7 de abril de 2012

92 - ALEX entrevista ANDRÉ MAROUÇO

Ele nasceu em São Paulo, em 1970.
Ele é diretor e roteirista formado em marketing pela Universidade Paulista.
Com experiência em televisão, passou pelo SBT, Tv Cultura e Rede Globo.
Esteve à frente do projeto Mundo Maior de Cinema, que ofereceu condições a jovens cineastas de filmarem oito curtas-metragens.
Estreou em longas com "O Filme dos Espíritos" (2011), ao lado de Michel Dubret.

Nossa entrevista foi realizada em 2011, mas somente agora estamos publicando, um dia após o filme ter conquistado mais um prêmio, na qual veremos no final da entrevista.
O nosso entrevistado de hoje é André Marouço.

ALEX- Olá André tudo bem? Como você se iniciou na Doutrina Espirita?

ANDRÉ - Eu sou nascido e educado em colégio católico e ainda criança desenvolvi a mediunidade na umbanda, tendo passado ainda na adolescência pelo candomblé. Aos 16 anos de idade afastei-me por completo de religião e aos 20 estava passando por um processo delicado de recuperação após um acidente automobilístico onde minha noiva tinha se machucado bastante, nesta época eu trabalhava na TV Cultura e tinha um amigo, o Alberto de Freitas companheiro de trabalho, espírita, e ele era a pessoa que me trazia paz para aquele momento de vida. E, na casa de minha mão um livro colocado na estante perseguia-me, há anos aquele livro chamava-me, tratava-se de "Os Mensageiros" de André Luiz e Chico Xavier, a partir deste contato com o Alberto e os esclarecimentos que ele me trazia, tive coragem de abrir o livro, um novo mas conhecido mundo abriu-se para mim, procurei o Centro Espírita Nosso Lar Casas André Luiz, onde estou até hoje.

ALEX - Você conheceu pessoalmente Chico Xavier?

ANDRÉ - Eu tive esta alegria no ano 2001, fui até Uberaba e assisti uma reunião no Grupo Espírita da Prece, foi um dos momentos mais especiais de minha existência, estar no mesmo ambiente do apóstolo da mediunidade foi marcante, ao final da reunião fui até a fila de pessoas que desejavam cumprimentá-lo, ao chegar na sua frente beijei sua mão. Ele não disse nada, mas disse tudo sem proferir qualquer som. A esta altura ele já não mais psicografava, pois estava com a saúde muito debilitada, durante toda a reunião ele era amparado por seu filho Eurípedes e outros trabalhadores, mas sua presença é inesquecível.

ALEX - E quando despertou em você a vocação para ser cineasta? Você era da tv não era?

ANDRÉ - Eu nasci em um lar televisivo, meu pai, Luiz de Souza Marouço, trabalhou nos maiores canais de TV do país, desde 1967, ainda criança ele me levava aos estúdios da TV Tupi, o cinema nasceu para mim em um dia em que fui acompanhar meu pai em uma reunião sindical, ele chegou muito cedo na reunião e para passar o tempo fomos até uma sala de cinema. O filme que assistimos foi "Viagem ao Centro da Terra"eu devia ter uns quatro anos, sequer era alfabetizado sendo assim impossibilitado de ler as legendas, meu pai dormiu o tempo inteiro da sessão e, eu fiquei acordado totalmente hipnotizado pela magia do cinema, dali para diante tornei-me um cinéfilo e ansiando pelo dia que o Senhor me permitisse trabalhar na sétima arte.

ALEX - Como e quando surgiu a idéia de fazer "O Filme dos Espíritos"?

ANDRÉ - Um amigo, o Eduardo Dubal que trabalha conosco na Fundação Espírita André Luiz estava fazendo um curso de cinema na Academia Internacional de Cinema e ele trouxe-nos a informação de que, os jovens matriculados no curso ao longo do mesmo eram preparados quanto as técnicas artísticas e administrativas da indústria de cinema, porém estes jovens, naquele curso não educados quanto a importância de produzirem peças cinematográficas que dignifiquem a humanidade, assim quase sempre, seus filmes eram quase que movimentos poéticos em prol do suicídio, da sexualidade desregrada, e das drogas. Assim, iniciamos o Projeto Mundo Maior de Cinema que daria a oportunidade a jovens estudantes da sétima arte de produzirem filmes de curta-metragens, o projeto consistia em oferecer uma verba, equipamentos e recursos humanos para estes jovens filmarem seus curtas, desde que estes curtas explicassem em formato de ficção 8 capítulos de "O Livro dos Espíritos". A próxima etapa do projeto seria reunir estes curtas em uma nova trama, um novo roteiro para um novo filme, nasceu assim "O Filme dos Espíritos".

ALEX - E o que você tem a dizer sobre "O Livro dos Espíritos"?

ANDRÉ - Se Allan Kardec tivesse lançado apenas e tão somente "O Livro dos Espíritos", seu trabalho já teria sido um marco na filosofia espiritualista do planeta. Ali encontram-se os grandes enigmais existenciais humanos, a divisão sábia do livro nos traz respostas para praticamente tudo na vida. Sem dúvida alguma, reencarnaremos algumas vezes até termos capacidade intelectual e espiritual para compreender tudo o que há nas entrelinhas deste compêndio.

ALEX - Voltando á falar da Mundo Maior Filmes, o que vocês já produziram em apenas dois anos de funcionamento?

ANDRÉ - Eu atuei em audiovisual espírita como voluntários desde 2003, auxiliando a Fundação Espírita André Luiz em seus projetos de TV, em 2005 a FEAL contratou-me para planejar e dar início nas operações da TV Mundo Maior, já a Mundo Maior Filmes foi quase que uma consequência natural do trabalho de TV, ou seja, havia um núcleo de TV, era necessário criar um de cinema, assim planejamos e iniciamos esta produtora que jé tem em seu curriculum de apenas dois anos de funcionamento 8 curtas metragens e 1 longa metragem.

André Marouço
ALEX - E o que é a Mar Revolto Produções?

ANDRÉ - 'Mar Revolto Produções' é a minha produtora audiovisual, a partir de 2012 estaremos trabalhando, se o Senhor nos permitir, em um longa-metragem para cinema e uma minissérie para TV, todo o conteúdo desenvolvido por esta produtora será para projetos cinematográficos, televisivos, peças audiovisuais onde a temática espírita e espiritualista esteja presente colaborando para o Mundo de Regeneração.

ALEX - Que o Senhor permita então! Será maravilhoso! Você acredita que os filmes espíritas recentemente lançados, colaboraram para o sucesso de "O Filme dos Espíritos"?

ANDRÉ - A espiritualidade é sábia, e os espíritos superiores trabalham sempre dentro de muito profissionalismo e planejamento estratégico, nada é acaso, certamente as produções anteriores, cada uma ao seu tempo, contribuíram para o filme sucessor, e entendo que a nós produtores do audiovisual Espírita, nos cabe a produção de peças em maior quantidade e especialmente melhor qualidade, não abrindo mão em tempo algum do profissionalismo e evitando a todo e qualquer custo projetos amadores.

Nelson Xavier e Reinaldo Rodrigues em cena do filme
 ALEX - De quem foi a idéia e como o ator Nelson Xavier reagiu ao saber que não representaria o "Chico Xavier" neste filme? Foi muito interessante! Pois quando eu vi o teaser pela primeira vez, achava que ele estava representando o Chico (risos).

ANDRÉ - O Nelson é um craque, ele tem condições de interpretar a "santos" ou "demônios" com a mesma dedicação e qualidade técnica-artística. Nós nos aproximamos dele quando fizemos a Mostra Mundo Maior de Cinema, ocasião em que exibimos os 8 curta-metragens realizados pelos jovens cineastas capitaneados pelo Projeto Mundo Maior de Cinema, neste dia o Nelson foi um dos artistas que nos prestigiou com a sua presença. Ele havia acabado de filmar "Chico Xavier - o Filme" que por esta ocasião sequer havia estreado nas telas de cinema. Assim que terminamos o roteiro de "O Filme dos Espíritos" enviei para ele que apaixonou-se pelo personagem e aceitou faze-lo de pronto.

ALEX - E a Luciana Gimenez, como ela entrou no elenco? Ela é simpatizante de nossa doutrina?

Luciana Gimenez com maquiagem de mulher idosa
ANDRÉ - A Luciana desejava muito fazer cinema, um amigo o Ricardo Rihan, produtor executivo de cinema e TV, sabia desse desejo dela, e eu tinha a necessidade de uma atriz que fizesse uma participação especial no filme, ocorre que este papel era para um mulher de mais de 60 anos de idade, ou seja, seria necessária uma caracterização, expus o papel a ela que aceitou de pronto, pois teria oportunidade de despir-se do papel que comumente interpreta na RedeTV e mesmo como modelo internacional que fora, teria enfim uma chance de mostrar que tem talento para interpretar outros papéis, como por exemplo de uma mulher simples da terceira idade.

ALEX - Foi dificil gravar as externas? Fiquei imaginando a cena do viaduto!

ANDRÉ - O grau de dificuldade em todas as filmagens foi grande, especialmente em função do pouco tempo e dinheiro que dispúnhamos, porém fomos tão ajudados pela espiritualidade que todos os obstáculos foram removidos naturalmente.

ALEX - Qual a mensagem final que o filme trouxe á equipe ao término das filmagens?

ANDRÉ - Que com profissionalismo, planejamento e fé é possível realizar qualquer sonho.

ALEX - E como você está vendo o retorno (feedback) do público após as exibições dos filmes no cinema e agora em dvd?

ANDRÉ - Estamos muito emocionados com o carinho que recebemos do público, chegam as centenas os emails, mensagens no Facebook de pessoas que nos falam de suas emoções e até de suas transformações após terem tido contato com o filme. O que os espíritos superiores conseguiram tendo-nos como trabalhadores é impressionante, pois o nosso filme contou com escassos recursos, para divulgação e propaganda posso dizer que, fora um trabalho praticamente feito pelo movimento espírita, levar mais de 320 mil pessoas aos cinemas não dispondo de verba para propaganda em rádio e TV é quase um feito inédito na cinematografia brasileira.

ALEX -  Mundo Maior pretende gravar mais filmes do gênero? 

ANDRÉ - A Mundo Maior Filme é uma empresa da Fundação Espírita André Luiz, esta fundação acabou de trocar seus diretores para o triênio 2012/13/14, ou seja, caberá a estes novos diretores recém empossados definir os rumos da produtora.

ALEX - André, muito obrigado pela entrevista, que os Espiritos continuem a lhe inspirar na 7ª Arte para poder sempre nos proporcionar emoções como estas neste filme. São suas as considerações finais.

ANDRÉ - Que Jesus esteja sempre a guiar os nossos caminhos, sabemos que a divulgação da doutrina espírita por todos os meios disponíveis é uma urgência para a Regeneração da Terra, obrigado pela oportunidade e conte sempre conosco.


Marouço (á esq) ao lado de profissionais como Caio Blat, Selton Melo, Paulo José e outros...

Trofeu conquistado pelo "O Filme dos Espíritos"

Após receber o Prêmio da Mostra Internacional de Pilotos no Rio de Janeiro, "O Filme dos Espíritos", recebe um importante Prêmio no Festival Cine Sesc com o melhor roteiro de 2011. ( lembrando que foram produzidas 99 peças Cinematográficas no Brasil em 2011 e no ranking final o filme ficou em 11º Lugar ).
   
TEXTO de AGRADECIMENTO
 
 
   Em nome de toda a equipe, agradecemos ainda, a todos aqueles que participaram, que abraçaram e acreditaram nesse projeto desde os primeiros passos. Da ideia inicial, a obtenção de recursos e a realização,foi um longo caminho: o apoio do Conselho Diretor das Casas André e seus conselheiros, da Fundação Espírita André Luiz, o concurso para a escolha e premiação dos curtas metragens, a criação e realização do longa metragem, , o envolvimento dos atores e voluntários, a edição e finalização, a participação dos distribuidores, os co-produtores, os realizadores, os parceiros, os apoiadores promocionais , os produtores executivos e a justa homenagem a " O Livro dos Espíritos" no mês de aniversário de Allan Kardec e ao belo trabalho realizado pelas Casas André Luiz (agora com reconhecimento mais amplo, perante a sociedade brasileira e as comunidades espíritas fora do Brasil)



   A campanha nas Federativas e Casas espíritas, o trabalho incansável dos divulgadores espalhados pelo Brasil, da mídia espírita, da imprensa aberta, dos críticos, dos formadores de opinião, os simpatizantes que incentivaram o público e seus amigos que foram aos cinemas na estréia e na primeira semana (foi decisivo para a continuidade das exibições) e ainda levando outros para assistirem o filme nos cinemas. Depois as campanhas promocionais, o interesse do público,o fenômeno nas redes sociais, o boca a boca, o reconhecimento daqueles que votaram no filme em diversos sites, que responderam aos críticos, que participaram de todas as maneiras, compartilhando material, o combate a pirataria e finalmente nos ajudando a fazer um grande trabalho que se transformou no sucesso que o filme alcançou.

   Apesar de poucos recursos para investir na divulgação em grandes veículos de comunicação, o filme permaneceu em cartaz durante 4 meses percorrendo o Brasil. Recebeu o Prêmio Internacional da Mostra de Pilotos, ganhou destaque na 1ª Mostra de Cinema com a temática Espírita de Londres, é um dos indicados na Academia Brasileira de Cinema em 2012 e agora recebe o importante Prêmio do Festival Sesc de Melhores Filmes de 2011.


   O trabalho de todos, em conjunto com outros sucessos cinematográficos produzidos como "Bezerra de Menezes, o Diário de um Espírito", "Chico Xavier"," Nosso Lar ","As Mães de Chico Xavier", O " Filme dos Espíritos"e mais um filme espírita, aguardando confirmação para agosto " E A vida Continua" psicografado por Chico Xavier pelo espírito André Luiz.Outro lançamento que chega aos cinemas dia 13/04 é o Filme Area Q, aborda a temática espiritualista, mas contém princípios da Doutrina espírita e uma grande mensagem para um Mundo Melhor)


   O cinema Brasileiro definitivamente passa a incorporar a temática da reencarnação ( hoje somos considerados como 'forte tendência no mercado brasileiro de cinema"), o tema a vida além da vida, a reencarnação, a campanha a favor da vida, a existência e comunicação dos espíritos entre outros princípios doutrinários, ganham aos poucos o respeito na mídia,a simpatia do público em geral e o apoio incondicional dos espiritas e espiritualistas. Mas os desafios ainda são muitos.


   O mais importante será levar o homem a conhecer esses princípios, independente de suas crenças e através do entretenimento possa levar esperança, consolações, fé raciocinada , a mensagem do Amor e do Bem através da arte. Contribuindo com o processo de renovação das consciências que já deu início há muito tempo atrás , estimulando o encontro com a essência e a realidade do espirito.

   Que venha outros projetos cada vez melhores, que a Espiritualidade inspire os homens de boa vontade, encarnados e desencarnados, ajudando a concretizar esse sonho de um Mundo Melhor aqui na Terra.


   Lembrando que a nossa união fez a grande diferença até aqui, vamos continuar acreditando e apoiando esses projetos do Bem que chegam às salas de cinema, contando sempre com o apoio de todos !

   Muito Obrigada..


   Muita Paz!


   Magali Bischoff


   Mundo Maior Filmes


   Marketing & Comunicação


   Fone (11) 2283-0360 - R: 108


   www.redemundomaior.com.br


   www.ofilmedosespiritos.com.br


   Premio Sesc: http://www.youtube.com/watch?v=N9HiCP0N-Ho&feature=youtu.be

 
 

Nenhum comentário: