29 de junho de 2011

58 - ALEX entrevista FERNANDA FRANÇA e ENDERSON RAFAEL

Para finalizar o circuito de entrevistas á quatro dos cinco escritores do "Novas Letras", vamos fazer nossa primeira entrevista em dupla. Iremos entrevistar dois escritores ao mesmo tempo, a Fernanda França e o Enderson Rafael. A primeira é paulistana, jornalista, escritora e apaixonada por viagens de mochilão. Trabalhou por 12 anos como repórter em rádio, sites, revistas e jornais. É pós-graduada em Comunicação Jornalística pela Cásper Líbero e possui cursos de especialização pelo Knight Center for Journalism in the Americas, da Universidade do Texas. Já o segundo, é de Florianópolis e formou-se em Comunicação Social pela ESPM-Rio. Foi redator publicitário e hoje é comissário de voo. Terminou seu primeiro livro aos 19 anos e não parou mais : já são 2 romances, 2 roteiros de longa e 2 ensaios escritos.

ALEX - Conheci na Bienal a Tammy Luciano, a Leila Rego, o Enderson Rafael que está aqui conosco e você, mas vocês do Projeto Novas Letras são em quantos mais?

FERNANDA - Somos em cinco autores : Enderson Rafael, Leila Rego, Tammy Luciano, Patricia Barboza e eu.

4 autores que estiveram na Bienal
 ALEX - O que vem a ser o Projeto Novas Letras?



ENDERSON - O Novas Letras é um grupo de jovens autores brasileiros que percebeu que podemos muito mais juntos do que isolados. O Brasil é extremamente carente de literatura nacional, e dentre as grandes editoras e livrarias, o espaço dedicado ao que vem de fora é muito maior do que à prata da casa. Juntos, conseguimos parcerias importantes e com estes parceiros estamos levando o autor para perto do leitor, e com isso, entrando num ciclo de renovação da imagem da literatura nacional necessário, não só para que se leia mais autores brasileiros, mas para que se publiquem mais autores brasileiros também.

ALEX - E você Fernanda, como foi pra você estar no 'Programa Mulheres' podendo falar sobre "Nove Minutos com Blanda?"


FERNANDA - Na verdade eu estive no 'Programa Mulher.Com' e gostei muito! Tanto lá quanto no 'Programa TPM' fui muito bem recebida e adoro falar sobre a importância da leitura na mídia, além de apresentar o meu trabalho.
Fernanda com seu livro

ALEX - Enderson, como é ser escritor e comissário de voo ao mesmo tempo?

ENDERSON - Sou extremamente grato à profissão de aeronauta pois foi ela que me deu o tempo que eu precisava para voltar a me dedicar à escrita. Como minha formação anterior era diretamente ligada a isso (eu era redator publicitário), acaba que não sobrava energia para me dedicar à literatura, e fiquei alguns anos sem escrever meus livros, artigos e roteiros. Outro bônus inesperado é a mobilidade que a aviação nos traz, e graças à ela hoje sou muito mais íntimo do mundo todo, e me sinto à vontade em pelo menos 70 cidades de 15 países em 3 continentes. Isso me dá uma bagagem incrível para escrever meus livros, e meu próximo romance, "Três Céus", é o auge destas possibilidades, com cenas em dezenas de cidades. Porém, a profissão é bastante puxada, e é normal trabalharmos 12 horas por dia (dependendo do tipo de tripulação e voo, até mais de 20h seguidas), e passamos muito pouco tempo em casa e com a família, e como trabalhamos por escala, não temos feriados, na verdade, como as pessoas viajam mais nos feriados, trabalhamos mais ainda neles. O fato de nossa alimentação e nosso sono, principalmente, ficarem bastante prejudicados é algo que acaba influenciando negativamente em toda a nossa vida, principalmente na saúde, e claro, na disposição para escrever e divulgar os livros. Mas conciliar uma escala puxada com a escrita e eventos do Novas Letras é um desafio sem volta, tenho muito leitores maravilhosos e não posso deixá-los na mão, por isso depois do "Todas as estrelas do céu" e de "Três Céus" vem mais um romance aí.

ALEX - Fale um pouco para nós sobre suas viagens de mochilão e no que elas resultaram Fernanda?


FERNANDA - Eu adoro viajar de mochilão (risos). E essas viagens, em princípio, eram apenas lazer. Até os amigos começarem a comentar sobre as viagens e eu receber recadinhos pelo site. Percebi que seria legal ter uma personagem mochileira para viver essas aventuras. Foi assim que nasceu a Melissa, personagem do meu próximo livro, já pronto, mas ainda inédito. Então as viagens para Uruguai e Estados Unidos estarão nesse livro e um próximo, que se passa na Europa, já está a caminho.

Maurício de Souza com Fernanda
ALEX - Então vamos aguardar! E o Enderson, aos 19 anos você terminou seu primeiro livro e depois disso você não mais parou. O que você fez mais depois disso e comente um pouco sobre seus 2 roteiros de longa.



ENDERSON - Tenho seis obras prontas, das quais quatro inéditas, e estou escrevendo a sétima. Depois de "Todas as estrelas do céu", escrito em 1999 e publicado só em 2010, escrevi dois roteiros de comédia romântica, "Geribá" e "Mil Mares", mas nenhuma produtora se interessou por eles na época. Voltei aos livros e em 2003 escrevi "Propaganda e Marketing para vestibulandos, calouros, curiosos e simpatizantes", publicado 3 anos depois pelas Editora Novas Ideias com o apoio da ESPM, e é uma bem-humorada referência para quem pretende estudar e trabalhar na área. Com a publicação do meu primeiro livro, voltei a me dedicar ao "Todas" e a escrever mais livros. "Três Céus" foi escrito entre 2007 e 2009, e "O bom ateu", um ensaio sobre nossa importância na construção de um mundo melhor, foi escrito entre 2007 e 2008, num intervalo da escrita do meu segundo romance . Meus esforços agora são para que o "Três Céus", tão cobrado pelos meus queridos leitores, chegue logo às livrarias.

ALEX - E a Fernanda que estudou Jornalismo no Texas (EUA) e fez Pós-Graduação em Comunicação na Cásper Libero . Como pode uma mocinha, sei que você adora isso (risos), ter feito tudo isto?

FERNANDA - (Risos) Eu entrei cedo na faculdade, tinha 17 anos. Estudei Jornalismo e depois fiz alguns cursos, como a Pós-Graduação na Cásper Líbero. Embora tenha morado nos Estados Unidos em 2004, o curso na Universidade de Austin, Texas, não foi presencial, mas pela internet. Na verdade, fiz dois cursos lá, de atualização no jornalismo. Adoro estudar e estar sempre aprendendo coisas novas.

ALEX - Apesar de termos autores bons aqui em nosso país, você acha que os brasileiros leem pouco?

Livros dos 4 autores
ENDERSON -  Não só acho, tenho certeza e lamento muito, mas é a realidade. A Argentina, com uma população menor que o estado de São Paulo, tem um mercado literário maior que o nosso. O Brasil ainda caminha lentamente no amadurecimento e profissionalização do setor, e isso é reflexo em boa parte da educação deficiente em nosso país.  Infelizmente, sucessivos governos não têm feito  a lição de casa com o devido afinco, e com um público estimado em pouco mais de 30 milhões de leitores regulares, que correspondem a pouco mais de 1/7 da população total, e que compram 1 livro á cada 3 meses, estamos longe do ideal.  Com mais leitores, teríamos mais livrarias, mais autores bons e o mercado seria mais equilibrado do que é. É para isso que o Novas Estrelas trabalha, e iniciativas como a da Bienal de São José dos Campos são fundamentais neste processo.

ALEX - Fernanda, você já leu algum livro espirita de Chico Xavier ou de outro autor qualquer?



FERNANDA - Sim, e admiro muito o trabalho do Chico Xavier.

ALEX - E você Enderson?
 
ENDERSON - Já li e estudei longos trechos do Livro dos Espiritos, de Allan Kardec e li o interessante "Os Exilados de Capella", de Edgard Armond...
 
ALEX - ...O Edgard nasceu aqui na região!
 
ENDERSON - E a  título de estudo do tema, também li um livro sobre Espiritismo, o "Por detrás do véu de Ísis", de Marcel Souto Maior.
 
ALEX - Que legal Enderson. E sempre faço uma pergunta aos entrevistados, em que na qual também farei á vocês dois : O que é Deus?
 
ENDERSON - Fui criado no Kardecismo por minha mãe, meu pai nunca teve religião, mas foi a pessoa mais sensata e caridosa que conheci...

ALEX - Isso vem de encontro com o que Chico Xavier disse certa vez acerca da frase de Kardec "Fora da caridade não há salvação"; ele falou que se Kardec houvesse dito "Fora da religião não há salvação", ele não seria espirita, pois há tantos "sem religião" por aí que são muito mais caridosos que os ditos cristãos, não é?

ENDERSON - Estudei em colégios laicos e adventistas, mas principalmente em católicos. Tudo isso me fez entender muito de muitas religiões e mais tarde, buscar ainda mais sobre outras com as quais não tive tanto contato, como o Islã e o Judaísmo. Porém, minha grande paixão desde pequeno foi a Ciência. Por tudo que estudei sobre este temafascinante, já sou, desde meus tempos de faculdade, ateu. Portanto, Deus para mim é uma hipótese, e ao meu ver, bastante improvável. Acho que Deus é sim um assunto que deve ser tratado cientificamente, e a Doutrina Espirita é das mais flexivéis neste quesito, e creio que nisto está sua força. Hoje em dia, meu trabalho é levar com segurança meus passageiros até as pessoas e lugares que amam, numa máquina de toneladas que voa a 900km/h e 12 mil metros do chão, é natural que eu não só confie, mas preze pelo engenho humano. Vivemos numa sociedade tecnológica, e abrir  mão de nosso feitos e responsabilidades enquanto espécie é algo leviano e arriscado. Independente da crença de cada um, temos que respeitar o próximo e aprender a viver em coletividade, algo que o brasileiro, tão ávido por levar vantagem em tudo, ainda têm imensa dificuldade de assimilar.

ALEX - Nesta resposta, você mostrou que mesmo se declarando ateu, possui uma simpatia pela nossa Doutrina, enquanto há tantos irmãos cristãos de outras religiões que tanto nos atacam ou manifestam seu preconceito para conosco, pois hoje em dia, apesar de os espiritas serem mais aceitos do que há anos atrás, ainda existe este preconceito religioso. Obrigado pela transparência na entrevista e por confiar em nosso blog.

ENDERSON - Espero não tê-lo assustado com minha resposta e principalmente por ela ter sido grande, mas é que religião é um assunto espinhoso, e falar pouco pode ser tão nocivo quanto falar muito, numa sociedade ainda bastante preconceituosa como a nossa.
Caro Alex, seu apoio ao projeto e á literatura é fundamental para que possamos construir um país melhor, um mundo melhor. São José dos Campos está de parabéns pela Bienal belamente organizada, e foi uma honra para o Novas Letras participar do evento! Nosso país pode ser a sétima economia do mundo, mas quase todo o nosso povo tem uma qualidade de vida de nível baixíssimo, com saúde péssima e violência inaceitável, mesmo para padrões africanos. E o remédio para esta situação lamentável é a Educação. E neste contexto, a literatura, vanguarda de valiosa palavra escrita, é fundamental para construirmos o país que queremos e merecemos. Obrigado pelo seu apoio nesta empreitada!

ALEX - E o que é Deus pra você Fernanda?

FERNANDA - Sou uma pessoa de muita fé. Deus, para mim, é base. É amor.

ALEX - Também quero agradecer pela entrevista á este humilde blogueiro que sem entender nada de jornalismo e comunicação, tenta entrevistar os outros (risos). Agradeço por terem aceitado o convite de um blog espirita que quer divulgar o trabalho de vocês.

FERNANDA - Eu quem agradeço pelo carinho Alex! Muito obrigada! E convido todos os leitores do blog a conhecerem um pouco mais do meu trabalho na internet. Um grande abraço a todos e alegrias, muitas alegrias!!!

Site: www.fernandafranca.com.br
Blog: www.fernandafranca.com.br/blog
Twitter: www.twitter.com/fernandafranca
Skoob: www.skoob.com.br/livro/sobre/90431
Facebook: www.facebook.com/pages/Fernanda-Fran%C3%A7a

Enderson
Blog: http://endersonrafael.blogspot.com/
Twitter: www.twitter.com/endersonrafael
Skoob: http://www.skoob.com.br/livro/67588

E o site do Novas Letras é http://www.portalnovasletras.com.br/

27 de junho de 2011

57 - ALEX entrevista LEILA REGO

Vamos agora para a nossa 2ª entrevistada do "Novas Letras".
Ela é paranaense e hoje reside em Vinhedo-SP. É uma escritora muito conhecida no estilo chick lit.
Devido ao sucesso de seu primeiro livro "Pobre Não Tem Vez", lançou o "Pobre Não Tem Vez II".
Ela vai contar como tudo começou, seu nome é Leila Rego.

ALEX - Leila, hoje você reside em Vinhedo e se projetou em 2009 nacionalmente como escritora, mas sabemos que não foi fácil chegar até aqui. Conte-nos um pouco como foi a sua infância.



LEILA - Minha infância foi maravilhosa, mas bem diferente das de minha época. Com quatro anos de idade meus pais se mudaram para o Mato-Grosso para morar em uma fazenda em plena selva amazônica. Cresci com meus dois irmãos brincando de pega, nadando em rio, andando de bicicleta em meio a pedras e barro... Tudo isso sem TV, eletricidade, água encanada, shoppings nem pensar (coitada da Mariana se vivesse ali), cinema, computador, etc.

ALEX - A Mariana (personagem de seu livro) ficaria maluca (risos). Para fazer a segunda pergunta, eu praticamente copiei a sua biografia em seu site www.leilarego.com.br , veja (risos): Para se desligar um pouco do dia a dia estressante que vivia na capital paulista, você começou a escrever histórias infantis despretensiosas para lê-las para seu filho mais velho antes de dormir. Apesar de nunca ter sonhado em escrever um livro, você tomou gosto pela literatura e, simplesmente, deixou a inspiração tomar conta. Como eram essas histórias?

LEILA - Meu filho, que hoje já tem nove anos, me pedia para contar histórias antes de dormir. Na minha opinião as histórias infantis clássicas são trágicas demais. Assustadoras demais.  Assim como as músicas : Boi da Cara Preta Pega essa criança que tem meod de careta? Atirei o Pau no Gato? O Lobo que come a vovózinha? Nossa! Imagina a cabeça das crianças que as escutam...

ALEX - Tem as madrastas que sempre são más...

LEILA - Então, eu pegava os mesmos personagens, modificava completamente o conteúdo e contava uma história agradável, sem dramas, sem bruxas que comem criancinhas...

ALEX - E o que é o estilo "chick-lit"?

Leila e o grupo em nosso Papo de Autor
LEILA - É um gênero literário que explora o universo feminino. Pode ser traduzido como “leitura de mulherzinha”. Mas, odeio esse termo! (risos). Prefiro definir como comédia romântica. Até porque tenho vários leitores homens que, discretamente, revelam gostar dos livros desse estilo.

ALEX - Gostei dos seus e não sabia que era "chick-lit" (risos) e não sou "mulherzinha" (risos). E falando neles, comente um pouco sobre o seu livro "Pobre Não tem Sorte".

LEILA - 'Pobre Não Tem Sorte' conta a história de Mariana Louveira, uma garota pobre que vai ser casar com um cara rico e bonit, o melhor "partido" da cidade! Ao namorar Edu, Mariana tem acesso a um mundo que ela não tinha conhecimento: o mundo da alta sociedade e fica completamente deslumbrada. Quer pertencer a esse mundo a qualquer custo. Ou melhor, parcelando seus custos em várias parcelas do seu cartão de crédito.


     Sua futilidade é proposital, pois queria falar do consumismo exagerado, de valores distorcidos e da obsessão por marcas e status que muitos têm. Esses fatos sempre me incomodaram de alguma forma. Sei que a culpa é desse mundo capitalista de hoje que nos “escraviza” desde cedo. Afinal, antes de sermos leais, honestos, bons e educados temos que ser lindos, magros e na moda. Cansada dessa realidade, achei que seria bacana falar desse assunto e levar as pessoas a refletirem.

ALEX - Eu conheço várias "Marianas Louveiras", inclusive ela nasceu no mesmo ano que eu (risos). Você se inspirou em alguém especial para criar esta personagem?

LEILA -
Também conheço várias Marianas (risos). Mas não me inspirei em uma só pessoa.  Tem um pedacinho de cada uma no livro.  Aliás, acho que tem um pedacinho de Mariana em cada mulher desse planeta.   Faz parte da evolução silenciá-la, ou deixá-la falando Bem baixinho (risos).


ALEX - Há também "Marianos Louveiros" (risos). Você criou um blog exclusivo da personagem, é o "Blog da Mari". Eu nunca vi algo parecido, um personagem de livro ter um blog como se ela realmente existisse na vida real. Aproveito esta entrevista pra lhe parabenizar por esta idéia inovadora e gostaria que você comentasse um pouco sobre esta iniciativa.


LEILA - No livro Pobre Não Tem Sorte 2 – alguma coisa acontece no meu coração, Mariana descobre a blogosfera e cria um blog para falar de Moda – seu assunto preferido e, também, para falar de seus sentimentos. Achei que ficaria bacana trazer o blog para vida real. Para quando os leitores tiverem saudades da personagem irem lá visitar o blog dela.





ALEX - Em "Pobre Não Tem Sorte 2", lançado no ano passado, logo de início, nas primeiras linhas do primeiro capítulo, você já começa o livro com a narração de Mariana "Respiro fundo, posiciono o pé direito antes de abrir a porta, me benzo secretamente e conto até três..." Você também é supersticiosa?


LEILA - Não. Acredito muito em Deus – ou Força Criadora – e, quando preciso, recorro a Ele.   Adoro viajar em sextas-feiras treze.   Já reparou como os aviões são mais vazios? (risos)

ALEX - Falando em viajar, o que achou de nossa cidade São José dos Campos-SP?

Leila na Bienal de SJC-SP
LEILA - Tive a oportunidade de conhecê-la, pois eu e meu marido passamos o final de semana aqui, e passeamos pela cidade, fomos em shoppings, restaurantes e bares. A cidade é linda e vocês estão de parabéns!

ALEX - E a nossa Primeira Bienal do Livro?

LEILA - A Bienal estava muito bem organizada e para mim foi uma honra participar da Primeira Bienal de São José dos Campos.

ALEX - Á pouco falamos sobre superstição e você citou Deus. E sendo você uma boa leitora de chick-lit, talvez não seja de seu agrado ler livros espiritualistas. Você já leu alguma obra de Chico Xavier ou algum romance espirita? 

LEILA - Já li os livros da Zibia Gasparetto e gostei muito.

ALEX - Legal! Vamos encerrando esta pequena entrevista com um Pinga-Fogo:

- TURISMO – minha formação.

- LIVROS – minha profissão.

- FAMILIA – minha vida.

- DEUS – meu tudo.

ALEX - Quero agradecer-lhe por ter concedido esta entrevista, mesmo sabendo que o nosso blog é espirita, mas que estamos aqui com o intuíto de divulgar seu trabalho e esta obra que mostra á tantas jovens que estão hoje por aí iniciando suas vidas na sociedade consumista. Obrigado Leila e até breve!

LEILA - Obrigada pelo apoio e por divulgar os autores nacionais, em especial ao meu trabalho. E aos leitores peço que leiam mais nossos livros. Vocês irão se surpreender com tantas histórias lindas.

Um beijo no coração.

25 de junho de 2011

56 - ALEX entrevista TAMMY LUCIANO

Nossos próximos 4 entrevistados, não são espiritas, mas estamos aqui para divulgar o trabalho destes 4 jovens autores que fazem parte do grupo "Novas Letras", onde cada um deles em suas entrevistas irão dizer um pouquinho sobre este projeto, sobre seus livros, suas vidas e também serão perguntados sobre Espiritismo e Chico Xavier.

Nossa primeira entrevistada já escreveu 3 livros, inclusive um deles foi sobre a biografia de Fernanda Vogel, que fez o maior sucesso. Ela já foi Repórter do Tv Fama e Atriz em novelas de ponta, como "Senhora do Destino", "Laços de Família", "Uga-Uga" na Rede Globo e "Caminhos do Coração" na Rede Record. Fez participações no Programa "Linha Direta" e também no "A Grande Família". Foi professora de Teatro no "Retiro dos Artistas" e esteve na Bienal do Livro de São José dos Campos-SP divulgando seu livro mais recente : Sou Toda Errada. A nossa primeira entrevistada deste grupo será Tammy Luciano.

Leila, Fernanda, Enderson e Tammy em SJC - Novas Estrelas
ALEX -   Tammy, você atua e escreve desde a adolescência, como foi ser atriz, jornalista e escritora tão precocemente?

TAMMY - Eu me apaixonei pela arte muito cedo. Não tinha ideia que minha vida seria tão direcionada para isso, mas hoje sou realizada e entendo que não seria feliz em outra profissão como sou trabalhando com arte. Começou como brincadeira, umqa descoberta adolescente no palco e de repente não sabia mais viver sem isso. É meu combustível poder escrever, atuar, estar com leitores, falar com as pessoas... (Atualmente Tammy tem um quadro chamado Crônica Falada na internet: http://www.youtube.com/watch?v=VhwhApMQoQI)


ALEX - Como Foi para você fazer curso de roteiro em Washington, nos EUA?
 
TAMMY - Eu morei dois anos nos EUA e claro foi uma experiência inesquecível. Eu era a única estrangeira da minha sala e os americanos me tratavam com muito carinho. O curso me fez entender muito sobre a construção de roteiros e a maneira de criar uma história envolvente para o leitor. A gente tinha que ler uma vez por semana o roteiro em voz alta e a turma achava graça do meu sotaque. Nesse período, eu também fiz um estágio na Idea Television, do repórter da TV Globo Luiz Fernando Silva Pinto. Aprendi bastante nessa época.
 
ALEX - Você foi repórter do TV Fama por quanto tempo? E quais as suas principais reportagens ou furos que você apresentou por lá?
 
TAMMY - Eu fiquei no total três anos no programa. Foi um desafio. Todo dia sair de casa para batalhar matérias com atores não é fácil. O TV Fama tinha como foco os atores da Globo e era uma loucura conseguir com que eles falassem. Tive a alegria de ser bem tratada por ídolos como Gloria Pires, Tony Ramos, Caetano Veloso... Alguns jovens atores também eram queridos como o Bruno Gagliasso e a Carol Castro. Alguns que prefiro não citar nomes me fizeram perceber que eu não estava no lugar certo. Eu queria trabalhar no meu teatro, escrever muito e ter que insistir para alguém me contar se estava ou não namorando fulano de tal era bem chato. Pedi demissão e nunca me arrependi. Foi a melhor escolha. Agora, claro, não esqueço alguns momentos no programa como uma exclusiva com MV Bill, outra Marisa Monte... A Marisa foi um doce, super querida, o que fez aumentar minha admiração pela cantora. (Veja o vídeo aqui: http://www.youtube.com/watch?v=fi2Mv8ZE8-o)


Estúdio da Novela "Senhora do Destino"

ALEX - Você fez participações em  novelas como Uga-Uga, Laços de Família, Senhora do Destino e Caminhos do Coração. Como foram essas participações?
 
TAMMY - Eu sou uma atriz de teatro e minhas participações em TV foram sempre experiências marcantes. Lembro que em Uga-Uga eu fazia uma crente, tinha uma cena com a Nívea Stelmann e a Beth Lago. Era uma cena difícil com muitas marcas, mas a Beth ajudou a me posicionar corretamente. Em Laços de Família, lembro que a Giovana Antonelli era muito bacana, simples e me recebeu carinhosamente, sem estrelismo. Em Senhora do Destino, reencontrei meu aluno de teatro Agles Steib que fazia o papel de Michael Jackson na novela. Caminhos do Coração foi muito bacana, eu gravava sempre com a Angelina Muniz e a Liliana Castro, duas atrizes fofas, me tratavam muito bem e torciam para o meu papel crescer. Na reta final da novela, a minha agente ligou e disse: Oie, então, você morre amanhã. Não é a coisa mais confortável de ouvir... rs Foi o fim da minha personagem Ivonete na novela. (Veja o vídeo da morte da personagem Ivonete: http://www.youtube.com/watch?v=2ErX69qkVMU)


ALEX -  E no programa Linha Direta e A Grande Família, você se lembra de quais episódios você participou?


TAMMY - Eu fiz vários Linhas, morri várias vezes nas simulações. Eu acho que a produtora de elenco achava que eu tinha cara de tadinha, eu fiz mocinhas tão sofredoras no programa. Um dia, ela me ligou e disse: “Tammy, hoje você vai matar!” De todos os episódios, em apenas um eu fui a assassina, uma mulher má que mandava matar o próprio marido para ficar com o dinheiro. Nos outros episódios, eu fui uma sargento morta pelo marido, uma professora assassinada na porta da escola, uma moça apaixonada por um cara que hoje está em uma cadeira de rodas depois dele matar a mãe dela e atirar na sua coluna. O programa tinha um lado social que me motivava a participar. A Grande Família foi uma honra fazer, interpretei uma crente e andei no Táxi do Agostinho no espisódio “Descanso do Guerreiro”. Gravar com o Pedro Cardoso foi um desafio. Apenas eu e ele na cena, mas fiquei feliz que ele me elogiou e o diretor adorou a cena.

ALEX - Sou fã do Pedro Cardoso (risos) ele não precisa nem abrir a boca para eu rir dos personagens dele. E Como foi pra você montar espetáculos por 12 anos no Retiro dos Artistas?


Divulgação de seu livro

TAMMY - Esse ano, infelizmente, tive que fazer uma pausa. Amei muito meu período na instituição mas não estou mais dando conta de ter turmas de teatro e escrever meus livros. Eu era responsável pelas aulas, montagens e fiz muitas peças por lá. No momento minha vida está uma loucura. Tenho viajado o Brasil todo divulgando meu trabalho em feiras, livrarias... E ainda preciso de tempo para escrever novos livros. Já estou com saudade do Retiro dos Artistas, mas sei que esse novo momento na carreira é muito especial. (Veja o vídeo da Tammy na 56ª Feira do Livro de Porto Alegre: http://www.youtube.com/watch?v=sE1esjuewXc)

ALEX - Você não bebe, não fuma, mas é viciada em uma caneta?


TAMMY - Essa frase surgiu porque as pessoas sempre se espantavam porque eu não bebo absolutamente nada de álcool. Não gosto. E eu sempre achei estranho essa cobrança. Saia com amigos e alguém pedia: “Tammy, ah, bebe aí”. Apesar de fazer teatro, que dizem ser um meio liberado (não concordo), acho que droga existe em vários locais e isso de julgar uma classe é rotular, eu jamais bebi, fumei o que quer que fosse. Aí comecei a responder: “Ah, não bebo, não fumo mas gosto de escrever” E com o tempo a frase mudou para “Tammy não bebe, não fuma, mas é viciada em uma caneta”. Sou feliz assim. Meus pecados são refrigerante e chocolate, mas faço yoga e cuido muito da minha alimentação. Nós somos também o que comemos.


Bótons, marca-páginas, panfletos... 
ALEX - Se um dia fosse chamada para atuar em uma produção como a dos filmes “Bezerra de Menezes”, “Chico Xavier” ou “Nosso Lar”, você aceitaria?


TAMMY - Claro! Acho que atuar é ajudar a contar histórias. Por que não? Nenhum problema.

ALEX - Você tem alguma simpatia pelo Espiritismo?


TAMMY - Acho que quando alguém próximo morre, você pensa na possível comunicação com o outro lado da vida. E eu respeito a crença. Acho bonito lares espíritas que ajudam pessoas pobres, a missão da religião é nesse caminho: ajudar, fazer o bem e plantar sementes de um mundo melhor.


ALEX - Você já pisou dentro de alguma Casa Espirita ?


TAMMY - A Fernanda Vogel mandou mensagens psicografadas e eu fui até o Lar de Frei Luiz, no Rio de Janeiro para conhecer e conversar com a médium, responsável pelas mensagens. Li sobre a doutrina, respeito muito e acho que o importante é cada um focar no bem, em fazer o bem, em lembrar o maior sentimento de todos que é o amor. As mensagens estão no meu livro "Fernanda Vogel na Passarela da Vida". As pessoas se emocionam muito com o capítulo da psicografia.


ALEX - O que você sabe ou conhece sobre Chico Xavier? Possui alguma simpatia por ele, o que ele significa pra você?


TAMMY - Acho que o Chico marca a história do espiritismo. Como escritora fico impressionada com a quantidade de livros que ele psicografou, mais de 400, né? Mesmo ele afirmando que não escreveu, o trabalho para transcrever essa quantidade de livros é admirável. Fora ele jamais ter usado o dinheiro dos livros com o próprio ego. Muita gente que diz prestar um serviço religioso abusa das doações e vive vida de marajá. O Chico só aceitava ganhar amor para passar adiante.


ALEX - Você assistiu ao filme "Chico Xavier" ou "Nosso Lar"?


TAMMY - Vi 'Nosso Lar'. Gostei bastante do filme. É sempre bom poder assistir o crescimento do cinema nacional. A história é emocionante e a gente sai do cinema pensando nas pessoas que se foram, como estão...

ALEX - E ao recente "As Mães de Chico Xavier"?


TAMMY - Não vi, mas me emocionei com a chamada. Quero assistir sim.

Seu livro "Novela de Poemas"
ALEX - Você já leu alguma obra de Chico ou qualquer outro romance espirita?


TAMMY - Já. Li o próprio 'Nosso Lar'. Li a biografia sobre o Chico, escrita pelo Marcelo Souto Maior. A história do Chico é bastante impressionante. Li os livros do espírito da Patrícia, inclusive a Fernanda Vogel tinha lido 'Violetas na Janela'. Li 'A Casa do Escritor' e achei interessante. Essa idéia da vida continuar, de seguirmos com nosso crescimento me agrada muito. Eu espero sempre estar envolvida com livros... Em todas as vidas.

ALEX - Ahan! Então a Tammy é reencarnacionista (risos). E como é pra você estar lá dentro da Casa dos Artistas, o que você aprende com eles?

TAMMY - O Retiro é um local muito especial na minha vida. Eu visito a instituição desde criança e lecionei teatro lá por 12 anos sem parar. Alguns residentes são apaixonantes e todos que estão lá tem uma história de vida, com anos e anos atuando, trabalhando para a carreira artística ser o que ela é hoje. Minhas turmas de teatro foram o máximo e eu adoro cada aluno que passou na minha sala de aula. Eles torcem tanto por mim e acho que realizei um trabalho muito especial, pensando sempre no teatro como um canal para melhorar a vida de cada aluno, mostrando que o palco pode ser um caminho de felicidade, de busca pelo aprendizado e crescimento emocional. E nesse caso, eu cresci e amadureci junto com os meus alunos.

"Sou toda Errada"
ALEX - Muito obrigado Tammy pela entrevista, pelos brindes (minha filha adorou o bóton) e pela simpatia de pessoa que você é! Agora para finalizar vamos fazer um Pinga-Fogo:
 
- Televisão - Vejo pouco, atualmente fico ligada na MTV, escuto música enquanto trabalho. Não curto ficar acompanhando as matérias de violência. E alguns amigos dizem que ainda vou escrever para TV. Quem sabe? Admiro os autores de novela, são guerreiros.

- Em breve então veremos na abertura de alguma novela : "escrita por Tammy Luciano" (risos), continuemos o Pinga-Fogo : Livros - Os meus. Sou apaixonada por Fernanda Vogel na Passarela da Vida, Novela de Poemas, Sou Toda Errada. Meu próximo livro é Garota Replay e eu espero que meus leitores adorem.

- Teatro - Vou sempre amar o teatro. Sempre. Me ajudou a ser a pessoa que sou hoje.

- Sonho - Ah, tem que ter, né? Autografar grávida, ver meus livros sendo vendidos nos EUA, Europa... Virar best-seller...

- Deus -  É maravilhoso e cuidou de mim sempre que precisei.

Tammy com Alex na Bienal

ALEX - E quem quiser saber um pouquinho mais sobre a vida e obra de Tammy Luciano, eis aí alguns links interessantes:

http://www.tammyluciano.com.br/
www.twitter.com/tammyluciano
www.youtube.com/tammyluciano
www.skoob.com.br/autor/334-tammy-luciano

24 de junho de 2011

55 - ACONTECEU...

Nesta postagem vejam o que ACONTECEU em nosso meio espírita nesses últimos dias:

DIAS 10, 11 e 12 de JUNHO de 2011

8º ENCONTRO de ESPIRITISMO em JACAREÍ-SP


Grupo Castelã abrindo o Encontro na Câmara Municipal

O primeiro palestrante : José Reis Chaves, com sua esposa Justina

Local onde realizaram-se as outras palestras e apresentações
Tivemos também a Feira do Livro, cd e dvd Espirita
Organizadores do Evento : Sandro, Eduardo, Carlos, Mario e Júnior
Coral Vozes do Caminho (de São Paulo)
Sob a regência de Lúcia
Toni na Sonoplastia
Sidney Francez (Palestrante), Alex e Monteoliva (Coordenador do Encontro)
Palestra Cantada com Wanyr Caccia

Palestra de  Roosevelt A. Tiago

Palestra de Antônio Demarchi
E no domingo pela manhã : Ana Ariel e En-Cantando Deus

No domingo pela manhã Ana Ariel proferiu uma belíssima palestra com o tema : "Almas Gêmeas Existem?"
Aproveitando o Dia dos Namorados e a presença de alguns casais no Encontro.
Ainda tivemos a Turma de Palhaços de S.J.Campos "Fraternidade da Alegria".
E no encerramento a entrega do Prêmio de Contos e Poesias com temáticas Espiritas.
José Carlos Leal também esteve no Encontro e sua entrevista será postada em breve aqui no blog.
As primeiras fotos desta postagem foram tiradas por Sidney Francez, as restantes por Alex Guimarães.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

DIA 18 de JUNHO de 2011

18º ANIVERSÁRIO da CASA de ORAÇÃO MISSIONÁRIOS da LUZ - SJC


Abertura da Festa com o Grupo Castelã
Teatro organizado pelos próprios trabalhadores da Casa
André Luiz Ruiz proferindo palestra e sua esposa Solange Godoy realizando pintura mediúnica


Telas assinadas por Tarsila do Amaral e Rembrandt

Momento Emocionante : André convida Rodolfo (Castelã) para cantar com ele "Creio em Ti" 


E por fim André Luiz Ruiz autografou seus livros

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

19 de JUNHO de 2011

LANÇAMENTO do 6º CD do GRUPO CASTELÃ, na AME - SJC


Rui, André, Jorge e Mauricio no estúdio montado na AME para a gravação do "Vivência Espirita"

O público presente não imaginava que aquele seria o último programa transmitido pela Band AM
(Veja mais abaixo uma nota de Jorge Reis sobre o inesperado ocorrido)
Apresentação do Grupo na AME
Encarte de todos os cd's do Grupo Castelã

Comunicado

Caros amigos, paz e alegria em todos os corações!


No dia de ontem (20/06/2011) fui juntamente com o Rui Barbosa convocado para uma reunião com a Diretoria da Radio Bandeirantes de SJC, onde fomos informados em primeira mão que Radio Bandeirantes AM havia sido vendida para a Primeira Igreja Batista. Sendo assim, como nós "VIVÊNCIA ESPÍRITA", Não temos a mesma ideologia da futura dona da rádio, teríamos o nosso contrato rescindido. Portanto, a partir do próximo domingo (26/06/2011) não transmitiremos mais o Programa Vivência Espírita pela Band.

Apartir de hoje, eu e o Rui já estamos em campo, entrando em contato com outras emissoras, a fim de darmos continuidade em nosso Programa que estava no ar desde Janeiro de 2004, portanto estavamos entrando no nosso 8º Ano, com indíce de audiência fornecido pelo IBOPE com mais de 6.700 ouvintes por minuto. Apenas esta informação deixa claro o quanto o Programa Vivência Espírita era importante para rede. Ou seja, estamos saindo porque somos Espíritas.

Queridos amigos, isto é mais uma lição que deveremos ter em mente. Ou seja, quando começamos o programa em 18 de Janeiro de 2004, que até nesta data nunca tinha havido um Programa Espírita de Rádio em São José dos Campos, nossa intenção era ter o apoio total do nosso movimento, para crescermos e conseguirmos algo para nós mesmos sem precisarmos ser inquilinos em qualquer rede de comunicação.

Tivemos apoio sim, principalmente de nossos patrocinadores, que em sua grande maioria são irmãos de ideal e não estavam interessados no retorno comercial. No entanto, da mais de 50 Casas Espíritas de Nossa Cidade, apenas 7 ajudam o Programa, como também a Tenda de Umbanda Mãe Maria, do Grupo Castelã e alguns irmãos anônimos.

Quanto ao apoio na divulgação do Programa, este se restringia a no máximo 30% de ouvintes. Ou seja este é o percentual de Espíritas que ouvem o programa. Em resumo, 70% de nossos ouvintes são de outras religiões. Isto é muito importante, porque atingimos o objetivo de divulgar a Doutrina principalemente para aqueles que ainda não a conheciam.

Não foram poucas as vezes que eu e o Rui ao ministrarmos aulas nas escolas de aprendizes ou fazendo palestras, perguntavamos quem assistia o programa ou pelo menos quem já tinham ouvido falar do programa e uma minoria levantava a mão. Ou seja, poucas Casas divulgavam que existia um programa de rádio em Nossa Região.

Confesso a vocês com toda siceridade e posso falar também em nome do Rui, que não estamos tristes, pelo contrario, estamos "orgulhosos", pois se estamos saindo da emissora, não é por incompetência ou porque o Programa é ruim, mas sim porque professamos e divulgamos com grande amor e sinceridade a os ensinamentos Espíritas e com certeza os objetivos estão sendo alançados e com isso muitos ficam incomodados.

Prezados irmãos desculpe este desabafo, apenas desejaria que fossemos mais unidos e "corporativistas", pois tenho certeza que a espiritualidade está reservando algo maior para nós e consequentemente muito mais trabalho. Que aprendamos a não mais ser pegos de surpresa.

Nosso Codificador Allan Kardec disse que o maior benefício que poderemos fazer pela Doutrina é a Sua divulgação.

E quem deve fazer isto?
É claro que somos nós, Espíritas.

Será que já não está passando da hora de nos unirmos para ao invés de sermos inquilinos, sermos donos de nossos próprios meios de Comunicação. Se não pensarmos desta maneira, Não tardará a todas as outras religiões tomarem conta dos meios de comunicação, sobrando pouco espaço para nós. Penso ainda que isto é uma obrigação como Espíritas e Cristãos, pois o que se vê hoje na maioria do meios de comunicações abertos são o degredo da família e da sociedade.

Mais uma vez peço perdão pelo desabafo, Se fecharmos contrato para transmitirmos o Programa Vivência Espírita com outra emissora (das poucas que restam que não são evangélicas ou católicas) informaremos oportunamente.

Um grande abraço a todos,

Fraternalmente,

Jorge Reis


IMPORTANTE : Este Comunicado circulou por 4 dias nos grupos espiritas e hoje tivemos uma ótima notícia : O Programa VIVÊNCIA ESPÍRITA, que citamos acima, volta ao ar a partir do dia 02 de Julho, todos os sábados, das 10h às 12h, pela Rádio Piratininga, AM 750, e também com imagens ao vivo pela Internet, em breve postaremos o site. Aguardem!
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

20 de JUNHO de 2011

INTRODUÇÃO á APOMETRIA no G.E. ANJO ISMAEL - SJC


Julio Isao (Coordenador da Regional Vale - AEE) trouxe o dr.Pedro (em destaque) lá de Petrolina-PE.

Salão lotado. Todos atentos ás explicações teóricas, que foi seguida de um trabalho prático.

As fotos acima foram cedidas por Mara, esposa do expositor que também estava presente na palestra.
Veja agora a entrevista que fizemos com o dr.Pedro Francisco Santos Neto

ALEX - Olá dr.Pedro tudo bem? O Julio Isao comentou conosco que na Regional Bahia-Ceará e na Pernambuco-Alagoas, na qual você faz parte, as casas espíritas são todas chamadas de Fraternidades, por exemplo : Fraternidade Espírita Jerônimo Mendonça, Fraternidade Espírita Discípulos de Jesus, etc...Como vocês chegaram até este con censo? Nota-se que há uma união muito grande entre todas essas regionais.

Dr. PEDRO - Caro Alex ! Muitos prazeres em responder seus questionamentos. Na realidade, a maioria das casas das regionais nasceu de um ramo comum, aplicando o programa de expansão, idealizado pelo nosso Edgard Armond, desta forma, o nome FRATERNIDADE representa para nós, a ligação do amor entre os irmãos, que deve ser o foco para um bom relacionamento, entre os trabalhadores para manter uma convivência harmônica e amorosa.

ALEX - Como se deu o seu primeiro contato com a Apometria?

Dr. PEDRO - Meu primeiro contato com Apometria foi à "Casa do Jardim" há 15 anos, mais ou menos, onde através dos companheiros Dr. Augusto, João Pedro Farias e Mario, tive oportunidade de assistir aos trabalhos e adquirir o livro "Espírito e Matéria", e também o livro "Energia e Espírito" de autoria de Dr. Lacerda Azevedo. Passamos a partir desta época, nos grupos mediúnicos, que dirigíamos testar as técnicas citada nos livros com sucesso. Desta forma criamos grupos de estudo de Apometria, e voltamos algumas vezes na Casa do Jardim, bem como, promovemos em nossa região, cursos com os companheiros citados, os quais vieram contribuir com aprimoramento do grupo, o que fazem até hoje, inclusive recebermos em agosto o senhor João Pedro Farias para um curso de aperfeiçoamento.

ALEX - Notamos em sua pessoa e na de sua esposa, muita alegria durante a palestra e depois no trabalho realizado onde foi possível a participação de todos os presentes. "Apometria é amor, energia, força mental e alegria"?

Dr. PEDRO - Nos trabalhos Apométricos deixa-se a postura de introspecção, onde os médiuns e o dirigente são passivos para tomarem uma postura ativa, e a alegria a qual você refere e simplesmente a maneira descontraída de conduzir os trabalhos. Sendo este slogan citado em sua pergunta reflete bem a maneira de conduzir o trabalho.

ALEX - O que você acha desses cartazes e panfletos hoje facilmente encontrados em nossas ruas onde se lê: "Faço trabalhos de tarô, leitura de mãos, magias...e Apometria"?

Dr. PEDRO - Sem dúvida nenhuma, este tipo de atitude é rejeitado por todos aqueles que praticam a Doutrina Espírita e também a Apometria da forma deixada pelo seu criador Dr. Lacerda, o qual visava apenas à caridade, segundo os princípios Espíritas. “Daí de graça o que de graça recebeste”.

ALEX - A respeitada Fundação Espírita André Luiz que é proprietária da Rádio Boa Nova, da Editora e TV Mundo Maior, publicou livros de Apometria, inclusive um de grande vendagem do autor Marcel Benedeti. Sendo esta instituição tão bem conceituada no meio espírita e divulgando assim a Apometria, você acredita que neste exemplo, a Doutrina está dando uma abertura para este tipo de trabalho que você está desenvolvendo?

Dr. PEDRO - A rede Boa Nova, a qual também temos ligações, pois nossa rádio, a Rádio Cidade AM em Juazeiro-BA, retransmite a rádio Boa Nova, dando um grande exemplo de abertura, e desta forma considerarmos relevante para divulgação da Apometria no meio espírita. Lembramos que Apometria, não é Espiritismo ,assim como também, os passes magnéticos tão largamente empregados nas casas Espíritas em todo Brasil, também não é, pois este remonta da antiguidade, sendo modernamente redescoberto pelo Dr. Mesmer em 1779, quando o mesmo publicou A Memória Sobre a Descoberta do Magnetismo Animal.

ALEX - O que você achou da experiência que teve nesses últimos dias aqui em São José dos Campos e em São Paulo, na capital?

Dr. PEDRO - Foi gratificante pela recepção dos companheiros amorosos, que nos receberam muito interessados em conhecer o trabalho do Dr.Lacerda, sendo para nós, uma oportunidade de divulgação do trabalho, do mesmo, mesmo que ainda de uma forma insipiente.

ALEX - Pela primeira vez participei de um trabalho apómetrico e apesar de ser bem curioso sobre o assunto, confesso que li bem pouco até hoje sobre ele. E mesmo não fazendo parte do grupo mediúnico, como observador eu senti algo muito forte nos envolvendo no início do trabalho prático desenvolvido á pouco, no momento em que criávamos os campos de proteção em volta de nós. Nós, isoladamente em nosso dia-a-dia, podemos mentalizar e criar estes campos magnéticos ao nosso redor, usando o mesmo método? Não digo com a finalidade de executar a Apometria, mas simplesmente de se defender de obsessores.

Dr. PEDRO - Sem dúvida nenhuma podem utilizar algumas técnicas de Apometria, mas não temos dúvida nenhuma que a maior proteção que podemos ter no nosso dia a dia, é o nosso pensamento reto, bons sentimentos, leituras diárias do evangelho, e preces.

ALEX - Há hoje ainda muitos espíritos encarnados perseguidos pela Arquepadia?

Dr. PEDRO - Devemos em primeiro lugar explicar o que é arquepadia? Segundo Dr. Lacerda Azevedo arquepadia (Magia originada em passado remoto) é a síndrome psicopatológica, que resulta de magia originada em passado remoto, mas atuando no presente, sendo que os doentes apresentam quadros mórbidos estranhos, subjetivos, sem causas médicas conhecidas e sem lesão somática evidente. Os doentes sofrem no corpo astral situações de encarnações anteriores,oriunda de fortes laços de imantação que ainda não foram desfeitos mesmo após inúmeras encarnações. Na nossa prática temos visto alguns casos, mas infelizmente, não temos estatísticas para dar-lhe um numero.

ALEX - Fale um pouco sobre o seu trabalho desenvolvido em Petrolina-PE?

Dr. PEDRO - Na cidade de Petrolina temos 4 grupos de trabalhos Apométricos, com suas agendas lotadas, apesar da indicação desta, ser determinada pelo Plano Espiritual, através dos colegiados de médiuns. Lembramos que quando alguém chega à nossa casa, a mesma é encaminhada ao atendimento fraterno e assistência espiritual, sendo que a apometria é apenas mais um item desta assistência espiritual.

ALEX - Foi em Petrolina que você conheceu a Maria Gertrudes Coelho Maluf? Fale um pouco para nós sobre quem é pra você esta médium de Ituiutaba, a terra do Gigante Deitado : Jerônimo.

Dr. PEDRO - Quando soubemos que Gertrudes realizava em Ituiutaba,um trabalho de assistência espiritual (FUNDAÇÃO JERONIMO DE MENDONÇA) e a mesma realizava o trabalho de psicografia e também de psicopictografia ,convidamos a mesma para realizar estes trabalhos em Petrolina ,sendo que a partir dessa tornou-se nossa amiga , voltando inúmeras vezes na nossa cidade ,onde a mesma é muito conhecida.

ALEX - E o Jerônimo Mendonça, você o conheceu pessoalmente?

Dr. PEDRO - Conhecemos Jerônimo Mendonça , em visita a Ituiutaba , quando ainda pertencíamos á Juventude Espírita da cidade de Santo André, e também tínhamos contato, quando o mesmo na cidade de Santo Andre, realizava suas palestras, que eram patrocinadas pelo confrade Tibério do centro Espírita Jesus no Lar.

ALEX - E o Chico Xavier?

Dr. PEDRO - Tivemos apenas um contato com Chico Xavier, quando o mesmo já se encontrava muito enfermo.

ALEX - Deixe uma mensagem aos nossos leitores que por algum motivo estão agora lendo esta entrevista sobre Apometria.

Dr. PEDRO - Aos senhores leitores dizemos que procurem conhecer a Apometria ,através do trabalho de Dr. Lacerda de Azevedo, contido nos livros já mencionados anteriormente, pois existem muitas obras que não representam o pensamento do mesmo, sendo que os referidos livros podem ser encontrados em PDF na internet ou comprados através do site www.casadojardim.com.br, para depois buscar outras obras ,tendo assim parâmetros a julgar, se as mesmas são boas ou não. Lembramos também , que para entender o trabalho do Dr. Lacerda devemos ter um sólido conhecimento da doutrina espírita, através da obra Kardequiana e dos livros de André Luiz, os quais possuem muitas informações abalizadas, onde o estudioso terá condições de avaliar os conteúdos dos livros que lhes chegam à mão.

ALEX - Dr. Pedro, muito obrigado pelas 3 horas riquíssimas que passaram conosco hoje!

Dr. PEDRO - Eu é que devo agradecer e me coloco a disposição pelo e-mail amefraternidade@gmail.com.br


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

24 de JUNHO de 2011

PALESTRA com JACOB MELO, na Obra Social Célio Lemos - SJC

Veja a entrevista com ele no link
http://alexscguimaraes.blogspot.com/2011/06/54-alex-entrevista-jacob-melo.html



Jacob durante a Palestra na Célio Lemos

Público presente

Jacob ladeado por Cícero e Waltrick (ambos da USE) que o trouxeram até nós.


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

E VAI ACONTECER...

NOS DIAS 08, 09 e 10 de JULHO de 2011

O CONGRESSO DA FEESP (Federação Espirita do Estado de São Paulo)

PALESTRA de ABERTURA com DIVALDO PEREIRA FRANCO

INFORMAÇÕES : http://www.feesp.org.br/


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

58ª SEMANA ESPÍRITA em TAUBATÉ
 
DO DIA 02 a 09 de JULHO
 
A USE Intermunicipal realiza no período de 2 a 9 de julho de 2011 a 58ª Semana Espírita de Taubaté. O tema central deste ano é Espiritismo e o Despertar do Homem no Século XXI - "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" - Jo: 8:32


Durante todo o período estão programadas palestras, momentos de arte e seminários. Para os seminários, será cobrada uma taxa de colaboração no valor de R$ 10,00.

A programação da 58ª Semana Espírita será realizada na sede do Centro Espírita União e Caridade, Rua Souza Alves, 142, centro, Taubaté-SP.

Programação:

Palestras:

02/07/11 – Sábado - 19:30 horas – Vansan, de Mogi das Cruzes - SP

03/07/11 – Domingo - 19:30 horas – Ismael Batista, de Guaxupé-MG

04/07/11 - 2ª-feira - 19:30 horas - João Luiz N. Ramos, de Cachoeira Paulista - SP

05/07/11 - 3-feira - 19:30 horas - Manolo Quesada, de São Paulo -SP

06/07/11 - 4ª-Feira - 19:30 horas - Rosângela Pires, de São Paulo - SP

07/07/11 - 5ª-Feira - 19:30 horas – Pedro Camilo, de Salvador -BA

08/07/11 - 6ª-Feira - 19:30 horas – Avildo Fioravanti, de Águas da Prata -SP

09/07/11 – Sábado - 19:30 horas – Agnaldo Paviani, de Votuporanga – SP

Seminários:

03/07 – domingo - 09:00h às 12:00h - ‘Desmistificando as Influências Espirituais’, Coordenador Ismael Batista.

10/07 – domingo - 09:00h às 12:00h - Encontro com Cristo

Coordenador: Aganaldo Paviani

 
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
EM BREVE ATUALIZAREMOS A NOSSA AGENDA

Julho e Agosto de 2011

*Já adiantando*

Teremos na região palestras com Jamiro Santos Filho, Roosevelt Adolphato Tiago, Sandra Carneiro, Leila Silva Brandão, Luiz Claúdio Silva e dentre outros. Aguardem!