29 de junho de 2011

58 - ALEX entrevista FERNANDA FRANÇA e ENDERSON RAFAEL

Para finalizar o circuito de entrevistas á quatro dos cinco escritores do "Novas Letras", vamos fazer nossa primeira entrevista em dupla. Iremos entrevistar dois escritores ao mesmo tempo, a Fernanda França e o Enderson Rafael. A primeira é paulistana, jornalista, escritora e apaixonada por viagens de mochilão. Trabalhou por 12 anos como repórter em rádio, sites, revistas e jornais. É pós-graduada em Comunicação Jornalística pela Cásper Líbero e possui cursos de especialização pelo Knight Center for Journalism in the Americas, da Universidade do Texas. Já o segundo, é de Florianópolis e formou-se em Comunicação Social pela ESPM-Rio. Foi redator publicitário e hoje é comissário de voo. Terminou seu primeiro livro aos 19 anos e não parou mais : já são 2 romances, 2 roteiros de longa e 2 ensaios escritos.

ALEX - Conheci na Bienal a Tammy Luciano, a Leila Rego, o Enderson Rafael que está aqui conosco e você, mas vocês do Projeto Novas Letras são em quantos mais?

FERNANDA - Somos em cinco autores : Enderson Rafael, Leila Rego, Tammy Luciano, Patricia Barboza e eu.

4 autores que estiveram na Bienal
 ALEX - O que vem a ser o Projeto Novas Letras?



ENDERSON - O Novas Letras é um grupo de jovens autores brasileiros que percebeu que podemos muito mais juntos do que isolados. O Brasil é extremamente carente de literatura nacional, e dentre as grandes editoras e livrarias, o espaço dedicado ao que vem de fora é muito maior do que à prata da casa. Juntos, conseguimos parcerias importantes e com estes parceiros estamos levando o autor para perto do leitor, e com isso, entrando num ciclo de renovação da imagem da literatura nacional necessário, não só para que se leia mais autores brasileiros, mas para que se publiquem mais autores brasileiros também.

ALEX - E você Fernanda, como foi pra você estar no 'Programa Mulheres' podendo falar sobre "Nove Minutos com Blanda?"


FERNANDA - Na verdade eu estive no 'Programa Mulher.Com' e gostei muito! Tanto lá quanto no 'Programa TPM' fui muito bem recebida e adoro falar sobre a importância da leitura na mídia, além de apresentar o meu trabalho.
Fernanda com seu livro

ALEX - Enderson, como é ser escritor e comissário de voo ao mesmo tempo?

ENDERSON - Sou extremamente grato à profissão de aeronauta pois foi ela que me deu o tempo que eu precisava para voltar a me dedicar à escrita. Como minha formação anterior era diretamente ligada a isso (eu era redator publicitário), acaba que não sobrava energia para me dedicar à literatura, e fiquei alguns anos sem escrever meus livros, artigos e roteiros. Outro bônus inesperado é a mobilidade que a aviação nos traz, e graças à ela hoje sou muito mais íntimo do mundo todo, e me sinto à vontade em pelo menos 70 cidades de 15 países em 3 continentes. Isso me dá uma bagagem incrível para escrever meus livros, e meu próximo romance, "Três Céus", é o auge destas possibilidades, com cenas em dezenas de cidades. Porém, a profissão é bastante puxada, e é normal trabalharmos 12 horas por dia (dependendo do tipo de tripulação e voo, até mais de 20h seguidas), e passamos muito pouco tempo em casa e com a família, e como trabalhamos por escala, não temos feriados, na verdade, como as pessoas viajam mais nos feriados, trabalhamos mais ainda neles. O fato de nossa alimentação e nosso sono, principalmente, ficarem bastante prejudicados é algo que acaba influenciando negativamente em toda a nossa vida, principalmente na saúde, e claro, na disposição para escrever e divulgar os livros. Mas conciliar uma escala puxada com a escrita e eventos do Novas Letras é um desafio sem volta, tenho muito leitores maravilhosos e não posso deixá-los na mão, por isso depois do "Todas as estrelas do céu" e de "Três Céus" vem mais um romance aí.

ALEX - Fale um pouco para nós sobre suas viagens de mochilão e no que elas resultaram Fernanda?


FERNANDA - Eu adoro viajar de mochilão (risos). E essas viagens, em princípio, eram apenas lazer. Até os amigos começarem a comentar sobre as viagens e eu receber recadinhos pelo site. Percebi que seria legal ter uma personagem mochileira para viver essas aventuras. Foi assim que nasceu a Melissa, personagem do meu próximo livro, já pronto, mas ainda inédito. Então as viagens para Uruguai e Estados Unidos estarão nesse livro e um próximo, que se passa na Europa, já está a caminho.

Maurício de Souza com Fernanda
ALEX - Então vamos aguardar! E o Enderson, aos 19 anos você terminou seu primeiro livro e depois disso você não mais parou. O que você fez mais depois disso e comente um pouco sobre seus 2 roteiros de longa.



ENDERSON - Tenho seis obras prontas, das quais quatro inéditas, e estou escrevendo a sétima. Depois de "Todas as estrelas do céu", escrito em 1999 e publicado só em 2010, escrevi dois roteiros de comédia romântica, "Geribá" e "Mil Mares", mas nenhuma produtora se interessou por eles na época. Voltei aos livros e em 2003 escrevi "Propaganda e Marketing para vestibulandos, calouros, curiosos e simpatizantes", publicado 3 anos depois pelas Editora Novas Ideias com o apoio da ESPM, e é uma bem-humorada referência para quem pretende estudar e trabalhar na área. Com a publicação do meu primeiro livro, voltei a me dedicar ao "Todas" e a escrever mais livros. "Três Céus" foi escrito entre 2007 e 2009, e "O bom ateu", um ensaio sobre nossa importância na construção de um mundo melhor, foi escrito entre 2007 e 2008, num intervalo da escrita do meu segundo romance . Meus esforços agora são para que o "Três Céus", tão cobrado pelos meus queridos leitores, chegue logo às livrarias.

ALEX - E a Fernanda que estudou Jornalismo no Texas (EUA) e fez Pós-Graduação em Comunicação na Cásper Libero . Como pode uma mocinha, sei que você adora isso (risos), ter feito tudo isto?

FERNANDA - (Risos) Eu entrei cedo na faculdade, tinha 17 anos. Estudei Jornalismo e depois fiz alguns cursos, como a Pós-Graduação na Cásper Líbero. Embora tenha morado nos Estados Unidos em 2004, o curso na Universidade de Austin, Texas, não foi presencial, mas pela internet. Na verdade, fiz dois cursos lá, de atualização no jornalismo. Adoro estudar e estar sempre aprendendo coisas novas.

ALEX - Apesar de termos autores bons aqui em nosso país, você acha que os brasileiros leem pouco?

Livros dos 4 autores
ENDERSON -  Não só acho, tenho certeza e lamento muito, mas é a realidade. A Argentina, com uma população menor que o estado de São Paulo, tem um mercado literário maior que o nosso. O Brasil ainda caminha lentamente no amadurecimento e profissionalização do setor, e isso é reflexo em boa parte da educação deficiente em nosso país.  Infelizmente, sucessivos governos não têm feito  a lição de casa com o devido afinco, e com um público estimado em pouco mais de 30 milhões de leitores regulares, que correspondem a pouco mais de 1/7 da população total, e que compram 1 livro á cada 3 meses, estamos longe do ideal.  Com mais leitores, teríamos mais livrarias, mais autores bons e o mercado seria mais equilibrado do que é. É para isso que o Novas Estrelas trabalha, e iniciativas como a da Bienal de São José dos Campos são fundamentais neste processo.

ALEX - Fernanda, você já leu algum livro espirita de Chico Xavier ou de outro autor qualquer?



FERNANDA - Sim, e admiro muito o trabalho do Chico Xavier.

ALEX - E você Enderson?
 
ENDERSON - Já li e estudei longos trechos do Livro dos Espiritos, de Allan Kardec e li o interessante "Os Exilados de Capella", de Edgard Armond...
 
ALEX - ...O Edgard nasceu aqui na região!
 
ENDERSON - E a  título de estudo do tema, também li um livro sobre Espiritismo, o "Por detrás do véu de Ísis", de Marcel Souto Maior.
 
ALEX - Que legal Enderson. E sempre faço uma pergunta aos entrevistados, em que na qual também farei á vocês dois : O que é Deus?
 
ENDERSON - Fui criado no Kardecismo por minha mãe, meu pai nunca teve religião, mas foi a pessoa mais sensata e caridosa que conheci...

ALEX - Isso vem de encontro com o que Chico Xavier disse certa vez acerca da frase de Kardec "Fora da caridade não há salvação"; ele falou que se Kardec houvesse dito "Fora da religião não há salvação", ele não seria espirita, pois há tantos "sem religião" por aí que são muito mais caridosos que os ditos cristãos, não é?

ENDERSON - Estudei em colégios laicos e adventistas, mas principalmente em católicos. Tudo isso me fez entender muito de muitas religiões e mais tarde, buscar ainda mais sobre outras com as quais não tive tanto contato, como o Islã e o Judaísmo. Porém, minha grande paixão desde pequeno foi a Ciência. Por tudo que estudei sobre este temafascinante, já sou, desde meus tempos de faculdade, ateu. Portanto, Deus para mim é uma hipótese, e ao meu ver, bastante improvável. Acho que Deus é sim um assunto que deve ser tratado cientificamente, e a Doutrina Espirita é das mais flexivéis neste quesito, e creio que nisto está sua força. Hoje em dia, meu trabalho é levar com segurança meus passageiros até as pessoas e lugares que amam, numa máquina de toneladas que voa a 900km/h e 12 mil metros do chão, é natural que eu não só confie, mas preze pelo engenho humano. Vivemos numa sociedade tecnológica, e abrir  mão de nosso feitos e responsabilidades enquanto espécie é algo leviano e arriscado. Independente da crença de cada um, temos que respeitar o próximo e aprender a viver em coletividade, algo que o brasileiro, tão ávido por levar vantagem em tudo, ainda têm imensa dificuldade de assimilar.

ALEX - Nesta resposta, você mostrou que mesmo se declarando ateu, possui uma simpatia pela nossa Doutrina, enquanto há tantos irmãos cristãos de outras religiões que tanto nos atacam ou manifestam seu preconceito para conosco, pois hoje em dia, apesar de os espiritas serem mais aceitos do que há anos atrás, ainda existe este preconceito religioso. Obrigado pela transparência na entrevista e por confiar em nosso blog.

ENDERSON - Espero não tê-lo assustado com minha resposta e principalmente por ela ter sido grande, mas é que religião é um assunto espinhoso, e falar pouco pode ser tão nocivo quanto falar muito, numa sociedade ainda bastante preconceituosa como a nossa.
Caro Alex, seu apoio ao projeto e á literatura é fundamental para que possamos construir um país melhor, um mundo melhor. São José dos Campos está de parabéns pela Bienal belamente organizada, e foi uma honra para o Novas Letras participar do evento! Nosso país pode ser a sétima economia do mundo, mas quase todo o nosso povo tem uma qualidade de vida de nível baixíssimo, com saúde péssima e violência inaceitável, mesmo para padrões africanos. E o remédio para esta situação lamentável é a Educação. E neste contexto, a literatura, vanguarda de valiosa palavra escrita, é fundamental para construirmos o país que queremos e merecemos. Obrigado pelo seu apoio nesta empreitada!

ALEX - E o que é Deus pra você Fernanda?

FERNANDA - Sou uma pessoa de muita fé. Deus, para mim, é base. É amor.

ALEX - Também quero agradecer pela entrevista á este humilde blogueiro que sem entender nada de jornalismo e comunicação, tenta entrevistar os outros (risos). Agradeço por terem aceitado o convite de um blog espirita que quer divulgar o trabalho de vocês.

FERNANDA - Eu quem agradeço pelo carinho Alex! Muito obrigada! E convido todos os leitores do blog a conhecerem um pouco mais do meu trabalho na internet. Um grande abraço a todos e alegrias, muitas alegrias!!!

Site: www.fernandafranca.com.br
Blog: www.fernandafranca.com.br/blog
Twitter: www.twitter.com/fernandafranca
Skoob: www.skoob.com.br/livro/sobre/90431
Facebook: www.facebook.com/pages/Fernanda-Fran%C3%A7a

Enderson
Blog: http://endersonrafael.blogspot.com/
Twitter: www.twitter.com/endersonrafael
Skoob: http://www.skoob.com.br/livro/67588

E o site do Novas Letras é http://www.portalnovasletras.com.br/

2 comentários:

Fernanda França disse...

Alex, obrigada pela atenção e pela entrevista! :-) Alegrias!

Sara disse...

como é bonito para fazer compras em algum lugar desses e você poderia fazer algumas compras, em seguida, ir com a minha família para comer em alguns rico restaurante em itu