24 de junho de 2012

101 - ALEX entrevista EDELSO JUNIOR

* Entrevista realizada em 2011 *

Ele é produtor de vídeo, escritor e palestrante espírita.
Nasceu em berço espiritualista e até os 15 anos ele foi umbandista.
Conheceu o Espiritismo em 1985 e fundou o Grupo Espírita “Os Inconfidentes” no Jd. Rodolfo Pirani, em São Paulo.
É estudioso do espiritualismo em geral.
É dirigente de Cursos de Educação Mediúnica e Escolas de Aprendizes do Evangelho.
Ele trabalhou na área de Divulgação Doutrinária da Aliança Espírita Evangélica.
Também compôs 1ª equipe do programa “É Hora de Aliança”, na Rádio Boa Nova.
Em 2004, a convite de Eduardo Carvalho Monteiro, entrou para a maçonaria, sendo iniciado na respeitável Loja Simbólica “Amphora Lucis” em São Paulo.
Ele dirigiu e produziu o documentário “A Influência de Edgard Armond no Movimento Espírita”, lançado em 2004.
E este documentário gerou um livro de 528 páginas, "No tempo do Comandante".
Em fevereiro de 2012 ele lançou seu 2º dvd "Depressão e Mediunidade".
Nosso entrevistado é EDELSO da SILVA JUNIOR.


Edelso da Silva Junior
ALEX - Olá Edelso tudo bem? Conte para nós como você conheceu a Doutrina Espirita Cristã.


EDELSOMeus pais eram Umbandistas e desde pequeno tive contato com os fenômenos mediúnicos. As obras de Allan Kardec preenchiam nossa estante. Aos 15 anos conheci um Centro espírita no Bairro do Tatuapé, em São Paulo. Casa esta fundada sob a orientação do próprio Edgard Armond. Frequentava a Mocidade Espírita e  mais tarde cheguei a Escola de Aprendizes do Evangelho. Em 1992 conheci o Grupo Espírita “Apóstolo Matheus”, no bairro de São Matheus, zona leste de São Paulo e passei a colaborar na Mocidade. Continuo trabalhando nesta Casa, mas também fundamos o Grupo Espírita “Os Inconfidentes”, em região bastante carente da zona leste.

ALEX - E como surgiu esta idéia de fazer um livro sobre o Edgard Armond?


EDELSO - Na verdade, a primeira vez que ouvi falar de Edgard Armond, foi dentro de um Centro de Umbanda. Mais tarde tomei conhecimento de algumas obras que criticavam o seu trabalho e de alguma forma participei destas críticas. Quando fui trabalhar no Centro Espírita de São Matheus, Casa ligada a Aliança espírita Evangélica, percebi que as atividades que o Armond implantou dentro da Doutrina Espírita eram funcionais. Comecei a rever minhas posições sobre seu trabalho. Em 2002 durante uma noite me sentia perturbado, com as idéias confusas, recebendo uma série de indagalções e depois de um certo tempo percebi que era uma presença espiritual. Fiz uma prece e ouvi uma frase que dizia “precisamos contar a história de Edgard Armond, fazer justiça a ele”. Aquilo caiu como uma bomba dentro de minha cabeça. O mais curioso é que eu prontamente aceitei e adormeci. Acordei com toda a estrutura de um documentário na minha mente. Foi então que em 2004 lancei um documentário em vídeo sobre o cmte Armond. Infelizmente está esgotado.

ALEX - Nesta sua pesquisa sobre ele, por onde você andou? Com quem conversou, quem o ajudou...?


EDELSO - Comecei conversando com sua filha D. Magdalena Armond  e pessoas que o conheceram. Entrevistei muita gente e a maioria das entrevistas coloquei no documentário que fiz. Pesquisei os arquivos da polícia militar aqui em São Paulo e descobri coisas interessantes sobre a vida dele como militar. Mas a maior de todas as fontes foi seu arquivo pessoal. Estava com seu filho Ismael Armond. Ele me ofereceu os arquivos pessoais de seu pai e dali tirei coisas impressionantes.

Capa do livro de Edelso
ALEX - Houve algum caso especial que convém nos relatar?


EDELSO - Várias situações ocorreram durante a pesquisa. Alguns fenômenos mediúnicos inclusive. Entrevistando a médium Martha Gallego Thomaz, aconteceu um fenômeno de materialização luminosa durante a gravação e só pudemos verificar isso depois que assistimos a fita. Quando estive na biblioteca da policia militar aqui em São Paulo, um espírito se aproximou de mim e me disse: “eu não te falei que tínhamos muitas tarefas a realizar....”, e por aí vai.

ALEX - Outro espirita da região, Canuto Abreu, é citado em seu livro, o que você poderia nos dizer sobre ele?


EDELSO - Eu trabalho com uma das sobrinhas do Dr. Canuto Abreu. Foi um dos maiores espíritas do século passado. Foi muito amigo do Comandante Armond.

ALEX - E a obra-prima de Edgard Armond: "Os Exilados da Capela", como ela surgiu?


EDELSO - O livro “Exilados da Capela” foi e é o livro mais conhecido de Edgard Armond. Um verdadeiro Best-seller. Tenho para mim que este livro é um relato das muitas reminiscências do Armond. Creio que ele era um capelino.

ALEX - E o "Na Cortina do Tempo" e "Almas Afins"?


EDELSO - ”Almas Afins” e “Na Cortina do tempo” o leitor bem sintonizado vai perceber que o próprio Armond é um dos personagens dos dois livros.

1º Dvd produzido por Edelso
ALEX - Edgard Armond por tudo o que ele fez, só pode ter vindo pra essa encarnação com uma bagagem muito grande. Você nos relatou sobre ele ter sido capelino, em suas pesquisas soube de algo á mais á respeito de suas encarnações anteriores?


EDELSO - Uma coisa que tenho certeza é que ele também fez parte do movimento da Inconfidência Mineira.

ALEX - Ele contribuiu na fundação da USE e da ALIANÇA. Você acha que hoje membros destas duas 'entidades' espiritas acabam se dividindo? Onde alguns deles muitas vezes nem sabem que o mesmo Edgard esteve ligado á ambas: USE e AEE. E ainda criticam o trabalho do comandante?


EDELSO - A tese de fundação da USE foi elaborada pelo Armond. Ele tinha uma visão muito boa do que poderia ser o movimento espírita, mas infelizmente por motivos de preconceitos e limitações de alguns confrades o projeto não foi levado adiante. Mas o mais importante é que a semente ele plantou. A Aliança foi uma inspiração dele, mas na verdade ela foi fundada por Jacques Conchon e mais um grupo de Casas Espíritas que estavam descontentes com os rumos que o Espiritismo estava tomando em São Paulo. É difícil manter aquela semente de antes. Os tempos são outros. Mas creio que tanto a Use quanto a Aliança estão fazendo um bom trabalho.

ALEX - Sabemos que o comandante se matriculou como o aluno número um da Escola de Aprendizes do Evangelho. Você tem detalhes para contar sobre este primeiro dia de aula, em 1950?


2º Dvd produzido por Edelso
EDELSO - A aula foi ministrada por Pedro de Camargo, o Vinícius. Sei que alguns confrades não entenderam a proposta, mas o que ficaram levaram adiante o trabalho de plantar a primeira semente.

ALEX - Como foi o grave acidente que afastou o comandante da ativa, proporcionando-lhe melhores condições e tempo para se dedicar á Doutrina?


EDELSO - Em 1938 seu carro foi atingido por um caminhão. O acidente fora muito grave e o impossibilitou de andar por muito tempo. Isso fez com que fosse aposentado por invalidez. Creio que era um resgate e o Plano Superior aproveitou disso para introduzi-lo na seara espírita definitivamente.

ALEX - E como surgiu o Razin? O que você poderia nos falar sobre ele?


EDELSOO Espírito Razin é conhecido seu de outras vidas. Provavelmente deve ter se apresentado a ele durante suas pesquisas pelos vários grupos mediúnicos que ele conheceu antes de chegar ao Espiritismo definitivamente. Um dos primeiro trabalhos  mediúnicos que ele criou quando esteve a frente da FEESP foi o grupo Razin. Neste grupo ele recebeu muitas das mensagens que o orientaram durante os primeiros anos de trabalho da FEESP.

ALEX - Você teria como relacionar os periódicos que ele editou, os cursos que ele implantou, as entidades que ele fundou, os guias que ele criou, os livros que ele escreveu e outras coisas mais?


EDELSO - Ele criou o jornal O Semeador dentro da FEESP, reestruturou todas a suas atividades instituindo cursos, escolas e assistência espiritual padronizada, o que possibilitou o atendimento de um numero cada vez maior de pessoas. Escreveu  mais de trinta livros, a maioria espíritas e espiritualistas. Algumas delas podemos citar, como "Exilados da Capela", "Mediunidade Desenvolvimento Mediúnico", "O Redentor", "Passes e Radiações", etc.

ALEX - Eu vi um video do Chico Xavier, de quando o Pietro Ubaldi esteve no Brasil. Neste video aparecia alguém ao lado deles com a legenda abaixo: "Edgard Armond". Você poderia nos esclarecer este fato por favor?


Edelso em 2005, na Rádio Boa Nova em seu programa
EDELSOO vídeo que você viu sobre Pietro Ubaldi, produzido por Oceano Vieira de Melo, está com a informação equivocada. Aquele home que aparece com a legenda escrita Edgard Armond, não é o Armond. Foi um engano do Oceano. Se ele tivesse me consultado eu teria dito. O Cmte. Armond não teve contato com Chico Xavier a não ser por carta. Em meu livro eu detalho algumas coisas sobre isso.

ALEX - Bem...vamos encerrando a entrevista, por que se eu for perguntar tudo o que quero, os leitores do nosso blog já terão lido metade do seu precioso livro (risos). Um Pinga-Fogo para encerrar:


- Espiritismo - O futuro das religiões.

- Armond - Um homem que renunciou a própria vida para deixar uma das maiores contribuições para o espiritismo.

- Chico - O homem que superou suas dificuldades e viveu o amor indepentende de religião.

- Kardec - O bom senso encarnado e muito pouco compreendido pelos espíritas

- Jesus - O Sol de minha vida.

- Deus - A razão de minha existência.

ALEX - Edelso, muito obrigado pela entrevista, pelo carinho, pela atenção e por ajudar-me no meu pequenino trabalho de também pesquisar um vulto espirita .


EDELSO - Alex, obrigado pela oportunidade. Peço a Jesus que possa te fortalecer na sua caminhada e renovar suas disposições para que sua mente e seu coração estejam sempre auxiliando a todos os que tem sede de conhecer. Seu irmão em Cristo.




Um comentário:

Sara disse...

Como é bom encontrar coisas como estão vocês, eu espero começar a ler um livro desses em algum ponto, eu acho que temos de ter em conta essas coisas, espero lê-lo em restaurantes de Tatuape