17 de abril de 2012

93 - ALEX entrevista MARCUS DE MÁRIO

Nosso entrevistado de hoje sempre lutou pela unificação espírita.
Aos 22 anos, em 1977, ele mudou para o Rio de Janeiro, onde participou da fundação da Instituição Espírita Pedro de Camargo e iniciou o seu trabalho como escritor e educador.
Ele viaja pelo Brasil todo realizando palestras, treinamentos e seminários.
Foi Assessor de Comunicação Social Espírita da USEERJ (União das Sociedades Espíritas do Estado do Rio de Janeiro).
É diretor e criador do IBEM (Instituto Brasileiro de Educação Moral) onde desenvolve vários projetos.
É intregrante do GEPE (Grupo de Estudo e Pesquisa Espírita).
Na Rádio Rio de Janeiro ele é produtor e apresentador do Programa "Destaque na Imprensa Espírita".
Junto com outros amigos do IBEM, ele organizou e foi um dos palestrantes do 1º Seminário "Novo Rumo para a Educação", realizado em Serra Negra-SP, no dia 10 de março de 2012, onde estiveram os oradores Cleide Arantes, Ronaldo Gomes e José Pacheco (da Escola da Ponte, de Portugal).
O nosso entrevistado também fez sua preleção no evento e seu nome é MARCUS de MÁRIO.

ALEX - Olá Marcus, tudo bem? Como você iniciou-se na Doutrina Espirita?

MARCUS - Iniciei ainda pequeno, no início da adolescência, pois meus pais eram espíritas e começaram a me levar para o Centro Espírita, onde tomava o passe, lia os livros e ouvia as palestras públicas. A convivência com pessoas espíritas que frequentavam nossa casa era normal, assim posso dizer que o Espiritismo entrou na minha vida já desde o nascimento, ou antes, como aprendemos com a doutrina, crescendo em mim de forma bem natural. Tudo isso ali pelo final da década de 1960, na cidade de São Paulo, frequentando a Associação Espírita Jacob, no bairro do Tatuapé.

ALEX - Qual a sua ligação com as federações espíritas?

MARCUS - Vivendo em São Paulo, onde naci, minha ligação sempre foi com a USE - União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo. Depois, com 22 anos, transferindo residência para a cidade do Rio de Janeiro, sempre trabalhei ligado ao CEERJ - Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro.

ALEX - Fale um pouco sobre os seus livros.

MARCUS - Tenho cinco livros publicados: É Preciso Amar (estudos do evangelho); Visão Espírita da Educação (educacional); Espiritismo e Cultura (estudos); Vida e Felicidade (auto-ajuda) e Além das Aparências (contos). Ainda este ano serão publicados: O Homem de Bem (estudo do evangelho) e Pedagogia da Sensibilidade (educacional).

ALEX - Agora nas perguntas seguintes, irei utilizar-me de temas de algumas de suas palestras, pode ser?

MARCUS - Vamos lá!

ALEX - Para ser feliz, somente vivendo o Amor?

MARCUS - Sim, com certeza. é o que aprendemos no estudo do Espiritismo e com as mensagens dos Benfeitores Espirituais. Por isso Jesus resumiu tudo no "amai-vos uns aos outros", pois Deus é amor, tudo está vivificado no amor, o maior dos sentimentos. Estamos reencarnados para continuar a aprendizagem do amor, que nos leva à auto-iluminação e à prática da caridade, deixando nossa consciência em paz, e portanto, fazendo com que alcancemos a felicidade.

ALEX - E para crescer interiormente, é necessário ter autoconhecimento?

MARCUS - É o único caminho asseverado em todas as obras da codificação espírita, e que está magistralmente estudado por Allan Kardec e os Espíritos Superiores na questão 919 de 'O Livro dos Espíritos', quando da abordagem do "conhece-te a ti mesmo". na verdade ninguém pode nos ensinar, pois o processo de aprendizagem é íntimo. Recebemos estímulos, mas somente o indivíduo pode acionar seu potencial interior, pode querer.

Marcus em palestra
ALEX - O Essencial é invisivel aos olhos?

MARCUS - Sim, pois a matéria não é essencial. A alma é essencial. Valores e virtudes são essenciais. Nada disso pode ser visto pelos olhos do corpo, ou tocado pelas mãos, ou sentido pela pele. Tomo o tema emprestado ao Pequeno Príncipe, essa obra maravilhosa de Saint-Exupéry. Ainda estamos fazendo muito a viagem exterior: comprar, ter, acumular, quando precisamos fazer a viagem interior: conhecer-se como alma imortal.

ALEX - "Provações: por que comigo?"

MARCUS - Porque ainda estamos num mundo de expiações e provas e nada acontece por acaso. Tudo está em harmonia com a lei de causa e efeito, lembrando que existem duas causas para nossas aflições: as causas atuais, por conta da nossa imprevidência, orgulho, etc; e as causas anteriores, por conta do que fizemos em existências passadas. Não adianta ficar se queixando de Deus ou seja de quem for. Precisamos reconhecer que tudo o que nos acontece tem uma causa justa, e de tudo podemos tirar valiosas lições. Lembremos o que disse Jesus: "a cada um é dado segundo suas obras".

ALEX - Como entender os transtornos mentais?

MARCUS - Como desequilíbrios da alma refletidos na atual encarnação. As causas são diversas, mas é a alma, ou Espírito, que está doente, está em desequilíbrio. Naturalmente esse desequilíbrio pode ser agravado por processos obsessivos e traumas vividos nesta existência, mas a cura, que pode levar muito tempo, só acontecerá se atingirmos a alma, por isso os chamados tratamentos espirituais, com a dinâmica do passe, da água fluidificada, do atendimento fraterno, da desobsessão e da prática da caridade são muito importantes.

ALEX - E como aplicar a pedagogia da sensibilidade?

MARCUS - Deve o educador, antes de tudo, aplicar-se a a sentir a si mesmo e o outro. Deve humanizar-se para poder humanizar. Deve educar-se para verdadeiramente educar. A Pedagogia da Sensibilidade é desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Educação Moral - IBEM, organização educacional sem fins lucrativos, do qual sou Fundador e Diretor. Recomendo a todos acessarem www.educacaomoral.org.br, para conhecer essa proposta pedagógica que visa equilibrar desenvolvimento cognito com desenvolvimento afetivo, renovando o olhar sobre a educação e as práticas pedagógicas, pois o fundamento é a aplicação do amor.

ALEX - Comente um pouco sobre "Familia, um espaço de convivência".

"Além das Aparências"
MARCUS - Tema fascinante e profundo. Sou muito requisitado para falar sobre ele, aliás já tenho um livro a ser publicado onde desenvolvo o conteúdo abordado nas palestras e seminários. Faço uma abordagem que traz a história da formação da família através dos tempos humanos, da idade primitiva até os dias atuais, pontuando sua elaboração, seus problemas, sempre através da ótica espírita, destacando ao final a chamada família ideal e como consegui-la, através desse espaço privilegiado de convivência que é a família, onde nos reencontramos, pois os laços que nos unem são eternos.

ALEX - E para melhor educar os filhos diante dos desafios do mundo?

MARCUS - Só escrevendo um livro para responder, mas ele está a caminho. Importante é ler o capítulo final de A Gênese, onde Allan Kardec trata dos sinais dos tempos e das novas gerações. E, claro, várias questyões de O Livro dos Espíritos que tratam da educação das crianças. Importante é doar amor, ter paciência, distribuir tarefas, dar responsabilidades, colocar limites, incutir a responsabilidade do cumprimento dos deveres. Em tudo, dar o próprio exemplo, pois não adianta falar, gritar, colocar de castigo, se fazemos o contrário do que exigimos dos filhos. Devem os pais manter diálogo aberto, construtivo, sabedores que trabalham a edificação moral da alma imortal, missão sagrada confiada por Deus a eles, e da qual terão de prestar contas.

ALEX - Na escola, onde existem conflitos, limites e indisciplinas. O que o professor deve fazer?

MARCUS - Deve ser o amigo dos seus educandos, o dialogador por excelência, procurando sempre dar o melhor exemplo, permitindo a participação deles no processo ensino-aprendizagem. Se tiver amor ao que faz e àqueles que estão com ele em caminho, será ponte para resolução dos conflitos naturais da conviência humana na infância e na adolescência.

Marcus de Mário na Rádio Rio de Janeiro (á direita)
ALEX - Agora um rápido Pinga-Fogo contigo:

- Educação - Amor.
- Escola - Sentimento.
- Livros - O Livro dos Espíritos.
- Chico - Exemplo.
- Kardec - Gratuidão.
- Jesus - Mestre.
- Deus - Pai.

ALEX - Marcus, grande educador, obrigado pela entrevista e parabéns pelos projetos que desenvolve, que Jesus lhe abençoe cada vez mais!

MARCUS - Agradeço a oportunidade e deixo aos leitores uma mensagem de paz e amor, lembrando que devemos, todos, nos unir, pois somos irmãos, filhos de Deus, procurando realizar todos os esforços para domar nossas más tendências e realizarmos as conquistas morais que nos levarão, mais cedo do que imaginamos, para a conquista da perfeição espiritual.


ENTREM no site www.almadolivro.com e www.marcusdemario.com.br

Nenhum comentário: