31 de outubro de 2010

18 - O GIGANTE Deitado

     Recordo-me de minha avó materna chegando de São Paulo para dormir em nossa casa, em São José dos Campos, pois no dia seguinte juntamente de minha mãe iriam até a casa de nossa vizinha : Maria Luiza Freire (a Lú) e sua mãe Dona Benedita, ver e ouvir Jerônimo Mendonça, exemplo de paciência e amor ao próximo, coragem e determinação no bem.
     
     Paralisado numa cama ortopédica por 30 anos, movendo apenas a boca e os olhos – embora também cego – tornou-se conhecido como o Gigante Deitado, face ao tamanho de seus exemplo e à extensão de suas obras em torno do ideal espírita e do amor ao próximo. Embora com extrema limitação física publicou vários livros, fundou instituições e percorreu o Brasil proferindo palestras, concedendo entrevistas em rádio e televisão, consolando almas e fazendo amigos; nossa vizinha foi uma dessas que ele conquistou, acabando por acompanhá-lo e cuidá-lo nos últimos anos de sua vida aqui na Terra, que foi em 26 de novembro de 1989, 25 dias depois de completar 50 anos.

     Luiza, a mesma da 1ªfoto desta postagem (durante uma entrevista de Jerônimo á extinta Rede Manchete) e sua mãe, é nossa vizinha até hoje e é uma pena que quando o "Gigante Deitado" desencarnou, eu possuía apenas 8 anos e não tenho nenhuma memória dele, apenas uma vaga lembrança dos automóveis e pessoas chegando em nossa rua, mas dou graças á Deus por mesmo sem recordar, tê-lo conhecido pessoalmente, pois hoje sou um admirador de suas obras e ensinamentos (na próxima postarei publicaremos um video raro dele proferindo uma palestra em Maringá-PR).

     Este vulto espírita fundou diversas casas e obras por todo o Brasil, iremos relacionar aqui apenas algumas : uma é a Comunidade Espirita Maria João de Deus (onde Luíza participa) e a Casa da Sopa Jerônimo Mendonça (ambas em São José dos Campos-SP). Em Ituitaba-MG, sua terra natal, destacamos o Lar Espirita Pouso do Amanhecer, o Centro Espirita Seareiros de Jesus, a Gráfica Espirita Cairbar Schutel e dentre outros.

     Sobre os livros, foram seis : Crepúsculo de um Coração, Cadeira de Rodas, Nas pegadas de um Anjo, Escada de Luz, De mãos dadas com Jesus e Quatorze anos depois (em co-autoria). Por sua vez, Jane Martins Vilela publicou a importante obra biográfica "O Gigante Deitado", pela Editora 'O Clarim', onde cujas 3 fotos desta postagem foram retiradas deste livro. E Maria Gertrudes assinou "Jerônimo Mendonça – Sua Vida e sua Obra", tendo organizado também "Flores do Coração", de autoria de Jerônimo. Recentemente, a Petit Editora lançou o excelente "Asas da Liberdade", na psicografia de Célia Xavier Camargo e assinado pelo mesmo e querido Jerônimo, continuando sua missão além túmulo.



      O escritor e palestrante Jamiro dos Santos Filho, de Araguari-MG, lançou mais uma obra alusiva a esse expressivo vulto do movimento espírita: "Chico Xavier e Jerônimo Mendonça – a Fórmula da Felicidade", pela Mythos Books. Para aquele em que a felicidade seria virar de lado (em resposta à pergunta sobre o que seria a felicidade para ele), a obra apresenta a fórmula da felicidade, revelada por Chico Xavier a Jerônimo, quando ambos ainda se encontravam encarnados, e que este último citou numa palestra. Agora o escritor Jamiro publica a fórmula no referido livro.


     Sua voz forte, seu ânimo inquebrantável, apesar das dores que sentia em função de problemas cardíacos e da própria paralisia total dos membros, fizeram-no conhecido, respeitado, querido e sempre requisitado para palestras e diálogos com grandes ensinamentos, incentivando obras de causas sociais e de divulgação do Espiritismo.
    
     Para qualquer pessoa que o tenha conhecido, tornou-se impossível esquecê-lo, especialmente porque a bondade de suas palavras, a confiança em Deus que transmitia, os exemplos de fé sempre foram contagiantes.

     Neste mês de novembro onde se tem as datas de seu nascimento e desencarne (01 e 26), queremos mostrá-lo á quem ainda nunca ouviu falar dele e relembrar áqueles que talvez esqueceram de que existe um "Gigante Deitado" no mesmo patamar evolutivo espiritual de muitos espiritas exemplares por aí que sempre são comentados em nosso meio, com apenas uma diferença : ele não movia nem o pescoço, paralisado por 30 anos e cego por quase 20 anos.

     É de muita utilidade relembrar sua biografia, sua história, seus exemplos e seus livros para que o público mais jovem e mais recente no movimento espírita tenha conhecimento desse vulto extraordinário que esteve conosco e que em tão pouco tempo retornou, agora livre das amarras de um corpo em dificuldades.

     Muitas instituições o homenageiam com seu nome, em justa homenagem. Eis o momento de novamente divulgar e relembrar os feitos e exemplos de um homem incomparável.

   ACESSEM 
www.gigantedeitado.blogspot.com

2 comentários:

Alex S. C. Guimarães disse...

Caríssimos leitores. Estou elaborando um livro sobre o Jerônimo Mendonça, onde colocarei depoimentos de pessoas que tiveram algum contato com o Gigante, mesmo que por 1 segundo. Para isso, conto com a colaboração de vocês, se caso conheçam alguém que tenha tido esta experiência, por favor, entrem em contato comigo alexscguimaraes@bol.com.br Aceito também arquivos de áudio, video e imagens do Jerônimo. Ainda neste ano de 2012, publicarei um livro infantil e ilustrado sobre o Jerônimo Mendonça, conto com a divulgação e aceitação de vocês, a renda obtida com a venda dos exemplares do livro serão revertidas ao Lar Esp. Pouso do Amanhecer, de Ituiutaba (A creche que o Jerônimo fundou). No momento oportuno comunico á todos. Muito obrigado, Alex Guimarães.

Alex S. C. Guimarães disse...

ACESSEM www.gigantedeitado.blogspot.com