16 de junho de 2011

54 - ALEX entrevista JACOB MELO

Ele é formado em Engenharia Civil e Pós Graduado em Psicanálise.
Já escreveu 13 livros e gravou 3 cd's. Profere palestras pelo Brasil todo e também no Exterior.
É conhecido como o maior Magnetizador do Brasil e ele estará semana que vem aqui em SJC.
Seu nome é Jacob Melo.

ALEX - Olá Jacob, primeiramente quero dizer que será um prazer tê-lo em nossa cidade, mas vamos começar a nossa primeira pergunta : Quando você possuía 15 anos, sua mãe Maria Dagmar (na época presidente da FERN - Federação Espirita do Rio Grande do Norte) intimou-o a fazer uma palestra, na qual fora a sua primeira de muitas, desde aquele dia, você nunca mais parou de falar em público, o que você tem á dizer sobre todos estes anos de viagens e conferências?


JACOB - É na hora que recordamos fatos como esse narrado que percebemos como o tempo passa rápido... Bem, quando comecei a falar com regularidade procurava robustecer bastante minhas abordagens, sempre fazendo muitas referências, tornando minhas palestras ricas em informações e precisão de dados, mas terrivelmente chatas, pois muita erudição nesses casos é sempre desnecessário. Logo percebi que aquele caminho não era o mais fértil e mudei bastante desde então. Hoje falo de maneira mais suave e menos rebuscada, procurando não apenas agradar aos ouvintes, mas sobretudo deixar reflexões que sejam valiosas.

ALEX - Você esteve em outros países também?

Jacob em Massachusets - EUA
 JACOB - Meu trabalho com o Magnetismo - os passes - me levou a estudos que ficaram muito restritos durante quase 120 anos de Espiritismo. Por trabalhar teóricamente e praticamente os passes, muitas dúvidas e muitos mitos surgiam a todo tempo. Por meu jeito de ser, querendo boas respostas para poder aceitar e confirmar o mais útil, só me restou sair estudando, pesquisando, experimentando e, ao final, escrevendo. Assim foi quase inevitável que depois de convites de todo Brasil viessem os do exterior. Mas no início até mesmo aqui em Natal foi difícil aceitar o que era estudado e aprofundado, já que a acomodação é sempre o mais duro entrave que robustece a inércia. Muita gente, ainda hoje, prefere "a moda antiga", mesmo estando mais do que evidente de que essa "fórmula" está muito distante dos postulado de Kardec e dos Bons Espíritos da Codificação.


ALEX - E o 'V EMME' (Encontro Mundial de Magnetizadores Espiritas) que ocorrerá nos EUA em 2012, como será?


JACOB - Creio que será um marco muito forte. A turma da Flórida, que prepara a estrutura e a infra-estrutura do evento, já vem trabalhando há mais de 6 meses para que tudo aconteça com o porte que o encontro definitivo entre o Magnetismo e o Espiritismo pede. Creio mesmo que tudo será feito com excelência, levando-nos, definitivamente, ao que já nos advertia Kardec na questão 555 de O Livro dos Espíritos, a unidade dessas duas Ciências - Magnetismo e Espiritismo, o que na teoria já existe, mas por sua prática é o que lutamos por consorciar.

ALEX - Em 1990, você fundou o GEAK (Grupo Espirita Allan Kardec) e o LEAN (Lar Espirita Alvorada Nova), onde você hoje é o vice-presidente, fale um pouco para nós sobre estes dois lugares abençoados.

Lar Espirita Alvorada Nova

JACOB - O Grupo Espírita Allan Kardec - GEAK é, desde alguns anos, dirigido por valorosos e muito queridos amigos e irmãos, desenvolvendo, numa comunidade muito carente, relevantes trabalhos de evangelização e conforto. E tamanha é nossa aproximação que quase todos seus diretores igualmente frequentam e trabalham no Lar Espírita Alvorada Nova - LEAN. Enquanto o GEAK fica em Natal, o LEAN fica em Parnamirim, município colado a Natal. No LEAN temos a parte de asilo a idosos carentes e abandonados, com uma média de 40 idosos internos. Desenvolvemos também evangelização infanto-juvenil com mais de 200 alunos, estudos sistematizados, desenvolvimento mediúnico e reuniões públicas, mas ali temos nosso verdadeiro "laboratório" onde aplicamos magnetismo, estudamos e refinamos tudo o que nos cabe estudar e pesquisar. Somos mais de 50 pessoas trabalhando nessa área. Para o sustento da instituição temos uma área com plantação de flores e folhagens.


ALEX - Por falar em LEAN, como é aquele Curso de Passes que ocorre lá, onde você demontra na prática como funciona o magnetismo ali mesmo no palco da palestra?


Curso Prático no LEAN
JACOB - No LEAN temos um curso anual de passes, sempre no primeiro semestre. As pessoas que participam da parte teórica e prática poderão, se tiverem interesse, seguirem estudando conosco, participando, na prática, de tudo o que fazemos. Para isso não importa se ela ficará como trabalhadora do LEAN ou se irá aplicar o que estiver aprendendo em outras Casas. Nosso intuito é o de, sobretudo, fazer com que as pessoas apliquem mais e melhores passes com resultados mais eficientes e felizes.


ALEX - Falando em Magnetismo, qual foi a contribuição do médico alemão Franz Anton Mesmer para o Espiritismo?




JACOB - A contribuição direta dele foi para o Magnetismo como ciência. O fato do Magnetismo ter dado o lastro para que o Espiritismo se erguesse com menos dificuldades é o fator que mais diretamente liga o notável Mesmer ao Espiritismo. Entretanto, apenas para deixar bem claro, historicamente não houve ligação direta, posto que Mesmer é anterior ao surgimento do Espiritismo.

ALEX- Eles não foram contemporâneos! E fale agora um pouco para nós sobre a Depressão que tantas pessoas hoje em dia se dizem serem vítimas desse mal. Ela pode ser curada pelo Magnetismo?




JACOB - Pode sim. A respeito de muitas controvérsias e de muita gente dizer não acreditar, o que coloco em meu livro "A Cura da Depressão Pelo Magnetismo" tem levado muita gente a vitórias antes inimagináveis. Dá um pouco de trabalho sim, mas é perfeitamente viável.

ALEX - Seria então uma afirmativa de um dos títulos de seu livro "Cure-se e Cure pelos Passes"?




JACOB - De certa forma sim, mas no caso da depressão é praticamente indispensável a ajuda de um terceiro para que seja bem resolvido o problema.

ALEX- Em seu primeiro livro "O Passe - Seu Estudo, Suas Técnicas, Sua Prática" (1992) que tornou-se um Best Seller, com mais de 100.000 cópias vendidas, você se utilizou de 252 referências bibliográficas. Você continua lendo tantos livros sobre o assunto?

JACOB - Continuo lendo, estudando, pesquisando. Não tenho a mesma avidez de antigamente, até porque meu tempo é cada vez mais escasso, mas procuro estar sempre acompanhando o que me é possível. Evito leituras que não digam respeito a esse tema, senão jamais darei conta de saber o que preciso, mas sigo lendo...


ALEX - Este seu livro citado, em sua nova edição de 2011 foi totalmente revisada, como ele está ficando?

JACOB - O livro "O Passe" ainda está em revisão. Tenho imensa vontade de republicá-lo até o final do ano, mas não sei se dará tempo, pois tenho muito mais viagens a realizar do que seria conveniente para por em dia o que preciso rever e escrever. Mas posso assegurar que será uma edição um pouco mais volumosa e com correções imprescindíveis.

ALEX - Vamos aguardar! E além do Pentateuco Kardequiano, quais outros livros você nos recomendaria sobre o assunto "Magnetismo"?




JACOB - Posso ser sincero?

ALEX- Pode (risos)!


JACOB -  Não gosto muito da expressão "pentateuco", pois ela denota que, estranhamente, desrespeitamos ao grau máximo a obra do senhor Allan Kardec quando optamos por essa redução.

ALEX - Concordo contigo, mais uma para eu guardar. Entendi sua expressão! Temos outros livros dele e também a Revista Espirita...


JACOB - A Revista Espírita dele é algo literalmente insubstituível. Não dá pra aceitar nem entender como deixamos essa obra por 150 anos nos arquivos dos armários fechados! Depois tem O Principiante Espírita e O Que é o Espiritismo. Cá pra nós: dá pra dispensar esses livros? E a Viagem Espírita de Kardec??? Como se vê, se "apenas" estudarmos Kardec já teremos feito um maravilhoso resgate e descobriremos muitas coisas que teimam em ficar sob as cinzas de nossa acomodação. Por isso, não quero citar outras obras até que conheçamos bem o próprio Kardec.

ALEX - A expressão "Passe Espirita" foi utilizada a partir de quando?

JACOB - Confesso que não sei, mas não gosto dela. Parece que existe um passe espírita e um não espírita. Sinto isso na pele todos os dias. As pessoas que continuam abominando o Magnetismo dizem que não gostam desse e preferem o passe espírita. Meu Deus! E de onde veio isso?

ALEX - Seu livro "Viver Ainda é a Melhor Saída" é um excelente livro de Auta-Ajuda. Alguém já chegou em você e lhe disse "Seu livro salvou-me de um suicídio" ou "ajudou alguém em tal problema"?

JACOB - Este é o meu livro que mais correspondências me gerou até hoje. Tem mais; é muito comum que quem me escreve ou dele me fala diz que pegou emprestado, retirou numa biblioteca ou ganhou de alguém, indicando que se trata de um livro que raramente pára numa estante. E, em torno disso, posso assegurar: não é pequeno o número de vezes que já chorei de emoção por depoimentos do tipo feito na pergunta.

ALEX - Fico a imaginar! E os seus cd's? Fale um pouco sobre eles.

Um dos 3 cd's de Jacob Melo
JACOB - São CDs de músicas, a maioria minhas. Todos são gravados com músicos profissionais e em estúdios igualmente profissionais. A única participação amadorística neles é a minha voz. Comecei a gravar e compor para estimular os jovens a cantarem, a serem jovens de verdade, pois se eu, mais velho, tenho a ousadia de cantar, eles, naturalmente, se sentiriam fortalecidos em seus propósitos. Pena que nem sempre os dirigentes do Movimento Espírita queiram coisas do gênero. Aqui no Rio Grande do Norte é crítico mesmo esse assunto; a própria Federação local não permite que em seu salão de reuniões ninguém cante, nem com nem sem acompanhamento. Isso desestimula muito, pois inibe quem queira fazer algo diferente.


ALEX - É uma pena né Jacob, aqui em nosso Grupo Espírita na qual eu frequento, cantamos "Quanta Luz" antes de nossos trabalhos, é maravilhoso, a vibração aumenta e estimula. Agora quero falar de algo particular : E o Dedé? (risos) É verdade que quando criança você chamava carinhosamente Allan Kardec por esse apelido e ainda abraçava as fotos dele?


JACOB - Isso escapou por conta de minha mãe. Ela vive falando isso (risos) mas era fato sim. Quando muito pequeno e eu ainda nem entendia o que era Espiritismo, se eu tivesse dificuldade em conciliar o sono bastava me abraçar com a figura de Kardec, estampada na primeira página da revista Reformador, e logo adormecia, pois "Dedé me protegeria".

ALEX - E o Chico Xavier? Você o abraçou pessoalmente algumas vez? Fale um pouco sobre o nosso médium mineiro.

JACOB - Tive uma única oportunidade de abraçá-lo. Apesar de única, foi muito intensa e feliz. No dia que cheguei a Uberaba para visitá-lo no dia seguinte, passei mal à meia-noite e fui direto para a UTI cardiológica. Segundo o médico, se eu tivesse demorado mais um pouco para ir ao hospital teria desencarnado. O procedimento médico para me sustentar encarnado foi de quase uma hora ininterrupta. Passei a noite na UTI e no dia seguinte ele disse que eu não teria como receber alta, mas minha mãe tanto insistiu que ele me liberou. Chegando à casa de Chico a multidão era enorme, mas minha mãe, sempre simpática e jeitosa, conseguiu chegar a ele e ele me convidou para entrar. Foi pura emoção. Foi assim...

ALEX - Vamos fazer um breve Pinga Fogo?

JACOB - Vamos!

- Rio Grande do Norte - Nasci no Piauí, mas é aqui que me sinto em casa.

- Psicanálise - Nunca pensei que poderia ajudar tanto numa prática tão simples.

- Magnetismo - A maior bênção que Deus deu ao homem depois da vida, mas a vida pra ser vida é magnética.

- Passe - Apenas uma pequena parcela do Magnetismo.

- Dedé - Sendo Allan Kardec é o meu ídolo, no melhor sentido da palavra.

- Deus - Sendo seguidor de Kardec, Deus está sempre em número 1, em absolutamente tudo.

ALEX - Muito obrigado Jacob por essa entrevista, que nossos Benfeitores Espirituais continuam a lhe abençoar nesta missão de ser o "nosso magnetizador".


JACOB - É com alegria que retorno a esta região e deixo aqui um abraço cheio das melhores virtudes que tenho na alma. Rogo a Deus que saibamos sempre aproveitar tudo o que Ele nos dá, pois que tudo é sempre abençoado. Obrigado pela oportunidade.

ALEX - Jacob Melo estará conosco em São José dos Campos-SP na semana que vem, vejam abaixo o cartaz de divulgação. A Paz de Deus á todos!



Nenhum comentário: