27 de junho de 2011

57 - ALEX entrevista LEILA REGO

Vamos agora para a nossa 2ª entrevistada do "Novas Letras".
Ela é paranaense e hoje reside em Vinhedo-SP. É uma escritora muito conhecida no estilo chick lit.
Devido ao sucesso de seu primeiro livro "Pobre Não Tem Vez", lançou o "Pobre Não Tem Vez II".
Ela vai contar como tudo começou, seu nome é Leila Rego.

ALEX - Leila, hoje você reside em Vinhedo e se projetou em 2009 nacionalmente como escritora, mas sabemos que não foi fácil chegar até aqui. Conte-nos um pouco como foi a sua infância.



LEILA - Minha infância foi maravilhosa, mas bem diferente das de minha época. Com quatro anos de idade meus pais se mudaram para o Mato-Grosso para morar em uma fazenda em plena selva amazônica. Cresci com meus dois irmãos brincando de pega, nadando em rio, andando de bicicleta em meio a pedras e barro... Tudo isso sem TV, eletricidade, água encanada, shoppings nem pensar (coitada da Mariana se vivesse ali), cinema, computador, etc.

ALEX - A Mariana (personagem de seu livro) ficaria maluca (risos). Para fazer a segunda pergunta, eu praticamente copiei a sua biografia em seu site www.leilarego.com.br , veja (risos): Para se desligar um pouco do dia a dia estressante que vivia na capital paulista, você começou a escrever histórias infantis despretensiosas para lê-las para seu filho mais velho antes de dormir. Apesar de nunca ter sonhado em escrever um livro, você tomou gosto pela literatura e, simplesmente, deixou a inspiração tomar conta. Como eram essas histórias?

LEILA - Meu filho, que hoje já tem nove anos, me pedia para contar histórias antes de dormir. Na minha opinião as histórias infantis clássicas são trágicas demais. Assustadoras demais.  Assim como as músicas : Boi da Cara Preta Pega essa criança que tem meod de careta? Atirei o Pau no Gato? O Lobo que come a vovózinha? Nossa! Imagina a cabeça das crianças que as escutam...

ALEX - Tem as madrastas que sempre são más...

LEILA - Então, eu pegava os mesmos personagens, modificava completamente o conteúdo e contava uma história agradável, sem dramas, sem bruxas que comem criancinhas...

ALEX - E o que é o estilo "chick-lit"?

Leila e o grupo em nosso Papo de Autor
LEILA - É um gênero literário que explora o universo feminino. Pode ser traduzido como “leitura de mulherzinha”. Mas, odeio esse termo! (risos). Prefiro definir como comédia romântica. Até porque tenho vários leitores homens que, discretamente, revelam gostar dos livros desse estilo.

ALEX - Gostei dos seus e não sabia que era "chick-lit" (risos) e não sou "mulherzinha" (risos). E falando neles, comente um pouco sobre o seu livro "Pobre Não tem Sorte".

LEILA - 'Pobre Não Tem Sorte' conta a história de Mariana Louveira, uma garota pobre que vai ser casar com um cara rico e bonit, o melhor "partido" da cidade! Ao namorar Edu, Mariana tem acesso a um mundo que ela não tinha conhecimento: o mundo da alta sociedade e fica completamente deslumbrada. Quer pertencer a esse mundo a qualquer custo. Ou melhor, parcelando seus custos em várias parcelas do seu cartão de crédito.


     Sua futilidade é proposital, pois queria falar do consumismo exagerado, de valores distorcidos e da obsessão por marcas e status que muitos têm. Esses fatos sempre me incomodaram de alguma forma. Sei que a culpa é desse mundo capitalista de hoje que nos “escraviza” desde cedo. Afinal, antes de sermos leais, honestos, bons e educados temos que ser lindos, magros e na moda. Cansada dessa realidade, achei que seria bacana falar desse assunto e levar as pessoas a refletirem.

ALEX - Eu conheço várias "Marianas Louveiras", inclusive ela nasceu no mesmo ano que eu (risos). Você se inspirou em alguém especial para criar esta personagem?

LEILA -
Também conheço várias Marianas (risos). Mas não me inspirei em uma só pessoa.  Tem um pedacinho de cada uma no livro.  Aliás, acho que tem um pedacinho de Mariana em cada mulher desse planeta.   Faz parte da evolução silenciá-la, ou deixá-la falando Bem baixinho (risos).


ALEX - Há também "Marianos Louveiros" (risos). Você criou um blog exclusivo da personagem, é o "Blog da Mari". Eu nunca vi algo parecido, um personagem de livro ter um blog como se ela realmente existisse na vida real. Aproveito esta entrevista pra lhe parabenizar por esta idéia inovadora e gostaria que você comentasse um pouco sobre esta iniciativa.


LEILA - No livro Pobre Não Tem Sorte 2 – alguma coisa acontece no meu coração, Mariana descobre a blogosfera e cria um blog para falar de Moda – seu assunto preferido e, também, para falar de seus sentimentos. Achei que ficaria bacana trazer o blog para vida real. Para quando os leitores tiverem saudades da personagem irem lá visitar o blog dela.





ALEX - Em "Pobre Não Tem Sorte 2", lançado no ano passado, logo de início, nas primeiras linhas do primeiro capítulo, você já começa o livro com a narração de Mariana "Respiro fundo, posiciono o pé direito antes de abrir a porta, me benzo secretamente e conto até três..." Você também é supersticiosa?


LEILA - Não. Acredito muito em Deus – ou Força Criadora – e, quando preciso, recorro a Ele.   Adoro viajar em sextas-feiras treze.   Já reparou como os aviões são mais vazios? (risos)

ALEX - Falando em viajar, o que achou de nossa cidade São José dos Campos-SP?

Leila na Bienal de SJC-SP
LEILA - Tive a oportunidade de conhecê-la, pois eu e meu marido passamos o final de semana aqui, e passeamos pela cidade, fomos em shoppings, restaurantes e bares. A cidade é linda e vocês estão de parabéns!

ALEX - E a nossa Primeira Bienal do Livro?

LEILA - A Bienal estava muito bem organizada e para mim foi uma honra participar da Primeira Bienal de São José dos Campos.

ALEX - Á pouco falamos sobre superstição e você citou Deus. E sendo você uma boa leitora de chick-lit, talvez não seja de seu agrado ler livros espiritualistas. Você já leu alguma obra de Chico Xavier ou algum romance espirita? 

LEILA - Já li os livros da Zibia Gasparetto e gostei muito.

ALEX - Legal! Vamos encerrando esta pequena entrevista com um Pinga-Fogo:

- TURISMO – minha formação.

- LIVROS – minha profissão.

- FAMILIA – minha vida.

- DEUS – meu tudo.

ALEX - Quero agradecer-lhe por ter concedido esta entrevista, mesmo sabendo que o nosso blog é espirita, mas que estamos aqui com o intuíto de divulgar seu trabalho e esta obra que mostra á tantas jovens que estão hoje por aí iniciando suas vidas na sociedade consumista. Obrigado Leila e até breve!

LEILA - Obrigada pelo apoio e por divulgar os autores nacionais, em especial ao meu trabalho. E aos leitores peço que leiam mais nossos livros. Vocês irão se surpreender com tantas histórias lindas.

Um beijo no coração.

Nenhum comentário: