29 de novembro de 2011

81 - ALEX entrevista SÉRGIO SANTOS

Ele nasceu no primeiro dia do ano de 1947, em Uberaba, Minas Gerais.
É músico há quase 40 anos.
Já gravou treze discos.
Seu nome é: Sérgio Santos

ALEX - Como foi o seu primeiro contato com a Doutrina Espirita Cristã?

SÉRGIO - Foi na cidade de Tanabi no Estado de São Paulo quando criamos um grupo de efeitos físicos. Foi onde comecei cantando as músicas do nosso irmão João Cabette. Mas logo em seguida, já começaram a vir as inspirações e iniciei as composições. Agradeço a Deus pela abençoada oportunidade de continuar participando e divulgando a mensagem através da música.

ALEX - Quando você gravou o seu primeiro disco? E é verdade que você tem cd´s infantis também?

SÉRGIO - Em 1996 gravei o primeiro CD intitulado "Sol Interior" e hoje já temos 13 CD's, inclusive dois CD's infantis intitulados "Cantando com Jesus" e "Além do Arco-Iris" para evangelização de crianças. Esses CDs são utilizados em diversas casas no Brasil.

ALEX - Como é essa história do médium Carlos Bacelli receber as psicografias de Eurícledes Formiga e você cantá-las?

SÉRGIO - Conheço o nosso irmão Carlos Baccelli desde criança por convivermos no mesmo bairro na cidade de Uberaba. Mas desde 1984, que nós participamos na mesma Casa, ou seja, no Bittencourt Sampaio e no Lar Espírita Pedro e Paulo, onde nós temos a abençoada oportunidade de dirigir as reuniões de psicografia aos sábados e domingos juntamente com nosso irmão. Durante as reuniões de desobsessão e no 'Pedro e Paulo', nosso irmão começou a receber os poemas para que eu pudesse cantá-las e gravá-las.

ALEX - E as de sua autoria? Não são psicografadas? Pois são lindas demais!

SÉRGIO - Algumas músicas são de letra e melodia de minha autoria. Porém algumas são psicografadas pelo nosso irmão Carlos Baccelli e transformadas em músicas.

ALEX - As músicas "Eu Voltei" e "Em Busca de Paz" são suas? Que melodia!

SÉRGIO - São músicas de nossa autoria que agradecemos muito a colaboração da espiritualidade maior.

Alex e Sérgio em Uberaba, 15 de novembro de 2011
ALEX - A música "Ai Li Li", o Jorge Reis e o Luiz Carlos divulgam muito ela por lá em nossa região, inclusive minha filhinha de 6 anos, pensa até que é deles a autoria da música (risos), quando na verdade até desconhecemos o autor dela, mas como surgiu esta música na sua vida, na vida de Chico...conte um pouco para nós, por favor!

SÉRGIO - Começamos a cantar essa canção por saber que o nosso Chico gosta muito e não sabemos quem é o autor da letra. A melodia é americana. Tomamos a liberdade de gravá-la no cd "Nossa Luz" colocando como autor desconhecido. Sempre quando tínhamos oportunidade cantávamos para nosso Chico.

ALEX - É este cd que o Jorge divulga por lá, muito bom! E quem foi Domingas pra você, citada na canção de Fausto Reis em que você canta neste disco!

SÉRGIO - Nossa irmã Domingas é realmente uma grande irmã do coração que tivemos a alegria de conviver com ela nas tarefas abençoadas no 'Lar Espírita Pedro e Paulo' onde tinha a sua participação como palestrante e também colaborando em diversas atividades nas casas espíritas de Uberaba, no 'Centro Espírita Jesus de Nazaré' onde fundou uma reunião para tratamento espiritual, trabalhando durante muitos anos como médium de cura.

ALEX - E Aparecida do Fogo Selvagem? O que você poderia dizer dela?

SÉRGIO - Dona Aparecida, amiga fiel do nosso Chico, fundadora do Hospital do Pênfigo – Fogo Selvagem, onde dedicou a sua vida inteira auxiliando aos nossos irmãos portadores do "fogo selvagem". Tivemos a oportunidade de participar durante 10 anos num trabalho de passe, levando nossa colaboração através da música espirita.

ALEX - Você já ouviu a canção que seu amigo Jorge Reis (Grupo Castelã) fez pra ela?

SÉRGIO - Recebi com muita alegria o CD com a gravação em homenagem a nossa irmã e achei muito singela, retratando fielmente o que foi a vida de nossa irmã Aparecida.

ALEX - Você conheceu Jerônimo Mendonça Ribeiro?

SÉRGIO - Infelizmente não tivemos muito contato com nosso irmão, a não ser, algumas vezes na Casa da Prece. Mas ele deixou sua marca de exemplo de aceitação.

ALEX - Ele adorava cantar, vocês chegaram a cantar juntos?

SÉRGIO - Apesar de nos encontrarmos na Casa da Prece, não cantamos juntos.

ALEX - Agora sobre o Chico, fale um pouco dele para nós, pois sabemos que você tem muito para contar.

SÉRGIO - Todos nós Uberabenses tivemos o privilégio e a felicidade de conviver com nosso irmão Chico por alguns anos. Até hoje não temos a mínima condição de avaliar quem foi esse espírito que passou pela Terra. O que pudemos aproveitar da sua presença não perdemos tempo, pois tivemos a oportunidade de cantar para ele em diversas ocasiões.

ALEX - E as atividades de materializações que você exerce no 'Centro Espirita José Horta', qual o objetivo delas?

SÉRGIO - Participamos do referido trabalho há 38 anos, eu e minha esposa Marlene. As reuniões são inteiramente realizadas com objetivo da cura dos irmãos desenganados pela medicina da Terra e a música auxilia para manter a vibração sempre elevada.

I Forum da Mediunidade no C.E.Uberabense, 15/11/11
ALEX - E como estão as suas apresentações musicais por aí?

SÉRGIO - Temos atendido muitos convites, eu e minha esposa Marlene, procurando auxiliar nas reuniões e nos eventos onde somos convidados.

ALEX - Para finalizarmos um Pinga-Fogo!

- Música – Alegria em nossa vida.
- Familia – Benção e uma oportunidade.
- Chico – Fiel amigo de Jesus.
- Kardec – Iniciou e voltou para continuar.
- Deus – A nossa inspiração maior.

ALEX - Quero agradecer a atenção e carinho Sérgio voltada á minha familia aqui em Uberaba. Que Jesus continue a abençoar esta linda voz que você tem.

SÉRGIO - Agradeço pela oportunidade, amigo Alex, e peço que leve o nosso abraço ao grande amigo Jorge Reis. Muita Paz e muita alegria.

CONTATOS PARA APRESENTAÇÕES E AQUISIÇÕES DOS CD'S:

E-mail: sergiosantosmusic@hotmail.com
Telefones: (34) 8808-5037 / (34) 3338-2129 / (34) 8827-9769

21 de novembro de 2011

80 - ALEX entrevista SANDRA CARNEIRO

Ela nasceu em 1963, é casada e tem uma filha.
Juntamente com seu marido fundaram a Vivaluz Editora.
Reside na cidade paulista de Atibaia.
É médium psicografa e autora de vários livros.
Participa das atividades do Núcleo Espírita Casa Cristã da Prece.
Também participa do Grupo Cristão Assistencial Casa do Pão.
Seu nome é Sandra Carneiro.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

No dia 03 de setembro de 2011 a escritora Sandra Carneiro estava em São José dos Campos-SP para realizar uma palestra de noite, mas pela manhã ela seria entrevistada no programa radiofônico "Vivência Espirita" entre as 10hs e 12hs. Eu estava trabalhando neste momento em nossa kombi, mas estava ouvindo pelo rádio o programa e pensando como faria uma entrevista com a Sandra, já que de noite não seria possivel ir até sua palestra por ter outro compromisso em nossa casa espirita, mas eis que o apresentador Jorge Reis fala no programa "O Alex já lhe entrevistou Sandra? Ele sempre entrevista os palestrantes quando veem para nossa cidade" e assim que a Sandra disse "não" o Jorge complementa "Olha aí Alex, ela estará lá na Feira daqui á pouco, após o programa, ainda dá tempo de você ir lá entrevistá-la". Cheguei em casa mais de 13hs, sem almoçar ou tomar banho, peguei apenas o meu gravador e a chave do carro, quase sem poder explicar para minha esposa onde estava indo, saí em disparada rumo á 40ª Feira do Livro Espirita. Ao chegar lá, o Jorge, o Rui e o pessoal da rádio estavam todos se despedindo, mas eis que vejo o casal Alexandre e Sandra Carneiro, que já estavam de saída também e os abordei, conversamos bastante antes da entrevista, falamos sobre o Jerônimo Mendonça, apresentei o meu projeto para eles e com toda a paciência do mundo fizemos a entrevista. Foi muito legal e o resultado pode ser visto abaixo, obrigado Jorge, Alexandre e Sandra.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ALEX - Como você se iniciou na Doutrina Espírita Cristã?

SANDRA - Foi visitando uma casa espirita, onde fui conhecer o seu trabalho. Estava com muito medo, porque eu vinha de uma familia evangélica, mas nesta ocasião eu já não era mais evangélica.
   Eu entrei acompanhando uma outra pessoa e encontrei o Evangelho lá dentro e quando eu ví que ali tinha a presença de Jesus muito forte, eu acabei me encantando, me apaixonei. Depois visitei Uberaba e vi ali o Evangelho de uma maneira muito forte e encantada pela Doutrina comecei á estudar, compreendendo que ela é extremamente libertadora. Foi assim que fui aproximando-me da Doutrina Espirita.

ALEX - E como foi o seu primeiro contato com o espírito de Lucius?

SANDRA - Eu já estava trabalhando na Doutrina Espirita, estudando as obras da Codificação e a Espiritualidade pediu para que eu separasse 2 dias por semana para estudar, esta era a instrução que eu havia recebido. E a minha sogra que é a fundadora da Casa Cristã da Prece e da Casa do Pão, ambas em Atibaia, ela tem uma vidência muito grande também e numa ocasião em uma fim de semana, ela me disse "O Lúcius está do seu lado e quer escrever um livro com você!" Foi sob a orientação dela que começamos o trabalho de psicografia.

ALEX - Que interessante Sandra. E o que você poderia falar para nós sobre o seu primeiro livro, o "Cinzas do Passado"?

SANDRA - Essa foi a minha primeira experiência com a psicografia e com o Lúcius. Quando eu era pequena eu tive uma experiência com psicografia, mas foi muito similar. Sobre o livro, ele é bem interessante, pois trabalha bem a questão da familia, das crises e conflitos dentro dos lares á luz da Doutrina Espirita: O que ela traz sobre isso. Explicando e esclarecendo os conflitos familiares, os inimigos dentro do lar, o que acontece...Foi uma experiência muito boa, foi a primeira, o "comecinho" do trabalho. Nós ainda tínhamos bastante receio com relação ao trabalho de psicografia, mas foi bem interessante.

ALEX - O seu livro "Luz que não se Apaga" é direcionado aos jovens. O que você diria agora aos jovens leitores de nosso blog?

SANDRA - Os jovens hoje são assediados por muita informação, o mundo anda muito depressa e o jovem está antenado com isso, busca informações de todas as maneiras. Que os jovens leiam de uma maneira geral, não somente esta obra, mas leiam. Busquem a leitura porque a informação chega de todos os lados, mas os jovens tem aprender a peneirá-las e assim amadurecer. Busquem os livros sérios para aprender. Nós aprendemos errando, mas não precisamos sofrer tanto para aprender. É o que eu falo para minha filha e para os jovens: Vamos aprender lendo porque a leitura nos traz a reflexão, quando ficamos mais velhos, olhamos para trás e pensamos "Puxa! Se eu soubesse disso quando eu tinha 20 anos eu teria feito diferente".
   O jovem precisa aprender com os próprios erros, isso faz parte, mas tem alguns erros que são mais graves para nós consertarmos depois, então aprender através dos livros é uma maneira legal de estar adquirindo informações, pois é experiência de outros que já passaram pelos mesmos problemas.

ALEX - Fale um pouco para nós sobre a Vivaluz Editora.

SANDRA - A nossa editora está sediada na cidade de Atibaia, São Paulo. Estamos há 10 anos no mercado e com 13 livros editados. É uma editora que lança poucos títulos. A missão fundamental da Vivaluz é a divulgação da Doutrina Espirita, este é o foco principal. O segundo objetivo nosso é a doação dos direitos autorais, os livros que chegam na editora tem os seus direitos autorais doados para instituições, fazendo assim uma contribuição para que as instituições se fortaleçam, pois nós temos uma ligação muito grande com a Casa do Pão por exemplo e a acompanhando sabemos como é a luta de uma instituição para manter suas portas abertas servindo a comunidade, as mudanças políticas quando a instituição recebe dinheiro do governo ou público, os interesses que existem por trás. Então, precisa ter uma fonte que alimente e ajude.
   O nosso foco é a divulgação da Doutrina, nós recebemos vários originais e juntamente da Espiritualidade trabalhamos tanto na seleção das obras, quanto na divulgação. Para aprovar as obras também contamos com a companhia da Espiritualidade, pois elas teem que estar alinhadas á Codificação, tem que ter essa base e o nosso foco é esse.
   O número de titulos da Editora é pequeno, mas é porque procuramos fazer um trabalho sério na divulgação.

ALEX - Você citou a Casa do Pão, fale um pouquinho sobre ela para nós, por favor.

SANDRA - Nós estamos ligados á Casa Cristã da Prece que fica na cidade de Atibaia e esta casa montou a Casa do Pão, que é uma casa ecumênica sob o ponto de vista religioso, apesar de todas as bases serem espiritas, é que lá dentro temos católicos, evangélicos e espiritas trabalhando em prol da comunidade.
   Nós distribuimos - não digo cesta básica porque ela é bem pequena (risos) - a 'cesta auxílio', roupas, café da manhã três vezes por semana...Tem um trabalho de atendimento ás crianças que é o Centro da Juventude Anália Franco, onde a criançada fica meio período na escola e meio período na Casa do Pão, participando de oficinas.
   Temos uma creche também e que trabalha com o método de pedagogia Waldorf que está muito ligado ao afeto, ao carinho com a criança. São trinta crianças e o foco principal ali é a educação da criança, mas ajuda as familias também como uma forma de apoiar essas crianças.
   Atendemos hoje mais ou menos 150 familias. Temos as campanhas anuais de cobertores, o Evangelho que é feito todos os sábados, a distribuição de sopas, dos pães que fazemos lá...E no Brasil temos mais de 50 "Casa do Pão" e a Lúcia que é a sua fundadora, brinca que a franquia é do Eurípedes Barsanulfo (risos), que foi idealizada por Chico mas trabalha com a coordenação espiritual do Eurípedes Barsanulfo. Temos "Casa do Pão" na Igreja Católica também, mas nos moldes elas são todas parecidas.
   A primeira de todas foi em Sacramento, Minas Gerais, fundada pelo seu José Antonio Bornato e que posteriormente as espalhou pelo Brasil todo.
   A Lúcia fundou a Casa do Pão recebendo o modelo pela intuição e somente depois ela veio á saber que existiam outras "Casa do Pão", isto prova que é de origem espiritual mesmo.

ALEX - E voltando á falar de livros, no "Exilados por Amor" você traça um paralelo entre a Terra e Capela. Pode ocorrer com alguns espiritos hoje aqui na Terra o mesmo que ocorreu com aqueles capelinos vindos á Terra? Vice-versa falando?

SANDRA - De fato já está acontecendo. Lá em Capela naquela civilização eles passavam pelo processo de regeneração e a idéia de Lúcius é de justamente fazer este paralelo, mostrar que da mesma maneira que eles foram retirados do planeta por fazerem resistência ao Bem, é a mesma coisa que está ocorrendo na Terra, o objetivo de Lúcius com o "Exilados por Amor" é levar as pessoas a refletirem nesse paralelo.

ALEX - Eu gosto do espirito Bento José (risos) que escreveu "Luz que Não se Apaga". Você poderia falar um pouquinho sobre este autor?

SANDRA - O Bento José é um espirito apaixonado pelas crianças e pelos jovens, porque ele vê neles a possibilidade de transformação. Ele sabe disso, que o adulto deve ser o condutor dessas crianças, desses jovens, que devem ser apontados para a renovação do mundo e que a educação é fundamental, deve-se haver um comprometimento com isso. E o Bento José já era comprometido com isso quando estava encarnado e agora está mais que extramamente comprometido, não somente com o Brasil, pois ele sempre foi um patriota apaixonado pelo Brasil, mas hoje ele diz que no plano espiritual tornou-se um cidadão do Universo, e que ele busca de todas as maneiras contribuir com o progresso da Humanidade, assim ele continua um espirito ativo.
   Nós brincamos que quando ele está por perto é um furacão de idéias e atividades, quando sentimos a presença dele, ele está "pilhado" (risos). Ele tem um coração muito grande e voltado para a educação.

ALEX - Eu imagino (risos). No "Jornada dos Anjos" você fala sobre a transição planetária, que será o tema da palestra de hoje, o que você poderia nos falar a respeito desse tema?

SANDRA - O nosso planeta está vivendo este momento conturbado, nós olhamos ao redor, ligamos a televisão, acessamos a internet e ficamos assustados com o que vemos.Por mais que assistimos isso todos os dias e ás vezes nos sensibilizamos, percebemos que "algo" está ocorrendo.
   Algumas pessoas dizem "É o fim do mundo!", porque é uma situação muito crítica em que estamos vivendo. Está se acelerando muito a questão da violência, os valores estão se perdendo, as familia se destruindo, as pessoas ficando agressivas, mas por outro lado temos também pessoas fazendo coisas muito bonitas, realizando, construindo...nós estamos vivendo um momento de transição no planeta, de crises e mudanças.
   Todas as vezes que acontece uma mudança, o velho já não serve mais e o novo ainda não está consolidado. Ele então é turbulento por natureza. Quando nós fazemos uma mudança interior, nós retiramos as coisas que não servem mais, nós ficamos meio perdidos no início, pois não sabemos ainda como se colocar diante de algumas situações e nosso planeta está passando por essas fases de mudanças.
   No ponto de vista físico, é um momento de muita turbulência, de muitos desencarnes coletivos, enchentes seguidas de outras enchentes, tsunamis - quando eu era criança não éramos acostumados á ouvir sobre isso - então se pergunta: fenômenos naturais não existiram sempre? Sempre existiram, mas hoje temos isto muito mais constante porque o planeta está mudando mesmo energicamente, está passando por esta transformação e todas as religiões apontaram para isso, a Doutrina Espirita também nos fala sobre isso e é o que estamos vivendo.

ALEX - É o que você disse á pouco na rádio, "as informações não estão apenas vindo de um lugar, mas do mundo todo. E não somente da Doutrina Espirita, mas de outras religiões também".

SANDRA - Dentro da doutrina espirita hoje vemos que a quantidade de livros sobre o assunto é muito grande. O que é interessante, e que está neste novo livro da doutora Marlene Nobre, "Não Vai Ser em 2012", é que o Geraldo Lemos Neto foi orientado á não falar desse assunto desde há muito tempo, eu não me lembro se foi em 1980...

ALEX - Foi em 1986.

SANDRA - Isso! O Chico disse "ainda não está na hora de falar" e eles foram ali sendo intuídos pela Espiritualidade até o momento de publicarem tudo. Por que todas estas informações estão chegando junto? Para que acordemos mesmo! É um alerta! Temos que ficar de olhos abertos, pois o Emmanuel dizia que nós caminhávamos como zumbis. Nós vivemos muito em função do que passam para nós, a mídia exerce uma controle mental sobre o ser humano que nós estamos jogados á Matrix (risos). Temos que nos "desgrudar" dessa "Matrix", porque é uma realidade em que nós vivemos ligados, nesta cultura que estamos inseridos. E nós precisamos subir um "degrauzinho" acima para poder olhar de uma maneira diferente tudo isso. Eu gosto de falar de transição, por que depois começamos á estudar este assunto e refletimos na visão espirita, assim nos descolamos um pouco e pensamos "Puxa! O que é importante em minha vida? Estou olhando só pra mim?" É hora de ajustarmos o foco, tem gente que o perde no dia-a-dia, são tantas demandas que nos distraímos. Essas discussões e reflexões nos fazem ajustar o foco e esses alertas servem para que fiquemos conscientes, pois essa é a hora da realidade.

ALEX - Em seu livro "Luz que consola os Aflitos" você fala da Dona Maria Aparecida, do Hospital Fogo Selvagem, do Pênfigo, em Uberaba. Você á conheceu pessoalmente?


Chico e Aparecida
SANDRA - Tive a alegria de ter contato com a dona Maria Aparecida, nós fazíamos algumas peregrinações, mesmo antes de eu trabalhar com o livro espírita.
   A dona Mariazinha da casa espirita que eu frequentava em São Paulo era muito amiga da dona Maria Aparecida. Houve até uma ocasião em que a dona Maria Aparecida foi presa em São Paulo quando ela estava começando a pedir dinheiro no Viaduto do Chá e a dona Mariazinha foi que má tirou lá da cadeia. A dona Mariazinha era negra e ambas tinham uma ligação muito forte, tinham as mesmas dificuldades, eram bem idosas e quando as quando nós íamos para o Lar de Jesus, as duas sentavam uma ao lado da outra e ficavam ali "tricotando" e conversando, era muito legal, foram momentos maravilhosos e abençoados.
   A dona Mariazinha desencarnou e a penúltima vez que estive com a Dona Maria Aparecida, eu não contei o ocorrido á ela, nem comentei nada. E na última vez que a visitei, foi quando levei o nosso livro para ela e sua neta Yvone, antes mesmo de publicá-lo, para que ela autorizasse, pois havia ali uma história de uma pessoa viva.
   Uma das coisas que o espirito Bento José faz nesta coleção é resgatar um espirita conhecido, para que ele não "morra" para as próximas gerações. Em seu primeiro livro ele fala de Chico Xavier, nesse livro ele fala da Maria Aparecida, no próximo irá falar do Euripedes Barsanulfo.
   A história de Maria Aparecida é lindissima, a sua doação e renúncia, aquilo de levar os doentes para dentro de sua casa, de não ter dúvidas e mesmo sem ser espirita quando fazia isso, ela era católica. O coração dela e o amor dela são de uma grandeza tão enorme que falar de Dona Aparecida é uma coisa muito dificil, não tenho palavras. Perto dela nos sentimos um nada.

ALEX - E o Francisco Cândido Xavier?

SANDRA - Eu tive a oportunidade de ficar com o Chico uma vez só. Quando eu o visitei, ele já estava doente. A Mariazinha parava o ônibus perto de sua casa e dizia "vamos vibrar porque ele está precisando de oração". Nós vibrávamos ali por ele dentro do ônibus e íamos embora, mas bem no finalzinho de sua vida, tivemos tempo de levá-la para ver o Chico, foi a última vez que a Marizinha esteve em Uberaba, pois em seguida ela veio a desencarnar. Ela mal conseguia andar, ela chegou e á chamaram para entrar, colocando-a lá pertinho dele, foi muito emocionante, foi a única vez que eu tive contato com o Chico. E o que dizer quando se está diante do Chico? Eu fiquei ali olhando ele, sentindo aquela energia jorrando, é um espirito de uma grandeza que ainda não entendemos, vai demorar muito para compreendermos essa grandeza do Chico.

ALEX - Conversando em off antes da entrevista, você nos contou que não conheceu Jerônimo Mendonça Ribeiro pessoalmente, mas o que você poderia dizer sobre a pessoa e o espirito do Jerônimo?

SANDRA - Infelizmente eu não tive esta oportunidade, mas sabemos através das pessoas que tiveram um contato com ele que ele é um espirito que não pode ser esquecido também, nós sempre temos que ficar lembrando, falando e divulgando pela grandeza que ele era, o "Gigante Deitado" literalmente. E seu trabalho foi maravilhoso, deixando um exemplo lindo, de lutas e aceitação. Nós aprendemos demais com ele e que ele continue nos ajudando do plano espiritual em que ele está.

Sandra e Alexandre (foto tirada por Alex)
ALEX - Assim seja! Sandra, para encerrarmos, um pinga-fogo como de costume:

- Livros - Evolução.
- Fome - Não deveria existir.
- Lúcius - Um grande amigo.
- Kardec - O grande educador.
- Deus - Tudo.

ALEX - Muito obrigado pela entrevista e perdoe-me por ter abordado você e o seu marido Alexandre aqui na Feira para esta entrevista, são suas as considerações finais.

SANDRA - Alex, foi um prazer e uma alegria estar aqui com vocês nesta 40ª Feira do Livro Espirita, nesses quarenta anos de feira, sabemos das lutas que vocês enfrentaram neste caminho e estamos felizes de estar aqui com esta espiritualidade amparando este trabalho. O Eduardo estava comentando conosco que são mais de 300 voluntários, é um trabalho maravilhoso e que nos fortalecem cada vez mais para que nós espiritas cristãos busquemos cada vez mais na nossa doutrina, o aprendizado, a nossa educação, e olhando para Jesus acima de tudo, não olhando para os lados, não desanimemos em direção ao Bem. Aqui nesta feira vocês nos dão um exemplo de esperança, superação e quando entendemos estes momentos turbulentos que passamos, entendemos o porque da dor e o que é um mundo de regeneração, que possamos sempre entender e seguir em frente sem esmorecer.  
      

10 de novembro de 2011

79 - ALEX entrevista RICHARD SIMONETTI

    Há exatamente 1 mês ele completou 76 anos.

    Nasceu em Bauru e é onde reside até os dias atuais.
    Por 30 anos foi funcionário do Banco do Brasil.
    Por 30 anos participou efetivamente da USE-Bauru nos Departamentos de Doutrina e de Divulgação.
    Desde a infância está ligado ao CEAC (Centro Espírita Amor e Caridade).
    Esta instituição beneficia 25.000 pessoas anualmente desenvolvendo projetos sociais, tendo um Albergue, uma Creche, o Centro de Triagem de Migrantes, Atendimento ao Morador de rua, Assistência Familiar, Cursos Profissionalizantes, dentre outros...
    É expositor espirita e já proferiu palestras em todos os estados do Brasil e também no exterior: Estados Unidos, França, Itália, Suíça, Portugal e Austrália.
    É membro da Academia Bauruense de Letras.
    Em 1973 instalou os Clubes do Livro Espirita.
    É colaborador no “Reformador”, “RIE - Revista Internacional de Espiritismo”, “Folha Espírita” e dentre outros jornais e revistas espiritas.
    Publicou recentemente seu 50º livro e a tiragem de seus livros chega á ser de 2 milhões e duzentos mil exemplares.
    Possui um site com seu nome onde responde á qualquer pergunta dos internautas.
    Este fantástico homem é o conhecido RICHARD SIMONETTI.


* Esta entrevista foi realizada em 30 de agosto de 2011, quando o autor estava lançando seu 50º livro *


ALEX - Olá Richard! Como foi escrever o seu primeiro livro, em 1969?

SIMONETTI - Experimentei a emoção de ter completado a terceira tarefa que, segundo o velho ditado, realiza o homem: plantar uma árvore, ter um filho, escrever um livro. O tempo me disse que se trata de um equívoco, porquanto tenho quatro filhos, plantei algumas árvores, escrevi cinquenta livros, e não me sinto realizado, porquanto entendo hoje que a verdadeira realização está em cumprirmos integralmente o que Deus espera de nós. Estou longe disso.

ALEX - Seu segundo livro foi publicado em 1973, o terceiro fora escrito somente 7 anos depois. Qual o motivo destes anos de ausência em publicações?

Simonetti autografando o seu 1º livro

SIMONETTI - Funcionário do Banco do Brasil, chefe de família, presidente de um Centro Espírita, expositor espírita, colaborador de jornais e revistas espíritas, faltava-me tempo, embora sobrasse disposição.

ALEX - Seu quarto livro "Atravessando a Rua", de 1985, faz sucesso até hoje. Qual o segredo?

SIMONETTI - É um livro de histórias, envolvendo experiências de várias pessoas, algo que sempre atrai, por permitir uma associação entre as personagens e a existência do leitor.

ALEX - A partir de seu quinto livro "Em Busca do Homem Novo", em parceria com Sérgio Lourenço e a mestra Therezinha de Oliveira, você escreveu livros anualmente, quando não dois publicados no mesmo ano. Como você concilia o tempo de escrever, proferir palestras e trabalhar na casa espírita?

SIMONETTI - Ao aposentar-me, em 1986, pude aproveitar melhor o tempo, assumindo o compromisso de escrever todas as manhãs, de forma disciplinada, que é a base de qualquer realização humana. A partir desse empenho, “brotaram” naturalmente os livros, como colheita farta em terra bem cuidada.

ALEX - Em conversa com Sidney Francez, que já foi um dos nossos entrevistados, ele comentou um pouco sobre o trabalho de vocês junto ao CEAC. Gostaria que você falasse um pouco sobre este trabalho maravilhoso de vocês junto á Casa, á Creche Nova Esperança, á Editora...

SIMONETTI - O Centro Espírita Amor e Caridade cumpre as duas finalidades principais de uma instituição espírita: divulgar a doutrina e praticar a caridade. Creio que enumerar o que é feito ultrapassa os limites razoáveis de uma entrevista. Remeto o leitor interessado ao site: www.ceac.org.br

Lançamento de seu 50º livro
ALEX - Sidney Francez também comentou que você estava á lançar o seu 50º livro, "O Plano B", mas fiquei sabendo que você o publicou há poucos dias, fale um pouco sobre esta obra tão importante em sua vida, a quinquagésima.

SIMONETTI - Como tenho comentado, ninguém pode negar-me a virtude da perseverança. Estou aprendendo. O Plano B é um romance. Trata de um tema pouco conhecido no meio espírita: a possibilidade de seguirmos por um plano alternativo, quando nos transviamos dos caminhos que traçamos ao reencarnar.

ALEX - Fiquei curiosíssimo para lê-lo! A série sobre o Evangelho, onde você publicou 6 obras belíssimas, leva apenas seu nome como autor, mas nota-se que ali existem "dedos" espirituais. Como foram as inspirações para escrever essa série?

SIMONETTI - Creio que há “dedos espirituais” em todos os meus livros, porquanto, embora não sejam psicografados (sempre digo que são suorografados), não há como negar a contribuição de amigos espirituais pelos condutos da inspiração.

ALEX - Gostei do termo que você usou "suorografados"! Falando em séries, mesmo não sendo uma propriamente, você escreveu "Quem tem Medo da Morte?", "Quem tem Medo dos Espíritos?" e "Quem tem Medo de Obsessão?". E você? Tem medo de que (risos)?

SIMONETTI - Não propriamente um temor, apenas uma preocupação: não cumprir os compromissos assumidos ao reencarnar, relacionados com a reforma íntima e o exercício do Bem.

ALEX - Existe um livro seu que já vendeu perto de 150 mil exemplares, "Uma Razão para Viver". Gostaria de fazer uma pergunta sobre um tema que está nele: O que são doenças cármicas?

SIMONETTI - São males resultantes de nosso desrespeito em relação às Leis Divinas. Funcionam como depurativos espirituais, válvulas de escoamento das impurezas espirituais, que acumulamos com a prática do mal.

ALEX - Assisti a sua palestra "Abaixo á Depressão" e gostaria que você respondesse algo aos nossos leitores : O que fazer para a depressão não se instalar em nosso coração, em nossa alma?

SIMONETTI - É manter o cérebro ocupado com o aprendizado incessante, o coração sintonizado com o otimismo e as mãos a se movimentarem na Seara do Bem.

Richard Simonetti e 2 de suas filhas
ALEX - Richard, é tempo de despertar?

SIMONETTI - Para o espírita sim, porquanto a Doutrina Espírita nos oferece uma visão muito objetiva das finalidades da existência humana, demonstrando que não estamos aqui em viagem de férias. Partindo do princípio evangélico de que muito será pedido a quem muito se ofereceu, fatalmente seremos cobrados por nossa indiferença em relação aos valores do Bem e da Verdade.

ALEX - O que você diria aos nossos jovens leitores para eles não "pisarem na bola"?

SIMONETTI - Que olhem por onde andam, lembrando com o apóstolo Paulo que “todas as coisas nos são lícitas, mas nem todas as coisas nos convém”.

ALEX - O livro "Para rir e refletir" é muito usado em nosso Programa Visão Espírita pelo nosso amigo Eurípedes, que sempre comenta sobre uma pergunta do livro. Nosso amigo Eduardo lá do estúdio até comentou que deixa o livro lá na gaveta e todos os dias o lê um pouco para "rir refletindo". Quando o lemos, não queremos mais parar de ler. Como foi escrever esta obra tão bem elaborada?

SIMONETTI - Como escritor aprendi desde logo que a melhor maneira de prender a atenção do leitor é cultivar uma linguagem simples, clara, objetiva e bem-humorada. É preciso fazer o leitor rir primeiro para enfiar-lhe goela abaixo, mais apropriadamente acima, a conceituação apresentada.

Seu 50º Livro
ALEX - Existe algum livro que você já está escrevendo ou que já tem em mente o que escrever?

SIMONETTI - Sempre há algo a escrever, um tema a ser abordado, um assunto a ventilar. No momento estou preparando uma antologia envolvendo os 50 livros publicados, uma mostragem para o leitor interessado de tudo o que escrevi nestes 42 anos de exercícios literários. Permitirá ao leitor avaliar o quanto progredi (ou terei regredido?).

ALEX - Progredido (risos) com certeza! E por falar em progredido...você conheceu Chico Xavier pessoalmente?

SIMONETTI - Não tive a felicidade de conviver com Chico, embora tenha estado algumas vezes ao seu lado. Havia sempre uma multidão a cerca-lo. Não obstante, com base em informações que circulam no meio espírita, escrevi dois livros sobre ele, Rindo e Refletindo com Chico Xavier, volumes I e II, além de citações em inúmeros outros livros.

ALEX - E Jerônimo Mendonça Ribeiro?

SIMONETTI - Jerônimo esteve duas vezes em Bauru, para palestras no Centro Espírita Amor e Caridade. O impacto no primeiro contato com Jerônimo foi espantoso. Literalmente, uma estátua que falava. Cego, não mexia um dedo do pé ou da mão, mas pregava Espiritismo, voz firme de barítono saindo daquele corpo imóvel debilitado! Incrível! O que mais impressionava era sua capacidade de rir de si mesmo, jamais assumindo a postura de coitadinho.

ALEX - E quem são pra você esses dois Espiritos?

SIMONETTI - Chico foi um dos grandes missionários que já passaram pela Terra, com uma contribuição inestimável em favor da disseminação dos princípios espíritas. Jerônimo foi um Espírito em provação que soube valorizar sua experiência, deixando exemplos notáveis de superação.

ALEX - E para finalizarmos, um Pinga-Fogo:
Richard Simonetti em palestra

- Livros – A série André Luiz.
- Morte - Retorno ao lar.
- Brasil - Ainda deitado em berço esplêndido.
- Espiritismo - A ponte entre o Céu e a Terra.
- Kardec - Um prodígio de inteligência e espírito missionário.
- Jesus - O grande Mestre.
- Deus - Nosso Pai.

ALEX - Esperamos que os nossos leitores tenham gostado da nossa entrevista. Para quem quiser conhecer um pouco mais sobre o nosso entrevistado, fazer perguntas para ele, ver fotos, videos e muito mais, acessem www.richardsimonetti.com.br E para os espíritas que residem no Vale do Paraíba, capital e adjacências, é bom já ficar sabendo que no Encontro de Espiritismo em Jacareí, no mês de junho de 2012, já temos o nome de Richard Simonetti como um dos muitos expositores que anualmente são convidados pelo Carlos Monteoliva para fazerem suas palestras no evento. Um abração á todos!!!

9 de novembro de 2011

ALAMAR RÉGIS em S.José dos Campos-SP

     O expositor e divulgador do Espiritismo ALAMAR RÉGIS CARVALHO esteve em São José dos campos-SP realizando duas palestras, uma na sexta-feira (dia 28/10) na Fraternidade Espirita Paulo de Tarso e outra no sábado (dia 29/10) na Obra Social Célio Lemos, onde nesta segunda palestra o nosso amigo cantor e diretor da http://www.radioespirita.net/ Lirálcio Ricci realizou uma apresentação.
    
     Para quem não foi nas palestras, é possivel conferir nos 24 videos abaixo o que o Alamar nos disse na íntegra, é uma pena que ainda sou um amador e não consegui realizar uma boa filmagem, pequei no quesito "áudio", mas estou aprendendo, peço perdão áqueles que irão assistir. Na 1ª palestra fiquei embaixo de um ventilador, que acabou atrapalhando um pouco no som, mas na 2ª palestra ficou melhor, apesar de eu ter ficado mais distante.

     Para quem esteve presente nestas palestras, vale á pena ver de novo!
     Pois em cada uma delas o Alamar disse coisas diferentes, na primeira ele até respondeu perguntas da platéia, comentou assuntos diversos, falou sobre como deve se comportar um espirita e como não deixar o "igrejismo" substituir o "espiritismo". Na segunda ele comentou sobre casos ocorridos entre ele e diversos padres da Igreja Católica que aceitam a Doutrina Espirita. Embora ambas palestras parecem ser iguais, foram bem diferentes e maravilhosas! Um abração á todos!


PALESTRA "Que 'Diabo' você vai fazer no Centro Espírita"

28/10/11
Frat. Esp. Paulo de Tarso














29/10/11
Obra Social Célio Lemos


- Apresentação de Lirálcio Ricci






- Palestra do Alamar Régis 














Quem quiser conhecer um pouco mais sobre oa pessoa do Alamar, a divulgação do Alamar e o trabalho dele, acessem alguns sites:

http://www.redevisao.net/
http://www.alamarregis.com/
http://www.soudubem.com/
http://www.bratele.com.br/
http://www.site707.com/
http://www.partidovergonhanacara.com/

1 de novembro de 2011

78 - ALEX entrevista MARINA FERRI

Olá queridos leitores, amanhã será o feriado nacional de FINADOS e eis que abaixo postei um link, onde se pode ler 4 postagens que colocamos entre os dias 02 e 05 de novembro de 2010.
Vale á pena ler! Assim como também esta entrevista á seguir, com uma médium que por 21 anos realizou o trabalho das cartas consoladoras (mensagens em cartas psicografadas)

http://alexscguimaraes.blogspot.com/search/label/Finados

Ela é de Taubaté-SP.
Ela é professora e tornou-se espírita aos 30 anos de idade.
Por 21 anos semanalmente ela psicografou as chamadas "cartas consoladoras".
Visitou Chico Xavier em Uberaba por 12 anos consecutivos.
É uma das maiores oradoras espíritas do Brasil.
É uma das apresentadoras do Programa Espiritismo em Flash.
Ela é Marina Ferri.

* Entrevista realizada em meados de setembro de 2011 *

ALEX - Olá Marina, tudo bem? É um prazer enorme entrevistá-la.

MARINA - Tudo bem Alex, o prazer é meu.

ALEX - Como surgiu o Espiritismo em sua vida?

MARINA - Por uma questão de doença, pois tinha perdido totalmente a voz e já não emitia qualquer palavra há meses quando a professora que me substituiria na escola me convidou para ir ao Centro Espirita do tio dela - o Bonani - em Taubaté. Não quis ser indelicada, mas era avessa a qualquer religião que não fosse a minha na época, a católica. Minha mãe praticamente me arrastou e o conselho que recebi foi: "Seu lugar é à mesa falando do Evangelho", tinha então, 30 anos de idade e dali para frente não fiquei mais uma semana sem cumprir o meu papel sobre o Evangelho. Na mesma ocasião li "Nosso Lar" que um funcionário da escola me emprestou sem dizer que era uma obra espírita, adorei, em cada palavra não existiam para mim dúvidas, apenas respostas, ao entregar perguntei-lhe onde eu poderia saber mais sobre Espiritismo e ele me indicou "O Livro dos Espíritos" que me encanta diáriamente. Por conta de tudo isso fui fazer Faculdade de Ciências Físicas e Biológicas.


Marina Ferri
ALEX - E a sua mediunidade? Fale um pouco dela, por favor.

MARINA - De início, junto com a oratória começaram as psicografias e por 21anos semanalmente psicografava as, hoje chamadas cartas consoladoras em trabalho público, depois outros compromissos foram chegando: direção de estudos, grupo mediúnico, passes e palestras...tenho escrito pouco e a psicografia está parada...


ALEX - Que pena Marina! E como foi a sua primeira palestra?


MARINA - Bem...na noite em que conheci o Centro Espírita fui a única em que não falei, pois a partir da semana seguinte me deram para ler "Pão Nosso" de Emmanuel, a voz não saia, eu só chorava, todos esperavam silenciosos. Gradativamente e com ajuda de passes magnéticos a voz foi voltando. A primeira palestra foi na II Semana Allan Kardec do CE André Luiz de Taubaté e o tema "Eurípedes Barsanulfo", foi uma tremedeira só, mas um enorme desejo de trazer para muitos as grandezas desse espírito.


ALEX - Eu lhe fiz esta pergunta porque a considero uma das melhores oradoras espiritas que conheço. E por falar em suas oratórias, aqui em S.José dos Campos, no Centenário de Chico Xavier você nos trouxe um quadro que você possui dele. Poderia comentar algo a respeito deste quadro?

MARINA - Esse quadro - mão de Chico impressa em 1936 após uma psicografia em SP - para mim é especial pois me chegou num momento dificil de minha vida, coisas do Collor, onde tinha que trabalhar muito para atender as necessidades familiares e na noite anterior não pude dormir, tinha muita encomenda para entregar no de manhã, não pude sequer preparar o tema, sai direto para São Paulo, deveria falar na Casa Transitória, ao chegar lá junto com meu amigo Bonani ele iniciou a oratória falando do Codificador e a Codificação, mas no momento em que iria tecer comentário sobre o Evangelho Segundo o Espiritismo, simplesmente ele me passou a vez. Levantei-me, olhando aqueles que lá estavam, a cabeça vazia e cansada da noite insone, pedi um exemplar do Evangelho e fiz o que sempre gostei de fazer, abri-o ao acaso, li pequeno trecho e falei como nunca sobre Jesus e nós (claro que amparada pela espiritualidade, tal a facilidade), quando terminei em lágrimas, tanto aqueles que estavam compondo a mesa como a platéia era um choro só. Silente, sentido, calmo... Na saída um senhor me procurou, Sr. Faracco era um daqueles que compunha a diretoria da Casa Transitória, ainda tinha os olhos lacrimosos quando me disse o seguinte: "Aqui muitos tem falado sobre suas viagens para o exterior ou sobre as ciências, mas há muito tempo Jesus estava esquecido!" Pediu o meu endereço e me enviou uma cópia da sua "mão de Chico" com dedicatória para ele e dele para mim dizendo que era um presente especial para quem sabia valorizar...


ALEX - Eu vi o quadro e ele é lindo! Tem as mãos dele impressa e lembro que aqui no Centenário do Chico, você disse que o colocou na entrada de sua casa, assim quando olha para o quadro é como se o dono daquela mão lhe dissesse "Calma!". E com que frequência você o visitava em Uberaba?


MARINA - Fomos a Uberaba por mais ou menos 12 anos seguidos, em média 2 vezes ao ano.

ALEX - Como diria Jerônimo: "Que beleza!" (risos). E existe algo que ele lhe disse e que a marcou para sempre?

MARINA - Sim, dois fatos aconteceram que jamais esquecerei:


1º - Na primeira vez em que visitamos Chico, não passamos por ele no final. O trabalho começava por volta das 19h e terminava por volta das 5h da manhã e achamos falta de caridade ser mais um naquela fila, afinal não tinhamos nada para pedir. No dia seguinte, fomos à sua casa, não pudemos vê-lo mas seu filho Eurípedes veio conversar conosco e perguntou se todos tinham passado por ele, eu relatei o fato e ele me disse que fiz muito mal, pois se mil tinham algo a pedir, talvez fosse um que pudesse dar, e que ele nasceu para isso. Fiquei envergonhada, prometi voltar. Quatro meses depois voltei e fiz como todos.


2º - Esse fato diz respeito a Jerônimo Mendonça...


ALEX - Eu iria lhe perguntar algo sobre ele...


MARINA - Conhecemos Jerônimo e tinhamos especial carinho por ele, muita conversa, muito riso e muita lição. Pouco antes de ele desencarnar nos encontramos no Chico, em baixo de uma grande árvore que existia no quintal. Passamos a noite ao lado de sua cama conversando e lá pela madrugada ele me perguntou: "Você vai cumprimentar o Chico?" Eu disse que sim e ele me pediu se eu poderia dizer ao Chico que ele estava lá fora, mesmo sabendo ser desnecessário isso pois, o Chico sempre sabia quando ele lá estava.


Fui, entrei na fila e no momento em que minha mão tocou a de Chico e o seu olhar por sobre os óculos nos fitou, abri a boca para falar: "O Jerô...." Ocorreu um choque enorme, como se eu estivesse sendo eletrocutada, saí correndo literalmente, até a cama do Jerônimo e me joguei de atavessada sobre ele, tremíamos os três: eu, ele e a cama. Só depois de alguns segundos é que percebi a cena...Pobre Jerônimo! Sem qualquer possibilidade de me afastar, estava sendo amassado. Pedi desculpas, mas ele me explicou que fora ali buscar energia e que o Chico tinha me usado para transmitir á ele. Agradeceu-me e foi a última vez que nos encontramos na carne.


ALEX - Que maravilhosa história Marina, estou emocionado! Quando se fala de Chico e Jerônimo fico assim! Obrigado por compartilhar isto conosco. Vou até mudar de assunto...Você teve algumas participações em nosso "Programa Visão Espirita" na TV Net e é uma das apresentadoras do "Programa Espiritismo em Flash" em Taubaté. Fale um pouco sobre a sua participação nesses dois programas e qual a importância deles para a televisão?


Marina no "Visão Espírita"
MARINA - Nossa participação não tem sido tanta quanto desejaríamos, pois achamos de suma importância esse trabalho de divulgação da Doutrina.

ALEX - Tem sido sim Marina, você é modesta (risos). Você responde as perguntas dos telespectadores de forma esclarecedora. Muito bom! Parabéns!

MARINA - Louvamos a coragem e a garra dos nossos companheiros que trouxeram esse trabalho à Luz, pois sabemos que as dificuldades são inúmeras. Só por muito idealismo e por saber da importância de bons programas na televisão, esta televisão que hoje leva tanta coisa ruim para os nossos lares.

ALEX - E como você enxerga hoje o Espiritismo no Vale do Paraíba?


MARINA - Com bons olhos e admiro o pessoal de São José dos Campos, onde o movimento tem se mostrado forte e inovador.


ALEX - Há uma palestra sua com o tema "Nossos Lares no Mundo Espiritual", comente algo a respeito por favor.


MARINA - Essa palestra foi apresentada pela primeira vez em novembro de 2010 no Encontro para o Estudo da Ciência Espírita que se realiza em Poços de Caldas-MG, há 14 anos no mês de novembro. Ela surgiu por conta da série de palestras que fomos desenvolvendo por conta da pergunta 540 de "O Livro dos Espíritos" - Do átomo ao arcanjo tudo se encadeia em a natureza e das nossas reflexões sobre a Parábola do Mau Rico no Novo Testamento, onde Jesus nos narra um diálogo entre 3 "mortos", uma conversa no Além. Somando-se a tudo isso: as reflexões de Maria João de Deus (mãe de Chico) em 'Cartas de uma morta'; André Luiz em suas obras e Kardec na Revista Espírita de 1859; pudemos montar um estudo que desde a apresentação em Poças não paramos mais de realizar.


ALEX - "Há muitas moradas na Casa de Meu Pai"?

MARINA - Com certeza , pois se assim não fosse o Cristo teria mentido por conta dessa fala e seguindo a série de palestras da referência feita na pergunta, organizamos um estudo com o título "As muitas moradas da Casa do Pai"

ALEX - Em Taubaté teremos o I Encontro Integração Cósmica, qual a importância de encontros como estes neste momento?


MARINA - Bem...Esse é um encontro que não está vinculado ao movimento espírita de Taubaté, mas é uma atividade espiritualista que com certeza propõe despertar o homem para essas reflexões


ALEX - Neste encontro teremos o orador e escritor Alfredo Nahas abordando o tema "O contexto extraterrestre de Jesus", onde ele declara que Jesus foi um extraterrestre incompreendido, o que você teria a dizer sobre esta afirmação? Lhe pergunto sem querer polemizar.


MARINA - Posso responder com muita tranquilidade e concordância com a idéia, pois se lemos no Evangelho de João que "antes que o mundo fosse, ele era" e somando a Emmanuel em "A Caminho da Luz" quando o mostra como governador planetário fica muito claro que Ele já era antes de qualquer ser humano terrestre e mesmo o prórpio planeta. Assim costumo bricar que Jesus foi o primeiro ET que o mundo conheceu.


ALEX - Você já leu o livro de Marlene Nobre e do Geraldinho "Não vai ser em 2012"?

MARINA - Não li ainda, logo não posso tecer qualquer comentário.


ALEX - E recentemente Divaldo Pereira Franco também lançou um livro, com o titulo "Transição Planetária", o que você poderia nos falar sobre este tema, em que já estamos abordando de certa maneira nesta nossa conversa (risos).

MARINA - É um livro fantástico, que todos deveriam ler. Por conta dele organizamos uma palestra com o título: "Resgates e Carmas Coletivos da Humanidade".

ALEX - E você Marina, não pensa em escrever um livro onde poderá expor para nós tudo o que você fala em suas belissimas palestras?

MARINA - Muitos têm me cobrado isso, especialmente a série "Do átomo ao arcanjo". Vamos ver que o futuro pode estar mais próximo do que imaginamos.

Marina no "Espiritismo em Flash"

ALEX - Está muito boa a nossa conversa, mas precisamos encerrar, pois já tomei-lhe muito o tempo (risos). Para finalizarmos, faremos um Pinga Fogo :

- Taubaté - minha cidade
- Educação - evolução
- Mediunidade - benção de Deus
- Canuto de Abreu - muito admirado
- Chico Xavier - um anjo
- Deus - glória suprema


ALEX - Marina, obrigado pela atenção e carinho, que seus passos sejam cada vez mais iluminados e é uma honra tê-la entre as nossas oradoras do Vale do Paraíba. 

MARINA - Agradeço sinceramente a você e peço a Deus que outros tantos possam divulgar a Doutrina usando essas possibilidades da modernidade que hoje dispomos. "A maior caridade que podemos fazer é divulgar os ensinamentos do Cristo" onde pudermos. Um abraço!