27 de agosto de 2011

70 - ALEX entrevista ALLAN VILCHES

     Ele nasceu em Osasco e aos 14 anos fez sua primeira apresentação musical espírita.
     Hoje se apresenta em diversas casas espiritas, federações e congressos.
     É membro das maiores escolas de canto lírico, tais como: Coral da Universidade de São Paulo, Universidade Livre de Música, Escola Municipal de Música de São Paulo e Conservatório Musical Souza Lima.
     Esteve presente na telinha em diversas ocasiões: Programa Altas Horas (Globo) – 1999, Programa Raul Gil (Record) – 2001, Programa Cá entre Nós (TV Alphaville) – 2002, Programa Gente que Brilha (SBT) – 2004 e Programa Prelúdio (TV Cultura) - 2006.
     Ele já gravou 3 cd's.

     Nosso entrevistado é Allan Francisco Vilches Caires.

ALEX - Tudo bem Allan? Para começarmos a nossa entrevista, vou logo perguntando-lhe sobre o seu nome, foi proposital este nome "Allan"? Kardec (risos).

ALLAN - Caríssimo Alex e amigos de São José dos Campos, com certeza é um prazer inenarrável nossa aproximação e já estamos na expectativa para cantarmos juntos. Meu primeiro nome, segundo minha mãe, teve inspiração no codificador, pois ela já vinha de berço espírita e meu segundo nome Francisco foi uma homenagem ao meu avô paterno. Para quem não sabe, meu nome completo é Allan Francisco Vilches Caires.

ALEX - Sou 25 dias mais velho que você e fico á imaginá-lo cantando aos 13 anos, como era isso? Conte para nós o que ocorreu com você nesta época.



ALLAN - Até os doze anos de idade, tínhamos uma vida “normal”, entretanto nesta época insisti com meus pais para que adquirissem um som, pois não tínhamos nenhum aparelho em casa. Depois de muito choro consegui convencê-los e fomos a uma loja comprar o tal equipamento e de brinde ganhamos um CD, que provavelmente estava esquecido nas prateleiras. Este CD de ópera era no momento a nossa única gravação, com ele criei uma sintonia imediata e comecei a imitar os cantores. Foram muitos dias, muitas semanas e só cantava em casa acompanhando “aquele” cd de ópera!

ALEX - E aos 14 anos você fez sua primeira apresentação, como foi isso?


ALLAN - No mesmo período eu já freqüentava o grupo de mocidade “Jovens Espíritas Semeadores da Paz – JESP” do Núcleo Espírita Obreiros da Vida Eterna em Carapicuíba. Nossas reuniões ocorriam no sábado e eram animadas, pois intercalávamos os estudos doutrinários com partes artísticas. Num determinado dia a pessoa sorteada para realizar esta atividade faltou e num jogo rápido decidiram que eu deveria executar alguma coisa: dançar, cantar, recitar, pintar, declamar e diante do pleito geral expressei aquela arte que até então só as paredes de casa conheciam. Foram os amigos da mocidade que me motivaram a procurar uma escola e dedicar parte do meu tempo ao estudo do canto.

ALEX - Nesta mesma época em que estamos falando, você tornou-se espírita, como foi o seu primeiro contato com a Doutrina Espírita Cristã?



ALLAN - O nosso primeiro contato com a Doutrina Espírita ocorreu aos doze anos quando acompanhei minha mãe ao Núcleo Espírita Obreiros da Vida Eterna. Após uma infância envolvida com a Igreja Católica, nos sentimos acolhidos naquele ambiente e lembro-me de ter dito à minha mãe: “- Vou ficar por aqui mesmo!” Hoje com trinta anos, podemos observar dezesseis anos de espiritismo com trabalho, conquistas, desafios e esperança na construção de um mundo mais feliz.

ALEX - E o primeiro contato com a cantora Paula Zamp?



ALLAN - Meu primeiro encontro com a Paula Zamp ocorreu dia 07/12/2004 quando tivemos a honra de recebê-la para uma palestra musical em nossa Casa Espírita. Naquela ocasião, dirigíamos o Grupo Vocal Cantores da Luz e a pedido da presidente, Sra. Iraí, que fora muito insistente realizamos um dueto sem nos conhecermos e sem nenhum ensaio. O entrosamento foi fantástico e desde lá nunca mais deixamos de nos encontrar e soltarmos nossas vozes em prol de um mundo melhor.

Centenário Chico Xavier - 2010
ALEX - Por ser espirita desde o início da década de 90, você teve contato também com Chico Xavier?



ALLAN - Teria sido um grande prazer encontrarmos o querido Chico Xavier, mas a oportunidade não ocorreu e nem tínhamos recursos para tal. Entretanto, temos certeza que sua alma nos inspira e que em algum evento ele próprio já cantou conosco....

ALEX - Voltando a falar de música, conte um pouco sobre suas participações na televisão.



ALLAN - Já tivemos a oportunidade de cantar em alguns programas televisivos, contamos com boas e más impressões e percebemos que o foco no nosso trabalho deveria ser na relação direta com o público, nos teatros, nas instituições, nos casamentos, nas serenatas...Posso citar duas ocasiões:

     No programa 'Gente que Brilha' pude conhecer o lendário Silvio Santos e também juntar um belo dinheiro para os nossos projetos pessoais e no programa 'Prelúdio' da TV Cultura tivemos uma participação importante com a orquestra do maestro Júlio Medália.

Silvio Santos e Allan Vilches
ALEX - E suas participações em congressos, seminários, palestras...



ALLAN - Nosso trabalho tem duas vertentes: o profissional e o voluntário. No profissional realizamos concertos com a orquestra da “Incanttus Musicais” em eventos sociais e corporativos com foco na gestão de pessoas e potencialidades. No voluntário atendemos o Movimento Espírita, sem nenhuma espécie de cobrança, apenas nos preocupando com a divulgação da Boa Nova e do conteúdo trazido pelos espíritos. Hoje realizamos cerca de 360 eventos anuais entre os voluntários e os profissionais.

ALEX - Em breve você estará em Votuporanga no Entremédiuns, como será sua participação neste encontro?



ALLAN - À convite do nosso querido Agnaldo Paviani, este ano estaremos pela primeira vez no EntreMédiuns e na ocasião apresentaremos canções para abrir o evento destacando a importância de todos como transformadores da sociedade em que vivemos.

ALEX - Olhando em sua agenda, vemos que você chega á realizar 2 palestras musicadas no mesmo dia, como você concilia tudo isto?



ALLAN - Há alguns anos atrás chegávamos a fazer três ou quatro eventos em alguns dias, entretanto para não abusarmos do amparo espiritual conseguimos atender uma média de 200 casas por ano. Com certeza temos um enorme amparo espiritual que nos impulsiona e nos motiva para que cada apresentação ocorra harmoniosamente. Temos plena convicção que não conseguiríamos sós....

ALEX - E fale um pouco para nós sobre o tema de sua palestra que ocorrerá em São José dos Campos, "Cantando para um Mundo Melhor".



ALLAN - Nesta apresentação, que geralmente é a primeira que realizamos quando chegamos em uma Casa Espírita, apresentamos uma série de informações técnicas de como utilizar a ferramenta musical para superar nossos desafios. Numa segunda etapa realizamos algumas experiências científicas para comprovação do que foi colocado e encerramos com um grande coro de vozes.

Cd "Sempre Bem"
ALEX - E os seus cd's, quantos e quais são?



ALLAN - Temos três títulos: Kumbaya, Percepções e Sempre Bem cujas rendas são direcionadas à obras assistenciais. Nestes Cds apresentamos músicas do período clássico, popular e algumas canções trazidas por músicos espíritas de renome.

ALEX - Antes de finalizarmos, queremos convidar á todos os leitores para a apresentação de Allan Vilches em São José dos Campos-SP, no GEFA (Grupo Espírita Francisco de Assis) no dia 04 de setembro, ás 18horas. E agora um Pinga-Fogo:



- Voz – Luciano Pavarotti
- Música - Granada
- Espiritismo – Luz no nosso caminho
- Kardec – Grande sábio a serviço do Bem
- Jesus – Irmão, Amigo, Inspiração, Emoção
- Deus – Energia suprema, Causa primária de todas as coisas.....

 ALEX - Muito obrigado Allan pela entrevista e que seja bem vindo á nossa cidade, muita luz e paz! Um abração!



ALLAN - Nós é que agradecemos e esperamos todos para soltarem a voz num cântico de graças por tudo que já temos recebido e por aquilo que ainda receberemos neste Planeta Abençoado!


Alex e Allan


Um comentário:

Celia disse...

Conheço o Allan há um tempinho, podemos dizer que somos amigos.
Quando ele voltará em sjc?
Vale a pena! Esse cara é muito bom!!!
Celia Mintz