15 de setembro de 2012

106 - ALEX entrevista JOÃO TEODORO


Ele é militar da Reserva.

É escritor e palestrante espírita.

Ele trabalha na Fundação Espírita André Luiz.

Auxilia no Centro Espírita Nosso Lar (Casas André Luiz)

Possui 5 livros editados: "Almas que se Amam", "Algemas de Nossas Vidas" e "Renúncia de Uma Paixão" (pelo espírito Frei Antonio Maria), além do livro juvenil "O Beijo do Colibri" (pelo espírito Melissa) e o "Um Amor Diferente - Nossas Escolhas" (pelo espírito do Augusto Cézar Vanucci).

 

Nosso entrevistado é o meu grande amigo JOÃO ALBERTO TEODORO.

 
 
Alex Guimarães e João Alberto Teodoro
ALEX - Querido irmão João, por favor, conte-nos como você se iniciou na Doutrina Espírita?

JOÃO - Na realidade  acho que já nasci na doutrina...pois desde criança a minha mediunidade estava aflorada, mas iniciei mesmo em 1982.

ALEX - E o seu relacionamento com as Casas André Luiz, mais precisamente o Centro Espírita Nosso Lar?

JOÃO - Como falei foi no Centro Espírita André Luiz que comecei, e aí não parei mais, fiz curso de Doutrina, Aprendizes do Evangelho e trabalho hoje na Editora que faz parte da Fundação Espírita André Luiz e nos trabalhos mediúnicos do Centro.

ALEX - E os livros? Como que iniciou tudo?

JOÃO - Comecei a escrever desde pequeno. Mas o primeiro livro foi "Almas que se Amam" e ele só foi concluído mesmo em 1993, porque eu ainda tinha dúvidas sobre o que estava recebendo (risos), mas depois pesquisando o que recebia, via que batia. Então foi me dando mais confiança.

ALEX - Agora falando de outro livro "O Beijo do Colibri", você poderia nos esclarecer, se possível, quem foi o espírito Melissa?

JOÃO - Claro, ela foi nesta encarnação uma prima minha, um doce de pessoa, partiu ainda jovem, mas nossa ligação foi muito grande. Foi por ela que as mensagens aos parentes vieram com mais intensidade. Assim que retornou a pátria espiritual ela se adaptou a nova vida e começou a passar a história do livro, que fala da importância da doação de órgãos e do preconceito religioso. É um livro destinado aos que estão iniciando na doutrina e aos jovens.
   Ela já me passou a sequência do livro, mas estou esperando o momento certo para  mandar analisar.
 
ALEX - Vamos aguardar (risos). E o famoso frei Antonio Maria, que escreveu os maravilhosos registros históricos: "Renúncia de Uma Paixão", "Almas que se Amam" e "Algemas de nossas Vidas"? Poderia nos contar um pouco sobre ele e como foi o primeiro encontro entre vocês?
 
JOÃO - Este espírito me faz viajar no passado, sinto a presença dele muito constante, inclusive agora (risos).

ALEX - Que legal! (risos)

João em entrevista ao nosso programa "Visão Espírita"
JOÃO - Estivemos por muitas encarnações juntos e ele sempre me amparando, estando no meu círculo de afetividade. Está muito ligado a minha família. Ele pertenceu aos primeiros cristãos, que estiveram com Jesus - livro "Almas que se Amam" - Depois voltou como frei franciscano em "Renúncia de uma Paixão", depois como um preto velho em "Algemas de nossas Vidas", onde vivemos no Vale do Paraíba, ambos como escravos. Ele sempre relata fatos relacionados com a História. Na primeira vez que o vi, estava eu na Escola de Especialista de Aeronáutica, em Guaratinguetá, e passava por sérios problemas. Pedi ajuda á Deus e ele me apareceu (Frei Antonio). Consegui ver seus pés, sua sandálias, sua túnica, mas quando fui ver os eu rosto não consegui, era muita luz. Lembro que acordei chorando, mas feliz, porque sabia que tudo daria certo e que não estava sozinho.

ALEX - Eu já quis ser padre, não sei se foi o seu caso, mas vejo um sacerdote em você (risos). Sei que você já foi coroinha igual eu (risos). Talvez seja por isso que eu gosto tanto de livros com padres e freiras autores (risos). Este seu livro "Renúncia de Uma Paixão" fala da época da Inquisição Espanhola. E mesmo o Papa João Paulo II pedindo perdão publicamente por estes atos praticados pela Igreja...Mesmo existindo livros como os seus explicando que muitos de nós hoje espíritas talvez estivemos "colocando fogo" nas pessoas naquela época vestindo-se de trajes monásticos...Você acredita que os espíritas hoje para "atacarem" os nossos irmãos católicos, ficam "batendo nesta mesma tecla" sobre Inquisição de modo agressivo e até preconceituoso? Pois muitos de nós espíritas reclamamos de preconceito para conosco, mas muitas vezes é nós que temos para com os católicos, protestantes...
 
JOÃO - Meu amigo, esta página em especial mexe muito comigo, porque eu vivi lá na Espanha, como um personagem do livro...Eu era padre sim...e errei muito, perdendo minha mediunidade na época. Com relação ao preconceito, não podemos ter, afinal você falou bem: Hoje nós criticamos os erros do passado, mas nós pertencíamos á Igreja na época. Então éramos nós. Assim como éramos os perseguidores dos primeiros cristãos. Os espíritas tem que se amar mais, respeitar os irmãos de caminhada, cada qual está numa faixa de entendimento, não fiquemos remoendo ou culpando os atos que nós mesmos fizemos.
   Temos que lembrar que também nós estamos caminhando para a evolução e não somos perfeitos não, temos muitos erros  para burilar. O preconceito é um, o outro é o orgulho, não sinta-se orgulhoso porque segue a doutrina espírita, você deve ser Cristão.  Isso será seu passaporte para se apresentar na nova morada que Jesus prepara pra todos nós e que pode ser aqui na Terra mesmo.

ALEX - Voltando á falar em 1º encontro, gostaria de fazer duas perguntas em uma (risos): Você conheceu o Augusto

Vannucci foi um dos ícones mais importantes da TV brasileira

Cesar Vannucci pessoalmente? E como foi a primeira vez que ele se apresentou á você em espírito?

JOÃO - Bem...Eu não o conheci pessoalmente, mas admirava o trabalho dele. A primeira vez que o vi, estava eu ainda em Avaré, trabalhando com um grupo pequeno e não dei tanta importância (risos), mas depois que retornei ás casas André Luiz e aos trabalhos da qual já fazia parte, comecei a vê-lo com mais frequência, mesmo porque eram realizados no prédio onde funcionava a TV Mundo Maior.

ALEX - Como foi a reação do filho dele ao saber que você havia escrito um livro pelo espírito do pai dele? O que ele disse sobre isso e sobre esta maravilhosa obra que está sendo um sucesso, que é o livro "Um Amor Diferente - Nossas Escolhas", ditado pelo espírito do Augusto Cesar Vannucci, psicografado por você e editado pela Mundo Maior.
 
JOÃO - Ele tem vários filhos, mas tive a aceitação de todos, expliquei o que era a obra e qual a finalidade. E que toda a renda, como os direitos autorais, seriam para a Fundação Espírita André Luiz, no qual as Casas fazem parte. Quem mais me apoiou, foi o Thomas, ele é diretor de teatro e cinema e mora no Rio de janeiro, tanto é que fez questão de que eu fosse lançar o livro no Teatro Vannucci. Tenho por eles um grande carinho e pelo Thomas em especial pelo apoio, na divulgação e carinho que sempre demonstra por mim. Ele ainda trará algumas novidades com relação a esta obra. Hoje ele continua com o trabalho do pai, divulgando a doutrina, juntamente com o Joel Vaz, grande amigo do Vannucci e um irmão em Cristo que reencontrei.
 
ALEX - Quando estivemos juntos em outra ocasião você nos falou que recebe vários e-mails e recados pelo facebook de muitos homossexuais dizendo que estão felizes em encontrarem um livro com esta temática: Homossexualismo. Fale um pouco para nós, por favor, sobre esta obra e sobre estes leitores - esse feedback!

JOÃO - Pra mim é uma alegria, receber os relatos destes amigos, irmãos, felizes, por tirarem do coração o peso da culpa, começarem a ver a vida de outro ângulo. O Vannucci é bem claro de que nada é pecado se temos um sentimento puro, fraterno, um amor verdadeiro para com outra pessoa. A opção sexual escolhida por nós não impede de sermos verdadeiramente cristãos. Jesus não condenava ninguém, ele não tinha preconceito, pelo contrário, quebrava os preconceitos da época, vivia  juntos aos enfermos, da alma e do corpo, coisa que os sacerdotes da época discriminavam.

ALEX - Ainda falando sobre o livro, que projeto é esse da Mundo Maior em editar seu livro em inglês? Que maravilha!

Capa do livro "Um Amor Diferente" editado em inglês
JOÃO - Estou feliz pela FEAL (Fundação Espírita André Luiz) escolher o meu livro para ser o primeiro á ser traduzido para o inglês. Foi feito pelo Rick Medeiros e a capa escolhida é que foi me passada pelo Vannucci. Está sendo bem aceito pelos americanos. A capa da segunda edição aqui no Brasil também será esta.

ALEX - Parabéns João, fico muito feliz por você. O Vannucci mesmo no além não pára de produzir eihn (risos). E o Rick é um gênio também, adoro ele, inclusive um de seus livros estava para virar cinema lá nos Estados Unidos, será que o seu pode virar também? História para isso ele tem!

JOÃO - Sei lá, é um projeto do Thomas Vannucci, quem sabe!

ALEX - Vai virar sim, você vai ver (risos). Agora uma questão polêmica João, sei que você vai responder de pronto: Temos muito preconceito nas casas espíritas quanto ao homossexual? Seja na frequência á casa; seja na aplicação de passes; seja em qualquer outro tipo de trabalho desenvolvido por ele?

JOÃO - Existe sim preconceito na Casa Espírita, mas esta obra graças á Deus está fazendo com que alguns que se dizem "perfeitos" comecem a pensar sobre isso. O centro espírita é a casa de Jesus e ali as pessoas chegam para receber o remédio, o amparo para suas dores, físicas e morais. Um homossexual pode ter mais amor no coração do que um hetero que se diz espírita, trabalhador deste ou daquele grupo, que só falta bater no peito: Sou trabalhador!!! Orgulhoso e hipócrita ao mesmo tempo, porque somente Deus pra ver como é grande o seu orgulho. E você já imaginou um hetero que tem sua amante, tem seus vícios, dando passe? Ele pode? Será que ele não está enganando a si mesmo tentando ser o que não é? Ou seja,  se passando por um  espírito perfeito e de sentimentos puros, para doar aos irmãos que lá vem?
A doação de amor não tem sexo. E o sexo quando puro é doação de amor.
   O Apóstolo Paulo diz que se estou em Cristo, ou seja, Ele no meu coração, exemplificado nos meus atos, não tem nada de impuro em mim, a impureza está nos olhos preconceituosos de quem vê.
 
No Programa Radiofônico Vivência Espírita ao vivo de Jacareí

ALEX - Com esta sua obra, estes leitores que você conquistou, esta maneira maravilhosa que o Vannucci se utilizou para escrever sobre este tema...Você pretende fazer palestras pelo Brasil á respeito? Como está sua agenda?

JOÃO - Ah! Que bom seria! (risos) Mas estou sim fazendo palestras em algumas cidades de São Paulo e Minas Gerais. E no futuro quem sabe no Brasil todo? Se for pra levar um lenitivo aos irmãos, farei com alegria, sou um simples trabalhador na Seara.

ALEX - E escrever? Você acredita que vem mais sobre o assunto por aí através de sua psicografia?

JOÃO - Sim. O Vannucci já começou a sequência desta história, onde relata em outros dramas e resgates de alguns personagens. Os personagens Flávio e o Guilherme trabalham com o Vannucci no socorro de muitos irmãos no plano espiritual.

ALEX - Certa vez você falou algo que adorei, tanto na sua expressão quanto á frase: "Não gosto de pessoas 'made in China' (risos)". João, o que fazer para não se tornar uma pessoa dessa? Como combater o preconceito ainda existente em nós, em uma visão geral, tanto quanto racial, quanto social, quanto sexual, quanto religioso...


JOÃO - Sendo nós mesmos, aceitando que temos imperfeições, assim como os nossos irmãos de caminhada. Que temos que trabalhar o auto perdão e auto amor, primeiro em nós...(auto amor), depois sim aos que estão na família, no trabalho, enfim... ao nosso semelhante. Assim estou sendo cristão e é isso que Jesus espera de nós. Made in China (risos) temos que  deixar de ser falsos. Não conseguimos enganar por muito tempo.

ALEX - Você acha que este preconceito comentado há pouco, também existe quando as casas espíritas evitam falar de sexo dentro delas? Você acredita que se elas se abrissem mais neste aspecto, de maneira natural, assim como o próprio Chico escrevia em seus livros, o Divaldo atualmente, poderia ser mais combatido a homofobia? Poderiam os jovens nas mocidades terem mais esclarecimentos? Os pais mais informações atuais? Você acredita que se fale pouco sobre isso tudo em nosso movimento?
  
Alex e João no Encontro de Espiritismo em Jacareí, junho de 2012
JOÃO - As Casas Espíritas tem sim que evoluir e acompanhar essa transição pelo qual passa a humanidade. O Cristo deixou os ensinos  para serem praticados. Os jovens e os pais, teriam mais informações sobre o assunto, afinal, a época do tabu já passou. Se continuarmos agindo assim estaremos perdendo a oportunidade de evolução. Só conseguiremos se agirmos com amor, caridade e  aceitar as diferenças feitas pelos companheiros de jornada. Tem um dvd do Raul Teixeira que me ajudou muito no preparo da palestra, chama-se "Homossexualismo e Prostituição", ele deveria ser visto por todos nós. Traz muitas informações. Derruba os preconceitos.

ALEX - O que dizer para os muitos "Flávios e Guilhermes" que estejam neste momento vendo esta entrevista?


JOÃO - Meu Deus! Que responsa...Mas acredito que o Amor puro demonstrado por eles, possa direcioná-los no caminho reto como Jesus espera que trilhemos. Podemos viver nossas experiências, desde que com respeito mútuo, carinho e sentimento verdadeiro. O Pai não condena ninguém. O amor é o sentimento que Jesus espera que todos tenhamos e exemplifiquemos. Seja autêntico você que vive uma relação como a dos personagens, seja você mesmo, perdoe aqueles que lhe atiraram pedras. E prossiga exemplificando e deixando que o seu amor flua de seu coração envolvendo a todos os que caminham contigo.
   Eu tenho grandes amigos, que viveram dramas parecidos com os dois. E tenho um carinho e respeito muito grande por eles.
   Fico emocionado só em lembrar deles e o que passaram, mas continuam praticando o exemplo de amor, não importando a opção sexual que escolheram. São irmãos em Jesus e estão sendo cristãos, mais que muita gente que se diz representante d’Ele. Desde que você não seja promiscuo e tenha um relacionamento fixo com seu parceiro. Seja feliz e que Jesus te abençoe.

ALEX - Depois de serem abençoados e ouvirem esta beleza de conselho, que leitura mais você recomendaria aqueles irmãos homossexuais que neste momento estariam buscando ajuda, informações ou esclarecimentos quanto ás suas dúvidas? Não somente eles, mas também aqueles que precisam entender ou buscam mais sobre este assunto?


Alex Guimarães e João Teodoro em SJCampos-SP 
JOÃO - O livro do Dr. Andrei Moreira, "Homossexualidade sob a Ótica do Espírito Imortal" e a obra do Wanderley Oliveira, "Quem Perdoa Liberta", onde há uma entrevista com dona Maria Modesto Cravo sobre Homossexualidade.

ALEX - E o que dizer aquele leitor que neste momento está pensando: "Eu sou homofóbico mesmo!" ou "Puxa vida! Eu tenho um parente, um filho(a) ou amigo(a) que é homossexual e não o compreedendo"!


JOÃO - Procure ler esta obra, do Doutor Andrei Moreira ou mesmo o romance do Vannucci. E busque ajuda, seja na casa espírita,que tem o dever de amparar ou principalmente, comece a auto análise: Eu sou perfeito? Vou deixar de amar um filho, ou amigo, só pela opção sexual dele? Lembre-se de que Jesus falou: Atire a primeira pedra aquele que estiver sem pecado. Ame  a pessoa que está ao seu lado e verá como ela é bela. E agradeça á Deus por
colocar no seu caminho uma pessoa que lhe ajudará no seu burilamento pessoal. Nossos caminhos não se cruzam por acaso, muitas vezes, eu pedi para recebê-lo, amá-lo, ampará-lo... Não perca esta oportunidade. Ame sem descriminação, assim você se sentirá mais feliz.

ALEX - João, gostaria de ficar aqui o entrevistando a noite inteira, pois este tema gera muitas perguntas, mas precisamos encerrar. Quero agradecer-lhe a atenção, o carinho de sempre e dizer-lhe o que eu sempre falo: você é "o cara"! Pois está aí colocando a "sua cara á tapa", teve a coragem de entrar com este assunto mesmo não sendo homossexual, mas está aí fazendo mover tudo e á todos com estas suas palestras e seu livro belíssimo que o Vannucci o trouxe na hora certa, algo bem atual e que precisa ser discutido, esclarecido...Que Jesus o abençoe sempre nessa sua missão lindíssima e pura! São suas as considerações finais meu amigo!
 
JOÃO - Meu querido irmão. Devo lembrar de que somos espíritos em evolução e podemos vir num corpo masculino ou feminino, precisamos destas experiências. E quem não sofre preconceito de alguma maneira? Não sou perfeito! Estou aqui para ser feliz e Jesus quer que sejamos felizes, todos nós, basta que iniciemos o auto amor, o auto perdão. Assim eu amarei á Deus e á Jesus.
   
   Obrigado pela oportunidade. Forte abraço, beijo na sua alma e que seja iluminado na sua missão.

ALEX - Se você leitor reside no Vale do Paraíba, mais precisamente em São José dos Campos e quer ouvir o João falar mais um pouco sobre o assunto, não deixe de visitar a nossa casa neste final de semana, veja abaixo o cartaz, um abraço á todos!

 
 

4 comentários:

Unknown disse...

Obrigado querido irmao, ficamos emocionados pela entrevista...digo nos porque senti a presença de amigos ao meu lado...tve momentos em que as lagrimas........bem obrigado mesmo. forte abraço e ate dia 22 de setembro.

JÉHH & CLAU disse...

Linda entrevista não conhecia o João mas lendo essa entrevista ja fiquei fã e vou procurar seus livros que devem ser otimos e esclarecedores como ainda somos tão imperfeitos e não caridosos quando julgamos os nossos irmãos de caminhada tão imperfeitos quando somos nós os mais imperfeitos ainda...Alex parabéns pelo lindo trabalho neste blog e espero te conhecer quando estiver ai em SJC sou amiga do Jorge Reis e hoje moro no Rio grande do norte abraço fraterno e fique na paz.

Alex S. C. Guimarães disse...

Não precisa agradecer João, quem agradece sou eu, estamos aqui apenas para divulgar e vocês (essa equipe espiritual maravilhosa que formam) são os abençoados desta entrevista que estão esclarecendo á tantos corações! Já foram 75 visualizações até agora, com um pouco mais de 12 horas postada a entrevista, isso mostra quão importante é este tema que você está abordando e que irá nos presentear neste final de semana. Até dia 22 meu irmão, Alex Guimarães.

Alex S. C. Guimarães disse...

Querida Claudia (acho que é você mesma, aquela moça que nos acompanha na rádio não é? hoje estava on line no face) Eu também sou fã do João, até lhe digo "você é o cara"! (risos) E agradeço as palavras de carinho e incentivo. E quando vier para SJCampos irei conhecê-la sim, estou sempre com o Jorge e o pessoal, avise-me com antecedência que será um prazer. Um abraço fraterno á você e á todos os seus, que Jesus abençoe sempre este povo e esta terra iluminada de vocês!