12 de junho de 2012

99 - ALEX entrevista JOEL FERNANDES

Neste final de semana teremos o 9º ENCONTRO de ESPIRITISMO em JACAREÍ-SP
na Câmara Municipal, nos dias 15, 16 e 17 de junho de 2012. E temos em nosso blog mais um entrevistado que será o palestrante deste evento...

Ele é Coronel-Aviador R2 da Força Aérea Brasileira.
Ele é aposentado pela Academia da Força Aérea.
Ele é bacharel em Filosofia.
Ele é espírita há 45 anos.
É médium de cura.
Natural de Petrópolis-RJ e residente em Itupeva, São Paulo.
Nosso entrevistado é JOEL FERNANDES de SOUZA.


Joel Fernandes
ALEX - Joel, a palestra que irá nos proferir neste encontro tem o tema “Convite à Filosofia Espírita”, faça este convite aos nossos leitores, por gentileza.


JOEL - Sabemos onde se encontram os fundamentos religiosos da Doutrina Espírita - no Evangelho Segundo o Espiritismo - Sabemos onde se encontram seus fundamentos científicos - no Livro dos Médiuns - Todavia não sabemos onde se encontram e nem quais são os seus fundamentos filósoficos. Essa palestra foi pensada para essa explicação.

ALEX - Muito bem! E qual a importância da Filosofia Espírita em nosso movimento doutrinário nos dias atuais?

JOEL - A de se saber o que ela seja. Das três regiões do Espiritismo apenas resta a da Filosofia a ser esclarecida. Vemos os expositores falarem dela, vemos os escritores escreverem sobre ela, mas não os vemos dar suas justificativas racionais quando abordam-na em seus temas. Reconheço que será delicado para eles se um ouvinte ou leitor lhes questionar os motivos pelos quais afirmaram o que afirmaram. Torna-se, portanto, necessário o seu estudo a fim de conhecê-la e, após, inseri-la em seus temas.

Joel Fernandes, André Luiz Ruiz e Marise Ceban
ALEX - Verdade! E em nossa entrevista mais recente para este blog com a nossa Marise, ela citou o seu nome Joel (risos). E ficou aqui uma curiosidade particular: Como você se iniciou na Doutrina Espírita?


JOEL - Nesta, particularmente, com a minha ex-sogra Adelina, a qual deixou - creio que intencionalmente - sobre a poltrona onde namorava sua filha, um exemplar da obra "Fisiologia da Alma", parceria do Espírito Ramatis com o médium Hercílio Maes. Sua clara racionalidade foi tudo quanto queria saber. Deixei de ser católico praticante e tornei-me então espírita aos 22 anos, em Natal, no Rio Grande do Norte, em 1967.

Afirmei "nesta, particularmente", porquanto o fenômeno já era de meu antigo conhecimento, pois logo após haver nascido eu não me alimentava, apenas dormia; então minha mãe Isabel levou-me a uma senhora médium - não sei se espírita ou não - e, na casa desta, fui curado. E como minha mãe ia a um terreiro de Umbanda, gostava de acompanhá-la para conversar com a Preta-Velha Dona Maria Conga e, quando ocorria, com os caboclos. Além do mais o meu pai, totalmente agnóstico, repentina e naturalmente recebeu psicofonicamente, numa tarde de domingo, durante o almoço que foi interrompido, oito espíritos. De modo geral a fenomenologia espírita sempre esteve presente em minha vida. Seria difícil continuar vivendo sem ela.

ALEX - Que interessante! Seria possível comentar um pouco para nós sobre o trabalho de cura que é realizado no Centro Espírita Nossa Senhora de Nazaré, em sua cidade?


JOEL - Mais que todos sou eu mesmo o primeiro a ficar admirado das curas realizadas pelos Espíritos superiores em amor e conhecimento, capitaneados pelo alegre, porém sério e extremamente disciplinado, além de sua elevada religiosidade, Dr. Agostin, um médico espanhol de Barcelona que assistiu o Auto de Fé daquela cidade em 09 de outubro de 1861, ocasião na qual tornou-se espírita.

Ele me falou há uns 5 anos, pela boca mediúnica da Marise, que eu estava sendo convidado para ser médium curador. De imediato não pude acreditar, pois não me julgava à altura para tamanha tarefa. Então ele retornou doutras vezes e, aos poucos, foi me passando suas instruções.

Disse-lhe que não tinha a intenção de operar nem com instrumentos e nem com as mãos tocando quaisquer pacientes a fim de verificar a eficácia do método que estabeleceríamos, bem como me preocupava a fama que tal atividade que me acarretaria. Então ele me redarguiu que eu nunca seria famoso - o que para mim foi ótimo, porque poderia preservar minha vida privada -, apesar de termos conseguido sempre um bom sucesso no atendimento às problemáticas dos nossos pacientes. Gosto, realmente, muito dele, pois é um Espírito muito positivo em sua ação no bem cristão.

Nossa terapêutica consiste duma primeira sequência de 20 semanas de tratamento o qual se inicia com uma propedêutica ao Evangelho Segundo o Espiritismo, seguida de seu comentário, passes, água fluidificada, instalação do Culto do Evangelho no Lar, e consequente Reforma Íntima, ou Moral, e tudo isso é complementado por sessões de Desobsessão. Em nosso histórico já passaram cerca de 300 pessoas e, atualmente, conta-se por uns 35 os em tratamento. Fazemos ainda atendimento à distância no Brasil e no Exterior. As melhoras são notáveis e eu mesmo, reitero, sou o primeiro fã dessa atividade.

Joel em um Simpósio há mais de 20 anos atrás
ALEX - E o seu trabalho junto á Filosofia Espírita?

JOEL - Quando eu tinha 15 anos li "O Banquete", de PLATÃO e disse-me: "preciso saber mais sobre isso! vou querer estudar Filosofia". Então uma voz masculina falou em minha cabeça: "Ficará para mais tarde, quando se aposentar", pois havia de passar para a Escola Preparatória de Cadetes do Ar a fim de me tornar aviador, o que realmente ocorreu. Já aposentado, frequentei as aulas do saudoso Prof. MANUEL PELICAS DE SÃO MARCO, na Federação Espírita de São Paulo e, mais motivado, fiz concurso para a USP-SP e bacharelei-me em Filosofia.

ALEX - Sei que você é muito admirador de Aristóteles e Platão, comente conosco qual a importância indireta ou até mesmo direta, que eles tiveram para o surgimento das doutrinas espiritualistas, e porque não, da doutrina espírita.


JOEL - Na verdade a filosofia aristotélica é, senão uma descontrução da filosofia platônica, uma oposição, pois o célebre pensador ateniense não conseguiu fazer a "metáxis" ("passagem") lógica-epistêmica do Mundo das Idéias para o Mundo Material, exigida por seu não menos inteligente aluno ARISTÓTELES que construiu o famoso "argumento do terceiro homem", além doutros.

Quanto a PLATÃO e seu mestre SÓCRATES, ambos se equivocaram no conceito de reencarnação ao tomá-la, inclusive, por metempsicose. Não podem ser considerados nem cristãos nem espíritas por isto, mas sim pelo fato de haverem demonstrado a pré-existência, existência, pós-existência, e a imortade, da alma.

ALEX - “Consciência, Liberdade e Vontade, Uma só e Mesma Coisa”?


JOEL - Sim, são, mediante a dialética hegeliana, numa historicidade racionalista iniciada por DESCARTES e que atingiu sua culminância em KANT. Os argumentos filosóficos espíritas são concordantes nisso. Incluo também na sua pergunta, em minhas aulas, a questão da Verdade a elas associada. Trata-se dum argumento um tanto extenso que poderei lhe enviar noutra ocasião caso seja de seu interesse.

Joel em oratória
ALEX - Há mais alguma citação que você gostaria de comentar com nossos leitores?


JOEL - Sim, uma do Mestre maior, JESUS de Nazaré, contida em Jo 8:32: "... e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará", o que significa que o que nos aprisiona - o que é um mal - é a ignorância. Com a Filosofia tradicional pude melhor compreender 'O Livro dos Espíritos', local da Filosofia Espírita, e o Evangelho. Sim, reafirmo, a Doutrina Espírita é uma Filosofia. Não sem motivo seu primeiríssimo termo não é outro senão "Filosofia", consoante o título que antecede 'O Livro dos Espíritos': Filosofia Espiritualista.

ALEX - Para finalizar, quero agradecer-lhe pela entrevista e pedir que deixe alguma mensagem aos nossos leitores. Muito obrigado Joel e são suas as considerações finais.


JOEL - Amigos, irmãos, companheiros de jornada na evolução do espírito, o único ser agente-pensante do universo! Perseveremos na árdua luta de nossa reforma moral, ou seja, em nossa moral-prática; que nossa vontade seja sempre boa, quer dizer, que somente possa agir de conformidade com a vontade de DEUS exarada em Seus Dez Mandamentos, o que implica em que, em outras palavras, não mais tenhamos o livre-arbítrio, pois apenas faremos, por nossa vontade livre, o que deve ser feito por nossa felicidade.

Sou-lhe extremamente agradecido pela entrevista. Sucesso, meu irmão, é o que lhe desejo.

Marise Ceban e Joel Fernandes com Alex Guimarães

Nenhum comentário: