27 de agosto de 2012

104 - ALEX entrevista MARIA GERTRUDES

Ela nasceu em Ituiutaba, Minas Gerais.
É bacharel em Direito desde 1973.
Trabalhou no Banco do Brasil até se aposentar em 1994.
Em 1981 fundou o Centro Espírita Recanto da Paz em Ituiutaba.
Foi amiga e biógrafa de Jerônimo Mendonça Ribeiro.
Com ele, iniciou  a Feira de Livro Espírita de Ituiutaba.
Fundou a Banca do Livro Espírita Allan Kardec.
Fundou a Biblioteca Espírita Chico Xavier, á pedido do próprio Chico.
Começou a psicografar em 1981, orientada por seu guia espiritual Alfredo Júlio Fernandes.
Em 1995 deu-se inicio á sua mediunidade pictográfica (pinturas mediúnicas com os dedos)
Da pintura mediúnica nasceu a Fundação Espírita Jerônimo Mendonça.
Ela viaja pelo Brasil e pelo exterior divulgando seus livros e pinturas.
Já foram mais de 8.000 telas pintadas pelo mundo todo.
Alguns de seus livros são: "Jerônimo Mendonça, Sua Vida e Sua Obra", "Entre a Razão e o Coração", "Cornélius, o centurião que viu Jesus", "Chico Xavier, coração do Brasil", "Alma de minha alma", "Algemas Douradas", "O Enigma", "Foi Assim..." e dentre outros, com inclusive alguns traduzidos para o alemão e o inglês.
 A nossa entrevistada nos recebeu em sua casa e ficamos á conversar até a uma e meia da manhã. E no dia seguinte elas nos apresentou sua fundação que nesta entrevista vocês irão conhecer um pouco dela.


Estamos falando de MARIA GERTRUDES COELHO MALUF.

Gertrudes com Alex na Fundação Esp. Jerônimo Mendonça

ALEX - Oi Maria Gertrudes tudo bem? Como você se iniciou na Doutrina Espírita?

GERTRUDES - Graças a Deus, reencarnei numa família espírita, já, devidamente orientada pelo meu guia espiritual Alfredo Júlio Fernandes, e, desde criança vivenciei a mediunidade através de meus avós paternos.

ALEX - E sua amizade com o Jerônimo Mendonça, como se iniciou?

GERTRUDES - Ele frequentava a casa de meu avô Banico, de minha tia Palmira e, foi Jerônimo que, de muletas, fez a oração no enterro de meu pai. Nesta ocasião eu contava dez anos e ele dezenove, desta feita estávamos sempre nos encontrando nos movimentos espíritas da cidade. Após alguns anos me tornei sua vizinha e passei a colaborar no Centro Espírita Seareiros de Jesus e na sua Gráfica.

ALEX - E como surgiu a Banca do Livro Espírita "Allan Kardec" que funciona desde 1979, foi idéia do Jerônimo?

GERTRUDES - A ideia da Banca do Livro Espírita foi um amadurecimento das conversas que mantínhamos em sua casa, após ter lido um artigo no Anuário Espírita de Araras, do IDE, do amigo Aldo Bianco sobre Feira de Livros. Ambos preocupados com o desenvolvimento da Doutrina Espírita, a importância do Livro Espírita em nossa vida e torná-lo acessível ao público. Jerônimo e eu sempre concordávamos em nossas buscas e opiniões, pois, tínhamos abertura para conversarmos sobre qualquer assunto. Assim, promovemos a Primeira Feira anual do Livro em praça pública, no ano 1978 ,e depois montei a Banca do Livro Espírita Allan Kardec.

ALEX - Três anos depois, em 1981, você fundou o Centro Espírita Recanto da Paz, como foi isso? E como foi o dia de sua inauguração?

GERTRUDES - O Centro Espírita Recanto de Paz foi uma orientação espiritual que recebi através de meu mentor e, também, de uma conversa entre Jerônimo e eu. Era funcionária do Banco do Brasil e havia adquirido um terreno num bairro carente e daí a construção foi um passo, auxiliada por familiares e amigos.

Biblioteca e Livraria Espírita
ALEX - Em 1994 você fundou algo que eu tive a honra de conhecer, apesar de hoje funcionar em outro lugar, que é a Biblioteca Espírita Chico Xavier. Foi o próprio Chico que lhe orientou sobre criar esta maravilha?

GERTRUDES - Com certeza, Chico Xavier é o mentor espiritual de todo o trabalho da divulgação do Livro Espírita, mesmo quando encarnado. Obtivemos notícias que ele, em desdobramento promovia reuniões espirituais e orientava vários grupos de divulgadores. Em 1994 estivemos algumas vezes com Chico Xavier na intimidade de sua casa e ele me passou várias orientações, porque a Livraria e Biblioteca funcionariam nas dependências de minha residência, mas com entrada individual, virada para o outro lado da rua. Ele fez um pequeno esboço sobre o local e se entusiasmou muito com a ideia. Percebíamos a sua grande alegria, quando o assunto era a divulgação.

ALEX - Ainda falando em livros, você tem obras maravilhosas, fale um pouco sobre alguns títulos por favor.

GERTRUDES - Alex, acho difícil falar sobre nossos livros psicografados, mas tenho um carinho especial por Rochester e gosto muito de estar com ele e escrever, o que acontece sempre após as três horas da madrugada. Dentre os livros dele, Alma de minh´alma, que foi produzido em 57 dias, é o que mais me enternece, porque tenho veneração pela Rússia e durante a escrita revivi os campos russos numa emoção indefinível. O livro Cornelius, o centurião que viu Jesus me transportou para a Galiléia ao tempo de Jesus, e deixou em meu coração uma saudade tão grande que me senti arrebatada de nossa Terra. Todos os livros que recebi são dádivas em meu próprio benefício, tornando-me melhor. Os livros de pesquisas como Jerônimo Mendonça, Sua vida e sua obra e Foi Assim... me proporcionaram grandes lições de vida. Sinto-me muito honrada e grata ao Senhor por permitir que eu seja um instrumento de trabalho e que eu possa continuar servindo ao movimento espírita com sensatez e discernimento.

ALEX - Uma curiosidade: Como foi o seu primeiro contato com o Conde de Rochester? E olha aqui minha amiga, diga-me uma coisa, vocês são amigos de outros tempos, não? (risos)

GERTRUDES - Rochester é um espírito polêmico nos meios espíritas. Nosso contato vem de longo tempo, o primeiro livro que dele recebi foi Cornelius, o centurião que viu Jesus. Este livro me deu a abertura para adentrar ao trabalho de psicopictoriografia. Rochester sempre nos acompanhou e nossa história se perde na noite dos milênios. Rochester vem contando em seus livros a saga de uma civilização e alguns personagens são marcantes, como o caso de nosso querido amigo Jerônimo Mendonça que tevê várias encarnações registradas nos personagens de seus romances. Em O Romance de uma Rainha, ele é o personagem Horemseb, em O Enigma, ele é Cambyses, rei persa e assim por diante... Rochester narra a saga de vários espíritos, inclusive sua própria história.

ALEX - Você também é conhecida pela sua mediunidade de psicopictografia. Fale-nos por favor, sobre como iniciou esta sua mediunidade, sobre o Joseph Turner e como fazer se alguém quiser contactá-la, pois você faz apresentações até no exterior...

GERTRUDES - A psicopictoriografia surgiu em nosso destino no final de 1995, e, desde então, já produzimos mais de 8000 telas assinadas por Joseph Turner e sua equipe de pintores. A pintura nos deu condições materiais para a construção da Fundação Espírita Jerônimo Mendonça e a sua manutenção, que, depende totalmente deste trabalho. Estamos sempre viajando pelo Brasil e pelo Exterior, aliás, para todos os lugares que somos convidados. Temos aprendido muito com os pintores e com a organização de Joseph Turner, meu guia de pintura. Com este trabalho erguemos a Fundação Espírita Jerônimo Mendonça, o Teatro Galeria Joseph Turner, a Biblioteca e Livraria Chico Xavier e o Grupo Espírita Alfredo Júlio Fernandes, num dos bairros mais carentes de Ituiutaba, centro espírita que leva o nome de nosso benfeitor espiritual Alfredo Julio Fernandes.


Vista aérea da Fundação

ALEX - Suas pinturas são todas em prol da maravilhosa Fundação Espírita Jerônimo Mendonça. Como ela surgiu? E faça um convite especial aos nossos leitores para conhecê-la.

GERTRUDES - Sim, toda a renda de nosso trabalho em pintura e em livros são doados para as obras que mantemos, Fundação EspíritaJerônimo Mendonça, Centro Espírita Recanto de Paz e Grupo Espírita Alfredo Julio Fernandes.

Ficamos muito felizes com a sua presença e de seu amigo Helder em nossa instituição. Todos que conhecem a obra sabem de seu valor para o desenvolvimento do Espiritismo, através da Educação pela Arte. Jerônimo não conheceu esta obra em vida, mas a acompanhou em espírito e parte do terreno onde a construímos foi doação do próprio Jerônimo, que, guardava o imenso desejo de ajudar os jovens. Chico Xavier disse que Jerônimo é a estrela da Fundação e que precisamos ter uma base de ensino que faça com que o jovem pense em Deus. Achei isto, simplesmente, maravilhoso.

ALEX - Querida Maria Gertrudes, infelizmente vamos ter que encerrar nossa entrevista, mas gostaria que você deixasse uma mensagem para todos. Muito obrigado pela sua atenção e carinho de sempre. Que Jesus continue á lhe abençoar sempre. São suas as considerações finais!

GERTRUDES - Querido Alex, estou muito feliz em responder suas perguntas, mas, gostaríamos de expressar a nossa gratidão por todos aqueles que nos ajudam de uma forma ou de outra. Todos que abriram as portas de suas casas espíritas e de seus corações, tanto no Brasil, quanto no Exterior para realizarmos o trabalho dos espíritos. Nós nada somos sem esse amor imenso que nos envolve e nos fortalece. Precisamos colocar mais amor em nossa vida, em nossas ações, pois Deus tudo nos doa com abundância, tanto que nos enviou o Senhor Jesus para ser nosso guia. Lembrando que a Terra sem Jesus seria um deserto e nossos corações, sem Jesus, terras duras e secas.


PARA SABER UM POUCO MAIS SOBRE ESTA FUNDAÇÃO e ASSISTIR UM VIDEO SOBRE ELA acesse o link
http://alexscguimaraes.blogspot.com.br/2012/08/viagem.html

OU SE PREFERIR, acesse os sites
 www.fejm.com.br e www.mariagertrudes.com.br


Nenhum comentário: