2 de março de 2012

89 - ALEX entrevista THEREZINHA OLIVEIRA

Ela nasceu em Cravinhos-SP, em 03 de outubro de 1930.
Autora de sucesso com todos os seus livros e produtos audiovisuais publicados, já tendo superado 600 mil exemplares.
Algumas de suas obras: "Espiritismo (A Doutrina e o Movimento)", "Parábolas que Jesus Contou e valem para sempre", "Na Luz do Evangelho (A Mensagem do Amor)", "Na Luz do Espiritismo (Tudo se esclarece), "Jesus, o Cristo", "Na Luz da Mediunidade (Os mortos vivem e se comunicam), "Na Luz da Reencarnação (A Vida é sempre Vida)", "Quando o Espiritismo Fala", "Quando o Evangelho Fala", "Conversando com os Espíritos na Reunião Mediúnica", "Para Ler e Reler", "Mulher e Mãe! Uma homenagem", "Ante os Problemas Humanos", "Coisas que não esqueci (Porque me ensinaram muito)", "A Eterna Mensagem (Revelações espirituais através dos tempos)", "O Evangelho é Simples Assim", "Suicídio, Um Doloroso Engano", "Chegando á Casa Espírita", etc...
Sua coleção de Cursos e Estudos são aplicados em Casas Espíritas de todo o país.
Nossa entrevistada tem mais de 50 anos de atividades ininterruptas na Seara Espírita.
Ela já presidiu o CEAK (Centro Espírita Allan Kardec) de Campinas-SP.
Também presidiu a USE-Campinas.
Oradora brilhante, já presidiu mais de 2000 palestras em todos o Brasil e Estados Unidos.
Eu á chamo carinhosamente de "Mestra" por ser uma "Professora de Espiritismo", sempre fiel ao Postulado Espírita e por estar até hoje atuante em nossa Doutrina, seu nome é Therezinha Oliveira.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

   Sempre tive uma grande admiração pela Mestra (é assim que chamo carinhosamente a professora Therezinha) e desde que comecei a fazer entrevistas para o blog, era grande a vontade de entrevistá-la. Por telefone combinamos de nos encontrar em sua cidade e ela pediu-nos que fossemos até sua casa. Voltando de Uberaba para São José dos Campos, entramos em Campinas e tivemos uma tarde maravilhosa: Ouvir Therezinha é ouvir a Sabedoria em 'pessoa'; Estar com ela é presenciar a Humildade em 'espírito'; Minha esposa, nossa filha e eu pudemos sair de lá mais preenchidos ainda do que já estávamos por estarmos voltando de Uberaba. Fechamos a nossa viagem com "chave de ouro". Em nossa conversa, que filmamos e gravamos (aqui apenas postamos a entrevista) ela nos ensinou muito. E por eu estar organizando uma obra literária sobre o nosso querido Jerônimo Mendonça, o "Gigante Deitado", ela nos presenteou com 2 fotos raríssimas dele para que as utilizemos em nosso trabalho.
   Fica aqui a nossa gratidão, carinho e respeito por esta mulher atenciosa, acolhedora e exemplar, que faz juz ao se dizer espírita, que divulga a doutrina incansavelmente, que se mantém 'antenada' com as informações, que está sempre conectada na internet respondendo as dúvidas de todos em sua página virtual...Se tivéssemos mais "Therezinhas" no mundo, ele seria melhor.
Espero que todos possam desfrutar um pouco deste espírito iluminado nestas breves linhas.

Desfrutem também de seus ensinamentos clicando sobre o link: http://ceak.org.br/therezinhaoliveira/index.php/sobre/

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Therezinha Oliveira

ALEX - Você é médium?

THEREZINHA - Não sou médium ostensiva, mas, certamente, como todas as pessoas, tenho o amparo dos bons espíritos, que me procuram influenciar e inspirar para as boas realizações. Graças a esse amparo, foram possíveis, ao longo dos anos, minhas palestras, livros e cursos.

ALEX - Desde quando conhece a Doutrina Espírita?

THEREZINHA - Tive a felicidade de conhecer a Doutrina Espírita aos 10 anos de idade, porque mamãe, já viúva, era médium e eu era a sua acompanhante.

ALEX - E como foi o seu primeiro contato com o Chico Xavier?

THEREZINHA - Numa visita que lhe fizemos, um grupo de jovens espíritas campineiros, ao redor da década de 1960. Alguns anos depois, voltamos a Uberaba e novo encontro feliz o querido médium nos proporcionou.

ALEX - Há algum caso especial ocorrido entre vocês que convém nos relatar?

THEREZINHA - Apenas o carinho com que ele nos recebeu a todos e nos animou a continuarmos servindo na seara espírita. Quem viveu aquele clima espiritual ao redor do Chico Xavier, não o esquece jamais!

ALEX - E a "dona Yvonne" como você costuma dizer (risos)...

THEREZINHA - Somente por duas vezes visitei a grande médium no Rio de Janeiro e pude ouvi-la conversando sobre a doutrina espírita. Dona Yvonne desejava muito que os espíritas brasileiros compreendessem os princípios espíritas e agissem de acordo com eles.
Sua vida e seu labor eram constante exemplo de conduta espírita.

ALEX - Você teve contato com Antusa Martins também? O que falar dela?

THEREZINHA - Somente uma vez pude visitá-la e fiquei quietinha entre os outros que ali estavam, ouvindo o que falavam e sentindo as vibrações carinhosas que perpassavam o ambiente...

ALEX - E com outros vultos do Espiritismo?

THEREZINHA - Conheci Herculano Pires; Ribeirinho Declamador; Sebastião Lasneau que era deficiente visual; Peixotinho em Campos, mas não participei dos trabalhos de materialização; em Campos conheci também uma mulher que tocava piano...não lembro seu nome agora. Conheci Deolindo Amorim; Vovô Vitorino; Ary Lex...sobre nosso livro "Estudos Espíritas do Evangelho", o Ary escreveu uma carta para falar da correção de linguagens contidas no livro, se sair uma nova edição, colocaremos a parte da carta que fala sobre o livro, mesmo meus livros não tendo prefácio e apresentação.

ALEX - E ao Paraná, você ia muito?

THEREZINHA - Não tenho mais ido ao Paraná...Saudades do Hugo Gonçalves...(neste momento o olhar de Therezinha vôou longe, como que buscando o "Paizinho" Hugo lá em Cambé) ele é excelente para causos... causos e mais causos!

ALEX - Ainda falando de vultos do Espiritismo, você conheceu Vinicius também?

THEREZINHA - Eu não conhecei o Pedro de Camargo (Vinicius), mas eu o vi uma única vez, á distância, provavelmente era o dia da pedra inaugural daquela instituição famosa, da Nancy Puhlmann di Girolamo, a "Instituição Beneficiente Nosso Lar". O meu padrasto é quem nos levou e ele falou: "Aquele lá é o Pedro de Camargo..." Aí eu vi uma "cabecinha branca" lá longe falando no meio das pessoas...Eu vi o Vinicius assim, bem de longe e somente uma vez. 

Alex conversando com Therezinha em sua casa
ALEX - Você realizou palestras pelo Brasil e exterior, há algum caso especial ocorrido nessas mais de 2000 oratórias?

THEREZINHA - Foram especiais, sempre, o acolhimento dos confrades e a assistência dos bons espíritos, em todas as oportunidades que tive de falar da doutrina espírita revivendo o evangelho. E especial é, também, observar o progresso do movimento espírita no Brasil e no mundo.

ALEX - Você foi diretora e redatora do jornal "Alavanca" onde escrevia seus artigos com o pseudônimo "Teo-Li". Fico á pensar o que seria o significado deste cognome: "Teo" de Deus? De Therezinha? o "o-Li" de Oliveira? Ou ambos nomes são para se assemelhar a um nome oriental? O que seria querida mestra?

THEREZINHA -  Inicialmente eu assinava Teoli, mas como pronunciavam acentuando a sílaba final, passei a grafar separadamente, para forçar a leitura Téo-Li. E ficou parecendo um nome oriental...

ALEX - E como você vê o número "mais de 6000 exemplares" vendidos de suas obras literárias?

THEREZINHA - Com alegria vejo os livros que pudemos escrever sendo divulgados entre os milhares de livros espíritas que estão chegando no mercado nacional e no exterior.

ALEX - E hoje? Você acha que nas obras literárias espíritas faltam um pouco de fidelidade á Kardec?

THEREZINHA - Alguns livros deixam a desejar, não estão à altura da literatura espírita, que é de conteúdo rico e se expressa em linguagem apropriada e digna. Esses livros desmerecem o bom conceito que o livro espírita granjeou até aqui, graças ao trabalho feito anteriormente pelos bons autores, encarnados ou não.
Cabe aos leitores espíritas o cuidado na seleção das obras que estão sendo oferecidas pelas editoras.

ALEX - Como foi pra você fazer aquela belíssima coleção de 7 livros? E os videos?

THEREZINHA - Essa coleção foi sendo produzida aos poucos, durante alguns anos. As aulas iam sendo elaboradas e ministradas, visando a formação de trabalhadores para a casa espírita. Os interessados no conhecimento foram aumentando e a publicação das aulas em livros foram simples e feliz conseqüência.
Quanto aos vídeos do “Iniciação ao Espiritismo”, nasceram da idéia que a amiga Ana Maria Checchinato teve, fazendo que minhas aulas fossem filmadas. Ela formou para isso uma equipe de companheiros de boa vontade, que, com o tempo, se aprimoraram nesse mister. Depois, o Oceano Vieira, da Versátil Home Vídeo, com sua competência e dedicação fez a edição de tudo, resultando no produto que tem encontrado boa aceitação no movimento espírita.  

ALEX - "Na Luz da Mediunidade", como se deve comportar o médium que quer seguir o exemplo de "Jesus, o Cristo"?

THEREZINHA - Estudando a doutrina espírita, nas obras da codificação de Allan Kardec, especialmente “O Livro dos Médiuns”, procurando seguir os ensinos morais de “O Evangelho Segundo o Espiritismo” e colocando-se no serviço ao próximo dentro da casa espírita, tanto na área de assistência espiritual como na de amparo material aos carentes. Assim, manterá a sintonia com os bons espíritos e será um intermediário fiel entre o céu e a terra, abençoado por todos a quem seu labor beneficiar.

ALEX - "Suicídio, um doloroso engano"?

THEREZINHA - Sim, mas graças à sabedoria e misericórdia de Deus, o caminho da recuperação nunca se fecha para quem se enganou com essa porta falsa.

ALEX - Já que estou utilizando-me dos títulos de suas obras para elaborar as perguntas, gostaria que você comentasse sobre um opúsculo que certa vez você escreveu, intitulado "A Morte de Senna e a Questão do Destino", pois assim como eu, o Brasil todo se comoveu com seu trágico acidente e até hoje ele tem fãs pelo mundo todo!

THEREZINHA - Realmente fiz um folheto denominado “Ayrton Senna e a Questão do Destino”, para dizer que a vida e morte de Senna não foi a de um predestinado espiritualmente, como estavam pensando, na ocasião. Foi apenas alguém que gostava do automobilismo, atividade de grande risco de vida, fez dele uma profissão, auferindo lucros e vantagens por isso, mas desencarnando jovem, em um acidente. Que, continuando a viver no plano espiritual, estaria avaliando se acertou ou não na sua escolha ou se valeria mais a pena uma atividade em que ajudasse a salvar ou proteger vidas.

ALEX - O que você diria agora ao nosso leitor que está "chegando á casa espírita"?

THEREZINHA - Amigo(a), freqüente-a com assiduidade, aproveite os ensinos que nela são ministrados e a oportunidade de serviço ao próximo que ela lhe oferece, e você se livrará das horas vazias, descobrindo os tesouros do céu, de que falava Jesus, que a traça não rói, a ferrugem não corrompe e o ladrão não rouba.

Capa do Livro
ALEX - Fale um pouco sobre o seu belissimo livro "Parabolas que Jesus contou e Valem para sempre".

THEREZINHA - Com ele eu quis colocar ao alcance do leitor a beleza das figuras criadas por Jesus para nos entregar generosamente verdades divinas de que era portador.

ALEX - Para quem não conhece esta obra existe uma edição especial com capa dura que é linda, recomendo á todos os nossos leitores. E para finalizarmos, um rápido Pinga-fogo querida mestra:

- Campinas – Não nasci aqui, mas acabou sendo a minha cidade, pois nela tenho vivido a maior parte de minha vida e tive a oportunidade de entrosamento e realização na seara espírita.

- Jerônimo - Um exemplo de como se enfrenta a expiação com bom ânimo e resignação, enquanto, por outro lado, se valoriza as horas empregando-as no crescimento intelectual e moral e fazendo uma nova e feliz semeadura no campo da vida.

- Chico – O exemplo de um médium cristão. Soube honrar seu mediunato e, materializou em mais de 400 obras psicografadas o pensamento dos bons espíritos, alimentando-nos o intelecto e elevando-nos a alma.

- Jesus – O Mestre que a misericórdia divina enviou à Terra, para que não ficássemos ignorantes das leis divinas, nem continuássemos cegos para as belezas da espiritualidade ou surdos à sinfonia do amor que a vida canta em tudo e em todos, por toda parte.

- Deus – O Pai, que por amor nos criou e por amor a todos nos sustenta e ampara, aguardando que, evoluindo intelectual e moralmente, enfim O entendamos e amemos, também.

Alex recebendo as fotos de Jerônimo das mãos de Therezinha
ALEX - Therezinha, Mestra, muito obrigado pela atenção e carinho, agradecemos por sempre ter esta humildade e ser exemplo para todos nós espíritas que ainda temos muito que aprender. Como eu lhe disse assim que entrei aqui: É uma honra e alegria para nós que somos a nova geração de espiritas, estar aqui á sua frente.

THEREZINHA - Nós apenas chegamos mais cedo que vocês, só isso! Mestre é título que Jesus reservou para ele mesmo, Alex, mas agradeço, a você esta oportunidade e a todos desejo paz e luz!

Um comentário:

Maria do Carmo disse...

´Tive a alegria de ser aluna de Dona Therezinha no curso de Iniciação ao Espiritismo no Centro Espirita Allan Kardec em Campinas. Ouvi-la ou apenas ve-la nos tras alegria e paz