1 de junho de 2012

97 - ALEX entrevista IVAN da CUNHA

O nosso entrevistado de hoje estará encerrando o 9º Encontro de Espiritismo em Jacareí-SP, que ocorrerá nos dias 15, 16 e 17 de junho de 2012. (Vide programação ao final da entrevista)

Ele é Mestre em Ciência na Área de Informática do Curso de Engenharia Eletrônica e Computação do ITA (Instituto Tecnológico Aeroespacial) em São José dos Campos-SP.
É Gerente de Projetos, Consultor empresarial há mais de 19 anos na implantação de estratégias corporativas em gestão de operações e especialista em gestão de pessoas.
É Coordenador da Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade São Judas Tadeu.
Também é professor dos cursos de administração de empresas da Universidade São Judas Tadeu e da Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP/SP.
Ele exerceu a função de executivo de TI e de professor da PUC-SP.
Como palestrante já realizou mais de 1.000 palestras onde trabalha o desenvolvimento humano e espiritual.
Sua paixão são as atividades sociais que desenvolve como implantação de projetos educacionais e sociais em associações beneficentes à criança desamparada, implantação de Laboratórios de Tecnologia da Informação para inclusão social de jovens e adultos, programas de reestruturação familiar, palestras para as famílias, distribuição de alimentos, resgate e inclusão de moradores de rua, entre outros.
É colaborador da Fraternidade de Luz (Cangaíba) e UFFAD (União, Força, Fé, Amor em Deus).
Ele é coordenador e ator do Grupo Teatral Estrela Guia.
É comentarista da Rádio Boa Nova, atualmente no programa “Jornal da Nova Era”.
Também autor dos livros: “Manual Prático para Elaboração de Monografias" (Já na sexta edição e mais de 11000 cópias vendidas) e do novo lançamento “Não Desista de Você: Um manual de superação" (Carreira, família e vida pessoal).

Ufa! o nosso entrevistado é IVAN da CUNHA.


ALEX – Olá Ivan, tudo bem? Como você se iniciou na Doutrina Espírita?

IVAN - Olá queridos amigos e amigas, minha família é espírita e desde criança cresci entre os livros espíritas, reuniões mediúnicas e casas espíritas.

ALEX - Você teve uma passagem pelo ITA, em nossa cidade de São José dos Campos, São Paulo. Ainda tem algum vínculo com a nossa região?

IVAN - É isso mesmo. Sou mestre em ciência na área de informática do curso de engenharia eletrônica e computação do ITA-SJC. Meu vinculo com a região é somente a amizade de alguns colegas de estudo. Ainda não realizei o sonho de realizar palestras nas casas espíritas da região mas com certeza esse dia chegará.

ALEX - E é verdade que você também coordena e ainda é ator em um grupo teatral? O talentoso Dannilu está com vocês?


IVAN - Sim, sou coordenador e ator do Grupo Teatral Estrela Guia. O Danillu não está conosco mas é um amigo que encontramos bastante em nossas visitas a outras casas espíritas.


Danillu (agaichado) e Ivan (mãos ao alto) no Teatro
 Na área teatral temos três obras:

- A peça teatral “Aconteceu na Casa Espírita”, baseada no livro de Emmanuel Cristiano, e que está sendo apresentada a mais de oito anos. Já foi assistida por mais de 50.000 pessoas (Saiba mais em http://www.grupoestrelaguia.com.br/).

- O “Projeto Recomeçar” Foi inspirado no ensinamento de Chico Xavier: “Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim”. Trabalha os sentimentos deixando-os à flor da pele, utilizando o magnetismo da oratória, música e teatro. Nos dias de palestra pública me apresento com a participação do Grupo Estrela Guia e é desenvolvida uma pantomima capaz de inspirar passos importantes em nossa transformação.

- O Rádio Teatro “Anália Franco: um candeeiro sobre o alqueire”.

Vale a pena deixar registrado que todos os trabalhos acima são beneficentes e os valores arrecadados são revertidos as obras espíritas.

ALEX - Fale um pouco para nós, por favor, sobre a sua participação no programa “Jornal da Nova Era”, na Rádio Boa Nova.


IVAN - São momentos especiais onde podemos analisar os fatos do mundo sob a ótica espírita. Ajudamos com isso a romper certos preconceitos que ainda nos rondam como por exemplo quando falamos de política.

Ivan no 10º Encontro Amigos da Boa Nova, em abril de 2012
ALEX - E o ‘Projeto Gente no Bem’, onde se diz: Não espere por um Mundo melhor!

IVAN - O "Gente no Bem" é uma organização espontânea, idealizado e organizado por pessoas comuns, que não se conformam com a impunidade e com a indiferença das autoridades em relação às questões sociais mais urgentes.

O "Gente no Bem" é composto por cidadãos, que saem cedo para o trabalho, enfrentam todas as dificuldades do dia a dia de uma cidade complexa como a nossa, mas que não perderam a capacidade de indignar-se com a pobreza, com a injustiça, com a falta de perspectivas de milhões de pessoas.

Enfim, somos empresários, religiosos, estudantes e trabalhadores, donas de casa, aposentados – cidadãos comuns, pagadores dos pesados impostos a que somos submetidos -, que acreditam que a união, juntamente com a ação são o combustível que removerá os obstáculos para a construção do nosso ideal: uma cidade, um país livre das armadilhas da corrupção, mais acolhedor e amigável a todos nós.

O principal objetivo do “Gente no Bem” é formar agentes éticos e de caráter que assumam posições de liderança na sociedade para que alcancemos os objetivos de justiça e fraternidade tão necessárias para uma vida de qualidade.

“Gente no Bem” será um grande articulador de inúmeros núcleos de nossa sociedade para que sua voz de indignação seja ouvida e para que tenhamos força para combater tanta impunidade, tantos desmandos e injustiças. (Saiba mais em http://www.gentenobem.wordpress.com)/

ALEX - Há um curso básico de formação política neste projeto?

IVAN - Isso mesmo. O "Projeto Gente no Bem" frente a seu objetivo de formar agentes éticos e de caráter para assumir posições de liderança na sociedade desenvolve entre outras atividades cursos de formação política que tem por objetivos: a) ampliar a visão política de cidadãos e cidadãs; b) capacitar cidadãos e cidadãs para atuar politicamente na sociedade; c) Entender a relação política entre Sociedade e Estado.

ALEX - E eu vi um comentário de vosso autoria e o achei muito interessante, onde na qual gostaria que você comentasse á respeito conosco: “Nos Domingos, quando começa o “Fantástico”, da Rede Globo, muitos entram em sofrimento porque a segunda está prestes a chegar. E quando começa a segunda já sonhamos com a sexta...”


IVAN - Isso acontece quando anestesiamos nossos sentimentos por não querer enfrentar nossas dores, medos, angústias...Precisamos para de fugir de nós mesmos e de nossos conflitos interiores ou passamos a viver por viver em uma rotina destruidora. Tratamos bastante disso em nosso livro: "Não Desista de Você: um manual de superação (Carreira, Família e Vida Pessoal)."

ALEX - Há pouco você citou Anália Franco e sua rádio-novela. Eis aí uma trabalhora que não pode ser esquecida pela nova geração de espíritas. Por favor Ivan, fale algo á respeito dela para nós e sobre esta rádio novela.

IVAN - Desenvolvemos um lindo trabalho de dramaturgia visando incentivar o estudo aos espíritas de uma forma divertida e emocionante. Em um CD Duplo contamos a história de Anália Franco (1856-1919), espírita, professora, jornalista, e poetisa. Criou mais de 100 instituições de ensino voltadas ao atendimento de crianças carentes. Texto integral adaptado para rádio e CD da peça teatral de MARCELO MEDEIROS "ANÁLIA FRANCO - UM CANDEEIRO SOBRE O ALQUEIRE", vencedor de XXII prêmio jornalístico VLADIMIR HERZOG, de Anistia e Direitos Humanos na categoria Teatro, Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo, Cúria Metropolitana da Arquidiocese de São Paulo e Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB - São Paulo.

( Saiba mais: http://www.galeriaboanova.com.br/produto/detalhe/55-Analia-Franco-Um-Candeeiro-Sobre-o-Alqueire )

ALEX - O título de vossa palestra que encerrará o nosso 9º Encontro Espírita de Jacareí, no dia 17 de junho próximo, será “Recomeçar – Não desista de você”. Você poderia nos adiantar algo sobre o tema abordado?


Lançamento do livro de Ivan da Cunha
IVAN - Preparem-se para se emocionar e reforcem as caixas de lenço de papel, pois vamos trabalhar os sentimentos profundamente criando uma linda energia de esperança e fé. O trabalho que faremos será baseado em nosso livro: "Não Desista de Você: um manual de superação (Carreira, Família e Vida Pessoal). Vamos inclusive estar autografando a obra no dia do evento.

(Saiba mais em www.portalguiaescolas.com.br/interna.php?pag=loja&detalhes=201208 )

ALEX - Ivan, sabemos que teríamos muitos assuntos á conversar aqui, mas não quero tomar-lhe o seu precioso tempo. Estamos muito ansiosos em ouvi-lo em nosso encontro e agradeço-lhe por nos conceder esta entrevista. São suas as considerações finais.

IVAN - Agradeço imensamente a oportunidade e carinho de todos. Meus queridos, que Jesus, este amigo de todas as horas envolva carinhosamente a todos e gostaria de abraçar um a um individualmente no dia do evento. Muita paz.

Ivan da Cunha em palestra


Nenhum comentário: