5 de setembro de 2011

72 - ALEX entrevista VANSAN

Ele nasceu e reside em Mogi das Cruzes-SP
É músico profissional. Violonista, cantor e compositor com 25 cd's e 1 dvd gravados.
Ele canta em vários idiomas, em diferentes ritmos e estilos musicais.
É formado em Comunicação Social e Artes.
Pós graduado pela Universidade de Mogi das Cruzes.
Realiza mais de 300 palestras por ano com suas músicas pelo Brasil e no exterior, além de shows e eventos.
Admirado por muitos devido á sua voz e maneira em que se dedica á música, ele é VANSAN.

No dia 10 de agosto de 2011, em plena quarta-feira, em uma simples casa espírita que como no nome já diz "Pequeno Templo da Caridade", várias pessoas se acomodavam preenchendo todos os bancos e dependências do local para ouvir a voz que ecoou por toda aquela praça...Foram lindas canções, já começando com "O Homem" de Roberto e Erasmo Carlos, e que no decorrer da apresentação "Terapia Musical do Amor" só nos fez chorar de emoção, eram músicas que nos faziam voltar no tempo, ir á outras esferas, somente quem já ouviu Vansan cantar saberá entender e sentir o que estou tentando descrever. Ao término da palestra, conseguimos algumas palavras deste músico abençoado e que agora compartilharemos com você leitor, obrigado!

ALEX - Olá Vansan, que maravilha de palestra, ainda estou anestesiado e flutuando. O que é esta Terapia Musical do Amor que acabamos de experimentar?

VANSAN - Obrigado pelas doces palavras.
A Terapia Musical é um trabalho espiritual.
Resultado de anos de afinidade com a equipe espiritual que foi nos orientando através de diversos médiuns, de diversos lugares na formatação e nas mensagens que as músicas deveriam conter.

ALEX - Você com as canções cantadas fez-me voltar aos tempos em que junto de minha mãezinha, cantávamos felizes na época de Igreja. Você também no início da palestra citou sua mãe, o que você poderia nos dizer sobre ela?

VANSAN - Minha mãe foi sempre exemplo de amor, de humildade e de fé.
Criou, embora sem muitos recursos financeiros 11 filhos com muita dignidade. E sempre tinha alguma coisa para dar a quem precisasse.
Sempre procurava antecipar os sofrimentos alheios e a ajudar as pessoas nas suas dificuldades.
Foi um presente de Deus em minha vida. E hoje faz parte da equipe de espíritos nesse trabalho que realizo.

ALEX - E sobre o seu primeiro contato com o Espiritismo?

VANSAN - Foi em torno de 1980. Eu sofria de crises de enxaqueca, passei pelo médico e ele constatou que eu não tinha qualquer problema físico. Ele mesmo me recomendou procurar uma casa espírita.
Lá nosso orientador me disse que eu não tinha problema de saúde, mas uma tarefa a desenvolver como médium.
Comecei a me interar e aprender sobre a doutrina, a trabalhar nas obras assistenciais da casa, a estudar, e logo já estava trabalhando nos passes e nos trabalhos mediúnicos.

ALEX - Você teve contato com Chico Xavier?

VANSAN - Pouco! Durande seis anos minha familia : esposa, filhas e sogros, visitavam mensalmente o Chico. Eu trabalhava como músico nessa ocasião e não podia estar sempre com eles, mas fui algumas vezes, apenas como um visitante, mas para Chico cada visitante era especial e foi assim que me senti cada vez que lá estava. Sempre agraciado pela vibração amorosa de Chico.

ALEX - Adoro sua música "Vem", conte a história dela para nós, por favor!

VANSAN - O autor dessa música é João Cabete. Um médium compositor espírita que viveu bastante na região de Santos. Possui muitas composições mediúnicas.
Especificamente sobre essa canção "Vem", contam que foi enviada pelo espírito de Livia em retribuição poética àquela famosa poesia "Almas Gêmeas" contida no livro "Há dois Mil Anos".

ALEX - E a música "Prece" que tanto adoro, também é dele?

VANSAN - Também é de João Cabete.

ALEX - Você tem idéia de quantas músicas já compôs e quantas já gravou?

VANSAN - Tenho muitas composições, algumas centenas, mas todo ano componho pelo menos uma, que é o tema para o encontro anual RGA - Reunião Geral da Aliança, reunindo confrades de diversos paises.
Tenho 25 cds gravados, acredito que totalizam umas 400 músicas.

ALEX - Fale um pouco sobre sua participação anual na RGA (Reunião Geral da Aliança Espírita Evangélica) e demais eventos, com Divaldo, em Congressos...

VANSAN - Em 2005 fui convidado a participar na harmonização do RGA. Então, os dirigentes foram intuidos a me convidar para ser o compositor dos temas músicas desse encontro, o que vem ocorrendo desde 2006. Os organizadores me passam o tema central de cada ano e eu faço o tema musical, intuido pela espiritualidade.
Meu contato com nosso querido Divaldo é pouco, algumas vezes tive a alegria de fazer as harmonizações de suas palestras, e de participar de alguns congressos em que fomos agraciados pelas suas maravilhosas palestras.

ALEX - E como foi se apresentar no exterior? Em Portugal e Estados Unidos?

VANSAN - Uma experiência enriquecedora, porque pude perceber que as necessidades são semelhantes.
Se não há às vezes necessidade material, há a afetiva e moral, percebi também que há bondade, fraternidade e amor em qualquer lugar do planeta. Cada um com seu jeito próprio de dar carinho. E finalmente, a grande difusão da doutrina espírita, graças ao empenho especialmente de companheiros brasileiros que vâo semeando nossa amada doutrina pelo mundo afora.

ALEX - Á pouco enquanto conversávamos, brinquei contigo sobre você ter sido um "italianinho com bandolin na mão" em encarnação passada (risos). Você acredita que talvez você foi um músico em outra existência? Pois é impressionante esta história de você ter nascido sabendo tocar e ao vê-lo dedilhar o violão, confesso que enxergamos além daquilo que se vê fisicamente, é muito lindo, é extraordinário o modo em que você se apresenta.

VANSAN - Tenho certeza que fui um músico em outras vidas, pois desde menino já imaginava os arranjos musicas para as músicas que ouvia. Punha músicas para tocar na vitrola e procurava o som no violão. E não me contentava com pouco, sentia falta de uma orquestra, por isso desenvolvi essa técnica no violão.
Mas fui um músico que por algum motivo, certamente por excesso de orgulho, tornei-me um grande devedor.
E Deus me Deu a graça de poder ir quitando o meu débito, da forma mais amena possível, cantando...
Embora eu não faça as apresentações envolvido, a participação e inspiração da Espiritualidade torna a nossa tarefa com uma vibração amorosa, o que sensibiliza tanto encarnados, quanto os desencarnados.

ALEX - Finalizando nossa conversa, vamos fazer um Pinga-Fogo e iniciarei citando ela que está aqui contigo :

- Esposa - Companheira, amiga, orientadora, simbolo de carinho e amor.

- Violão - Extensão de mim mesmo. É um membro do meu corpo que posso guardar num estojo.

- Música - Presente de Deus para a Humanidade. Grande parte da essência da minha vida. Alimento da alma.

- Televisão - Excelente meio de comunicação. Se fosse usado apenas para o Bem e para disseminar as coisas positivas, seria uma maravilha.

- Kardec - O grande codificador de nossa amada doutrina - exemplo de paciência e de dedicação. Instrumento de Deus para nos trazer aquilo que necessitávamos saber, na hora certa.

- Maria - Doce mãe de Jesus. Chico a chamava por MÃE SANTÍSSIMA e é assim que eu a sinto, pois a simples lembrança de seu nome nos enche o coração de alegria, de fé e de esperança. Consola as nossas almas.

- Deus - Todo Poder, Bondade e Amor. Pai Criador e Força suprema. Fonte de energia, sabedoria e paz.

ALEX - Vansan, muito obrigado pela entrevista! Que Jesus lhe abençoe cada vez mais, não somente sua voz, mas essa sua missão de emocionar as pessoas com as vibrações emanadas de suas canções e palavras, até a próxima!

VANSAN - Gostaria de agradecer a oportunidade. E espero reencontrá-lo muitas outras vezes.
Fique com Deus

ALEX - As palestras musicais de Vansan não são filmadas, mas achamos uma apresentação dele no YouTube e pedindo autorização ao próprio músico, ele nos permitiu exibir esse video onde ele interpreta a canção "Pai Nosso", assista abaixo!
 

2 comentários:

Mirian Mendes disse...

Fiquei imensamente feliz em saber que Vansan esteve tão perto novamente, pena ter perdido esse precioso momento pois, só agora fiquei sabendo da palestra, ao ver sua postagem no facebook. Em Santos, no centro espirita João Cabete tive a oportunidade de vê-lo cantar algumas vezes, é realmente muito bom ouvi-lo cantar, emociona e revigora em todos os sentidos.

" Que Deus o abençoe sempre Vansan que vc continue a nos emocionar por muitos anos. Siga seu caminho em paz. "

sua fã

Mirian

ps. beijos Alex e parabéns pela entrevista. Adorei tudo.

Elizabete Lacerda disse...

Maravilhoso trabalho! A gente sente quando se canta com a alma e o coração! Deus te abençoe Vansan! por onde vc passar, continue deixando seus rastros de luz e esperança.
Elizabete lacerda, sua admiradora...