feira - 19:30H (Centro Espirita Divino Mestre)
     Rua Rubião Junior, 640 Centro Tel 3922-4867 http://www.cedivinomestre.kit.net/

   Estes são alguns endereços de casas e projetos que conheço pessoalmente, existem vários em muitas das casas espiritas de nossa cidade, que também fazem excelentes trabalhos. Assim como também em templos e igrejas diversos, mas aqui estamos abordando o tema numa visão espirita.

   Quem quiser saber mais endereços, entrem no link do blog "Lista de 41 centros espiritas"
   Vejamos agora um texto de Altamir da Cunha no Portal do Espirito, onde se baseou no livro  As drogas e suas conseqüências – Editora Espírita Cristã Fonte Viva. Autores Diversos.
 
     "Um dos temas mais interessantes da atualidade é, sem sombra de dúvida, aquele que se relaciona com uso de drogas. Estudar e avaliar seus efeitos nas esferas biopsíquica, social e espiritual, constitui-se ação impostergável.


     É bastante fazermos uma retrospectiva na história da humanidade, para constatarmos, que o uso de drogas não é um problema de agora. Na bíblia é relatada a história de uma das primeiras vítimas: “E começou Noé a cultivar a terra e plantou uma vinha. Bebeu do vinho e embriagou-se; e achava-se nu dentro da sua tenda” (Gênesis 9, 20-21).

     Nas civilizações antigas mascavam-se determinadas folhas, para se obter energia e disposição, a fim de vencer as intempéries e os perigos. Na Índia e no Egito eram conhecidos os efeitos das drogas para provocar a liberação parcial do espírito (desdobramento); através desse fenômeno comunicavam-se com os desencarnados, os quais eram interpretados como deuses. Cristóvão Colombo, quando esteve nas Américas, fez menção a respeito dos índios, habitantes daquelas terras que, através de um canudo de determinada planta, inalavam uma substância, que os tornava excitados.

     Portanto, registros sobre o uso e conhecimento dos efeitos das drogas, sempre estiveram presentes na história da humanidade.

     Na atualidade, no entanto, os reflexos nocivos do uso abusivo de drogas alcançaram vários setores da sociedade, onerando as finanças públicas, desestruturando famílias, causando sofrimento e morte.

     Ante as repetidas notícias, através da mídia, destacando a insensibilidade dos traficantes e o sofrimento dos escravos do vício, os demais cidadãos angustiados questionam: Até quando?…

     Todo sofrimento tem um termo, mas somente acontecerá quando forem eliminadas as suas causas. Existem traficantes porque existem pessoas imaturas que, acovardadas ante os desafios da vida ou movidas por curiosidade, iniciam-se no uso de substâncias de efeito tóxico e delas tornam-se escravas. Não acreditam nas possibilidades que lhe são inerentes e que seriam suficientes para torná-las vencedoras.

     Quanto à legalidade, existem as drogas lícitas e as ilícitas. Entre as consideradas legais ou licitas, nós poderíamos incluir o cigarro e as bebidas alcoólicas.

     O cigarro, que há tempo faz parte do dia-a-dia de uma considerável parcela da população, gera dependência, causando a médio e longo prazo, problemas cardiovasculares e vários tipos de cânceres. Os alcoólicos, que conquistam cada vez mais consumidores jovens, têm sido uma das causa principais da violência urbana e dos acidentes de trânsito. O alcoolismo, hoje considerado um problema de saúde, é responsável por uma grande parcela de ocupação dos leitos hospitalares, faltas no ambiente de trabalho, desestrutura familiar, cirrose hepática, câncer e perda da memória.

     Lembramos de um dos melhores professores de matemática que tivemos no curso ginasial (primeiro grau). Destacava-se, na época, pela sua rapidez de raciocínio e competência profissional. Era consumidor de alcoólicos; perdeu o controle e tornou-se alcoólatra. Anos depois o encontramos; ele nos apresentou um problema de matemática de nível ginasial para que resolvêssemos, pois não conseguira resolver. Ao lermos o problema constatamos ser um dos mais elementares. O álcool havia prejudicado sua memória, incapacitando-o para o exercício profissional. Mas não ficou restrito à memória os danos causados pelo álcool; alguns anos depois, com pouco mais de 40 anos, retornava ao plano espiritual, vítima de cirrose hepática.

     Após essa exposição superficial, a respeito das drogas lícitas, não podemos deixar passar a oportunidade de tecermos também algumas considerações sobre as drogas alucinógenas ou ilícitas. Estas têm conseqüências mais devastadoras, não apenas pelo seu efeito nocivo na saúde do consumidor, mas também, pela ganância dos traficantes, em luta pelo domínio de áreas de venda.

    O mundo tem passado por uma vertiginosa transformação, exigindo de todos, adequações psicológicas e espirituais. Mas é justamente o que não tem acontecido; alguns espíritos imaturos, na sua maioria oriundos de lares desestruturados, sentem-se como peixe fora da água; buscam através das drogas amortecer as angústias que os atormentam. Fogem momentaneamente da realidade, por força do efeito alucinógeno; porém, quando cessa esse efeito, sentem-se mais angustiados, necessitando de repetidas doses que os conduzem inexoravelmente à dependência e à autodestruição; destruição física, destruição moral, destruição de sonhos e da dignidade, porque o usuário torna-se escravo do vício.

     Os efeitos das drogas não se restringem apenas ao corpo físico; a sua ação vigorosa, complementada por astúcia de espíritos perversos, desagrega a personalidade, liberando dos arquivos do subconsciente imagens de dramas vividos em encarnações anteriores. Atingido esse estágio, que na maioria das vezes torna-se irreversível, vem, a seguir, a loucura ou a morte.

     Ante o exposto, que representa o drama vivido pelo dependente de drogas enquanto encarnado, é oportuno lembrarmos, que ele não termina com a morte. As desarmonias causadas na tessitura perispiritual e a dependência (necessidade da droga) lhe causarão muitos transtornos, até que se reabilite com as leis da vida, o que se dará através de outras oportunidades reencarnatórias.

     Portanto não encontramos motivos para interpretar que o uso de drogas proporcione prazer, quando na realidade é fonte de sofrimento e destruição."

15 de outubro de 2010

12 - O Folheto Evangélico

     Recebemos um e-mail de um amigo protestante, com um texto muito lindo e que na qual achei interessante postar aqui.
     Pois devemos ser ecumênicos, já que somos cristãos. E principalmente quando encontramos materiais que possam levar uma mensagem de paz, conforto, luz e esperança aos nossos irmãos, não importando qual seja a crença, cultura ou credo dele.
    
     Participamos de um grupo espirita regional na internet, onde trocamos informações por e-mail. E nestas trocas de mensagens, está chegando até nós este texto também, sinal de que ele realmente está sendo divulgado em todos os meios, principalmente no espirita.

     Pra quem ainda não teve a oportunidade de ler o texto, postamos abaixo. Leia com atenção e repasse-o se possível, pois perdemos tanto tempo na internet ás vezes lendo coisas inúteis; copiando e colando, lendo e reenviando coisas sem nenhum preenchimento para o nosso coração.

       Colamos a mensagem na íntegra. Não é preciso acreditar se realmente esta história é verídica, o importante é seu conteúdo e sabemos que diariamente nos deparamos com protestantes por todos os lados e em várias ruas exercendo este maravilhoso serviço de evangelização.

     Texto : O Folheto Evangélico

     Todos os domingos à tarde, depois do culto da manhã na igreja, o pastor e seu filho de 11 anos saíam pela cidade e entregavam folhetos evangélicos.

     Numa tarde de domingo, quando chegou à hora do pastor e seu filho saírem pelas ruas com os folhetos, fazia muito frio lá fora e também chovia muito. O menino se agasalhou e disse:

     -'Ok, papai, estou pronto. '

     E seu pai perguntou:

     -'Pronto para quê?':


     -'Pai, está na hora de juntarmos os nossos folhetos e sairmos. '


     Seu pai respondeu:


     -'Filho, está muito frio lá fora e também está chovendo muito. '


     O menino olhou para o pai surpreso e perguntou:

     -'Mas, pai, as pessoas não vão para o inferno até mesmo em dias de chuva?'


     Seu pai respondeu:


      -'Filho, eu não vou sair nesse frio. '

      Triste, o menino perguntou:


      -'Pai, eu posso ir? Por favor!'


      Seu pai hesitou por um momento e depois disse:


     -'Filho, você pode ir. Aqui estão os folhetos. Tome cuidado, filho. '


     -'Obrigado, pai!'


     Então ele saiu no meio daquela chuva. Este menino de onze anos caminhou pelas ruas da cidade de porta em porta entregando folhetos evangélicos a todos que via.


     Depois de caminhar por duas horas na chuva, ele estava todo molhado, mas faltava o último folheto. Ele parou na esquina e procurou por alguém para entregar o folheto, mas as ruas estavam totalmente desertas. Então ele se virou em direção à primeira casa que viu e caminhou pela calçada até a porta e tocou a campainha. Ele tocou a campainha, mas ninguém respondeu. Ele tocou de novo, mais uma vez, mas ninguém abriu a porta. Ele esperou, mas não houve resposta.



     Finalmente, este soldadinho de onze anos se virou para ir embora, mas algo o deteve. Mais uma vez, ele se virou para a porta, tocou a campainha e bateu na porta bem forte. Ele esperou, alguma coisa o fazia ficar ali na varanda. Ele tocou de novo e desta vez a porta se abriu bem devagar. De pé na porta estava uma senhora idosa com um olhar muito triste. Ela perguntou gentilmente:


     -'O que eu posso fazer por você, meu filho?'


     Com olhos radiantes e um sorriso que iluminou o mundo dela, este pequeno menino disse:


     -'Senhora, me perdoe se eu estou perturbando, mas eu só gostaria de dizer que JESUS A AMA MUITO e eu vim aqui para lhe entregar o meu último folheto que lhe dirá tudo sobre JESUS e seu grande AMOR. '


     Então ele entregou o seu último folheto e se virou para ir embora.


     Ela o chamou e disse:

     -'Obrigada, meu filho!!! E que Deus te abençoe!!!'


     Bem, na manhã do seguinte domingo na igreja, o Papai Pastor estava no púlpito. Quando o culto começou ele perguntou:



     - 'Alguém tem um testemunho ou algo a dizer?'

     Lentamente, na última fila da igreja, uma senhora idosa se pôs de pé.
     Conforme ela começou a falar, um olhar glorioso transparecia em seu rosto.

     - 'Ninguém me conhece nesta igreja. Eu nunca estive aqui. Vocês sabem antes do domingo passado eu não era cristã. Meu marido faleceu a algum tempo deixando-me totalmente sozinha neste mundo. No domingo passado, sendo um dia particularmente frio e chuvoso, eu tinha decidido no meu coração que eu chegaria ao fim da linha, eu não tinha mais esperança ou vontade de viver.


     Então eu peguei uma corda e uma cadeira e subi as escadas para o sótão da minha casa. Eu amarrei a corda numa madeira no telhado, subi na cadeira e coloquei a outra ponta da corda em volta do meu pescoço. De pé naquela cadeira, tão só e de coração partido, eu estava a ponto de saltar, quando, de repente, o toque da campainha me assustou. Eu pensei:


     -'Vou esperar um minuto e quem quer que seja irá embora. '
    
     Eu esperei e esperei, mas a campainha era insistente; depois a pessoa que estava tocando também começou a bater bem forte. Eu pensei:


     -'Quem neste mundo pode ser? Ninguém toca a campainha da minha casa ou vem me visitar. '




     Eu afrouxei a corda do meu pescoço e segui em direção à porta, enquanto a campainha soava cada vez mais alta.


     Quando eu abri a porta e vi quem era, eu mal pude acreditar, pois na minha varanda estava o menino mais radiante e angelical que já vi em minha vida.
     O seu SORRISO, ah, eu nunca poderia descrevê-lo a vocês! As palavras que saíam da sua boca fizeram com que o meu coração que estava morto há muito tempo SALTASSE PARA A VIDA quando ele exclamou com voz de querubim:


     -Senhora, só vim aqui para dizer QUE JESUS A AMA MUITO.




     Então ele me entregou este folheto que eu agora tenho em minhas mãos.

     Conforme aquele anjinho desaparecia no frio e na chuva, eu fechei a porta e atenciosamente li cada palavra deste folheto.


     Então eu subi para o sótão para pegar a minha corda e a cadeira. Eu não iria precisar mais delas. Vocês vêem - eu agora sou uma FILHA FELIZ DO REI!!!


     Já que o endereço da sua igreja estava no verso deste folheto, eu vim aqui pessoalmente para dizer OBRIGADO ao anjinho de Deus que no momento certo livrou a minha alma do inferno.'

     Não havia quem não tivesse lágrimas nos olhos na igreja. E quando gritos de louvor e honra ao REI ecoaram por todo o edifício, o Papai Pastor desceu do púlpito e foi em direção a primeira fila onde o seu anjinho estava sentado. Ele tomou o seu filho nos braços e chorou copiosamente.


     Provavelmente nenhuma igreja teve um momento tão glorioso como este e provavelmente este universo nunca viu um pai tão transbordante de amor e honra por causa do seu filho...


     Exceto um. Este Pai também permitiu que o Seu Filho viesse a um mundo frio e tenebroso. Ele recebeu o Seu Filho de volta com gozo indescritível, todo o céu gritou louvores e honra ao Rei, o Pai assentou o Seu Filho num trono acima de todo principado e potestade e lhe deu um nome que é acima de todo nome.


     Bem aventurados são os olhos que vêem esta mensagem. Não deixe que ela se perca, leia-a de novo e passe-a adiante.


     Lembre-se: a mensagem de Deus pode fazer a diferença na vida de alguém próximo a você.
     Por isso...
     - Me perdoe se eu estou perturbando, mas eu só gostaria de dizer que JESUS TE AMA MUITO e eu vim aqui para lhe entregar o meu último folheto.


     Gostaram da mensagem? Nós espiritas sabemos que existem nela alguns fatos que não relevamos, um caso é o inferno, o entendemos de outra maneira, mas isso não vem ao caso, pois se dá para entender perfeitamente o que ela quis explicar. Um católico, um espirita, um budista, um umbandista, um metodista...conseguirá muito bem entender o seu verdadeiro sentido.
     E você que segue alguma religião e está lendo esta postagem, faça o mesmo que o garoto do folheto, pegue alguma mensagem impressa de sua igreja, sua tenda, seu templo, sua casa espirita e divulgue Jesus, entregue á alguém na rua, principalmente áqueles que estão com o semblante triste, preocupado, nervoso...Se você tiver vergonha, deixe a mensagem ou o folheto sobre um banco de praça, ponto de ônibus, mesa de escritório, entre as revistas de uma clínica...Uma mensagem cristã pode salvar uma Vida, pense nisso e comece hoje mesmo á evangelizar!!!  Muita Luz e Paz á todos!!!

10 de outubro de 2010

11 - Dia das Crianças

     Este fim de semana o que mais estamos vendo são brincadeiras, jogos e recreações em vários lugares por onde passamos, pois o Dia das Crianças está aí e muitos aproveitam para se promover ou vender.
São poucos os que pensam no verdadeiro sentido que esta data nos traz, no seu real significado, na comemoração que deve ser feita junto de nossas crianças.


     Igrejas, Templos e outras casas religiosas aproveitam também esta data para evangelizarem as crianças de uma forma mais concreta, pois nestes dias as crianças tem o feriado prolongado e seria muito bom se direcionarem á recintos religiosos para as atividades que nelas possuem, para aprenderem um pouco mais sobre o 'Papai do Céu'.

     Hoje em dia não se está apenas devendo evangelizar as crianças, mas principalmente os pais que são os responsáveis pela educação dos pequenos.
     Alguém disse "A criança é a causa e o adulto é o efeito de uma educação" e Allan Kardec complementa "A educação se bem compreendida é a chave do progresso moral".
     Não devemos hoje em dia deixar nossas crianças á mercê do mundo, principalmente deixá-las verem tudo oque querem, pois muitos pais hoje em dia ao invés de ficarem com seus filhos, os colocam na frente da tv para distraí-los. Não podemos deixar a tv ser a "babá eletrônica" de nossos filhos, devemos selecionar oque elas assistem, principalmente os comerciais de tv, onde muitas crianças aprendem desde pequenas á serem consumistas, ou muitas das vezes quererem ser adultos antes da hora.
     Na visão espirita, acreditamos na reencarnação e eis mais um motivo para educarmos bem nossas crianças, pois fazendo as contas sobre nossas idades, vejamos que tenhamos mais ou menos 60 anos de vida nesta Terra, ao desencarnarmos, ficaremos um determinado tempo no plano espiritual até reencarnarmos. Ao voltar, seremos quem? Talvez os netos dessas hoje crianças que são nossos filhos, sobrinhos, alunos...Num contexto, oque plantamos é o que colhemos e que tenhamos bons avós, sob nossa responsabilidade hoje e futuramente invertendo os papéis.


     Na questão 383 de "O Livro dos Espiritos" encontramos :
     - Qual é, para o Espirito, a utilidade de passar pela infância?
     - Encarnando-se com o fim de se aperfeiçoar, o Espirito é mais acessivel durante esse tempo ás impressões que recebe e que podem ajudar o seu adiantamento, para o qual devem contribuir os que estão encarregados da sua educação.
 
     J.Herculano Pires completa "Os pais e os professores devem ponderar sobre este item e os que se lhe seguem. O Espiritismo vem abrir um novo capítulo da psicologia infantil e da pedagogia, mostrando a importância da educação da criança não apenas para esta vida, mas para a sua própria evolução espiritual."
 
     A criança tem que ser educada, evangelizada e compreendida. Independentemente de qual religião ela faça parte, é preciso investir na moral dela, acreditando nela, principalmente quando ela conta suas histórias, sejam inventadas pela imaginação fértil que elas possuem ou quando dizem ter os famosos "amigos imaginários" que na verdade muitas vezes são reais, pois até aos sete anos de idade as percepções em uma criança são muito comuns. Um exemplo é quando os pais vão brigar e tentam esconder dos filhos ainda em tenra idade, os adultos pensam que conseguem esconder, mas na realidade, bem antes de entrarem em conflito, a criança com a sua percepção infantil já captou aquele bombardeio vibratório, que em um ambiente familiar onde exista uma criança, ela será a primeira á recebê-lo, de forma direta, pois é o ser mais sensível naquele lar.Pode-se fechar a porta ou brigar em tom de voz baixa, não adianta. A criança percebe e é ela a pior vítima nesta situação, onde o exemplo dos pais deveriam ser outros, porque muitas coisas que nossos filhos veem mesmo que sejam recém-nascidos, ficam em seu inconsciente e um dia despertam neles, causando grandes distúrbios e assim os pais acabam jogando a culpa nos filhos quando adultos, cometem algum ato incorreto.
 
     Nossos filhos já trazem bagagens espirituais de vidas passadas, por isso é que mesmo educando por exemplo 3 filhos da mesma maneira, no mesmo colégio e com o mesmo amor, um dos três acaba sendo o "ovelha negra". Este por nascer diferente e ter seu "gênio" diferente dos outros, é que requer mais atenção. Tudo isso começa na infância e dentro de casa, identificando o comportamento de nossos filhos, devemos cortar pela raiz seus vícios e defeitos, um bom exemplo para iniciar este trabalho é a evangelização em casa.
     Se você é católico, ensina-o á rezar a Ave-Maria, as orações da Igreja...se você é protestante, apresente a Bíblia para ele...não importa oque você seja, mas mostre DEUS aos seus filhos, mostre-lhes quem foi JESUS...Para nós espiritas existe o "Evangelho no Lar", onde escolhemos um dia e um horário fixo, para juntos realizarmos a leitura do Evangelho, comentá-lo, fluidificar o copo d'água e juntos aprendermos sobre Jesus. E as crianças devem gostar deste momento, para não ser cansativo e elas apreciarem este momento familiar cristão, é recomendável que façamos a participação delas importante nesta reunião, um exemplo é a leitura delas mesmo de livros infantis, destacamos o "Pai Nosso" de Meimei, psicografado por Chico Xavier. Nós aqui de casa usamos também vários livros do Adeilson Salles, pois as histórias são bem curtas e tocam direto no aprendizado da criança, explicando de maneira simples e didática oque Jesus nos ensinou, através do exemplo de seus personagens.
     É preciso imediatamente mostrar DEUS á nossas crianças, para termos um futuro melhor, com adultos de bem. Os responsáveis somos nós, começamos já, abrace seus filhos após ler esta postagem, diga-lhes "Jesus te ama e eu também", mostre oque você tiver ao seu alcance sobre Jesus, não tenha vergonha, se ela já estiver na adolescência e você nunca falou Dele para seu filho, agora é o momento, não hesite se ele disser "Mas agora pai/mãe você está falando de Cristo pra mim? Você nunca disse Dele durante toda a minha infância!" Diga-lhe cheio de amor no coração e alegria nos olhos "Nunca é tarde filho(a), assim como eu o conheci, agora quero apresentar-lhe também" Você será perdoado e será recompensado com bençãos vindas de todos os lados, pois a Evangelização é a melhor ferramente que você pode ter e dar ao seus tutelados.
 
     "Deixai vir á mim as criancinhas, pois delas é o Reino dos Céus"
      Que tenhamos nossas corações semelhantes aos delas.
      Fiquem na paz de Deus e comemore : Feliz Dia das Crianças!