19 de agosto de 2011

69 - ALEX entrevista ROOSEVELT TIAGO

     Ele nasceu em Jaú-SP e reside em Barra Bonita-SP, ás margens do Rio Tietê.
     Trabalha como consultor de empresas, desenvolvendo pessoas nas áreas de comunicação, liderança e capacitação profissional.
     Na Doutrina Espírita, ele é autor de 5 obras publicadas pela Solidum Editora, é presidente da ADE de Jaú (Associação de Divulgadores do Espiritismo) e presidente da ACEAK (Associação Cultural Espírita Allan Kardec).
     Há 25 anos realiza palestras pelo Brasil, ministrando também seminários e cursos. Sempre divulgando a fidelidade á Allan Kardec.
     Seu nome é Roosevelt Andolphato Tiago.

ALEX - Olá Roosevelt tudo bem? Quando iniciou sua trajetória na Doutrina Espirita Cristã?

ROOSEVELT - Minha história é diferente da maioria, que tem seu inicio como palestrante depois de conhecer a Doutrina Espírita, contudo, comigo foi diferente, Primeiro comecei a realizar palestras, mesmo antes de ter contato com o espíritismo, depois conheci a Doutrina e o caminho deu-se naturalmente. Comecei a falar desde muito cedo e hoje já são vinte e cinco anos.

ALEX - Quantos e quais livros você já escreveu?

ROOSEVELT - No total são cinco e o sexto está quase concluido, são eles:

- Acendendo Luzes
Meu primeiro livro, que trata de assuntos diversos dentro da visão espírita.

- A Busca
Um auto ajuda profissional, que possui fundo moral espírita sem terminologia espírita, dedicado a reflexões sobre a vida profissional.

- Reflexões para livres Pensadores.
É a junção de meus pensamentos em uma obra ilustrada para leitura seguida por reflexões, idealizado para induzir o leitor a refletir sobre a propria vida.

- Comunicação - A arte de falar e viver melhor.
Estruturado para formar novos oradores espíritas, utilizado em seminarios para esta finalidade.

- Se não houver vento... reme!
Meu último trabalho que tem a finalidade de estabelecer uma reflexão sobre as propriedades do espírito, destacada por Allan Kardec como as únicas ferramentas naturais do espírito para interagir em nossa vida atual.

ALEX - O seu livro "Reflexões para Livres Pensadores" possui mensagens belíssimas que nos faz pensar por minutos no que lemos antes de virar a próxima página. Como ele foi feito?

ROOSEVELT - Ele foi todo estruturado em salas de espera... Isso mesmo, dentro do meu trabalho em empresas, sempre fico esperando entre uma apresentação e outra, e assim, comecei aproveitar o tempo escrevendo nestes intervalos e no final de um ano, a obra estava concluida com meus pensamentos em condições variadas.

ALEX - Fale um pouco sobre a sua Mediunidade.

ROOSEVELT - Hoje o trabalho de palestras consome todo o meu tempo, são cerca de 250 apresentações por ano em todo o país. Desta forma, a comunicação sutil da inspiração me auxilia muito nesta tarefa, pois nestes anos todos, nunca me senti destituido de auxílio nos diferentes meios e situações em que me apresento.

ALEX - Em suas palestras nota-se uma semelhança muito grande em sua oratória com a de Divaldo Pereira Franco, que nós ficamos "hipnotizados", desculpe o termo, ouvindo-o e absorvendo tudo aquilo que de forma empolgante e envolvente você vai nos mostrando em seus gestos e palavras. Alguém já lhe disse isso?

ROOSEVELT - Dedico muita atenção ao meu trabalho de palestrante espírita, e embora as pessoas estabeleçam relação entre um palestrante e outro, procuro ter um estilo pessoal, até por que, em termos de oratória, Divaldo é imbatível, um verdadeiro fenômeno do qual me sinto distante, contudo, as pessoas são generosas comigo.

ALEX - Você o conheceu pessoalmente?

ROOSEVELT - Sim, em algumas apresentações dele, mas não profundamente, geralmente quando vou a uma palestra é por que sou eu quem vai falar e me sobra pouco tempo para ouvir outros companheiros. Mas vejo nele tecnicamente, o maior expositor da atualidade.

ALEX - Você tem também alguma "Joanna de Angêlis"?

ROOSEVELT - Todos os expositores espíritas possuem auxilio espíritual, nem sempre na grandeza de Joanna de Angelis, mas proporcional as necessidades e trabalho de cada um. Quanto mais o trabalho cresce, mais é necessario a assistencia espíritual. Simplesmente me sinto amparado o tempo todo, até por que, se assim não fosse, meu trabalho seria impossível.

ALEX - E Chico Xavier, você também o conheceu pessoalmente?

ROOSEVELT - Não tive a honra, contudo sua obra sustenta toda criatura que se senti atraida para o bem, creio que quando um homem desperta para a ideia de que "só seremos felizes, quando formos bons" encontramos na ponta deste pensamento a figura de Chico Xavier, que pela postura sempre reta, colocou a Doutrina Espírita na respeitabilidade de hoje.

ALEX - Em Jacareí lhe perguntei se você conheceu Jerônimo Mendonça por tê-lo citado em sua palestra naquele dia, sua resposta foi "não", mas lhe pergunto agora : O que ele representa para você particularmente e para a Doutrina Espirita de uma forma geral?

ROOSEVELT - Exemplo! É sua contribuição, ser exemplo de tudo que aprendemos no estudo do Evangelho de Jesus. Em sua característica comportamental, estava o fato de não reclamar nunca, o que favorece ao homem o entendimento de toda a vida. Afinal, como afirma Emmanuel, ninguém vai se elevar a pleno "céu" tendo alojado o inferno no coração.

ALEX - Nesta mesma palestra em que estive presente, cujo título era o mesmo de seu livro "Se não houver Vento...Reme!" Você comentou conosco sobre as 3 ferramentas de transformação em nossa vida, abordadas na obra, que são a Inteligência, a Vontade e o Pensamento, que servem para atingirmos as nossas metas. Explique um pouco resumidamente sobre estas três ferramentas.


ROOSEVELT - Se não desenvolvermos o que é nosso, seremos eternos pedintes do que vem do alto. Em outras palavras, a finalidade da Doutrina Espírita é a de capacitar o homem, para que, amadurecido, possa ver a vida com mais clareza e dessa forma, encontrar a paz!

Uma obra objetiva, e que nos proporciona refletir sobre qual é nossa parte, dentro daquilo que pedimos aos espíritos.

ALEX - O que seriam os "Livres Pensadores"?

ROOSEVELT - Allan Kardec assevera em 'O Livro dos Espíritos' de que o espírita deve ser um "livre pensador" ou seja, ler de tudo, saber o máximo e com a liberdade de escolher o próprio destino e pela lei de ação e reação, receber o resultado do que escolheu. Ao afirmar que "a verdade nos libertaria" o Evangelho destaca para o fato de que a Doutrina promove uma consciencia desperta e desta forma, vamos tomando "posse" de nós mesmo.

ALEX - Em seu livro "Acendendo Luzes", você fala sobre a auto-obsessão, o que seria ela?


ROOSEVELT - A auto obsessão é quando, semelhante a obsessão espíritual, o próprio indivíduo se atormenta, persegue, pelo que fez ou pelo que não fez, pelos resultados que colheu ou pelos próprios medos e frustrações. Muitas vezes, o perseguidor que supomos possuir, em verdade, somos nós próprios, qua não nos damos a chance de esquecer o passado ou os erros (nesta mesma existencia) para edificar o futuro que sonhamos.



ALEX - Falando sobre Kardec, e sei que fala dele com tanto carinho, você acredita que hoje alguns espiritas estão fugindo um pouco do nosso codificador? Está faltando um pouco de entendimento?

ROOSEVELT - O que vejo é que o maior desafio de toda casa espírita é o de se manter fiél a Kardec. Toda casa espírita é constantemente visitada por modismos e culturas variadas de seus representantes ou participantes, desta forma, devemos manter atenção a não inserir em nosso meio nada que não encontre ressonancia com a base de Kardec.

ALEX - Alguém no público em suas palestras empresariais, por saber que você é espirita, pediu-lhe para comentar sobre algo relacionado á Doutrina Espirita naquele momento?

ROOSEVELT - Muitas vezes, hoje a Doutrina é muito bem aceita na maioria dos meio, salvando poucas excessões. Mas a mensagem espírita é sempre oportuna a todas as indagações da criatura humana. E se os empresários buscam líderes para suas empresas, temos em Jesus o maior exemplo, pois ele contagia toda a humanidade até hoje.

ALEX - Você colaborou na fundação da Solidum Editora?

ROOSEVELT - Sim, somos integrantes da Solidum Editora juntamente com outros companheiros e temos hoje uma lista de autores que entendem a proposta da Editora de respeitar as ideias de cada autor, porém, sem comprometer as diretrizes da Doutrina.

ALEX - Fale um pouco sobre seu trabalho junto á ADE (Associação de Divulgadores do Espiritismo) de Jaú-SP e á ACEAK (Associação Cultural Espirita Allan Kardec) de Barra Bonita-SP.

ROOSEVELT - Trabalho na condução das duas instituições juntamente com outros companheiros e se destinam a divulgação e ensino dos apontamentos de Allan kardec. A ADE na divulgação de eventos espíritas ou de interesse coletivo e a ACEAK especialmente na atenção a educação infantil.

ALEX - Quantas palestras por mês você realiza pelo Brasil?

ROOSEVELT - Cerca de 250 apresentações em instituições espíritas ou não e dentro deste trabalho também divulgamos a Solidum Editora e nossas obras.

ALEX - Como você concilia tantas palestras, seminários, cursos, empresa, livros e as presidências nas associações que citamos á pouco?

ROOSEVELT - Tenho a minha volta companheiros dedicados que entendem e respeitam minha forma de viver e por esta causa posso realizar desta forma. As próprias casas espíritas se adequam a necessidade de agendamento prévio para poder atender sem pre mais, para 2012 ja temos compromissos com cerca de 100 palestras.

ALEX - Falando em palestras, sempre prestei atenção no que acontece após algumas palestras e até mesmo após reuniões mediúnicas, mas gostaria que você mesmo comentasse sobre isso, em algo que ouvi de sua boca e que foi explêndido, "a palestra depois da palestra".

ROOSEVELT - Alguns dirigentes equivocados, acabam ao termino das palestras, fazendo outras palestras com os comentários, avisos, recados longos que apagam da mente da platéia parte do conteúdo que acabou de ser apresentado. Ao final da palestra, o que deve ficar na mente das pessoas é a mensagem que ela ofereçe, depois disso, bom mesmo é uma boa reflexão.



ALEX - Adorei o que você citou em uma de suas palestras "Se passar 1 semana e você não leu nada! Cuidado, é Miopia Espiritual. Se passar 1 mês e você não leu nada! Atenção, é Cegueira! Se passar 1 ano e você não leu nada! Você é Preguiçoso mesmo!" (risos) Muito bom Roosevelt, mas muito triste também não é? É uma pena que ainda temos dentro da Doutrina muitos "preguiçosos" como você disse, que dizem não "ter tempo" para ler. O que você acha disso e gostaria de saber de você, com tantas coisas á fazer, como você encontra "esse tempo" para ler?

ROOSEVELT - Pelas palestras constantes minha leitura básica são as obras da Codificação, contudo ler é realmente um sinal de amadurecimento e entendimento da necessidade de crescer. Realmente lemos muito pouco, menos que os euroupeus e mesmo os argentinos. Contudo aos poucos este quadro deve ser alterado, afinal ninguém pode segurar o progresso.

ALEX - Você escreveu alguns livros em parceria com a Jô, a Jovani Gil Andrade. Fale um pouco dessa parceria para nós.

ROOSEVELT - Por uma afinidade de pensamentos e objetivos, além dos livros realizamos algumas palestras juntos, o que garante um trabalho diferente do comum, dinâmico e para um tempo maior. também com ela apresentamos palestras em eventos empresariais, pois a interação acaba sendo uma ferramenta de dinamismo e motivação.

ALEX - Acabei extendendo-me demais na entrevista (risos), mas ainda ficaram muitas perguntas para trás, pois com a sua "bagagem" poderiam ser feitas muitas perguntas ainda, mas irei ficando por aqui, encerrando com um Pinga-Fogo:

- Divulgação Espirita - Uma necessidade.
- Pensameto - Liberdade de escolha.
- Livros - A Codificação
- Kardec - A segurança.
- Jesus - O caminho.
- Deus - Tudo!

ALEX - Roosevelt, quero agradecer-lhe o carinho, a atenção e principalmente por nos ensinar tanto com suas obras e palestras. São suas as considerações finais.

ROOSEVELT - A vida é reguladamente sábia, desta forma tudo que ocorre conosco se apoia em uma causa justa. Somente o estudo sério da Doutrina Espírita pode nos apresentar a vida de tão alto que encontramos seu sentido maior. O espírita deve, acima de tudo, ser exemplo daquilo que professa, afinal todos somos responsáveis pelo conhecimento que reunimos e temos o dever moral de colocá-lo em prática.

Roosevelt Andolphato Tiago
 estará conosco no dia 26 de agosto, ás 20 hs na Obra Social Célio Lemos na abertura da 40ª Feira do Livro Espírita e da 17ª Feira do Livro Espírita Infantil de São José dos Campos-SP. Ele também estará no dia 27 de agosto (sábado) pela manhã na própria Feira autografando suas obras literárias. Maiores informações sobre o nosso entrevistado, entrem em www.roosevelt.net.br e www.rooseveltat.blogspot.com

Nenhum comentário: