26 de setembro de 2011

74 - ALEX entrevista LEILA DA SILVA BRANDÃO

     Ela nasceu em Volta Redonda, no Rio de Janeiro, onde trabalhou na rede municipal e estadual de ensino.
     Depois mudou-se para Juiz de Fora, em Minas Gerais, onde construiu a sua própria escola e trabalhou até se aposentar.
     Nesta cidade conheceu Carlos Augusto Abranches (o Guto) com quem trabalhou por 18 anos e também a médium Suely Caldas Schubert, com quem desenvolveu sua mediunidade e fundaram juntas, o Centro Espírita Joanna de Angelis.
      Autora de 12 livros, não somente espíritas, mas também na área da educação infantil e adolescente.
     Graduou-se em Matemática e Física pela Universidade de Barra Mansa, fez cursos de extensão em Psicologia Social e é pós-graduada em Educação Infantil e em Parapsicologia Clínica.
     Atualmente ela apresenta palestras, workshops e seminários em escolas, instituições filantrópicas e casas espíritas.
     Aqui em São José dos Campos-SP ela esteve pela primeira vez em 1994 e não há mais como apresentá-la, pois seu currículo é enorme e para não mais nos extendermos, diremos que nossa entrevistada de hoje é a grande Leila da Silva Brandão.

* Entrevista realizada em 27/08/11, uma semana antes da Bienal do Rio *

ALEX - Olá Leila, tudo bem? Faz tempo que você é espirita?

LEILA - O meu pai era espirita e nos educou dentro do C.E. Estudante da Verdade, de Volta Redonda, onde frequentávamos a escolinha de evangelização. A minha irmã mais velha era evangelizadora. Quando tornei-me adolescente, afastei-me totalmente da Doutrina Espírita. E fui chamada de volta pela mediunidade ostensiva. Só assumi mesmo o Espiritismo aos 30 anos de idade. Tive a sorte de educar a minha mediunidade com Suely Caldas Shubert e fundar com ela o C.E. Joanna de Angelis na mesma cidade.

ALEX - E nestes tempos, você conheceu pessoalmente Chico Xavier?


LEILA - Fui com Suely em uma caravana de Juiz de Fora à Uberaba na ocasião em que promoveram um grande encontro de Divaldo, Raul Texeira e Suely na reunião do Chico. Pude presenciar toda aquela festa de luz! Tivemos a oportunidade também de conhecer o trabalho de Langerton em Sacramento.

ALEX - Você citou agora o Langerton Neves da Cunha, um médium que poucos espiritas falam dele, alguém que além de ter duas filhas, adotou mais 11 filhos. Sua vida foi só dedicação e agradecemos por você lembrar dele neste momento. E seus livros? Fale um pouquinho deles se possivel, por favor!

Leila em palestra (São José dos Campos-SP)

LEILA - O meu primeiro livro publicado foi no ano 2000, sobre a minha experiência como supervisora pedagógica e proprietária da primeira escola de tempo integral de Juiz de Fora chamada ESCOL'ATIVA. O prédio era alugado e formávamos uma sociedade de quatro profissionais. Depois abri o meu próprio espaço infantil que existe até hoje chamado "Recanto do Sol". O livro foi editado com o nome de MANUAL PARA PAIS E PROFESSORES DE PRIMEIRA VIAGEM. Para isso fundamos também uma editora chamada EDITORA CELEIRO. O livro está esgotado porque fizemos uma edição de apenas 1000 livros, mas eu e a minha irmã Dalva Souza, fizemos uma atualização e também uma adequação para a Evangelizaçao Espirita e será relançado este ano pela Editora Novo Ser com o nome NA MEDIDA CERTA. Fechamos a editora depois de editarmos 8 livros por total falta de tempo e capacidade de gerenciar um negócio sem fins lucrativos. Estávamos gerenciando apenas prejuizo apesar de vender todos os livros.

O segundo livro foi MANUAL PARA PAIS E PROFESSORES DE ADOLESCENTES - Também um trabalho realizado por mim e por minha irmã onde, como o proprio nome diz, compunha-se de experiencias que deram certo de como lidar com essa fase maravilhosa da vida.

O terceiro livro: MANUAL PARA FALAR EM PÚBLICO são experiências minhas, da Dalva e da minha outra irmã a Cylene que também são expositoras da Doutrina Espírita.

O quarto livro: CIÚME, O MONSTRO DE OLHOS VERDES é um romance com seis personagens reais, inspirados no grupo de estudos que tinhamos no Instituto Leon Denis em Juiz de Fora. Esse livro trata dessa paixão que está destacada por Kardec na questão 933 de "O Livro dos Espiritos". Examino as raizes do ciúme e como minimizar os seus efeitos e eté mesmo como vencer essa paixão.

O quinto livro : A INVEJA NO ESPELHO dá seguimento aos estudos espiritas, onde examinamos também a inveja e para isso convidamos uma parapsicóloga, Maria Ines Maia (colega de turma) para refletir comigo sobre o tema.

O sexto livro: EM BUSCA DO MEU CARISMA defendo a tese de que é possivel se tornar uma pessoa carismática em cinco passos. Por causa desse livro tenho feito palestras em várias universidades brasileiras: Brasilia, Vitória, Linhares, Juiz de Fora, Volta Redonda, Piracicaba...

O sétimo livro: UMA HISTORIA BEM CONTADA eu desenvolvo o estudo da arte de contar histórias.

O oitavo livro: A MORTE NÃO É BEM ASSIM fiz com mais duas autoras, as minhas irmãs. Depois que a nossa mãe faleceu em 1997 ela se comunicou comigo e usou essa frase que deu titulo ao livro. Decidimos então pesquisar como seria realmente a morte, trata-se pois de um livro de pesquisa sobre a morte. Imaginamos poder entrevistar vários filósofos e doutores da Ciência sobre o tema transcrevendo respostas das suas vivências e buscamos a melhor resposta baseada na Doutrina dos Espiritos.

O nono livro: A MEMÓRIA E O DOM é um livro mediúnico que conta a história de uma familia de cinco pessoas em três encarnações subsequentes. O Espirito que me apareceu disse "Eu sou a memória e você é o dom". Esse livro foi examinado pelos parapsicólogos que dizem ser o diálogo entre os meus dois "eus".

O décimo livro: A MÃE NA VITRINE tem também co-autoria com as minhas irmãs. É um livro onde se identifica a diferença entre instinto materno e sentimento materno.

Além desses livros, para a construção do 'Joanna de Angelis' em Juiz de Fora, eu, Guto e Suely publicamos dois livros de poesias: EM FACE DE SER ETERNOS E PASSÁROS DE LUZ, o segundo prefaciado por Joanna de Angelis.

ALEX - É verdade que você gravou também um cd, como foi isso?



 

 






LEILA - O clube de artes do Rio de Janeiro publicou várias entrevistas minhas dadas a Yasmim Madeira. O CD será lançado na Bienal do Rio Centro este ano. Recebeu o nome "Superando o medo de amar".

Para ajudar também a casa espírita onde trabalho no Rio (Centro Espirita irmã Maria Angelica) deixo gravar todas as minhas palestras que são imediatamente vendidas aos frequentadores da casa.

ALEX - Fale um pouco sobre sua mediunidade, por favor.
 
LEILA - Ainda muito jovem sentia a presença da realidade espiritual. Me olhava no espelho e via outra pessoa. Muitas vezes quando as pessoas vinham conversar comigo eu não conseguia ouvir o som de suas vozes, parecia estar assistindo a um filme sem som e repentinamente figuras estranhas apareciam ao lado dessas pessoas. Tinha muito medo do escuro onde via sombras e ouvia vozes assustadoras. Não aceitava que fossem manifestações dos Espiritos. Procurava estudar os fenômenos como delirio e problemas emocionais. Depois de tanto sofrer busquei os recursos espiritas. Trabalhei na mesa mediunica por bastante tempo e permiti que doutrinassem todos os meus obsessores. Um deles será contado em livro que Herminio Miranda carinhosamente prefaciou. Esse novo livro tem o título: UM ESTRANHO CONDOMINIO.

ALEX - Vamos aguardar então! Certa vez você recebeu mensagens psicofônicas em Juiz de Fora, de José Grosso, Leon Denis...
 
LEILA - José Grosso é um grande amigo do meu irmão e da nossa familia, que tem ligações de encarnações da época do Cangaço. Na verdade o meu primeiro contato com ele foi em Belo Horizonte em um centro pequeno onde trabalhava chamado "Amalia de Godóy" onde deixei muitos irmãos de outras eras. Antes mesmo que eu soubesse que iria me mudar para Juiz de Fora ele me disse que isso ia acontecer e me chamou de "flor do Ipê". Fui morar em um bairro de Juiz de Fora chamado "Vale do Ipê" onde residi por 18 anos. Por ocasião da fundação do Instituto Espirita Leon Denis em Juiz de Fora ele muitas vezes se manifestava nos orientando e alegrando as nossas atividades. Certa feita nos disse que todas as vezes que um Espirito viesse nos ameaçar deveríamos ouvir as vozes do seu coração nos dizendo: ME AME PELO AMOR DE DEUS! Nunca mais esqueci isso!
 
Leon Denis nos levou em desdobramento a um Instituto que leva o seu nome na realidade espiritual e lá participamos durante muito tempo dos estudos do Livro dos Espiritos.
 
ALEX - Que maravilha eihn Leila! Eu adoro o mar para me inspirar, sei que você também adora isso, relate algum fato especial que ocorreu contigo nessas suas "meditações" de frente ao mar.
 

LEILA - Muitas e muitas vezes recebo a presença dos amigos espirituais quando caminho frente ao mar. Realmente me inspiro para os temas das palestras que vou realizar. O encontro mais recente foi com o meu próprio tio, já desencarnado, que chegou cantando uma música da sua igreja "Deixa a Luz do céu entrar, deixe o sol em ti nascer..." Essa simples música me levou a preparar um seminário inteiro para o tema Educação e Espiritualidade que faria momentos depois em Vitória.

ALEX - Lembro dessa música, a cantei com minha mãezinha por muitos anos na Igreja Católica quando adolescente, emocionei-me em sua palestra quando você á cantou. Nesta mesma palestra você comentou a frase de Joanna de Angelis "A beleza do Amor, não está em quem está sendo amado, mas em quem está amando, pois este tem o amor".

LEILA - Entendi, com Joanna que o projeto de Jesus ou seja a "Nova Aliança" é a construção do amor no coração das pessoas. Mas, para que esse projeto se realize é preciso a construção do amor na própria alma. Na verdade é o "brilhe a vossa luz". Como disse o Mestre: se a luz que brilha em ti são sombras, quão grande serão essas sombras...

ALEX - Você citou também Pablo Neruda, "Quem pensa que nunca errou, já morreu e não sabe".

LEILA - Sim, porque os Espiritos dizem em "O Livro dos Espiritos" que o erro é sinônimo de "ignorância" e como somos ainda bastante ignorantes haveremos de errar muito até aprendermos como alcançar a iluminação.

ALEX - Kardec recomendava que os espiritas deveriam ler também obras 'não-espiritas' e sabemos que você gosta muito de fazer isto, qual a sua recomendação aos espiritas que não tem este hábito?

LEILA - Que leiam também os livros da ciência espírita: Delanne, Hernesto Bozzano, Hernani Guimarães, Herculano Pires e tantos outros.

ALEX - Em seu livro "Mãe na Vitrine", você diz que a mulher tem que desenvolver seu sentimento materno, pois alguns homens ás vezes mesmo sem os terem enraizados, os desenvolvem até mais que as próprias mulheres. É isso mesmo?

LEILA - O instinto materno a mulher nasce com ele, é preciso desenvolver o "sentimento materno". Esse sentimento não é privilegio do sexo feminino, mas de todos os sexos. Lázaro nos envia uma página primorosa no 'Evangelho segundo o Espiritismo' capitulo XII, item 8, onde diz: do mais rudimentar instinto, passando pelas sensações, estagiando muitas vezes nas emoções o ser espiritual vai construir o maior de todos os sentimentos: O AMOR. O grande cientista Carl Jung nos diz que temos no nosso psiquismo o animus (arquétipo masculino) e o anima (arquétipo feminino) comprovando de uma certa forma que podemos reencarnar em ambos os sexos. Assim, observamos hoje em dia pessoas do sexo masculino cujo sentimento materno é muito grande, graças a Deus!

ALEX - E agora faço aquelas perguntas "científicas" para você : Pra que serve ter tantos filhos? Pra que escrever tantos livros?

LEILA - É a forma mais simples de colaborarmos com o tempo em que vivemos. Dentro de um livro você encontra muitas horas de leitura e meditação de um ser pensante. Com um filho também! Como aprendemos com nossos filhos! Sempre que leio um livro agradeço a Deus o trabalho daquele que dedicou parte de sua vida em estudos para compartilhar os seus achados. É maravilhoso! E, quando olho para os meus filhos agradeço a Deus a honra de tê-los recebido em meu ventre e mais que isso a alegria do reencontro.

ALEX - Lindo isso Leila. E como conciliar Parapsicologia e Espiritismo?

LEILA - A Parapsicologia estuda o poder da mente humana e o Espiritismo comprova o poder da mente humana. São ciencias irmãs.

Em entrevista há alguns anos
ALEX - Por que as clinicas hoje vivem tão cheias? E ás vezes alguns pacientes ficam anos em tratamentos?
 
LEILA - Estamos vivenciando momentos de muita melancolia e solidão. Apesar de todas as conquistas cognitivas o ser humano ainda não entendeu o sentido da própria vida. Isso foi a razão pela qual o Consolador chegou a Terra. Ave Alan kardec!

ALEX - Ave! E a Educação Infantil no Brasil atual, como você enxerga?

LEILA - Com dificuldades porque os valores que o mundo elegeu são equivocados. Precisamos urgentemente falar de Espiritualidade em todos os recantos do mundo, não importa a religião mas a imortalidade da alma e a razão da existência precisam ser ensinadas.

ALEX - E a Educação Infantil Espírita?

LEILA - Está a cada dia melhor! Graças a Deus e a muitos jovens inteligentes voluntários que abraçam a certeza de que o mundo de regeneração depende do esforço de todos.

ALEX - E seus projetos futuros? Há algum já em mente, ou em fase final?

LEILA - Pretendo seguir as pegadas do meu profeta preferido: Herminio Miranda. Escrever, escrever e escrever. Além disso pintar quadros e continuar os meus modestos estudos de piano. Curtir o meu primeiro neto que vai nascer em novembro desse ano. Já tenho duas netas, esse será o primeiro neto.

ALEX - Agora um rápido Pinga-Fogo:

- Familia - A minha eterna gratidão
- Educação - Minha paixão
- Parapsicologia - Um grande desafio
- Espiritismo - A minha rota
- Kardec - O meu Mestre
- Deus - O meu Pai

ALEX - Muito obrigado Leila pela sua presença em nossa região, pelas belissimas palestras e seja sempre bem-vinda! São suas as considerações finais:

LEILA - Que Jesus, a pedra angular da construção do amor no Planeta Terra possa ser, para sempre, a inspiração de todos nós.

ALEX - Nossa irmã Fátima Carvalho aproveitando também a vinda de Leila em nossa cidade, realizou uma pequena entrevista com ela e que vale á pena assistir no video abaixo :

Um comentário:

Pedro Escada disse...

Segunda-feira (14.05.2012) assiti uma palestra da Leila no CEMA e muito me identifiquei com o que falou. Agradeço ao Pai pela oportunidade de ter aprendido graças aos estudos dela. Deus a abenções hoje e sempre!