18 de julho de 2012

103 - ALEX entrevista OCEANO VIEIRA DE MELO

Ele é natural de Alagoas e reside na capital paulista.
É produtor de documentários e filmes humanistas e culturais.
Criou o selo Video Spirite e a Dvd Versátil.
O filme "E a Vida Continua..." que estréia em 18 de setembro tem a sua colaboração.
No final desta entrevista você poderá ver uma biografia mais detalhada de:
OCEANO VIEIRA de MELO, o nosso entrevistado de hoje.

* ENTREVISTA realizada em CAMPINAS-SP, no dia 21 de abril de 2012.
Na ocasião ocorria o lançamento de mais um dvd da Versátil e de Therezinha Oliveira, a coleção "Estudos Espíritas do Evangelho", no I Seminário "Gigantes do Espiritismo". E Alex Guimarães aproveitou a oportunidade para entrevistar Oceano Vieira de Melo.

O áudio da entrevista ficou um pouco deficiente devido á forte chuva que caía no local, mas todo o conteúdo da mesma se encontra abaixo escrito, principalmente para aqueles que são deficientes auditivos e não conseguem ouvir a entrevista.



ALEX – Olá Oceano, tudo bem?
OCEANO – Tudo bem Alex.
ALEX – Como você se iniciou na Doutrina Espírita?
OCEANO – Eu iniciei na Doutrina Espírita - vamos dizer assim – meu primeiro contato com a Doutrina Espírita foi com o “Pinga-Fogo” com o Chico Xavier na televisão em julho de 1971 ou em dezembro de 1971, eu não sei qual foi, em um desses dois “Pinga-Fogo” com o Chico.
Eu tinha na época 20 anos de idade, mas era um adolescente. Estava em um período muito difícil para o Brasil, para a minha juventude, para a minha geração, e logicamente não dei muita importância, mas eu lembro que foi a primeira vez que eu tive um contato com um espírita e felizmente com o maior deles que já reencarnou, e que foi o Chico Xavier.
Alex Guimarães e Oceano Vieira de Melo, Campinas-SP
ALEX – Você comentou agora sobre o Pinga-Fogo, como que surgiu o DVD da Versátil, o “Pinga-Fogo”?
OCEANO – Eu sabendo daquelas palavras respondidas pelo Chico, com aquela mansidão dele, aquela humildade, aquela “brasilidade” tão explícita... Aquilo lá me marcou muito. Então, eu queria com a criação da Versátil em 1999, disponibilizar aquele conteúdo extraordinário para as pessoas, para que as novas gerações tivessem acesso, vissem o que eu vi, sentissem o que eu senti ao assistir o Chico Xavier na televisão. Então, nós fomos atrás para tentar resgatar esse material. Era um material que estava prejudicado, nele não existia um responsável e depois descobrimos que algumas pessoas tinham algumas cópias, mas mal organizadas e com qualidade muito ruim. Eu sabia que poderia existir uma qualidade melhor e passamos á pesquisar. Essa pesquisa demorou aproximadamente 2 anos, até que nós descobrimos 2 “Pinga-Fogos” e veio a idéia de procurar o jornalista Saulo Gomes, porque foi ele que levou o Chico e convidou o Chico para ir ao “Pinga-Fogo”, convenceu a diretoria do programa, a diretoria da Tv Tupi – na época uma grande estação de televisão – o Saulo Gomes acolheu a minha idéia e eu fiz os extras com ele. Eu acabei trazendo ele mais para a exposição do DVD para poder explicar para as pessoas como é que foi o Pinga-Fogo. Ele está aí até hoje e para nossa satisfação ele é realmente um documento histórico do jornalismo brasileiro atestando quem é e como é o Espiritismo, e quem é o Francisco Cândido Xavier.
Estes são alguns dos muitos títulos da Video Spirite, veja todos em www.dvdversatil.com.br 


ALEX – E falando em dvd... A DVD Versátil, como é que ela surgiu? Como é a história do surgimento da DVD Versátil?
OCEANO – A idéia da DVD Versátil ela está baseada em produtos... Eu editava uma revista para o mercado de cinema e DVD. E me inquietava muito eu não ter acesso aos filmes educacionais, humanistas... E isso me inquietava! Então, nós fundamos a Versátil para distribuir esse tipo de filme e logicamente veio-me a idéia de criar um selo, o selo Video Spirite para divulgar a Doutrina Espírita, preservar a Doutrina Espírita no audiovisual. Então, essa é a idéia da DVD Versátil que trabalha com filmes de arte, humanistas, educacionais e a DVD Video Spirite que divulga a Doutrina Espírita ou alguma coisa que esteja junto de nós espíritas.
ALEX – E hoje aqui no Seminário (I Seminário Gigantes do Espiritismo, em Campinas, 21 de abril de 2012) estamos fazendo o lançamento do “Estudos Espíritas do Evangelho”, da Therezinha Oliveira. Fale um pouco para nós sobre este DVD.
Therezinha autografando seu dvd no lançamento em Campinas
OCEANO – São aulas gravadas aqui no Allan Kardec (Centro Espírita) de Campinas pela equipe de voluntários quando Therezinha Oliveira ministra os cursos sobre o Evangelho, que são 34 horas de aulas e que nós conseguimos colocar em 12 dvd’s. E esses dvd’s são industrializados, são feitos com o mesmo carinho que a gente emprega nos dvd’s da Versátil, esse tipo de conteúdo são todos fabricados, não são copiados, enfim... É uma dedicação realmente com muito carinho e esses dvd’s são aprendizados. Eu considero a Therezinha como talvez, uma das 3 melhores educadoras do Espiritismo no século XX e agora XXI.
ALEX – Você há pouco falou sobre filmes e agora em agosto tem “E a Vida Continua”. O que mais vem por aí além de “E a Vida Continua”?
OCEANO – Olha, eu não sei o que vem por aí. Eu sei que nós fizemos o “E a Vida Continua” - na realidade, eu sou apenas um dos produtores – nós pegamos essa missão da FEB (Federação Espírita Brasileira) e o filme irá para os cinemas em agosto, vão ser exibidas em 60 salas de cinema, a direção é do Paulo Figueiredo, o roteiro também foi ele quem adaptou do livro “E a Vida Continua...” de Chico Xavier, quer dizer, mais uma obra de André Luiz que vai para as telas de cinema.
O que vem por aí eu confesso pra você que não posso adiantar ainda porque ele está sendo negociado e eu estou iniciando a participação, não sei se provavelmente eu vou me ausentar desta participação. Não estou querendo interromper meu trabalho de documentarista para produzir filmes de ficção ou filmes baseados em obras literárias, não é a “minha praia”, “minha praia” é documentário, é isso que eu faço com amor, graças á Deus eu faço com satisfação e um pouco de conhecimento que eu adquiri nestes 35 anos de Doutrina Espírita. Mas o “E a Vida Continua” será um sucesso tanto quanto o “Chico Xavier”. (Abaixo: video em que Oceano apresenta o trailler do filme)



ALEX – Para encerrarmos, eu gostaria de agradecer a sua atenção e o seu carinho. E eu gostaria que você deixasse alguma mensagem aos nossos leitores á respeito de nosso seminário “Gigantes do Espiritismo”.
OCEANO – Eu acho que é uma boa iniciativa Alex, porque é uma forma de recohecimento daqueles nomes que sustentaram a Doutrina Espírita no século XX e que divulgaram, seja através de seus esclarecimentos, ou seja através de sua presença física, ou seja através de sua sensibilidade mediúnica. As pessoas que estão sendo lembradas aqui são pessoas de realmente amplo conhecimento de Doutrina Espírita. E espero que continuem com este tipo de abordagem para que nos próximos anos tenham nomes gigantes realmente, como devem ser tratados aqueles que no final do século XIX e início do século XX, trouxeram e entregaram para nós a bandeira do Espiritismo como hoje está o Espiritismo. Essas pessoas enfrentaram muitas dificuldades, preconceitos... Nós temos até 2 mártires do Espiritismo no Brasil, temos conhecimentos de mártir espírita na Tchecoslováquia, hoje República Tcheca. E aqui no Brasil pessoas que não abriram mão do seu ideal por trocas políticas, por conchavos com outras religiões, não abriram mão de seu ideal espírita e poucas pessoas sabem desses personagens tão importantes que nos fortalecem na nossa fé.



ESTRÉIA nos CINEMAS em 18 de SETEMBRO




Fonte: http://www.terra.com.br/cinema/noticias/2002/05/24/003.htm

Distribuidora Versátil prepara-se para lançar apenas DVDs
Sexta, 24 de maio de 2002, 13h25

O empresário Oceano Vieira de Melo jura que nunca freqüentou o banco de uma escola. Mesmo assim, sabe ler e a escrever, fala fluentemente quatro idiomas - inglês, francês, italiano e espanhol - e se tornou jornalista e editor. Tudo por causa de uma paixão sem limites que desenvolveu pelo cinema. Ele chegou a assistir a oito edições seguidas do Festival de Cannes e muitas outras de Berlim, Veneza e outros dos maiores eventos de cinema do mundo. Nascido em Carneiros, a 270 quilômetros de Maceió, Alagoas, há 51 anos, Melo conta que aprendeu a ler nas páginas da Gazeta de Alagoas - da família do ex-presidente Fernando Collor -, O Cruzeiro e Manchete porque queria compreender as legendas dos filmes.

Melo teve uma infância bem parecida com a de milhares de meninos de todo o mundo apaixonados por cinema, como o garoto retratado no filme Cinema Paradiso (1989), do diretor italiano Giuseppe Tornatore. Sem dinheiro para pagar a entrada, ele acertou com seu Quindinho, dono do Alvorada, único cinema da cidade, que venderia balas antes das sessões. Naquela época, a sala exibia um filme diferente por dia. A exceção acontecia quando apareciam os épicos bíblicos que ocupavam os horários do sábado e do domingo. Aos poucos, os dois se tornaram amigos e Melo passou a acompanhar o exibidor nas longas viagens semanais de caminhonete até Maceió, onde alugavam as fitas. Depois, virou operador dos projetores. O garoto que brincava de projetar celulóide na parede de casa com uma lanterna cresceu e a sobrevivência o afastou do Alvorada. Mas não do cinema.
Em 1983, quando era vendedor de eletroeletrônicos das lojas Sears, Oceano Melo acompanhou maravilhado a chegada do videocassete ao Brasil. Criou, então, o Jornal do Vídeo, uma publicação sem venda em banca, dirigida somente às distribuidoras e videolocadoras. Foi um sucesso imediato que ele atribui ao conhecimento sobre filmes que procurava imprimir na escolha das pautas e confecção das matérias. Dezoito anos depois, o jornal virou revista. Há dois anos, Melo lançou dois novos títulos - DVD Videobusiness e DVD Screen - e se prepara para colocar nas bancas a partir do dia 1º de junho uma coleção de 45 títulos de grandes diretores do cinema mundial. O primeiro será Ontem, Hoje e Amanhã (Ieri, Oggi, Domani, 1963), do diretor Vittorio De Sica, com Sophia Loren e Marcello Mastroianni.

A revista, porém, é apenas uma pequena parte de um negócio iniciado há dois anos que promete encantar os cinéfilos que curtem os grandes diretores de todos os tempos, principalmente aqueles do velho continente. Melo criou a Distribuidora Versátil em 1999 e já lançou exatos 70 títulos em DVD - alguns em VHS - entre filmes brasileiros e de novos e consagrados mestres europeus, além de concertos e shows de jazz, documentários e infantis. Entre outros, destacam-se a filmografia completa de Arnaldo Jabor, a trilogia de Krzysztof Kieslowski, Orfeu Negro, de Marcel Camus, vencedor do Oscar de filme estrangeiro e Palma de Ouro de Cannes em 1959. Lançou também Aviso aos Navegantes (1951), de Watson Macedo, a primeira chanchada da Atlântida reproduzida para o formato de DVD.

Esta semana, Oceano Melo inicia o projeto mais ambicioso de sua empresa: a coleção do diretor italiano Federico Fellini, que tem cinco títulos programados até o final do ano: A Doce Vida, A Estrada, Ginger e Fred e Ensaio de Orquestra. A série começa com Noites de Cabíria, que deu ao diretor o Oscar de Filme Estrangeiro em 1957. E tem muito mais. A Versátil inicia junto com Fellini outras quatro coleções. A Série Mestres do Cinema Mundial já tem definidos os filmes Antes da Revolução, de Bernardo Bertolucci; A Noite e Identificação de uma Mulher, de Michelangelo Antonioni; Z, de Costa-Gavras; A Balada de Narayama, de Shohei Imamura; O Boulevard do Crime, de Marcel Carné; Crônica do Amor Louco, de Marco Ferreri; Negócios à Parte, de Claude Chabrol; Belíssima e Rocco e seus Irmãos, de Luchino Visconti; e A Fonte da Donzela, de Ingmar Bergman.
A Coleção Irmãos Taviani trará Pai Patrão, A Noite de São Lourenço, Noites com Sol, Bom Dia, Babilônia, Afinidades Eletivas, San Michel e Aconteceu na Primavera. A Série Novos Realizadores terá diretores de toda a Europa e do Irã. Os primeiros programados são A Camareira do Titanic, de Bigas Luna, Lucie Aubrac, de Claude Berri; Tempo Redescoberto, de Raoul Ruiz; Place Vendôme, de Nicole Garcia; Aprile, de Nanni Moretti; Os Canastrões, de Patrice Leconte; Gabbeh, de Mohsen Makhmalbaf; O Balão Branco, de Jafar Panahi; Violência Gratuita, de Michael Haneke; e Alice & Martin, de André Téchiné. Três títulos dessa coleção estão indo para as lojas este mês: Maus Hábitos, de Pedro Almodóvar; O Doce Amanhã, de Atom Egoyan; Kolya - Uma Lição de Amor, de Jan Sverák.

O cinema nacional terá espaço na Série Mestres do Cinema Brasileiro. O título de estréia sai esta semana, com a "edição definitiva" de Um Copo de Cólera, de Aluizio Abranches. Os próximos serão Ópera do Malandro, de Ruy Guerra; Outras Histórias, de Pedro Bial; e Até que a Vida nos Separe, de José Zaragoza.

A decisão da Versátil de produzir apenas DVD a partir deste ano está relacionada às rápidas mudanças pelas quais o mercado vem passando nos dois últimos anos. A venda de aparelhos de DVD cresceu 300% no ano passado e a previsão para este ano fica entre 150% e 250%. O acúmulo de aparelhos comercializados passa de 1,1 milhão em 18 meses, desde que começaram a ser fabricados no Brasil, em 1999, enquanto o videocassete levou 4,5 anos para alcançar esta marca. Hoje, a venda direta ao consumidor de VHS é de apenas 10% e se sustenta principalmente graças aos filmes infantis. Só interessa às distribuidoras a venda para locação, dirigida a pessoa jurídica (videolocadora), que paga entre R$ 80 e R$ 90 por cópia. O DVD, por outro lado, traz uma série de apelos que têm estimulado o hábito da compra direta e de coleções, por causa do espaço menor que ocupa e da possibilidade ilimitada de informações adicionais.

A edição de colecionador de Noites de Cabíria é um exemplo disso. O DVD traz a versão restaurada e com cenas inéditas do filme, mais um disco extra com o documentário Fellini, um Auto-Retrato, produzido pela RAI, da Itália, e só exibido em São Paulo na Mostra Internacional de Cinema. E ainda inclui desenhos do diretor, filmografia ilustrada, 200 fotos, homenagens, dicionário felliniano, biografias, prêmios, críticas da época e um depoimento de Giulietta Masina sobre o marido Federico Fellini. Todos esses adicionais fazem do DVD brasileiro único no mundo, já que todo o material foi pacientemente garimpado e reunido pela Versátil. Segundo Fernando Brito, diretor de promoção da empresa, este será um dos diferenciais da distribuidora, que pretende suprir o mercado de cinema de arte em DVD para colecionadores.

Oceano Melo conta com certo orgulho que foi o primeiro a anunciar no Brasil o surgimento do DVD, em 1995, quando tomou conhecimento da novidade durante uma feira de tecnologia em Los Angeles. Em seguida, criou uma coluna no "Jornal do Vídeo" chamada "DVD News", em que passou a acompanhar a chegada dos primeiros aparelhos e filmes ao mercado. Finalmente, em março de 1997, pagou US$ 700 pelo primeiro modelo americano a chegar às lojas. Na bagagem, trouxe também uma cópia do filme Batman, de Tim Burton, o primeiro filme a sair em DVD. Além de ser um produto colecionável, Melo destaca como atrativos a reconhecida superior qualidade de áudio e imagem. Ao mesmo tempo, o baixo custo e a rapidez de reprodução têm feito com que muitos filmes nunca antes lançados em VHS saiam agora em sistema digital.

A Versátil aposta principalmente na revitalização pela qual o cinema vem passando nos últimos cinco anos nas grandes cidades brasileiras. A ameaça dos canais de filmes da TV paga deixou de ser o bicho-papão contra o cinema e as locadoras não mais encaram o DVD como inimigo. Ao mesmo tempo, a chegada do formato americano das salas multiplex está levando mais pessoas aos cinemas. Brito cita como exemplo a região da avenida Paulista, em São Paulo, onde 90% dos cinemas exibem somente clássicos e filmes considerados menos comerciais. Daí o crescimento dos circuitos e distribuidoras Unibanco, Estação Botafogo, Pandora e Mostra Internacional de São Paulo.

A distribuição continua a ser o principal desafio da empresa de Oceano Melo. Ele conta uma série de episódios em que tentou oferecer DVDs para grandes redes de magazines e supermercados, mas encontrou resistência porque as pessoas responsáveis pelas compras não conhecem os filmes e seu potencial entre o público cinéfilo. "Fico triste quando um desses gerentes me pergunta o que é ‘Cinema Paradiso’." Até mesmo nas grandes livrarias ele tem enfrentado desinteresse por seus títulos. Pedem duas ou três cópias e quando acabam não repetem o pedido. "Não entendo por que muitas redes de lojas não têm pessoas preparadas para fazer as compras e tratam filmes como se fossem batata ou detergente."

Mesmo assim, o empresário garante que tem fôlego para apostar no DVD. "Não concorro com ninguém, meu público é mais intelectual, são pessoas que têm um sentimento diferente em relação ao cinema." Ele ressalta que seu público é elitizado. "Não se trata, claro, de elite financeira, mas intelectual, que está em todas as classes sociais, são pessoas que amam cinema."

Invest News / Gazeta Mercantil / Site Terra



-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Áudio e Vídeo da palestra "Registros Históricos do Espiritismo"
com Oceano Vieira de Melo - (Total 47min 54seg)



Arquivo de áudio em MP3 – para ouvir no site ou fazer download

http://www.4shared.com/mp3/99KK-rHh/109_-_Palestra_Esprita_-_Espir.html



Arquivo de vídeo – para assistir no site ou fazer download

http://www.youtube.com/watch?v=2FCm82fW7m8



Marcelo Orsini, entrevistador do Espiritismo BH, recebeu o documentarista Oceano Vieira de Melo que falou sobre seu esforço na construção de um acervo de som e imagem sobre o desenvolvimento do Espiritismo no Brasil, que inclui registros históricos de grande relevância para os espíritas.


Oceano Vieira de Melo (Carneiros-AL, 1951), é pesquisador da mediunidade, de assuntos científicos e religiosos. Especialista na obra de Chico Xavier e Allan Kardec. Empresário, jornalista, e produtor cultural, produz e dirige filmes biográficos de longa-metragem sobre educadores e médiuns. Fundou a Versátil Home Vídeo em 1999 (criou o selo Vídeo Spirite - em Latim: eu vejo espírito), que já produziu e lançou mais de 500 títulos com temas humanistas, biográficos e clássicos de grandes cineastas brasileiros e europeus.


O Projeto Espiritismo BH (www.espiritismobh.net) tem como objetivo é divulgar a Doutrina Espírita pela Internet, utilizando recursos em vídeo, áudio e texto. Não está vinculado a uma instituição ou casa espírita em particular e não possui fins lucrativos. Apresenta um trabalho compromissado com a causa cristã, isento de personalismos e de idéias estranhas à Doutrina dos Espíritos, codificada por Allan Kardec.

O Programa Palestra Espírita tem como propósito divulgar a Doutrina Espírita através de arquivos de vídeo de palestras postados no YouTube (www.youtube.com) e os arquivos de áudio da mesma palestra postados no 4Shared (www.4shared.com). Não há interesse financeiro algum ou vantagem material de qualquer natureza nesse trabalho, que é voluntário e abnegado. Espírita que assim possa dizer-se com dignidade, não explora o Espiritismo como negócio e nem faz dele um meio de vida ou fonte de renda.

Pedidos de informações, perguntas, sugestões, esclarecimentos, etc., inclusive pedido de instruções para fazer download dos arquivos e gravação das palestras em CD ou DVD, podem ser encaminhados para o endereço de email palestra.espirita@gmail.com

5 de julho de 2012

102 - ALEX entrevista LUIZ RICARDO GEDDO

Ele nasceu em São Paulo, em 1956.
Ele é economista e tornou-se ufologista.
Apresenta o programa “Fenômeno UFO: Uma Janela para os Cosmos” na Rádio Boa Nova.
Apresenta também um programa com o mesmo nome pela Tv Mundo Maior.
O apresentador e nosso entrevistado recebe fotos com negativo para análise.
Ele pesquisa os fenômenos UFO's há mais de 35 anos.
O nosso entrevistado é o pesquisador LUIZ RICARDO GEDDO.

ALEX - Luiz, como você se iniciou na Doutrina Espírita?


GEDDO - Através da ufologia, quando eu comecei a me deparar com casos de contato ou abdução por parte de extraterrestres e que envolviam reencarnação.

ALEX - E na Ufologia?


GEDDO - Através do avistamentos de ovnis no início da década de 1960 .

ALEX - Para quem não sabe, o Luiz teve estes avistamentos juntamente com sua avó no bairro de Santana, na capital paulista e ali ele presenciou materializações e desmaterializações de uma nave de forma cilíndrica. E depois de procurar respostas com alguns professores de ciências e não encontrar, ele as descobriu em um livro de seu avô chamado “Os Discos Voadores”. Apartir daí começaram suas pesquisas. E agora lhe pergunto Luiz: Como fazer esta junção de Espiritismo e Ufologia? Ou seja, a Ufologia á Luz do Espiritismo.

GEDDO - Utilizando-se de questões de "O Livro dos Espíritos", da "Gênese", de "O Evangelho Segundo o Espiritismo" e de obras específicas como "Urantia" de Camille Flamarion, "Os Exilados de Capela" de Edgar Armond,e "A Vida no Planeta Marte" e "Os Discos Voadores" de Ramatis. E conjuntamente fazendo-se um análise comparativa com casuística ufológica a nível global.

ALEX - Fale um pouco para nós sobre o seu programa na Rádio Boa Nova e sobre o seu programa de TV na Mundo Maior, por favor.


GEDDO - O Programa "Fenômeno UFO" que vai ao ar tanto pela Rede Boa Nova de Rádio como pela Rede Mundo Maior de TV, tem como objetivo a divulgação do conhecimento e da pesquisa ufológica, além de outros assuntos como Astronomia, Astrofísica, Exobiologia, Arqueologia, Parapsicologia e da Doutrina Espírita .

ALEX - Você recebe fotos com negativos para análise de fenômenos Ufo. Comente algo á respeito para nós, por favor.


GEDDO - Um dos serviços prestados pelo Programa Fenômeno Ufo é a análise de fotos de OVNIS. Em alguns casos as fotos se mostram autênticas, e isto vem a corroborar que o nosso planeta é visitado por veículos oriundos de outros mundos.

ALEX - Quão importante é o nosso Brasil com relação aos outros países, tanto nos fenômenos, quanto na Ufologia em geral?


GEDDO - Talvez alguns de seus leitores desconheçam mas o Brasil é o segundo país no mundo em número de avistamentos, e a casuística brasileira se encontra entre as mais importantes do mundo e entre elas eu cito a "Operação Prato", a "Noite Oficial dos OVNIS de 1986" e o "Caso Varginha".

ALEX - E aqueles agroglifos que surgiram em Santa Catarina? Poderia nos comentar algo á respeito?


GEDDO - Os agroglifos surgidos em Santa Catarina, pelo menos alguns deles, foram dados como autênticos. Os verdadeiros apresentam certas características interessantes, os caules das plantas dobram sem quebrar-se ao que parece pelo calor gerado por radiação de microondas,e o vegetal continua crescendo deste modo. Em alguns casos as plantas no interior do desenho crescem mais do que as que estão do lado de fora e em muitos casos as sementes também são afetadas. No local onde está o agroglifo não são encontradas nem pegadas, ou marcas de veículos, e em alguns casos permanece no local um tipo de energia residual que afeta equipamentos como câmeras fotográficas e filmadoras, impedindo o seu funcionamento. Algumas pessoas que adentraram nesses desenhos alegaram também ter sofrido os efeitos desta energia residual sentindo vertigens ou sensação de desdobramento.Sua aparente função seria de nos chamar a atenção para a presença em nosso mundo de uma inteligencia superior. Tais desenhos também poderiam atuar de modo subliminar, ou seja em nosso inconsciente.

ALEX - E sobre os nossos “próximos” mais distantes como você mesmo comenta, o que dizer sobre eles?


GEDDO - Nessa questão eu acredito que você esteja se referindo às várias raças que nos visitam.

ALEX - Isso mesmo (risos).


Hélder Bastos, Luiz Ricardo Geddo e Alex Guimarães
 GEDDO - Não haveria espaço aqui para um estudo aprofundado da tipologia dos seres que aqui vem, mas eu vou fazer um breve resumo de suas caraacterísticas : A forma básica predominante é a humanoide (cabeça , tronco e membros), a estatura varia de 80cm a 3,50m, e na aparência geral alguns são extremamentes similares aos seres humanos. O modo de comunicar-se varia podendo ser através de fala , telepatia (modo predominante) ou através de um aparelho tradutor. O comportameto varia do amistoso, passando pelo evasivo e alguns casos chegando a ser agressivo. O progresso espiritual e tecnológico também varia. Alguns já não possuem um corpo denso, são seres de luz.

ALEX - Excelente! “Há muitas moradas na casa de meu Pai”?


GEDDO - Sem sombra de dúvida, até o momento foram descobertos mais de 700 exoplanetas e o número não para de crescer. Por enquanto, os planetas descobertos ainda não estão em uma posição que favoreça o surgimento de uma vida similar à nossa mas com o constante avanço da astronomia e de seus equipamentos, é só uma questão de tempo, afinal como disse Karl Sagan evidência de falta não significa falta de evidência.

ALEX - E o tal planeta Chupão, o que dizer sobre este assunto?

GEDDO - Como sabiamente disse Kardec, Espiritismo é: Ciência , Filosofia e Religião e disse mais, quando houver discrepância entre a informaçâo mediúnica e a ciência fique com a ciência. Um planeta com as dimensões que é atribuída ao Planeta Chupão ou Nibiru possuíria um campo gravitacional que causaria perturbações nos demais planetas do sistema solar, ou na nuvem de Ort ou no cinturão de Kuiper, dois cinturões de destroços existentes em nosso sistema solar que seriam perceptíveis pela nossa astronomia, e isto até agora não ocorreu, além disso um possível planeta que iria passar próximo de nossa Terra no final de 2012 já seria visível a olho nu e até agora nenhum astrônomo o viu.

ALEX - Antes de finalizarmos, o que dizer aqueles leitores que teem medo de que o nosso mundo possa ser atacado por extraterrestres, ou por meteoros...


GEDDO - Nunca houve alguma evidência de que uma civilização extraterrestre pretendesse nos atacar ou invadir, exceto em algumas produções holliwoodianas. Já o perigo de meteoros, asteróides...é real, nosso planeta possui diversas cicatrizes destes encontros, e cabe a nós desenvolvermos sistemas de alerta antecipado e medidas de defeza eficazes.

ALEX - Luiz, gostaria muito de fazer-lhe mais perguntas, mas seria um indelicadeza de minha parte (risos). Quero apenas agradecer-lhe pela entrevista e pedir-lhe que nos deixe uma mensagem sobre Ufologia, e como já dissemos, á luz do Espiritismo.


GEDDO - A Ufologia para nós pode ser um exemplo de esperança, ou seja nos mostra que com o avanço ético, moral e espiritual, poderemos nos tornar uma civilização pacífica, avançada e co-participarmos da grande obra divina que é a criação.

ALEX - Que Jesus lhe abençoe sempre neste trabalho maravilhoso que exerce. São suas as considerações finais.


GEDDO - Eu queria lhe agradecer pela oportunidade, e lhe desejar pleno sucesso em seu trabalho.