24 de junho de 2012

101 - ALEX entrevista EDELSO JUNIOR

* Entrevista realizada em 2011 *

Ele é produtor de vídeo, escritor e palestrante espírita.
Nasceu em berço espiritualista e até os 15 anos ele foi umbandista.
Conheceu o Espiritismo em 1985 e fundou o Grupo Espírita “Os Inconfidentes” no Jd. Rodolfo Pirani, em São Paulo.
É estudioso do espiritualismo em geral.
É dirigente de Cursos de Educação Mediúnica e Escolas de Aprendizes do Evangelho.
Ele trabalhou na área de Divulgação Doutrinária da Aliança Espírita Evangélica.
Também compôs 1ª equipe do programa “É Hora de Aliança”, na Rádio Boa Nova.
Em 2004, a convite de Eduardo Carvalho Monteiro, entrou para a maçonaria, sendo iniciado na respeitável Loja Simbólica “Amphora Lucis” em São Paulo.
Ele dirigiu e produziu o documentário “A Influência de Edgard Armond no Movimento Espírita”, lançado em 2004.
E este documentário gerou um livro de 528 páginas, "No tempo do Comandante".
Em fevereiro de 2012 ele lançou seu 2º dvd "Depressão e Mediunidade".
Nosso entrevistado é EDELSO da SILVA JUNIOR.


Edelso da Silva Junior
ALEX - Olá Edelso tudo bem? Conte para nós como você conheceu a Doutrina Espirita Cristã.


EDELSOMeus pais eram Umbandistas e desde pequeno tive contato com os fenômenos mediúnicos. As obras de Allan Kardec preenchiam nossa estante. Aos 15 anos conheci um Centro espírita no Bairro do Tatuapé, em São Paulo. Casa esta fundada sob a orientação do próprio Edgard Armond. Frequentava a Mocidade Espírita e  mais tarde cheguei a Escola de Aprendizes do Evangelho. Em 1992 conheci o Grupo Espírita “Apóstolo Matheus”, no bairro de São Matheus, zona leste de São Paulo e passei a colaborar na Mocidade. Continuo trabalhando nesta Casa, mas também fundamos o Grupo Espírita “Os Inconfidentes”, em região bastante carente da zona leste.

ALEX - E como surgiu esta idéia de fazer um livro sobre o Edgard Armond?


EDELSO - Na verdade, a primeira vez que ouvi falar de Edgard Armond, foi dentro de um Centro de Umbanda. Mais tarde tomei conhecimento de algumas obras que criticavam o seu trabalho e de alguma forma participei destas críticas. Quando fui trabalhar no Centro Espírita de São Matheus, Casa ligada a Aliança espírita Evangélica, percebi que as atividades que o Armond implantou dentro da Doutrina Espírita eram funcionais. Comecei a rever minhas posições sobre seu trabalho. Em 2002 durante uma noite me sentia perturbado, com as idéias confusas, recebendo uma série de indagalções e depois de um certo tempo percebi que era uma presença espiritual. Fiz uma prece e ouvi uma frase que dizia “precisamos contar a história de Edgard Armond, fazer justiça a ele”. Aquilo caiu como uma bomba dentro de minha cabeça. O mais curioso é que eu prontamente aceitei e adormeci. Acordei com toda a estrutura de um documentário na minha mente. Foi então que em 2004 lancei um documentário em vídeo sobre o cmte Armond. Infelizmente está esgotado.

ALEX - Nesta sua pesquisa sobre ele, por onde você andou? Com quem conversou, quem o ajudou...?


EDELSO - Comecei conversando com sua filha D. Magdalena Armond  e pessoas que o conheceram. Entrevistei muita gente e a maioria das entrevistas coloquei no documentário que fiz. Pesquisei os arquivos da polícia militar aqui em São Paulo e descobri coisas interessantes sobre a vida dele como militar. Mas a maior de todas as fontes foi seu arquivo pessoal. Estava com seu filho Ismael Armond. Ele me ofereceu os arquivos pessoais de seu pai e dali tirei coisas impressionantes.

Capa do livro de Edelso
ALEX - Houve algum caso especial que convém nos relatar?


EDELSO - Várias situações ocorreram durante a pesquisa. Alguns fenômenos mediúnicos inclusive. Entrevistando a médium Martha Gallego Thomaz, aconteceu um fenômeno de materialização luminosa durante a gravação e só pudemos verificar isso depois que assistimos a fita. Quando estive na biblioteca da policia militar aqui em São Paulo, um espírito se aproximou de mim e me disse: “eu não te falei que tínhamos muitas tarefas a realizar....”, e por aí vai.

ALEX - Outro espirita da região, Canuto Abreu, é citado em seu livro, o que você poderia nos dizer sobre ele?


EDELSO - Eu trabalho com uma das sobrinhas do Dr. Canuto Abreu. Foi um dos maiores espíritas do século passado. Foi muito amigo do Comandante Armond.

ALEX - E a obra-prima de Edgard Armond: "Os Exilados da Capela", como ela surgiu?


EDELSO - O livro “Exilados da Capela” foi e é o livro mais conhecido de Edgard Armond. Um verdadeiro Best-seller. Tenho para mim que este livro é um relato das muitas reminiscências do Armond. Creio que ele era um capelino.

ALEX - E o "Na Cortina do Tempo" e "Almas Afins"?


EDELSO - ”Almas Afins” e “Na Cortina do tempo” o leitor bem sintonizado vai perceber que o próprio Armond é um dos personagens dos dois livros.

1º Dvd produzido por Edelso
ALEX - Edgard Armond por tudo o que ele fez, só pode ter vindo pra essa encarnação com uma bagagem muito grande. Você nos relatou sobre ele ter sido capelino, em suas pesquisas soube de algo á mais á respeito de suas encarnações anteriores?


EDELSO - Uma coisa que tenho certeza é que ele também fez parte do movimento da Inconfidência Mineira.

ALEX - Ele contribuiu na fundação da USE e da ALIANÇA. Você acha que hoje membros destas duas 'entidades' espiritas acabam se dividindo? Onde alguns deles muitas vezes nem sabem que o mesmo Edgard esteve ligado á ambas: USE e AEE. E ainda criticam o trabalho do comandante?


EDELSO - A tese de fundação da USE foi elaborada pelo Armond. Ele tinha uma visão muito boa do que poderia ser o movimento espírita, mas infelizmente por motivos de preconceitos e limitações de alguns confrades o projeto não foi levado adiante. Mas o mais importante é que a semente ele plantou. A Aliança foi uma inspiração dele, mas na verdade ela foi fundada por Jacques Conchon e mais um grupo de Casas Espíritas que estavam descontentes com os rumos que o Espiritismo estava tomando em São Paulo. É difícil manter aquela semente de antes. Os tempos são outros. Mas creio que tanto a Use quanto a Aliança estão fazendo um bom trabalho.

ALEX - Sabemos que o comandante se matriculou como o aluno número um da Escola de Aprendizes do Evangelho. Você tem detalhes para contar sobre este primeiro dia de aula, em 1950?


2º Dvd produzido por Edelso
EDELSO - A aula foi ministrada por Pedro de Camargo, o Vinícius. Sei que alguns confrades não entenderam a proposta, mas o que ficaram levaram adiante o trabalho de plantar a primeira semente.

ALEX - Como foi o grave acidente que afastou o comandante da ativa, proporcionando-lhe melhores condições e tempo para se dedicar á Doutrina?


EDELSO - Em 1938 seu carro foi atingido por um caminhão. O acidente fora muito grave e o impossibilitou de andar por muito tempo. Isso fez com que fosse aposentado por invalidez. Creio que era um resgate e o Plano Superior aproveitou disso para introduzi-lo na seara espírita definitivamente.

ALEX - E como surgiu o Razin? O que você poderia nos falar sobre ele?


EDELSOO Espírito Razin é conhecido seu de outras vidas. Provavelmente deve ter se apresentado a ele durante suas pesquisas pelos vários grupos mediúnicos que ele conheceu antes de chegar ao Espiritismo definitivamente. Um dos primeiro trabalhos  mediúnicos que ele criou quando esteve a frente da FEESP foi o grupo Razin. Neste grupo ele recebeu muitas das mensagens que o orientaram durante os primeiros anos de trabalho da FEESP.

ALEX - Você teria como relacionar os periódicos que ele editou, os cursos que ele implantou, as entidades que ele fundou, os guias que ele criou, os livros que ele escreveu e outras coisas mais?


EDELSO - Ele criou o jornal O Semeador dentro da FEESP, reestruturou todas a suas atividades instituindo cursos, escolas e assistência espiritual padronizada, o que possibilitou o atendimento de um numero cada vez maior de pessoas. Escreveu  mais de trinta livros, a maioria espíritas e espiritualistas. Algumas delas podemos citar, como "Exilados da Capela", "Mediunidade Desenvolvimento Mediúnico", "O Redentor", "Passes e Radiações", etc.

ALEX - Eu vi um video do Chico Xavier, de quando o Pietro Ubaldi esteve no Brasil. Neste video aparecia alguém ao lado deles com a legenda abaixo: "Edgard Armond". Você poderia nos esclarecer este fato por favor?


Edelso em 2005, na Rádio Boa Nova em seu programa
EDELSOO vídeo que você viu sobre Pietro Ubaldi, produzido por Oceano Vieira de Melo, está com a informação equivocada. Aquele home que aparece com a legenda escrita Edgard Armond, não é o Armond. Foi um engano do Oceano. Se ele tivesse me consultado eu teria dito. O Cmte. Armond não teve contato com Chico Xavier a não ser por carta. Em meu livro eu detalho algumas coisas sobre isso.

ALEX - Bem...vamos encerrando a entrevista, por que se eu for perguntar tudo o que quero, os leitores do nosso blog já terão lido metade do seu precioso livro (risos). Um Pinga-Fogo para encerrar:


- Espiritismo - O futuro das religiões.

- Armond - Um homem que renunciou a própria vida para deixar uma das maiores contribuições para o espiritismo.

- Chico - O homem que superou suas dificuldades e viveu o amor indepentende de religião.

- Kardec - O bom senso encarnado e muito pouco compreendido pelos espíritas

- Jesus - O Sol de minha vida.

- Deus - A razão de minha existência.

ALEX - Edelso, muito obrigado pela entrevista, pelo carinho, pela atenção e por ajudar-me no meu pequenino trabalho de também pesquisar um vulto espirita .


EDELSO - Alex, obrigado pela oportunidade. Peço a Jesus que possa te fortalecer na sua caminhada e renovar suas disposições para que sua mente e seu coração estejam sempre auxiliando a todos os que tem sede de conhecer. Seu irmão em Cristo.




16 de junho de 2012

100 - ALEX entrevista RAUL de MELLO

Está ocorrendo o 9º Encontro de Espiritismo em Jacareí-SP e há pouco tivemos uma palestra com o nosso entrevistado. Se você não compareceu ao evento ontem ou hoje, ainda dá tempo, amanhã (domingo) será o último dia, veja a programação ao final desta entrevista.

O nosso entrevistado é natural de São Paulo-SP.
No momento ele reside em Araraquara-SP.
Ele é Promotor de Justiça e espírita desde os 25 anos de idade.
Formado em Filosofia e autor de vários livros.
Ele é Mestre e Pós-Graduado em Direito.
É professor de Direito Constitucional no Centro Universitário de Araraquara
Ele realiza palestras espíritas e é integrante da AJE - Associação Jurídico Espírita.
Seu nome é RAUL de MELLO FRANCO JÚNIOR.

Raul de Mello
ALEX - Olá Raul tudo bem? Quando vi seu nome pela 1ª vez, o liguei ao “Raul” Teixeira, Oceano Vieira “de Melo” e Divaldo “Franco” (risos). Desculpe a brincadeira, mas começamos assim, falando desses 3 grandes divulgadores da nossa doutrina, cada um á seu modo, mas sabemos que você também pode estar no hall deles. Como é pra você poder divulgar a nossa amada doutrina pelo país todo?


RAUL - É uma oportunidade abençoada de trabalho em prol do ideal espírita. Faz-nos refletir sobre temas variados que, em geral, reportam-se primeiramente ao próprio orador. Neste sentido, o trabalho de divulgação é também um exame de consciência, um ato de interiorização, uma reflexão que brota das angústias, dos anseios e da vida do próprio divulgador. Num segundo momento, é um ato de partilha, de tentativa de esclarecimento, de auxílio humilde na tarefa de Jesus em distribuir os pães que, por sua bondade, são multiplicados pelo plano espiritual. Exige do seareiro uma dedicação adicional, sobretudo para aqueles que ainda mantém os seus compromissos profissionais, familiares, sociais...Sempre muito bem paga pelo sorriso e pelo carinho dos que se dispõem a meditar juntos.

ALEX - E como você á conheceu? A Doutrina Espírita Cristã.


RAUL - Não nasci, infelizmente, em berço espírita. Conheci o cristianismo pela orientação católica. Passei quase uma década da minha juventude num seminário de formação sacerdotal, onde me aprofundei no estudo dos textos bíblicos e da Filosofia. Nesse período, conhecia pouco a doutrina espírita. Tive contato mais aprofundado com ela quando deixei o colégio. Foi pelas mãos de um amigo que recebi um exemplar de "O Livro dos Espíritos", cuja leitura me descortinou essa doutrina maravilhosa. Eu tinha, então, 25 anos.

ALEX - Que interessante! Eu também tive contato com seminários (risos) E quando surgiu em você a vontade de ser um promotor de justiça?


RAUL - No curso de Direito o aluno sai com uma ideia ainda imperfeita do que seja o Ministério Público. Mas tive o privilégio de trabalhar em um cartório no mesmo período em que cursava a faculdade. Não foi difícil perceber que a instituição lutava pelos mesmos ideais que eu sempre defendera. O MP, sobretudo a partir da Constituição de 1988, ganhou atribuições que o colocam como instituição vinculada à defesa da sociedade, das pessoas mais fracas (os chamados “hipossuficientes”), dos desvalidos, ao mesmo tempo em que luta por valores como a democracia, o Estado de Direito, os interesses sociais, o meio ambiente, a honestidade no uso do dinheiro público, a correta aplicação das leis penais e da execução das penas, a proteção da infância e a juventude etc. A mim parecia incrível: uma instituição, respeitada e secular, vocacionada a produzir, em nome do Estado, tudo aquilo que estava eu disposto a fazer por idealismo. Dediquei-me ao máximo para fazer parte de suas fileiras. Deus coroou o meu esforço. Consegui aprovação logo no primeiro concurso que prestei, três meses antes da promulgação da Constituição de 1988. Eu tinha, então, 26 anos.

Alex Guimarães e Raul de Mello Franco Junior
ALEX - É possível exercer autoridade com humildade?


RAUL - Toda autoridade vem de Deus e deve ser exercida com o propósito de servir. O espírita que ocupa um cargo público de destaque tem consciência de que “está autoridade”. Não foi colocado ali por acaso. Cumpre-lhe tomar consciência da sua missão de promover a paz e a justiça a partir de sua caneta e, sobretudo, de seu exemplo. Sabe que a sua condição de mando e de comando é efêmera e que prestará contas do que fez, do que deixou de fazer e do mal que evoluiu em face de sua omissão. Por mais grave que seja a sua missão, deve a todos tratar com respeito, vendo nas pessoas que o procuraram ou que lhe são encaminhadas irmãos que erraram ou que precisam de auxílio. E tudo isso pode ser feito sem prejuízo da aplicação da lei dos homens e sem perder a força de sua autoridade.

ALEX - Vi um texto de vossa autoria cujo título é “Internação compulsória para tratamento de alcoólatras e dependentes químicos”, você poderia nos comentar algo a respeito? Parabéns pelo texto!


RAUL - Trata-se de questão que, com certa frequência, bate às nossas mesas de trabalho. Os usuários de álcool e entorpecentes são grandes vítimas da indústria lícita ou ilícita das drogas. Acabam arrastando para o sofrimento também a família. Em casos extremos, devem ser internados em estabelecimentos especialmente preparados para ajudá-los. Mas nós, espíritas, sabemos que o tratamento não pode ser apenas do corpo. Não há dependente químico que alcance a cura sem se preocupar com os desdobramentos espirituais desse mal.

Raul na palestra (a entrevista foi realizada antes da oratória no 9º Encontro)
ALEX - Ética Espírita e Política – eis o tema de sua palestra aqui em Jacareí, poderia nos adiantar algo, por favor?


RAUL - Pretendo analisar o significado mais próprio do que seja “política” e da vinculação de todos nós, em especial dos espíritas, nas questões sociais. Estamos mergulhados na política e ninguém pode ser dizer alheio a ela. Não se trata de investir na política partidária (não há um “partido espírita”), mas de exigir dos homens públicos comportamentos (e aqui entra a Ética) que se coadunem com os esforços de todos em prol de políticas públicas de atendimento aos mais necessitados, de promoção de justiça social, de igualdade e de solidariedade. Nesse campo, é preciso refletir qual é o papel do espírita e como ele pode contribuir para mudar uma cultura generalizada do uso dos cargos político-eletivos muito mais em proveito pessoal do que geral. Será que os defeitos estão apenas em parte dos integrantes da classe política? Como a questão pode ser analisada à luz da doutrina espírita? Que comportamentos podem ser deduzidos da ética espírita e como ela pode contribuir para a renovação dos homens públicos?

ALEX - Para finalizar, uma curiosidade pessoal, você sabe quantos promotores espíritas existam atualmente em nosso país?

Raul em entrevista com Carlos Monteoliva (organizador do 9º Encontro)

RAUL - O Ministério da Justiça fez um levantamento em 2006, juntamente com o CNPG (Conselho Nacional dos Procuradores Gerais) e a CONAMP (Associação Nacional dos Membros do Ministério Público). O estudo foi denominado “Diagnóstico – Ministério Público dos Estados”. Trata-se de uma amostragem colhida da parcela mais numerosa do Ministério Público (o MP dos Estados). Num universo de aproximadamente 12.000 promotores, cerca de 13,7% professam o espiritismo. Nesse grupo, é a segunda religião em termos percentuais. A primeira é a católica, com 67,4%. A região com o maior número de promotores espíritas é a Centro Oeste, com 20,8%. A região sudeste acompanha a média (é de 13,8%). Mas esse não é um dado seguro, seja porque não considerada as carreiras do MP da União, seja porque os dados são de 2006.

ALEX - Dr.Raul, quero agradecer-lhe pela entrevista, atenção e respeito com que nos tratou nesta nossa conversa. Que Jesus continue a lhe abençoar nesta missão extraordinária que exerce.

RAUL - Eu é que agradeço a oportunidade de compartilhar com os amigos as minhas inquietações em torno dessas questões tão relevantes para o movimento espírita e para a sociedade de forma geral. Que Deus e a espiritualidade amiga iluminem os propósitos desse nosso trabalho. E parabéns aos organizadores do 9º Encontro de Espiritismo em Jacareí, pelo excelente trabalho.



12 de junho de 2012

99 - ALEX entrevista JOEL FERNANDES

Neste final de semana teremos o 9º ENCONTRO de ESPIRITISMO em JACAREÍ-SP
na Câmara Municipal, nos dias 15, 16 e 17 de junho de 2012. E temos em nosso blog mais um entrevistado que será o palestrante deste evento...

Ele é Coronel-Aviador R2 da Força Aérea Brasileira.
Ele é aposentado pela Academia da Força Aérea.
Ele é bacharel em Filosofia.
Ele é espírita há 45 anos.
É médium de cura.
Natural de Petrópolis-RJ e residente em Itupeva, São Paulo.
Nosso entrevistado é JOEL FERNANDES de SOUZA.


Joel Fernandes
ALEX - Joel, a palestra que irá nos proferir neste encontro tem o tema “Convite à Filosofia Espírita”, faça este convite aos nossos leitores, por gentileza.


JOEL - Sabemos onde se encontram os fundamentos religiosos da Doutrina Espírita - no Evangelho Segundo o Espiritismo - Sabemos onde se encontram seus fundamentos científicos - no Livro dos Médiuns - Todavia não sabemos onde se encontram e nem quais são os seus fundamentos filósoficos. Essa palestra foi pensada para essa explicação.

ALEX - Muito bem! E qual a importância da Filosofia Espírita em nosso movimento doutrinário nos dias atuais?

JOEL - A de se saber o que ela seja. Das três regiões do Espiritismo apenas resta a da Filosofia a ser esclarecida. Vemos os expositores falarem dela, vemos os escritores escreverem sobre ela, mas não os vemos dar suas justificativas racionais quando abordam-na em seus temas. Reconheço que será delicado para eles se um ouvinte ou leitor lhes questionar os motivos pelos quais afirmaram o que afirmaram. Torna-se, portanto, necessário o seu estudo a fim de conhecê-la e, após, inseri-la em seus temas.

Joel Fernandes, André Luiz Ruiz e Marise Ceban
ALEX - Verdade! E em nossa entrevista mais recente para este blog com a nossa Marise, ela citou o seu nome Joel (risos). E ficou aqui uma curiosidade particular: Como você se iniciou na Doutrina Espírita?


JOEL - Nesta, particularmente, com a minha ex-sogra Adelina, a qual deixou - creio que intencionalmente - sobre a poltrona onde namorava sua filha, um exemplar da obra "Fisiologia da Alma", parceria do Espírito Ramatis com o médium Hercílio Maes. Sua clara racionalidade foi tudo quanto queria saber. Deixei de ser católico praticante e tornei-me então espírita aos 22 anos, em Natal, no Rio Grande do Norte, em 1967.

Afirmei "nesta, particularmente", porquanto o fenômeno já era de meu antigo conhecimento, pois logo após haver nascido eu não me alimentava, apenas dormia; então minha mãe Isabel levou-me a uma senhora médium - não sei se espírita ou não - e, na casa desta, fui curado. E como minha mãe ia a um terreiro de Umbanda, gostava de acompanhá-la para conversar com a Preta-Velha Dona Maria Conga e, quando ocorria, com os caboclos. Além do mais o meu pai, totalmente agnóstico, repentina e naturalmente recebeu psicofonicamente, numa tarde de domingo, durante o almoço que foi interrompido, oito espíritos. De modo geral a fenomenologia espírita sempre esteve presente em minha vida. Seria difícil continuar vivendo sem ela.

ALEX - Que interessante! Seria possível comentar um pouco para nós sobre o trabalho de cura que é realizado no Centro Espírita Nossa Senhora de Nazaré, em sua cidade?


JOEL - Mais que todos sou eu mesmo o primeiro a ficar admirado das curas realizadas pelos Espíritos superiores em amor e conhecimento, capitaneados pelo alegre, porém sério e extremamente disciplinado, além de sua elevada religiosidade, Dr. Agostin, um médico espanhol de Barcelona que assistiu o Auto de Fé daquela cidade em 09 de outubro de 1861, ocasião na qual tornou-se espírita.

Ele me falou há uns 5 anos, pela boca mediúnica da Marise, que eu estava sendo convidado para ser médium curador. De imediato não pude acreditar, pois não me julgava à altura para tamanha tarefa. Então ele retornou doutras vezes e, aos poucos, foi me passando suas instruções.

Disse-lhe que não tinha a intenção de operar nem com instrumentos e nem com as mãos tocando quaisquer pacientes a fim de verificar a eficácia do método que estabeleceríamos, bem como me preocupava a fama que tal atividade que me acarretaria. Então ele me redarguiu que eu nunca seria famoso - o que para mim foi ótimo, porque poderia preservar minha vida privada -, apesar de termos conseguido sempre um bom sucesso no atendimento às problemáticas dos nossos pacientes. Gosto, realmente, muito dele, pois é um Espírito muito positivo em sua ação no bem cristão.

Nossa terapêutica consiste duma primeira sequência de 20 semanas de tratamento o qual se inicia com uma propedêutica ao Evangelho Segundo o Espiritismo, seguida de seu comentário, passes, água fluidificada, instalação do Culto do Evangelho no Lar, e consequente Reforma Íntima, ou Moral, e tudo isso é complementado por sessões de Desobsessão. Em nosso histórico já passaram cerca de 300 pessoas e, atualmente, conta-se por uns 35 os em tratamento. Fazemos ainda atendimento à distância no Brasil e no Exterior. As melhoras são notáveis e eu mesmo, reitero, sou o primeiro fã dessa atividade.

Joel em um Simpósio há mais de 20 anos atrás
ALEX - E o seu trabalho junto á Filosofia Espírita?

JOEL - Quando eu tinha 15 anos li "O Banquete", de PLATÃO e disse-me: "preciso saber mais sobre isso! vou querer estudar Filosofia". Então uma voz masculina falou em minha cabeça: "Ficará para mais tarde, quando se aposentar", pois havia de passar para a Escola Preparatória de Cadetes do Ar a fim de me tornar aviador, o que realmente ocorreu. Já aposentado, frequentei as aulas do saudoso Prof. MANUEL PELICAS DE SÃO MARCO, na Federação Espírita de São Paulo e, mais motivado, fiz concurso para a USP-SP e bacharelei-me em Filosofia.

ALEX - Sei que você é muito admirador de Aristóteles e Platão, comente conosco qual a importância indireta ou até mesmo direta, que eles tiveram para o surgimento das doutrinas espiritualistas, e porque não, da doutrina espírita.


JOEL - Na verdade a filosofia aristotélica é, senão uma descontrução da filosofia platônica, uma oposição, pois o célebre pensador ateniense não conseguiu fazer a "metáxis" ("passagem") lógica-epistêmica do Mundo das Idéias para o Mundo Material, exigida por seu não menos inteligente aluno ARISTÓTELES que construiu o famoso "argumento do terceiro homem", além doutros.

Quanto a PLATÃO e seu mestre SÓCRATES, ambos se equivocaram no conceito de reencarnação ao tomá-la, inclusive, por metempsicose. Não podem ser considerados nem cristãos nem espíritas por isto, mas sim pelo fato de haverem demonstrado a pré-existência, existência, pós-existência, e a imortade, da alma.

ALEX - “Consciência, Liberdade e Vontade, Uma só e Mesma Coisa”?


JOEL - Sim, são, mediante a dialética hegeliana, numa historicidade racionalista iniciada por DESCARTES e que atingiu sua culminância em KANT. Os argumentos filosóficos espíritas são concordantes nisso. Incluo também na sua pergunta, em minhas aulas, a questão da Verdade a elas associada. Trata-se dum argumento um tanto extenso que poderei lhe enviar noutra ocasião caso seja de seu interesse.

Joel em oratória
ALEX - Há mais alguma citação que você gostaria de comentar com nossos leitores?


JOEL - Sim, uma do Mestre maior, JESUS de Nazaré, contida em Jo 8:32: "... e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará", o que significa que o que nos aprisiona - o que é um mal - é a ignorância. Com a Filosofia tradicional pude melhor compreender 'O Livro dos Espíritos', local da Filosofia Espírita, e o Evangelho. Sim, reafirmo, a Doutrina Espírita é uma Filosofia. Não sem motivo seu primeiríssimo termo não é outro senão "Filosofia", consoante o título que antecede 'O Livro dos Espíritos': Filosofia Espiritualista.

ALEX - Para finalizar, quero agradecer-lhe pela entrevista e pedir que deixe alguma mensagem aos nossos leitores. Muito obrigado Joel e são suas as considerações finais.


JOEL - Amigos, irmãos, companheiros de jornada na evolução do espírito, o único ser agente-pensante do universo! Perseveremos na árdua luta de nossa reforma moral, ou seja, em nossa moral-prática; que nossa vontade seja sempre boa, quer dizer, que somente possa agir de conformidade com a vontade de DEUS exarada em Seus Dez Mandamentos, o que implica em que, em outras palavras, não mais tenhamos o livre-arbítrio, pois apenas faremos, por nossa vontade livre, o que deve ser feito por nossa felicidade.

Sou-lhe extremamente agradecido pela entrevista. Sucesso, meu irmão, é o que lhe desejo.

Marise Ceban e Joel Fernandes com Alex Guimarães

10 de junho de 2012

98 - ALEX entrevista MARISE CEBAN

Mais uma entrevistada que estará em nosso 9º Encontro de Espiritismo em Jacareí-SP
Que será realizado na Câmara Municipal nos dias 15, 16 e 17 de junho de 2012.


Ela nasceu em São Paulo.
Pós-Graduada em Administração de Empresas e em Administração para o 3º Setor
É escritora de 4 obras espíritas e está escrevendo seu 5º livro.
Palestrante e presidente de uma casa espírita.
Seu nome é MARISE CEBAN

Marise Ceban
ALEX - Olá Marise tudo bem? Como você se iniciou na Doutrina Espírita?


MARISE - Tudo bem, iniciei-me na D.E. em 1982. Em janeiro daquele ano meu pai faleceu e quinze dias depois meu primo de Niterói veio em minha casa dizendo: Marise vim especialmente aqui porque os espíritos me mandaram dizer para você que a vida continua, que você foi visitar seu pai na noite em que ele foi enterrado, que você é médium e precisa conhecer a doutrina espírita, e outras coisas mais. Depois mandou-me o livro "E a Vida Continua", pela psicografia do Chico. Li o livro e no dia seguinte fui procurar a FEESP - Federação Espírita do Estado de SP - E nunca mais saí do espiritismo.

ALEX - E no trabalho de conscientização contra as drogas, como você o iniciou?


MARISE - Temos em nossa casa (www.censn.org.br.) um trabalho as terças feiras (19:30 às 20:30) de atendimento aos espíritos que desencarnaram através das drogas, por qualquer motivo desde over-dose até plantador de coca. esse trabalho foi criado em abril de 2006 com o convite do nosso irmão Fábio, autor espiritual do livro "Distante de Deus", que o criou e o dirige desde então. Nesses atendimentos recebemos Américo - autor do livro "Descolado?" - e que narra toda sua trajetória no Centro Espírita nesse livro. Desde então comecei a envolver-me com esse assunto. Em 2010 criamos também a pedido do espírito Fábio um trabalho aos sábados de atendimentos aos ADCTOS e familiares.

ALEX - Você poderia nos adiantar algo sobre a sua palestra cujo tema é "Drogas: Educar é o único caminho!"?


MARISE - Quando terminamos o livro do Américo, os mentores nos orientaram para tratarmos da divulgação lastreada na educação, pois o descaso dos pais nessa área é tamanho que necessário se torna tocarmos no assunto com bastante firmeza para que evitemos prejuizos maiores no futuro, inclusive para os próprios espíritas que possuem também em seus lares usuários de drogas e muitas vezes não os levam nem para o passe.

ALEX - Qual a mensagem que você poderia neste momento direcionar diretamente aos nossos jovens leitores ou aqueles que teem em sua casa, um enfrentamento com este problema: drogas.


MARISE - Em primeiro lugar quero convidar todos os jovens a conhecerem JESUS, seus ensinos, suas bases doutrinárias, seu grande legado, enfim. Que não tenham vergonha de se dizerem adeptos do Evangelho. Depois que conheçam os fundamentos das leis divinas através da Doutrina Espírita e por fim que busquem informações sobre as drogas lícitas ou ilícitas e que discutam com seus pais o assunto. Se o problema já estiver instalado o caminho deverá ser o mesmo só que com o incentivo dos pais, que deverão falar abertamento sobre o problema e demonstrarem paciência, tolerância, muito amor, mas de forma alguma ser conivente com o erro.

ALEX - E seus livros, você poderia falar um pouquinho sobre cada um deles?

MARISE - O primeiro "Sibéria, berço da renovação" escrito pelo Espírito Sofia, no ano 2000, retrata a vida de uma mulher que nasce na Sibéria e vive uma história de amor problemática de forma ingênua, capaz de matar por amor. Em sua primeira parte, depois Sofia narra sua estadia no mundo espiritual, todo seu planejamento reencarnatório.

O segundo livro "Mais uma vez é preciso recomeçar" Sofia vem narrar a sua vivência colocando em prática o planejamento feito no primeiro livro (é uma continuação, portanto). Nasce na Sibéria, mas vem viver no Brasil, conforme havia pré determinado.

O terceiro foi "Descolado?" - Américo narra sua trajetória como encarnado, mas a tônica principal são suas experiências no mundo dos jovens que morrem através das drogas, o submundo do crime "original" se assim podemos classificar os vales sombrios do umbral.

O quarto livro "Espíritos: a cura pelo entendimento" é o relato de vários espíritos doentes,que obtiveram a cura através do entendimento da Doutrina Espírita (principalmente depois de desencarnado), organizado pelo médico espiritual Dr.Agostin, responsável pelo trabalho de cura no Centro Espírita Nossa Senhora de Nazaré (médium curado: Joel Fernandes de Souza que também irá palestrar em Jacarei)

ALEX - Vem mais algo por aí?


MARISE - Sim, vários outros já delineados. No momento estou terminando um livro que ainda não tem título, escrito pelo Espírito Hugo que deverá ser lançado em Agosto ou Setembro deste ano. É a história de uma "bárbaro" que transformou seu perispírito por vingança, vale a pena ler.

ALEX - Marise, muito obrigado pela sua entrevista e que Jesus continue a lhe fortalecer neste trabalho maravilhoso, são suas as considerações finais!


MARISE - Agradeço a oportunidade de falar, porque tenho comigo que a divulgação da Doutrina Espírita é uma das nossas principais funções, depois da reforma íntima, é claro. Desejo a todos que Jesus faça parte da vida de cada um, sem ele nada somos, sem os seus ensinamentos nada construiremos de bom e de útil, sem ele nossa vida é vazia e inerte. Jesus agora, hoje e sempre.

ALEX - Assim seja!

PARA QUEM QUISER CONHECER O TRABALHO DA MARISE CEBAN COMPAREÇA AO 9º ENCONTRO DE ESPIRITISMO EM JACAREÍ, Á REALIZAR-SE NESTE FIM DE SEMANA NOS DIAS 15, 16 e 17 de JUNHO de 2012.

A PALESTRA DA MARISE ocorrerá no dia 17 - DOMINGO - 15 HORAS no PLENÁRIO da CÂMARA MUNICIPAL, Não percam!!!

1 de junho de 2012

97 - ALEX entrevista IVAN da CUNHA

O nosso entrevistado de hoje estará encerrando o 9º Encontro de Espiritismo em Jacareí-SP, que ocorrerá nos dias 15, 16 e 17 de junho de 2012. (Vide programação ao final da entrevista)

Ele é Mestre em Ciência na Área de Informática do Curso de Engenharia Eletrônica e Computação do ITA (Instituto Tecnológico Aeroespacial) em São José dos Campos-SP.
É Gerente de Projetos, Consultor empresarial há mais de 19 anos na implantação de estratégias corporativas em gestão de operações e especialista em gestão de pessoas.
É Coordenador da Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade São Judas Tadeu.
Também é professor dos cursos de administração de empresas da Universidade São Judas Tadeu e da Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP/SP.
Ele exerceu a função de executivo de TI e de professor da PUC-SP.
Como palestrante já realizou mais de 1.000 palestras onde trabalha o desenvolvimento humano e espiritual.
Sua paixão são as atividades sociais que desenvolve como implantação de projetos educacionais e sociais em associações beneficentes à criança desamparada, implantação de Laboratórios de Tecnologia da Informação para inclusão social de jovens e adultos, programas de reestruturação familiar, palestras para as famílias, distribuição de alimentos, resgate e inclusão de moradores de rua, entre outros.
É colaborador da Fraternidade de Luz (Cangaíba) e UFFAD (União, Força, Fé, Amor em Deus).
Ele é coordenador e ator do Grupo Teatral Estrela Guia.
É comentarista da Rádio Boa Nova, atualmente no programa “Jornal da Nova Era”.
Também autor dos livros: “Manual Prático para Elaboração de Monografias" (Já na sexta edição e mais de 11000 cópias vendidas) e do novo lançamento “Não Desista de Você: Um manual de superação" (Carreira, família e vida pessoal).

Ufa! o nosso entrevistado é IVAN da CUNHA.


ALEX – Olá Ivan, tudo bem? Como você se iniciou na Doutrina Espírita?

IVAN - Olá queridos amigos e amigas, minha família é espírita e desde criança cresci entre os livros espíritas, reuniões mediúnicas e casas espíritas.

ALEX - Você teve uma passagem pelo ITA, em nossa cidade de São José dos Campos, São Paulo. Ainda tem algum vínculo com a nossa região?

IVAN - É isso mesmo. Sou mestre em ciência na área de informática do curso de engenharia eletrônica e computação do ITA-SJC. Meu vinculo com a região é somente a amizade de alguns colegas de estudo. Ainda não realizei o sonho de realizar palestras nas casas espíritas da região mas com certeza esse dia chegará.

ALEX - E é verdade que você também coordena e ainda é ator em um grupo teatral? O talentoso Dannilu está com vocês?


IVAN - Sim, sou coordenador e ator do Grupo Teatral Estrela Guia. O Danillu não está conosco mas é um amigo que encontramos bastante em nossas visitas a outras casas espíritas.


Danillu (agaichado) e Ivan (mãos ao alto) no Teatro
 Na área teatral temos três obras:

- A peça teatral “Aconteceu na Casa Espírita”, baseada no livro de Emmanuel Cristiano, e que está sendo apresentada a mais de oito anos. Já foi assistida por mais de 50.000 pessoas (Saiba mais em http://www.grupoestrelaguia.com.br/).

- O “Projeto Recomeçar” Foi inspirado no ensinamento de Chico Xavier: “Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim”. Trabalha os sentimentos deixando-os à flor da pele, utilizando o magnetismo da oratória, música e teatro. Nos dias de palestra pública me apresento com a participação do Grupo Estrela Guia e é desenvolvida uma pantomima capaz de inspirar passos importantes em nossa transformação.

- O Rádio Teatro “Anália Franco: um candeeiro sobre o alqueire”.

Vale a pena deixar registrado que todos os trabalhos acima são beneficentes e os valores arrecadados são revertidos as obras espíritas.

ALEX - Fale um pouco para nós, por favor, sobre a sua participação no programa “Jornal da Nova Era”, na Rádio Boa Nova.


IVAN - São momentos especiais onde podemos analisar os fatos do mundo sob a ótica espírita. Ajudamos com isso a romper certos preconceitos que ainda nos rondam como por exemplo quando falamos de política.

Ivan no 10º Encontro Amigos da Boa Nova, em abril de 2012
ALEX - E o ‘Projeto Gente no Bem’, onde se diz: Não espere por um Mundo melhor!

IVAN - O "Gente no Bem" é uma organização espontânea, idealizado e organizado por pessoas comuns, que não se conformam com a impunidade e com a indiferença das autoridades em relação às questões sociais mais urgentes.

O "Gente no Bem" é composto por cidadãos, que saem cedo para o trabalho, enfrentam todas as dificuldades do dia a dia de uma cidade complexa como a nossa, mas que não perderam a capacidade de indignar-se com a pobreza, com a injustiça, com a falta de perspectivas de milhões de pessoas.

Enfim, somos empresários, religiosos, estudantes e trabalhadores, donas de casa, aposentados – cidadãos comuns, pagadores dos pesados impostos a que somos submetidos -, que acreditam que a união, juntamente com a ação são o combustível que removerá os obstáculos para a construção do nosso ideal: uma cidade, um país livre das armadilhas da corrupção, mais acolhedor e amigável a todos nós.

O principal objetivo do “Gente no Bem” é formar agentes éticos e de caráter que assumam posições de liderança na sociedade para que alcancemos os objetivos de justiça e fraternidade tão necessárias para uma vida de qualidade.

“Gente no Bem” será um grande articulador de inúmeros núcleos de nossa sociedade para que sua voz de indignação seja ouvida e para que tenhamos força para combater tanta impunidade, tantos desmandos e injustiças. (Saiba mais em http://www.gentenobem.wordpress.com)/

ALEX - Há um curso básico de formação política neste projeto?

IVAN - Isso mesmo. O "Projeto Gente no Bem" frente a seu objetivo de formar agentes éticos e de caráter para assumir posições de liderança na sociedade desenvolve entre outras atividades cursos de formação política que tem por objetivos: a) ampliar a visão política de cidadãos e cidadãs; b) capacitar cidadãos e cidadãs para atuar politicamente na sociedade; c) Entender a relação política entre Sociedade e Estado.

ALEX - E eu vi um comentário de vosso autoria e o achei muito interessante, onde na qual gostaria que você comentasse á respeito conosco: “Nos Domingos, quando começa o “Fantástico”, da Rede Globo, muitos entram em sofrimento porque a segunda está prestes a chegar. E quando começa a segunda já sonhamos com a sexta...”


IVAN - Isso acontece quando anestesiamos nossos sentimentos por não querer enfrentar nossas dores, medos, angústias...Precisamos para de fugir de nós mesmos e de nossos conflitos interiores ou passamos a viver por viver em uma rotina destruidora. Tratamos bastante disso em nosso livro: "Não Desista de Você: um manual de superação (Carreira, Família e Vida Pessoal)."

ALEX - Há pouco você citou Anália Franco e sua rádio-novela. Eis aí uma trabalhora que não pode ser esquecida pela nova geração de espíritas. Por favor Ivan, fale algo á respeito dela para nós e sobre esta rádio novela.

IVAN - Desenvolvemos um lindo trabalho de dramaturgia visando incentivar o estudo aos espíritas de uma forma divertida e emocionante. Em um CD Duplo contamos a história de Anália Franco (1856-1919), espírita, professora, jornalista, e poetisa. Criou mais de 100 instituições de ensino voltadas ao atendimento de crianças carentes. Texto integral adaptado para rádio e CD da peça teatral de MARCELO MEDEIROS "ANÁLIA FRANCO - UM CANDEEIRO SOBRE O ALQUEIRE", vencedor de XXII prêmio jornalístico VLADIMIR HERZOG, de Anistia e Direitos Humanos na categoria Teatro, Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo, Cúria Metropolitana da Arquidiocese de São Paulo e Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB - São Paulo.

( Saiba mais: http://www.galeriaboanova.com.br/produto/detalhe/55-Analia-Franco-Um-Candeeiro-Sobre-o-Alqueire )

ALEX - O título de vossa palestra que encerrará o nosso 9º Encontro Espírita de Jacareí, no dia 17 de junho próximo, será “Recomeçar – Não desista de você”. Você poderia nos adiantar algo sobre o tema abordado?


Lançamento do livro de Ivan da Cunha
IVAN - Preparem-se para se emocionar e reforcem as caixas de lenço de papel, pois vamos trabalhar os sentimentos profundamente criando uma linda energia de esperança e fé. O trabalho que faremos será baseado em nosso livro: "Não Desista de Você: um manual de superação (Carreira, Família e Vida Pessoal). Vamos inclusive estar autografando a obra no dia do evento.

(Saiba mais em www.portalguiaescolas.com.br/interna.php?pag=loja&detalhes=201208 )

ALEX - Ivan, sabemos que teríamos muitos assuntos á conversar aqui, mas não quero tomar-lhe o seu precioso tempo. Estamos muito ansiosos em ouvi-lo em nosso encontro e agradeço-lhe por nos conceder esta entrevista. São suas as considerações finais.

IVAN - Agradeço imensamente a oportunidade e carinho de todos. Meus queridos, que Jesus, este amigo de todas as horas envolva carinhosamente a todos e gostaria de abraçar um a um individualmente no dia do evento. Muita paz.

Ivan da Cunha em palestra


Palestras

NESTA PÁGINA SERÃO POSTADAS AS PALESTRAS DE ALEX GUIMARÃES



Dia 13 de abril de 2012
Local: Nossa Casa Amor e Paz
Jd. das Indústrias, São José dos Campos-SP

SEMINÁRIO "Que Todos Sejam Um"

Alex Guimarães abordou de forma ecumênica este seminário com o subtítulo "Somos todos filhos do mesmo Deus", onde entre o público presente haviam católicos, protestantes, budistas, espíritas...E utilizando-se do nome de uma das encíclicas do Papa João Paulo II, "Que Todos Sejam UM", Alex explanou por quase 3 horas, e mesmo assim, não conseguiu devido ao tempo, mostrar alguns vídeos que desejava com trechos de filmes.

Pela falta de experiência no power point, Alex criou muitos slides e acabou extrapolando o tempo disponibilizado.
Este seminário foi realizado em 13 de abril de 2012, na "Nossa Casa - Amor e Paz", em São José dos Campos-SP, um local onde muitas mães de diversas religiões, em busca de notícias de seus filhos desencarnados, buscam uma consolação através das cartas psicografadas pela médium Tânia Fregonesi. Por este motivo, Alex procurou cuidadosamente falar ao público presente sem ferir seus conceitos religiosos.

Perdoe-nos a deficiência no áudio e na qualidade do vídeo, mas o que importa é o seu conteúdo.
E o video da 1ª Parte do Seminário está aqui apenas o seu link, para assistí-lo é só clicar sobre ele.
As outras 2 partes estão prontas para assistir. Ocorreu isso com a 1ª parte porque a Rede Globo exigiu os direitos autorais da imagem que utilizei no início da oratória, causando assim esse pequeno transtorno ao compartilhar o video da 1ª parte do seminário.

1ª PARTE do SEMINÁRIO

2ª PARTE do SEMINÁRIO


3ª PARTE do SEMINÁRIO



------------------------------------------------------------------------------------------------------------


28 de maio de 2012
Local: Centro Espírita Jesus de Nazaré
Jd. Bela Vista, São José dos Campos-SP

PALESTRA "Jerônimo Mendonça Ribeiro"

Alex Guimarães mostrou a biografia de Jerônimo Mendonça, o "Gigante Deitado", de uma forma bem resumida e apresentou arquivos de áudio e video ao público presente. Para quem conheceu Jerônimo, irá ao assistir este vídeo "matar" em partes a saudade deste vulto do Espiritismo. E para quem não o conheceu, vai ter uma noção de quão importante foi este espírito que encarnado em um corpo, que ficou imóvel por 30 anos, cego e sofrendo fortes dores, ainda fez tanto pelas pessoas, pelas crianças e pela doutrina.

A pressão de Jerônimo era 19 x 0, algo impossível clinicamente falando, mas os seus próprios médicos diziam: Jerônimo ter esta pressão arterial e ainda viver, é a prova de que realmente Deus existe.
Alex está organizando um livro sobre a vida de Jerônimo e conta com a colaboração de todos que estão lendo esta postagem neste momento. Se você tem algum depoimento á fazer sobre o Jerônimo, nem que seja de poucas linhas, ou que queira disponibilizar algum arquivo de áudio, video ou imagem para ser colocado no livro, é só entrar em contato com alexscguimaraes@bol.com.br
Ainda este ano (2012) Alex estará lançando uma outra obra sobre Jerônimo, que será um livro infantil, ilustrado e em braille com uma pequena biografia para crianças, pais e evangelizadores. O livro está em processo de arte na Solidum Editora, cujos direitos autorais serão todos cedidos ao Lar Espírita Pouso do Amanhecer - a creche fundada por Jerônimo em Ituiutaba-MG no ano de 1983.
Mais informações sobre Jerônimo Mendonça Ribeiro: Acesse www.alexscguimaraes.blogspot.com e digite a palavra 'jeronimo' no campo de busca.




------------------------------------------------------------------------------------------------------------



25 de agosto de 2012
Local: Centro Espírita Adolfo Bezerra de Menezes
Itapetininga-SP

PALESTRA "Um Encontro com Jerônimo Mendonça"