17 de janeiro de 2013

112 - ALEX entrevista WALDENIR CUIN



Nosso entrevistado de hoje é administrador de empresas e ex-jogador de futebol.
Articulista em dois jornais não-espíritas de sua cidade, Votuporanga, S.Paulo.
Ele nasceu em Cosmorama, S.Paulo e desde 1972 é espírita.
Atualmente é presidente do Centro Espírita Humberto de Campos.
Nesta casa ele foi um dos fundadores da Mocidade Espírita e também um dos criadores da Associação Beneficente Irmão Mariano Dias, onde são atendidas 170 adolescentes e crianças.
É escritor e já tem sete livros publicados, que são excelentes!
Nosso amigo já fez duas célebres entrevistas com o "Gigante Deitado", Jerônimo Mendonça Ribeiro. E hoje sou eu quem o entrevisto: WALDENIR CUIN.

* Entrevista realizada em fevereiro de 2012 

ALEX - Olá querido amigo Waldenir! Como você se iniciou na Doutrina Espírita?

Waldenir Cuin
WALDENIR - Tivemos os primeiros contatos com o Espiritismo na juventude, através de um primo nosso, João Cuin, que na época residia em Uberaba, quando em conversa com ele apresentamos um drama que vivíamos, isso em 1970, quando contávamos com dezessete anos de idade,  pois que  estávamos vinculado, profissionalmente, a um time de futebol, que disputava a segunda divisão da Federação Paulista e sofríamos constantes contusões, até o momento em que tivemos que nos submeter a uma cirurgia no joelho, o que praticamente nos tirou dos gramados.
Tal acontecimento nos abalou muito, pois sonhávamos em seguir carreira, e, repentinamente tudo desmoronava. Foi então que começamos a estudar a literatura espírita, por sugestão do nosso parente e isso nos proporcionou enorme conforto, esclarecendo os revés que sofríamos no momento.
Em seguida nos ligamos a Mocidade Espírita "Humberto de Campos", em Votuporanga, cujo Centro Espírita, estamos até hoje.    

ALEX – Novidade pra mim, um ex-jogador de futebol, que maravilha! Mas há algo em sua vida que não é novidade pra mim e gostaria que você comentasse aos nossos leitores, é sobre seus filhos. Você teve 2 filhos: Marcelo e Tatiana, mas sua filha desencarnou...

WALDENIR - ...Sim, a Tatiana desencarnou vitimada por um atropelamento, aos cinco anos de idade.
Eu e o Marcelo presenciamos todo o acontecimento sem que nada pudéssemos fazer. A Tatiana desencarnou sem ser possível qualquer tentativa de socorro.
Foi, para toda a família, um momento de extrema dor que a Doutrina Espírita muito ajudou com os seus sábios e oportunos esclarecimentos.
Cremos ser a maior dor que podemos sentir aqui na Terra, mas o Espiritismo tem informações valiosas quanto ao nosso passado, que projeta o nosso presente. Isso, obviamente, não diminui a dor, mas consola e esclarece...

ALEX – ...Mas há pouco tempo nasceu seu netinho, o Enrico. Qual o significado e a esperança que ele fez nascer em você?

WALDENIR - As leis de Deus são extremamente sábias, pois quando a nossa casa começa a ficar vazia, com a saída dos filhos para seus destinos, chegam os netos para nos trazer novas alegrias, experiência, renovando e dando outros rumos à nossa vida.
Com o Enrico voltamos a brincar com bola, a correr pelo quintal, a sentar no chão para brincar com carrinhos e a fazer um monte de coisas que jamais imaginávamos que voltaríamos a fazer.
Os netos são uma sobrevida, com intensas atividades. Eles botam "fogo" em nossos dias.

ALEX – “Botafogo” nisso (risos). E Waldenir, como é escrever colunas espíritas em jornais não-espíritas?

WALDENIR -
Aqui em Votuporanga, graças a Deus, temos uma característica interessante e muito oportuna. Os dois jornais diários da cidade, tanto o "Diário de Votuporanga", como o "A Cidade", aos domingos destinam um página cada um para artigos religiosos, gratuitamente. Assim padres, pastores e espíritas podem escrever seus artigos.
Aproveitando, então, essa disponibilidade desde 1981 estamos publicando nossos artigos espíritas. No total veiculamos, nesse período, 1080 artigos.
Somos imensamente gratos aos Empresários Nelson Camargo ( in memorian) e João Carlos Ferreira, proprietários dos jornais citados, pela grande sensibilidade e compreensão.
Fazemos também, aos domingos, um programa espírita na Rádio Clube de Votuporanga, também sem pagar nada, isso devido ao altruísmo do seu diretor Dirceu Camargo.

ALEX - E em quais periódicos espíritas você escreve?

WALDENIR -
Temos publicado artigos na "Folha Espírita", de São Paulo,  na Revista Eletrônica "O Consolador", de Londrina,  na Revista "Verdade e Luz", de Lisboa, Portugal e em outros periódicos, que em muitas oportunidades, inserem os nossos artigos.

ALEX - Você escreveu um livro, o "Mensagens de Esperança e Paz" onde você reuniu 40 crônicas sobre as passagens do Evangelho. Poderia nos citar alguma delas de forma resumida?

WALDENIR - No livro citado inserimos dois textos; "A missão da paternidade" e "Filhos; instruí-los ou educá-los", que tem a proposta de chamar a nossa atenção para a questão da educação dos nossos filhos.
Vivemos, atualmente, um momento muito delicado, onde os valores da dignidade, honradez, da ética e outros estão sendo preteridos, nascendo uma busca desenfreada por conquistas passageiras e perniciosas, como alcoolismo, sexo irresponsável, indiferenças profissionais e outros.
Sem uma educação de base, norteada pelas sábias lições do Cristo, a humanidade estará andando na contra-mão do progresso moral. Isso é preocupante.

ALEX - Fale um pouco para nós sobre o seu livro "Otimismo e Alegria".

WALDENIR - Como o próprio título sugere, mais do que nunca temos imensa necessidade de uma vida de otimismo e de alegria. Pelo otimismo superaremos todos os desafios que surgem desafiando as nossas forças e pela alegria realizaremos as tarefas necessárias com mais confiança em Deus.
Todos nós passamos por dificuldades na presente encarnação, mas tais barreiras nos fazem mais fortes e mesmo em meio as turbulências não precisamos ser tristes e deprimidos.
Deus a ninguém desampara, assim nada melhor do que confiar Nele e seguir de cabeça erguida.

ALEX - Você também escreveu "Usando Nossos Talentos" e em seguida "Multiplicando Nossos Talentos", foi á pedidos que fez esta continuação?

WALDENIR - Felizmente o livro "Usando Nossos Talentos" foi bem aceito e, por sugestão da editora EME, de Capivari, São Paulo; demos sequência nos textos, enfocando a idéia de que todos nós podemos movimentar os recursos que estão à nossa disposição, assim nasceu, então, "O Multiplicando os Nossos Talentos".
Ao nosso redor existe um mar de recursos e mecanismos que podem ser multiplicados em favor do próximo e da nossa ascensão espiritual, assim, não percamos tempo e saiamos a servir cada vez mais.

ALEX – Adorei os dois livros, são ótimos! Usarei alguns temas abordados nestes dois últimos livros citados para elaborar as próximas perguntas, ok? Em um desses livros, você abordou de forma magnífica o tema "aborto", o que você poderia nos dizer á respeito disso de uma forma geral?

WALDENIR - É uma pena que tanta gente recorre a essa prática hedionda e desumana. O aborto é um crime monstruoso, pois que matamos o nosso próprio filho e o fazemos com a máxima frieza e insensibilidade.
Quem fizer uso do aborto, não tenha dúvida, pode esperar para os dias do futuro uma colheita farta de dor profunda.
Não podemos alegar ignorância, o assunto já foi por demais debatido, quem abortar ou ajudar á abortar, sem dúvida, ainda não entendeu os ensinamentos cristãos. Qualquer justificativa apresentada na defesa da prática do aborto terá a imoralidade como base.

ALEX - E o que seria um "Suicídio Indireto"?

WALDENIR - A ciência tem nos orientado muito quanto a forma de utilizar bem o nosso corpo.
Alimentação inadequada, sedentarismo, bebidas alcoólicas, tabagismo ou outros tóxicos mais pesados, têm sido os vilões maiores do nosso regresso mais cedo à vida espiritual.
Quando reencarnamos, programamos um tempo aproximado para vivermos na Terra, com a intenção de realizar as tarefas propostas. Acabar com o corpo antes da hora é uma forma de suicídio; o indireto, pois que a criatura não tem a intenção de morrer, mas vive de forma tão descuidada e irresponsável que desencarna precocemente.

ALEX – Um suicida como André Luiz em “Nosso Lar”...Waldenir, falamos de seus filhos, seu neto...E agora gostaria que você comentasse uma frase sobre as nossas crianças que está em seu livro: "Por omissão e indiferença, estamos contribuindo para a formação de uma geração insensível, rebelde, viciada em tóxicos, desocupada, violenta..."

WALDENIR - É um velho problema da educação. Quase sempre confundimos instrução com educação. Instruir é dar aos nossos filhos conhecimentos, isso os educandários fazem. Educação é formar caráter, isso só a família será capaz de fazer.
Uma criatura pode ser instruída sem ser educada, mas uma criatura educada será também instruída. Bin Laden era instruído, mas não era educado. Chico Xavier era educado e também instruído.
Ou a família toma as rédeas da educação dos filhos ou nossos rebentos terão perdido a oportunidade da presente reencarnação.

ALEX - Como conseguimos evitar o Mal fazendo o Bem? Realizando a "Missão de Luz"? Gostei muito do que você escreveu sobre isso, que devemos "varrer as sombras..."

WALDENIR - A questão 642 de "O Livro dos Espíritos", de Allan Kardec nos esclarece profundamente sobre o assunto.
"Para agradar a Deus e assegurar a sua posição futura, bastará que o homem não pratique o mal?
Não; cumpre-lhe fazer o bem no limite de suas forças, porquanto responderá por todo mal que haja resultado de não haver praticado o bem.”
Assim, somente fazendo o bem, no limite das forças, conseguiremos varrer as sombras que obscuressem a nossa visão espiritual.

ALEX - Entramos em 2012 e em seu mais recente livro, você tem um capítulo intitulado "Desperta, tu que dormes", o co-relacionando ao o que Paulo de Tarso disse em Efésios 5:14. Os Tempos estão chegados?

WALDENIR - Sim, os tempos estão chegados para nossa tomada de consciência, pois nunca se teve tantas informações, tantos esclarecimentos sobre as nossas reais finalidades aqui na Terra, ou seja, redenção do nosso passado e aquisição de novas experiências para o futuro.
Quem não estiver engajado no contexto dessa realidade, por certo, perde seu tempo e adia a conquista da paz e da felicidade que tanto busca.

ALEX - Neste livro você também fala sobre a questão 491 de "O Livro dos Espíritos", sobre a missão do Espírito Protetor, então lhe pergunto: Qual a missão dele? E a nossa nessa parte?

WALDENIR - A missão do Espírito protetor é nos orientar e ajudar na lide com as nossas ações e a nossa parte é fazer o trabalho que nos foi proposto.
O que tem acontecido é que diante da nossa inércia e comodismo queremos passar o nosso serviço para que os benfeitores realizem.
Nos ajoelhamos em oração, mas temos pouca vontade de levantar  para a ação. Em realidade gostaríamos que caíssem benesses dos "céus", para que não empreendêssemos tantos esforços em busca de evolução e aprimoramento.
Sem muitos esforços na melhoria de nós mesmos e sem muitos sacrifícios e renúncias, voltaremos ao mundo espiritual da mesma forma como de lá saímos, para a nossa decepção é claro.

ALEX - Waldenir, que seu Espírito Protetor continue a lhe proteger e lhe instruir cada vez mais, para assim, você nos proporcionar reflexões tão belíssimas como estas que nos expõe em suas obras literárias e nesta entrevista que estou agraciado por ter-me concedido. Muito obrigado pela força de sempre!

Nenhum comentário: